Ensino Profissional - Projetar o Futuro

Os Cursos Profissionais constituem uma modalidade de educação de nível secundário, com uma forte ligação ao mundo do trabalho, que visa o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, possibilita o acesso a formação pós-secundária ou ao ensino superior, e assume uma estrutura curricular modular, permitindo maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos.

Para quem
Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que:
 - concluíram o 3º ciclo do ensino básico ou formação equivalente;
 - procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
 - não excluem a hipótese de, mais tarde, prosseguir os estudos.

Quais os objetivos
Os principais objetivos desta oferta educativa e formativa são:
 - contribuir para que o estudante desenvolva competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
 - privilegiar as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
 - preparar o estudante para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade.

Estrutura Curricular
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos  ritmos de aprendizagem de cada aluno.

Componentes de Formação
O plano de estudos inclui três componentes de formação:
    - Sociocultural;
    - Científica;