Projeto Educativo

O Projeto Educativo individualiza cada uma das escolas, facto que só é possível se existir uma vontade coletiva e um envolvimento comunitário. A escola que pensa, ou seja, que promove a auto-reflexão, deve aglutinar as condições necessárias à operacionalização do Projecto Educativo e promover a dinâmica de inovação.

Não sendo esta uma tarefa fácil de realizar, estamos certos que, com a colaboração de toda a Comunidade Educativa da Escola Básica e Secundária de Machico, a construção e operacionalização deste projeto será o vértice indispensável para atingir os objetivos de uma escola que se quer autónoma e inovadora.

Para elaborar o Projecto Educativo de Escola foi necessário auscultar os diferentes agentes da comunidade educativa. Fez-se a caraterização da situação da escola e do meio, e traçámos as metas que esta se propõe atingir. Os grupos disciplinares sugeriram as melhores estratégias a utilizar para minimizar alguns pontos fracos desta escola.

Pretendemos, assim, construir um Projeto Educativo que reflita esta instituição e aponte as possibilidades de resolução das dificuldades sentidas por todos os intervenientes no processo educativo.

O Projeto Educativo será tanto mais eficaz quanto maior for a participação e empenho de todos aqueles que procurem otimizar as condições de trabalho deste estabelecimento de ensino.

Escola Básica e Secundária de Machico