Projeto "Educar para a Solidariedade"

Responsáveis Minimizar

Prof. Conceição Lima

Prof. Lilibete Fernandes

O que é: Minimizar
O projeto “Educar para a Solidariedade”, criado na Escola do Caniço no ano letivo (2013/2014), caminha ao encontro:

- Dos objetivos/metas do Projeto Educativo da nossa Escola – onde se refere que, “é fundamental aprofundar a cultura de escola, isto é, os seus valores, a sua maneira de estar e de encarar a realidade e a mudança. É essencial desenvolver o sentimento de pertença à comunidade e de valorização do envolvimento, participação e cooperação de todos” e “Promover o desenvolvimento de valores sociais”
- Da iniciativa do Ministério da Educação e Ciência lançado, no dia 30 de Maio de 2012- Escola Voluntária, que tem como objetivo incentivar a integração da escola na sua comunidade, promover a iniciação ao voluntariado, valorizar a atividade voluntária junto dos jovens e dinamizar o trabalho voluntário de todos os que pretendam realizá-lo.
Assim, o nosso projeto, “Educar para a solidariedade”, pretende dinamizar e promover atividades de voluntariado educativo dentro e fora da escola que trarão grandes benefícios à nossa escola a médio e longo prazo, nomeadamente: no desempenho e sustentabilidade da escola; no exercício da responsabilidade social; no valor acrescentado à imagem da escola; na melhoria do clima organizacional; na maior motivação dos alunos; na melhoria do sucesso escolar e do comportamento dos alunos e no surgimento de uma cultura de voluntariado (Objs. A.1 e C2/Meta2.2).

Os objetivos específicos do projeto pretendem:

- Descobrir situações familiares de elevada carência financeira no seio escolar;
- Melhorar a qualidade de vida de algumas famílias carenciadas da escola proporcionando alguns alimentos;
- Imprimir uma cultura de solidariedade, de maneira a transformar o aluno num cidadão mais responsável, autónomo e socialmente mais participativo e solidário na vida comunitária;
- Organizar e desenvolver atividades conjuntas para a educação de valores/atitudes nomeadamente: Solidariedade, responsabilidade, coragem, liberdade, amor;
- Criar hábitos de reflexão sobre os valores;
- Aprofundar os laços de amizade entre a comunidade educativa;
- Criar parcerias com outras organizações;
- Promover a interdisciplinaridade.

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço