Sobre a Escola

Esta Escola Básica do 1º Ciclo com Pré Escolar e Creche está localizada na freguesia e concelho de S.Vicente, na ilha da Madeira e é detentora de três edifícios cuja sede localiza-se no sítio do Poiso onde funciona o 1º ciclo. A Pré-Escolar localiza-se na Fajã dos Vinháticos e a Creche "A Ondinha" no sítio do Passo.

S.Vicente, freguesia localizada na zona norte da ilha, fica num dos mais belos vales da ilha da Madeira com um clima oceânico. As atividades predominantes estão ligadas ao pequeno comércio e aos serviços de hotelaria. Persiste também, as indústrias de mobiliário, artefactos, cimento, panificação, extração de inertes/ areias e pratica-se a agricultura e pecuária. S.Vicente, é cenário de várias atrações imperdíveis, a começar pela verdejante Encumeada, no coração da Floresta Laurissilva, passando pela Rota da Cal, onde se oferece a contemplação de espaços que, no passado, foram sujeitos à extração de recursos minerais, como as minas de calcário. Acresce as Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente que proporciona uma visita muito bem organizada, com duração de 30 minutos, conduzida por guias especializados, ao longo de um percurso misterioso,  onde poder-se-á gozar o interior das Grutas conhecendo e sabendo como se formaram os mais vincados canais subterrâneos de lava  da ilha, resultantes de uma erupção que ocorreu há cerca de 400 000 anos. No Centro de Vulcanismo, com uma acústica musical peculiar e arquitetura de luzes mágicas é possível viajar dentro do imaginário telúrico do Centro da Terra. Mas São Vicente não vive apenas de vistas naturais: com uma oferta hoteleira e de restauração de qualidade, que aposta nos trunfos regionais é também, nas datas dedicadas ao seu santo padroeiro S.Vicente, palco do maior festival de verão da ilha.Descendo o vale em direção ao mar deparamo-nos com a capelinha do Calhau o símbolo da freguesia, que segundo a lenda, foi onde o Santo S.Vicente deu à costa, lenda originária do nome da freguesia. A freguesia ganhou também popularidade pelo seu mar que detém ondas especiais, as quais atraem os surfistas do Mundo.

Text/HTML

Adicionar conteúdo...