A Escola

A Escola Básica do Primeiro Ciclo com Pré-Escolar da Tabua, fundada em 11 de Fevereiro de 2000, resulta da fusão de três escolas da freguesia: Candelária, Tabua e Ribeira da Tabua. Fica situada no sítio de Candelária, Freguesia de Tabua, município de Ribeira Brava. Está localizada junto a uma Estrada Municipal a dez minutos da Estrada Regional 101

A Freguesia

A freguesia da Tabua foi criada na última metade do século XVI, por volta do ano 1588, existindo um antigo documento relativo a esta paróquia datada de 2 de Julho de 1743 que establece a Curato paroquial.

A partir de 18 de Outubro de 1881, a freguesia este anexada à  Ponta do Sol para efeitos administrativos, concelho esse que pertenceu até à criação do concelho da Ribeira Brava em 1914. Situada à beira-mar na costa sudoeste da Ilha da Madeira, é a freguesia mais pequena do concelho da Ribeira Brava e é atravessada por uma ribeira que tem origem nas vertentes do Pico das Pedras na direcção norte-sul, que desemboca na sua pequena orla marítima.

Esta freguesia era tradicionalmente conhecida pelo nome “Atabua”, nome que ainda hoje lhe é dado pelo povo. Em 1838 o seu nome foi alterado para Tabua pelo Padre António Francisco Drumond e Vasconcelos. O nome “Tabua” deriva de uma planta denominada tabua que abundava por aquela região, utilizada no fabrico de esteiras e fundos de cadeiras.

Tabua é uma freguesia portuguesa do concelho da Ribeira Brava, com 11,10 km² de área e 1 105 habitantes (2001). Densidade: 99,5 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.667 (32°40') Norte e a uma longitude 17.0833 (17°5') Oeste. Tábua tem uma estrada que liga Calheta e Funchal. A actividade principal é a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul. Tem montanhas a norte.

Fonte: http://www.freguesiatabua.pt/

Instalações

O edifício escolar é constituído por:

Rés do chão

- 1 Sala de Pré-Escolar;

1 Biblioteca;

- 1 Casa de banho para as alunas;

- 1 Casa de banho para os alunos;

- 1 Casa de banho para os alunos do Pré-escolar;

- 1 Casa de banho com duche para os auxiliares;

- Cozinha;

- Refeitório;

1º Piso

- Gabinete de direção escolar e administração;

- 2 Salas de aulas curriculares;

- 1 Sala de Expressão Plástica/Estudo/Inglês;