No âmbito da implementação da oferta formativa de educação e formação, criada ao abrigo do decreto legislativo regional n.º 17/2005/M, de 11 de agosto, a escola básica dos 2º e 3º ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia, neste ano letivo, proporcionou a alguns dos seus alunos a frequência de um curso de educação e formação, do tipo 2, nível 2, de empregado comercial.
Este curso tem a duração de dois anos letivos, apresenta um total de dois mil cento e dez horas de formação, proporcionando a equivalência ao nono ano de escolaridade e, destina-se a jovens em risco de abandono do sistema regular de ensino, privilegiando a sua inserção na vida ativa e permitindo o prosseguimento de estudos. A sua estrutura curricular integra as componentes de formação sociocultural, científica, tecnológica e prática em contexto de trabalho, sendo a formação tecnológica assegurada por uma empresa de formação profissional.
A equipa pedagógica é coordenada pelo diretor de curso e integra os formadores das diferentes disciplinas/domínios das componentes de formação em contexto escolar, bem como o profissional de orientação pertencente ao serviço de psicologia e orientação (SPO).
Quanto ao regime de assiduidade, para efeitos da conclusão com aproveitamento, da formação integrada nas componentes de formação sociocultural, científica e tecnológica, o formando não pode ultrapassar 10% de faltas injustificadas relativamente à carga horária total de cada disciplina. No entanto, para efeitos da conclusão da componente de formação prática com aproveitamento, o formando não pode ultrapassar 5% de faltas injustificadas, relativamente à carga horária da formação em contexto de trabalho.
A avaliação é contínua, com um carácter regulador, permitindo um reajustamento do processo de ensino-aprendizagem e o delinear de estratégias diferenciadas, que proporcionem aos formandos métodos de estudo e de trabalho, de forma a desenvolver as suas atitudes, valores e capacidades, facilitadoras de uma maior autonomia na realização das aprendizagens.
A avaliação realiza-se por disciplina ou domínio e por componente de formação e expressa-se numa escala de 0 a 20 valores.