Este projeto pretende ser um contributo para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional, à literacia digital e fomentar capacidades transversais ao currículo. Os conceitos a ele associados devem reforçar não só o domínio da computação, mas também conceitos-chave noutros domínios de aprendizagem (leitura, escrita, matemática, ciências, expressões, música, arte, etc.).
É importante tornar as aprendizagens cada vez mais significativas e contextualizadas, desafiando os alunos a desenvolverem competências multidisciplinares, reforçando a confiança nas suas capacidades. O focus na programação é relevante, mas mais importante é centrar o processo nas ideias, na criatividade, na colaboração e na resolução de problemas, assumindo uma perspetiva pedagógica motivadora.
Este projeto será dinamizado na área de TIC.
Com o projeto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico pretendemos que os alunos sejam capazes de:
- entender e aplicar princípios e conceitos fundamentais das Ciências da Computação;
- descrever e representar simbolicamente sequências de ações de atividades do
quotidiano;
- planificar sequências de instruções que permitam a realização de uma dada tarefa;
- utilizar diferentes tipos de dados (textos, números, entre outros);
- criar sequências de instruções que envolvam seleção e repetição;
- analisar algoritmos, identificando o seu resultado;
- reconhecer que um algoritmo pode ser reutilizado em diferentes situações;
- identificar um problema e decompô-lo em subproblemas;
- planificar e criar um projeto de forma estruturada;
- identificar e corrigir erros existentes na programação de um projeto;
- otimizar a programação da solução encontrada;
- resolver problemas, criar histórias animadas e construir jogos com recurso ao desenvolvimento de programas informáticos;
- usar as Tecnologias de Informação e Comunicação de forma responsável, competente, segura e criativa;
- desenvolver competências nas diferentes áreas das componentes do currículo, bem
como nas áreas transversais, por exemplo, no âmbito da Educação para a Cidadania, em articulação com o professor titular da turma, sempre que o mesmo não seja o responsável pela implementação deste projeto;
- apresentar um projeto desenvolvido pelo seu grupo e partilhá-lo com outros;
- analisar e comentar projetos desenvolvidos pelos pares.
Isabel Campos de Slidely by Slidely Slideshow