Clubes da Escola

QUARTA-FEIRA | 10h45 - 13h15

Sempre na vanguarda de um ensino de qualidade a nossa escola mantém, este ano letivo, num processo de maturação das inovações introduzidas de alguns anos a esta parte, os clubes à quarta-fe ira à tarde. Um espaço que se pretende um importante trunfo na formação académica e sobretudo, na valorização pessoal dos nossos discentes.

Ao nível da oferta e numa tentativa de ir ao encontro das expetativas daqueles, mantém-se uma extensa e variada panóplia de clubes, de modo a que cada discente tenha oportunidade de, no momento da escolha, encontrar entre o rol de clubes, aquele com o qual se identifique e sintarealizado.

De entre as possibilidades de escolha, que a escola oferece no presente ano letivo, sete constituem a oferta exclusiva da escola, às quais se agregam três modalidades artísticas em parceria com a Direção de Serviços das Atividades Artísticas. A saber:

Clube Unidos Por Um Sorriso – Este clube, como o próprio nome sugere, pretende incutir nos alunos a solidariedade para com aqueles que mais necessitam. Várias ações de solidariedade estão previstas para fazer despertar um sorriso no rosto daqueles a quem a vida menos favoreceu.

Clube de Fotografia – O clube pretende abordar, de forma teórica e prática, o ato fotográfico e respetivas ferramentas, no contexto da fotografia digital. Aspetos como os conceitos básicos de fotografia, a introdução às ferramentas digitais e as possibilidades de apresentação das mesmas serão itens a analisar.

Clube de Música - Pretende o Clube de Música aprimorar a sensibilidade artística e a habilidade para tocar um instrumento musical dos seus membros. Sensibilizar os alunos para a aprendizagem de um instrumento musical a seu gosto, prepará-los e proporcionar-lhes situações em que os mesmos possam apresentar os seus trabalhos aos seus pares e demaiscomunidade são também objetivos deste clube.

Projeto EPC-Robotics – Este clube procura promover o sucesso dos alunos através da exploração da robótica e impressão 3D com a colaboração do projeto CAP3R, Clube Código e Ciências da Computação. Estas atividades aliam trabalho colaborativo, partilha de tarefas, bem como o desenvolvimento de projetos próprios, incentivando os alunos a tornarem-se autónomos e indivíduos preparados para a sociedade dos dias de hoje. Pretende-se ainda que exista uma forte colaboração com o primeiro ciclo de forma a introduzir mais precocemente os conceitos iniciais de programação. Estão previstas atividades de montagem e programação de robôs (Cubetto, Blue-Bot, InO-Bot, Lego WeDo, Lego EV3, entre outros) assim como atividades online no site code.org. Poderão ainda decorrer atividades conjuntas com outras escolas.

Projeto de Ciências da Terra e da Vida (PCTV) visa promover o ensino exprimental a todos os alunos da Escola, fomentando o gosto pela CIência, desenvolvendo e consolidando aprendizagens diversas. Por outro lado os alunos desenvolverão o espírito de equipa e de entreajuda, independentemente do nivel de ensino, favorecendo a sua maturidade cívica, criando nesles atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação.

Clube Europeu –  este clube não passará apenas por dar a oportunidade aos alunos da nossa escola de participar nos concrusoso que são exclusivos às escolas que possuem um CLube europeu, mas será sobretudo fundamental para desenvolver as atividades previstas no Projeto Eramus+ em que a escola estará envolvida e que se desenvolverá ao longo dos próximos dois anos letivos. O seu principal objetivo é incutir uma cultura de intergação e de identidade europeia, fomentado a tolerância, o respeito e o interesse por diferentes países e culturas, expandindo, simultanemanete, o conheicmento acerca dos mesmos.

Modalidades artísticas no âmbito do Gabinete Coordenador das Atividades Artísticas:

Ateliê de Artes Plásticas - O ateliê procura explorar e aprimorar as capacidades artísticas dos seus membros promovendo atividades de natureza artística, lúdica e formativa, propiciadoras de uma formação integral. Pretende também esta iniciativa proporcionar simultaneamente aos seus membros o desenvolvimento de projetos conjuntos com seus congéneres de outras escolas.

Clube de Dança – Pretende despertar o gosto e a curiosidade pela aquisição de conhecimentos sobre dança e simultaneamente incrementar a motricidade, o sentido rítmico, a concentração e o sentido de responsabilidade nos seus membros.

A Coordenadora

Rita Vieira