A Figura histórica que deu origem ao nome da Escola

O Visconde de Cacongo

viscondimage.jpg  brazaovisc.gif

Nasceu em Ponte da Barca em 1843. Era filho de Manuel António Rodrigues Leitão e de Maria Joaquina de Oliveira.

Ainda muito novo foi para a Ilha da Madeira com seu tio João José Rodrigues Leitão, que ali possuía uma casa bancária.

Da Madeira passou-se para África, para terras de Cacongo, onde veio a ser o sócio gerente da firma Castro & Leitão.

Tornou-se nestas terras homem de muito prestígio e influência, não só entre os europeus como também entre os naturais, que muito o consideravam e estimavam.

Deve-se, sem dúvida, ao seu tacto e influência sobre os grandes chefes de Cacongo a preparação e assinatura do tratado de Chinfuma a 29 de Setembro de 1883.

Após o tratado de Chinfuma, Rodrigues Leitão é nomeado Delegado do Governo em terras de Cacongo e da Massabi.

A 13 de Outubro de 1883 o Governador-geral de Angola, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, pede ao Ministro da Marinha e Ultramar para que João José Rodrigues Leitão Sobrinho seja agraciado com o título de Visconde de Cacongo. E assim foi feito.

Por Portaria nº 189 de 12 de Maio de 1884, o Governador Ferreira do Amaral louva-o «pelos relevantíssimos serviços como Delegado do Governo de Kakongo e Massabe.»

Este louvor parece coincidir com o seu regresso à Ilha da Madeira onde vai acabar o resto dos seus dias em missão de bem-fazer.

Na Enciclopédia Luso-Brasileira diz-se que foi por carta e decreto de 1 de Agosto de 1884, de D. Luiz I, que foi agraciado com o Título de Visconde de Cacongo. Ainda lá se pode ler que, por alvará de 24 de Dezembro de 1900 e carta de 22 de Dezembro do mesmo ano, D. Carlos I lhe concede brasão de armas.

mapcacongo[1].jpg

NOTAMapa decalcado de «Carte de la Cote de Loango» reproduzido na obra de Proyart: Histoire de Loango, Kakongo et autres Royaumes d'Afrique.

EB1/PE Visconde Cacongo