Ao construir o Projeto Educativo de Escola, pretendemos desenvolver um processo de identidade da nossa escola, para podermos assumir e exercer a nossa autonomia que nos é reconhecida como instituição; pretendemos também definir as linhas de ação a desenvolver no horizonte temporal a que se destina.
Assim, o PEE apresenta-se como um trabalho coletivo: refletimos, identificámos problemas, avaliámos resultados, cooperámos nas soluções, mobilizamo-nos à volta de objetivos comuns, perspetivando o futuro.
Este trabalho será a imagem da escola e de toda a comunidade – dos que nela exercem a sua ação educativa e dos que nela recebem a sua formação.
O Plano Anual de Atividades é um instrumento de organização e gestão da escola, contextualizando as diversas atividades a desenvolver ao longo do ano letivo, com objetivos pedagógicos, em articulação com o Projeto Educativo de Escola.
O presente Plano TIC é um projeto constituído por atividades específicas, independentes, subordinadas a diferentes áreas/temas das tecnologias educativas, existindo uma articulação com o Plano Anual de Atividades e o Projeto Educativo da Escola.
O Regulamento Interno da EB1/PE/C de São Jorge pretende dotar a mesma de um instrumento legal que permita a regulamentação de toda a vivência escolar e a definição do regime de funcionamento, dos seus órgãos de administração e gestão, das estruturas de orientação educativa, dos serviços de apoio educativo, e dos direitos e deveres dos membros da comunidade escolar, com respeito pelos princípios defendidos no regime legal da autonomia das escolas de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo.
O Regulamento Interno é um instrumento regulador, do processo de autonomia da nossa Escola, colocado à disposição de toda a comunidade educativa. A aplicação do presente regulamento deve ser encarada como um indicador, a respeitar por todos, de forma a contribuir para uma boa relação entre os membros da comunidade educativa.
Última revisão aprovada a 4 de dezembro de 2023
O presente relatório tem como pressuposto apresentar a execução do Projeto Educativo de Escola (PEE), numa perspetiva de autoavaliação da EB1/PE/C de São Jorge e de todo o trabalho desenvolvido ao longo do quadriénio 2019-2023, tendo como base os eixos constantes do referencial comum de avaliação de escolas: recursos, processos e resultados.
O Plano de Prevenção e Emergência da nossa escola constitui um instrumento simultaneamente preventivo e de gestão operacional.
Com a sua elaboração, temos como objetivos dotar a escola de um nível de segurança eficaz, limitar as consequências de um acidente, sensibilizar para a necessidade de conhecer e rotinar procedimentos de autoproteção a adotar, por parte de professores, funcionários e alunos, em caso de acidente, co-responsabilizar toda a população escolar no cumprimento das normas de segurança e preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes, para garantir a salvaguarda de pessoas e bens, em caso de ocorrência de uma situação perigosa.
Estrutura Interna de Segurança
A estrutura Interna de Segurança integra o Plano de Prevenção e Emergência da EB1/PE/C de São Jorge.
O documento encontra-se disponível, na íntegra, para consulta no gabinete da Direção da Escola. Não está publicado nesta página web, tendo em conta a lei de proteção de dados.
A EB1/PE/C de São Jorge, seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde e da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, elaborou um Plano de Contingêndia (1.ª versão aprovada em sede de conselho escolar a 09/03/2020 e a 2.ª versão no dia 02/09/2020) para capacitar o pessoal docente e não docente para identificar precocemente casos suspeitos de COVID-19 e controlar a transmissão potencial da infeção a outros elementos da comunidade escolar.
Nele estão definidos todos os procedimentos preventivos já implementados na escola, nomeadamente o regresso de deslocações ao estrangeiro, higienização das mãos, etiqueta respiratória, conduta social, materiais, equipamentos a utilizar e procedimentos de atuação perante um eventual caso, suspeito ou confirmado.
A Direção Regional de Administração Escolar elaborou um Balanço Social com dados constantes do formulário anexo ao Decreto Legislativo Regional nº 40/2008/M.
Para efeitos, publica-se o Balanço Social 2020 da EB1/PE/C de São Jorge.
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Documentos Orientadores para o Pré-Escolar e 1ºCiclo
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| PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área da Matemática | | 145,57 KB | Descarregar | É na educação pré-escolar que as crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspecto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras. |
| PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita | | 91,07 KB | Descarregar | No final da educação pré-escolar, espera-se que as crianças mobilizem um conjunto de conhecimentos linguísticos determinantes na aprendizagem da linguagem escrita e no sucesso escolar. Pela sua importância, salientam-se a capacidade de interacção verbal. |
| PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área da Formação Pessoal e Social | | 97,63 KB | Descarregar | A definição de metas finais para a área Formação Pessoal e Social integra-se no espírito com que esta área é apresentada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, que a diferenciam pela sua importância e intencionalidade próprias. |
| PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área do Conhecimento do Mundo | | 157,77 KB | Descarregar | A área de “Conhecimento do Mundo” abarca o início das aprendizagens das diferentes ciências naturais e humanas, no sentido do desenvolvimento de competências essenciais para a estruturação de um pensamento científico cada vez mais elaborado. |
| PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área das Tecnologias de Informação e Comunicação | | 87,60 KB | Descarregar | Estas metas de arendizagem, constitui um quadro de referência que permite clarificar e situar as aprendizagens que asseguram à criança condições para abordar com sucesso a etapa seguinte. |
| PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área das Expressões | | 226,91 KB | Descarregar | A apresentação das metas para as “Expressões” baseia-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar integrando, as Expressões Motora, Plástica, Musical e Dramática que surge, como se explica na introdução própria, com a designação de Expressã |
| 1ºCICLO: Metas de Aprendizagem em TIC | | 55,08 KB | Descarregar | As metas de aprendizagem aqui apresentadas explicitam as competências que os alunos devem evidenciar no final do 1º ciclo, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). |
| 1ºCICLO: Metas de Aprendizagem da Matemática | | 1,48 MB | Descarregar | O presente documento descreve o conjunto das metas curriculares da disciplina de Matemática que os alunos devem atingir durante o Ensino Básico, tendo-se privilegiado os elementos essenciais que constam do Programa em vigor. Os objetivos gerais, completad |
| 1ºCICLO: Metas de Aprendizagem da Língua Portuguesa | | 720,42 KB | Descarregar | As Metas na Aprendizagem da Língua Portuguesa foram construídas como referenciais de aprendizagem em cada ciclo escolar, espelhando uma continuidade articulada e progressiva ao longo da educação básica. |
| Acordo Ortográfico | | 3,26 MB | Descarregar | “Até aqui já se disse, escreveu e continua a dizer-se e a escrever quase tudo e o seu contrário sobre e contra o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; o que importa, agora[após a sua ratificação e promulgação],é efectivamente começar a praticá-lo" |
| 1ºCICLO: Programa de Português do Ensino Básico | | 1,93 MB | Descarregar | O novo Programa de Português do Ensino Básico(PPEB) entra em vigor no ano letivo de 2011/2012, para os 1.º, 2.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, de acordo com o disposto na Portaria n.º 266/2011, de 14 de Setembro.
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| 1ºCICLO: Programa de Matemática do Ensino Básico | | 640,75 KB | Descarregar | Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, é um documento único que engloba para cada um dos ciclos do Ensino Básico os objetivos, os temas matemáticos, as orientações metodológicas e aspetos ligados à gestão curricular e à avaliação. |
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