S. Vicente localiza-se na vertente norte da ilha e é conhecida como capital do Norte. Forma com mais duas freguesias o município de São Vicente, criado em 1744. Esta freguesia pode também ser considerada como metrópole da água, da extensão em quilómetros e ainda das paisagens exuberantes. À semelhança das outras freguesias do concelho as características geográficas e a densa vegetação constituem os grandes cartões-de-visita de S. Vicente. É por isso considerada uma das melhores alternativas rurais no acolhimento aos turistas. Esta zona é predominantemente agrícola, salientando-se a cultura da vinha. A população dedica-se também ao cultivo da semilha, feijão e outros produtos hortícolas. A nossa escola localiza-se na Fajã dos Vinháticos, é um local pobre em monumentos, mas pode considerar-se rico noutros aspetos, como por exemplo a nível de tradições. Aqui podemos ainda encontrar velhos teares para tecer os tão coloridos tapetes de retalhos, os vários fornos de lenha, onde é usual cozer as tão apreciadas rosquilhas de pão de casa, e o afamado e tradicional “ cuscuz caseiro”.