A freguesia da Tabua foi criada na última metade do século XVI, por volta do ano 1588, existindo um antigo documento relativo a esta paróquia datada de 2 de Julho de 1743 que establece a Curato paroquial.
A partir de 18 de Outubro de 1881, a freguesia este anexada à Ponta do Sol para efeitos administrativos, concelho esse que pertenceu até à criação do concelho da Ribeira Brava em 1914. Situada à beira-mar na costa sudoeste da Ilha da Madeira, é a freguesia mais pequena do concelho da Ribeira Brava e é atravessada por uma ribeira que tem origem nas vertentes do Pico das Pedras na direcção norte-sul, que desemboca na sua pequena orla marítima.
Esta freguesia era tradicionalmente conhecida pelo nome “Atabua”, nome que ainda hoje lhe é dado pelo povo. Em 1838 o seu nome foi alterado para Tabua pelo Padre António Francisco Drumond e Vasconcelos. O nome “Tabua” deriva de uma planta denominada tabua que abundava por aquela região, utilizada no fabrico de esteiras e fundos de cadeiras.
Tabua é uma freguesia portuguesa do concelho da Ribeira Brava, com 11,10 km² de área e 1 105 habitantes (2001). Densidade: 99,5 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.667 (32°40') Norte e a uma longitude 17.0833 (17°5') Oeste. Tábua tem uma estrada que liga Calheta e Funchal. A actividade principal é a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul. Tem montanhas a norte.
Fonte: http://www.freguesiatabua.pt/