Plano Regional de Prevenção Rodoviária

Docentes responsáveis pelo projeto:

Bruno Hélder Alves Veiga

José Pedro Soares Ferreira Granja

Valdemar Nuno Ornelas Gomes

Horário:

• segundas-feiras das 16h35m às 17h20m
  • quartas-feiras das 11h30m às 12h15m
  • quintas-feiras das 15h35m às 16h20m

Nos nossos dias, a elevada sinistralidade que envolve as estradas portuguesas é um problema que nos preocupa a todos. As nossas crianças e jovens, devido às características próprias da sua fase de desenvolvimento, estão sujeitos a riscos diários quando circulam na via pública. Sendo assim, a Educação Rodoviária é uma parte fundamental na formação dos cidadãos e o seu objectivo principal é que circulemos com segurança e respeito pelo meio ambiente.

Devemos dar a conhecer aos jovens as normas de circulação mas também devemos ter em conta que o nosso exemplo é fundamental para que eles interiorizem comportamentos correctos. Os pais devem dar aos seus filhos esta educação mas a escola também deve ter um papel activo nesta formação. Neste sentido, e de acordo com a experiência gratificante vivida neste ano lectivo, propomo-nos a dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver.

A conceção dos projetos educativos associados à segurança rodoviária visam fundamentalmente a redução dos acidentes de viação e as consequências respetivas, objetivos que passam pela integração de conhecimentos sobre a sinalização e as regras de trânsito e a consequente operacionalização. Evidentemente que a concretização destes objetivos é facilitada com o sentido de responsabilidade, consciência cívica e o respeito pelos valores éticos fundamentais à convivência na estrada. Ao invés, o desenvolvimento de projetos de ação escolar neste domínio nem sempre se afigura tarefa fácil, se considerarmos as circunstâncias seguintes, que marcam o dia a dia das crianças e jovens: - as suas escolas estão muitas vezes localizadas em zonas de grande perigosidade e risco; - observam adultos que nem sempre adotam comportamentos defensivos, quer como condutores, quer como peões ou mesmo como passageiros; - os pais e encarregados de educação não dão os melhores exemplos enquanto utentes da estrada; - as crianças e jovens visualizam, por outro lado, filmes publicitários, que promovem atitudes e valores opostos aos que lhes são ensinados, o que empobrece e compromete as aquisições anteriormente feitas.

A Tutela Regional cedo percecionou que sozinha seria impotente para "montar guardas" aos elevados índices de sinistralidade rodoviária. Apesar de implementado nas escolas, foi com naturalidade que se associou, quer ao Comando Regional de Polícia de Segurança Pública da Madeira, com quem tem traçado e concretizado diversas iniciativas, designadamente operações auto stop não repressivas e exposições, etc., quer à Câmara Municipal do Funchal, ligação que tem possibilitado a concretização de ações variadas com o objectivo comum de reduzir a sinistralidade rodoviária.

Operação Stop

Prova de Orientação de Educação Rodoviária