Convivialidade, Ética e Mediação Escolar

Docentes responsáveis pelo projeto:

Fátima Diniz (Coordenadora)

Micaela Silva

Ivone Rodrigues

(cartaconvivialidade.bp@gmail.com)

A Convivialidade é…Respeitar o outro…Partilhar e cooperar com os outros…Ser solidário…Saber estar…Saber ouvir…Cumprir regras…conviver com harmonia!

A escola permite ao aluno relacionar-se com os restantes membros da comunidade escolar e procura também educar para a cidadania. É impossível formar para a cidadania sem educar para os valores da partilha, amizade e respeito. Neste mundo conturbado, e num momento marcado pelas mudanças, numa época que o país se lança em novas reformas e com novos desafios é crucial educar para a união e solidariedade.

Este projeto pretende contribuir para que a Convivialidade seja encarada como uma preferência capaz de tornar a escola um lugar onde o conhecimento resulta da partilha, da solidariedade, do respeito, do saber estar, que decorre da importância dos comportamentos diários e de como a família e a escola são os seus grandes implementadores.

“As instituições não mudam por si, mas através das pessoas” Fullan

Atendendo à relevância do projeto “Convivialidade, ética e mediação escolar”, para melhoria do ambiente escolar, pretende-se desenvolvê-lo em parceria com outros clubes/projetos existentes na escola, sempre que for pertinente. Numa constante procura de uma melhoria do ambiente escolar, no sentido de consciencializar os alunos para o saber ser/estar, será levado em conta os contributos das reflexões/debates efetuadas na disciplina de FPS no ano letivo anterior.

De acordo com o Projeto Educativo da Escola “À escola cabe o papel, e de uma forma progressiva, de mudanças de atitudes e de valores (se for caso disso) em função da evolução das relações humanas e à sociedade que a rodeia... Importa saber assimilá-las, valorizá-las, adaptá-las e respeitá-las à vida no seu todo e às relações estabelecidas com os diferentes intervenientes no processo educativo de cada estudante. Também cabe à escola legar a cada aluno, a importância de saber que a cada direito corresponde um dever. O atingir a cidadania de forma plena, só irá ser conseguido com esforço, rigor, respeito pelo próximo, trabalho e exigência.”

Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,
9054-520 Imaculado Coração de Maria