Enter Title Minimizar

Modalidade artística de canto coral

A modalidade artística de canto coral desenvolve-se na Escola Básica e Secundária desde o ano lectivo de 2006/2007. Tem como base o documento orientador para a prática das “Modalidades Artísticas” nas Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário, especificamente o projecto: “Modalidade Artística de Canto Coral” elaborado pelo coordenador da modalidade professor José Carlos Bagod´Uva e com a aprovação e apoio da Secretaria Regional de Educação e Cultura / Direcção Regional de Educação / Gabinete Coordenador de Educação Artística / Centro de Apoio à Educação Artística.

No presente ano lectivo a modalidade artística é composta por 22 elementos distribuídos pelo 5.º, 6.º e 7.º ano de escolaridade. Os ensaios realizam-se às segundas-feiras das 14:55 às 15:40 na sala 4.23 e às quintas-feiras das 09:55 às 10.40 e das 14:00 às 14:55 na sala 003.

Nas sessões de trabalho, para além da aprendizagem das canções, realizam-se exercícios de relaxamento, respiratórios e de técnica vocal que têm como objectivo a criação de condições fisiológicas propícias ao bom desempenho vocal dos alunos.

Com o desenvolvimento da modalidade artística de Canto Coral na nossa escola, os professores de Educação Musical pretendem: incentivar o prazer de cantar, de modo a contribuir para uma melhor integração artística e social, quebrando preconceitos e tabus acerca do canto coral; estimular o gosto de “fazer música em conjunto” (através do canto polifónico), tendo por base critérios para um desempenho qualitativo progressivo; fomentar dinâmicas metodológicas do canto coral; criar pólos de motivação e de divulgação da música coral a partir de repertório adequado à especificidade pedagógica dos vários projectos; fomentar a partir da escola, um novo conceito de “cultura vocal/respiratória”, que privilegie a saúde vocal e um bom desempenho da voz, como contributo para um crescimento mais equilibrado e harmonioso

Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas 2012/2013