GIOP Minimizar

Gabinete de Intervenção e Orientação Pedagógica (GIOP)

O Gabinete de Intervenção e Orientação Pedagógica (GIOP) é uma estrutura com a finalidade de promover uma intervenção pedagógico-disciplinar que contribua para a melhoria do comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula. Nesse sentido, afigura-se um valioso instrumento para auxiliar na consecução de diversas metas do Projeto Educativo da escola, mormente “Promover o sucesso escolar”; “Incutir valores e consciência cívica” e “Promover o bom funcionamento das atividades escolares”.

O GIOP assume-se como um espaço de acolhimento aos alunos que manifestam um comportamento de indisciplina no contexto de sala de aula e que, face a esse comportamento, são alvo da medida disciplinar corretiva de ordem de saída da sala. Além disso, procura ser, também, um espaço de reflexão sobre atitudes, comportamentos e emoções que possam ter contribuído para o desencadear da referida situação.

Este gabinete procura estabelecer com os alunos um sentimento de pertença à realidade escolar e fomentar a importância do desempenho e motivação de cada um no seu progresso educativo e na construção de uma escola de qualidade, reduzindo, assim, o índice de comportamentos desviantes.

Objetivos:

O GIOP pretende prevenir e corrigir comportamentos dos discentes que infrinjam as normas estabelecidas no Regulamento Interno e no Estatuto do Aluno. Para o efeito, visa:

a) Acompanhar pedagógica e disciplinarmente o discente;

b) Prevenir comportamentos desviantes;

c) Melhorar o comportamento dentro e fora da sala de aula;

d) Criar um ambiente facilitador da aprendizagem das turmas;

e) Mudar atitudes, através da reflexão sobre comportamentos incorretos;

f) Uniformizar critérios de atuação e aplicar medidas educativas;

g) Favorecer a aquisição de competências sociais;

h) Promover a educação para a cidadania;

i) Facilitar a inserção do aluno na comunidade educativa;

j) Promover o sucesso educativo de todos os discentes.

EB|PE do Porto da Cruz