Ensino do Inglês no Pré-Escolar
Segundo o Programa de Generalização do Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Orientações Programáticas, a Língua Inglesa é atualmente a língua de comunicação internacional por excelência, e a antecipaçãoda sua aprendizagem para o ensino pré-escolar é, à luz de várias teorias de aprendizagem, o caminho a seguir.
Está provado que as crianças que começam uma Língua Estrangeira (LE), em particular o Inglês, mais cedo têm uma visão cultural mais abrangente do que as crianças monolingues e que a aprendizagem dessa mesma línguacontribui significativamente para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas.
Um dos objetivos fundamentais é fazer com que a criança esteja à vontade, que crie gosto pela língua inglesa, desenvolvendo paralelamente uma educação para a comunicação. Assim sendo, o ensino do Inglês no Pré-Escolar assenta numa tónica exclusivamente oral, de forma a despertar os sentidos de compreensão e expressão dos educandos.
Os objetivos do ensino da língua inglesa no Pré-escolar são:
- desenvolver uma relação positiva com a aprendizagem da língua;
- promover a educação para a comunicação, motivando para valores como o respeito pelo outro, a ajuda mútua, a solidariedade e a cidadania;
- proporcionar experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras;
- sensibilizar para a diversidade linguística e cultural;
- promover o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural através do confronto com uma língua estrangeira e a(s) cultura(s) por ela veiculada(s).
Ensino do Inglês no 1º Ciclo
O principal objetivo da Língua Estrangeira no 1º ciclo é possibilitar aos alunos um contacto mais direto com a Língua Inglesa, criando neles o gosto pela aprendizagem.
Os temas abordados têm a ver com a realidade da criança, a sua identidade, gosto e preferências nunca descorando a componente lúdica. Esta facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social, cultural, colabora para uma saúde mental, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
O portefólio: é um instrumento a privilegiar na avaliação das aprendizagens.
O Language Portfolio é pessoal e intransmissível. Foi criado com o intuito de promover a aprendizagem de uma nova língua. Acompanha o aluno ao longo da sua vida escolar e contempla a sua aprendizagem dentro e fora da sala de aula:
*contém material que o aluno pode guardar e utilizar como registo da sua aprendizagem;
* pode incluir material extra que o professor for facultando ao longo do ano;
* dá ao aluno o poder de decidir o que pretende incluir no mesmo;
* pode incluir projetos ou qualquer tipo de trabalho escrito, disquetes, DVD, certificados, relatórios dos professores ou até coleção de objetos ou imagens.
Eis uma breve explicação das secções em que o Language Portfolio se divide:
Passport (Language Passport) - É um relatório do progresso alcançado pelo aluno. Poder-se-á incluir qualquer comprovativo de aquisição de competências (certificados, diplomas, testes, notas, fichas de auto-avaliação,...);
My Works (Dossier) - Traduz-se numa compilação de trabalhos realizados (dentro e/ou fora da sala de aula) e selecionados pelo aluno, no sentido de ilustrar as suas capacidades linguísticas, experiências e aquisições da língua inglesa.
ME (Language Biography) - Trata-se de um registo individual que relata o historial do aluno no que compete à aprendizagem de uma nova língua. Ajuda-o a avaliar os seus objetivos e a refletir sobre as suas aprendizagens e experiências.
Algumas atividades inseridas na disciplina de inglês estão colocadas no nosso Blog:
http://www.searaingles.blogspot.com/