A 7 de Maio de 1856 eram criadas, na RAM, as primeiras escolas primárias, através do decreto (pelo Ministério do Reino- Diário do Governo nº 129). Recorde-se que, nesta ilha, as escolas existentes eram de instituição clerical.

Em S. Jorge, nesta data, foi criada uma escola do sexo masculino.

Recorde-se que, da data da sua criação até hoje, existiram escolas, nesta freguesia em vários locais: junto à capela de S. Pedro, junto à igreja, no Jogo da Bola, na Fajã Alta, no Farrobo, na Ilha (que até Abril de 1989 pertencia à freguesia de São Jorge) e no sítio da Achada António Teixeira.

Após as inaugurações de Maio de 1968, no concelho de Santana, foram planeadas diversas obras, entre as quais a construção de um edifício escolar (oito salas, cantina e um campo de jogos), no centro da freguesia de São Jorge.

Este edifício foi construído no sítio da Achada António Teixeira, na década de 70.

Em 1995/96 surgiu na RAM o regime ETI (Escolas a Tempo Inteiro) que em São Jorge leva à fusão das escolas então existentes: Ribeira Funda, Fajã Alta e Achada de António Teixeira, passando a designar-se por EB1/PE de São Jorge.

Escola da Ribeira Funda          Escola da Fajã-Alta

A 26 de Setembro de 2006, fez-se o redimensionamento do edifício, passando a chamar-se EB1/PE/C de São Jorge.

EB1/PE/C de São Jorge