Atividades 2022.2023

Minimizar

 

 

As turmas B e C do 5.º ano, assinalaram o Dia da Criança com a pequena exposição "Ser criança", desenvolvida nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Português. 

 


"Comer bolo do caco tão perto do céu"

- 1 Livro, 10 Desafios, 100 Narrativas, 10000 Palavras. Um testemunho do empenho, criatividade e trabalho ao longo do ano e para sempre. Apresentação, na quarta-feira, dia 7 de junho, pelas 10.00h, na sala 10. Venham ver, ouvir... e ler!

  

 


VISITA DE ESTUDO AO «VELHO» MOINHO DAS MATAS

O Moinho das Matas, o mais antigo do Porto Santo, está a ser recuperado. Este moinho data, pelo menos, da década de 50, mas foi em 1973 que ficou nas mãos dos atuais proprietários.
No dia 31 de maio, apesar do estado de tempo não estar muito favorável, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural – 3º Ano, realizaram uma visita de estudo ao referido local.
À chegada, fomos simpaticamente recebidos pelo “Manu”, entusiasta e grande dinamizador do projeto de recuperação deste património cultural da nossa terra.
Durante cerca de três horas, os alunos recolheram um conjunto de informações importantes e tiveram o prazer de conversar com um verdadeiro «Homem da cultura».
Não sendo natural do Porto Santo, “Manu” tem viajado pelo Mundo e contactado com diversas pessoas que dominam as temáticas associadas à moagem dos cereais. A determinada altura, destacou o facto de receber mais apoio vindo do exterior (estrangeiro/diversos países), quando comparado com o apoio local.


Esta atividade foi dinamizada pelo professor Francisco Abreu (Geografia e Tecnológica I), no âmbito da lecionação do Módulo/UFCD: O Turismo no Mundo Atual - Uma Indústria Globalizante.
Resta-nos dar os parabéns pela iniciativa, pela coragem e pela simpatia, aguardando para ver o «velho» moinho com as suas velas ao vento.
Em breve, o vento voltará a soprar nas Matas…

 

 

 


Visita de estudo ao Forno da Cal

A luz do forno de cal pode ter-se apagado no início do século XXI, após ter brilhado durante cerca de 160 anos, mas o brilho nos olhos do eng. Cândido ganha vida ao contar as histórias da ligação da sua família à indústria da cal aqui no Porto Santo. A cal está intrinsecamente ligada à história do povo porto-santense. O trabalho era tão duro não só no Ilhéu da Cal ou de Baixo, mas também nos fornos da cal que laboravam dia e noite, sem parar. Como testemunhas silenciosas, as casas dos mineiros, em ruínas, no ilhéu, vigiam as galerias de onde o calcário era extraído.


Foi uma vida tão árdua! O físico dos trabalhadores rivalizava com os atletas olímpicos mais conscienciosos e aplicados.
Antes do advento das ferramentas motorizadas e mecânicas, todo o trabalho era feito à mão, apenas animais e barcos eram usados ​​para transportar a pedra e o produto acabado até à traiçoeira travessa entre o Porto Santo e a Madeira. A rota marítima e o material para a chama eram controlados pela família Blandy, na época.


O calcário era colocado no forno e alternado com camadas de carvão mineral (de preferência, pois era mais rentável) importado da Inglaterra ou madeira. Ficava em combustão durante 2 ou 4 dias ou mais, dependendo da qualidade do calcário. Após esta cozedura a pedra era retirada e espalhada pelo chão. Era a chamada “cal morta”. Aplicava-se água por cima destas pedras calcárias, transformando-as em “cal viva”.


Os fornos faziam parte do quotidiano dos porto-santenses, juntamente com a fábrica de conservas. As crianças, como o nosso coordenador, prof. Élvio Sousa nos confidenciou, brincavam ao lado do forno, enquanto este cozinhava lenta e delicadamente o calcário para formar o precioso pó branco de cal usado para revestir as casas por dentro e por fora de uma forma natural, formando uma camada respirável perfeita para o nosso ambiente subtropical, mantendo as casas quentes no inverno e frescas no verão. Era como um climatizador natural, alega o eng. Cândido.


O calcário foi sucessivamente substituído por outros materiais de construção nos tempos mais modernos. Contudo, continua a ser um recurso natural útil para edifícios históricos e desinfeção, mas agora não é economicamente viável a sua produção.


Concluindo, o património industrial do Porto Santo é um tesouro desta ilha. É uma história de trabalho árduo, de determinação e às vezes de perda de vidas, que deve ser ouvida em alto e bom som, antes que as pessoas com ligações que lhe estão associadas não consigam mais contá-la…


Mantenhamos a chama acesa para não esquecermos os sacrifícios de quem trabalhou incansavelmente na produção de cal nesta pequena ilha do Atlântico.


Texto da autoria da formanda Amanda Jayne Underwood

 


Ponto e Vírgula

Decorreu esta quarta-feira a cerimónia anual de entrega de prémios do “Ponto e Vírgula”, suplemento jornalístico juvenil do DN-Madeira, em parceria com a SRE. A nossa escola conquistou o primeiro lugar na categoria “Podcast” (Carolina Velosa e Vera Borges) e o terceiro lugar na categoria “Conto a três mãos” (Vera Borges).

 


A Matemática ao Serviço da Proteção Civil!

No passado dia 30 de maio, a Turma do Curso de Educação e Formação - Operador de Informática (OI) - 1º ano visitou o Serviço Municipal da Proteção Civil, no edifício da Câmara Municipal de Porto Santo. A atividade teve como principal objetivo o tratamento de dados/indicadores dos serviços prestados, tais como: ocorrências, avisos à população, ações de sensibilização, exercícios/simulacros e análise e avaliação de riscos.
O momento foi enriquecedor no domínio da Matemática Aplicada, como por exemplo a aplicação dos termos estatísticos e probabilidades para análise dos resultados, assim como para a aprendizagem de conteúdos diversificados no âmbito da Cidadania Ativa.
Acreditamos que esta atividade será uma mais-valia para o desenvolvimento dos alunos que se preparam para o mercado de trabalho.
A iniciativa partiu da professora Adelaide Mendonça.
A Turma e a Escola agradecem a disponibilidade do Coordenador da Proteção Civil.

 


ROBÓTICA

Os alunos do 1º. ano do curso Profissional Técnico de Informática - Sistemas, construíram e programaram, dois braços articulados.
Após algumas aulas de análise e trabalho, o objetivo foi alcançado com sucesso.

 

 


 Feira de Minerais, Rochas, Fósseis e Bijuteria

Nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho idecorreu na nossa escola, a Feira de Minerais, Rochas, Fósseis e Bijuteria no átrio do bloco 1.

 


DIA DO GEÓGRAFO – VOLTAMOS AO ESCRITÓRIO

Como é do conhecimento geral, o escritório dos Geógrafos é o Mundo que nos rodeia, pelo que sentimos uma necessidade constante de trabalhar no campo e em contacto com a natureza.
No âmbito da comemoração do DIA DO GEÓGRAFO, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural – 1º Ano, realizaram uma Saída de Campo ao Pico do Facho.
Ali chegados e, depois de uma breve introdução, realizamos uma caminhada em torno do referido Pico.
Começamos a vereda do Moledo que circunda o Pico do Facho, o mais alto da ilha com 517 metros. Através desta vereda plana (muito acessível e com o percurso em condições satisfatórias), podemos ter uma visão panorâmica de 360º graus da ilha, regressando ao local de início.
Ao longo deste percurso, encontramos alguma vegetação endémica, predominando os pinheiros aqui introduzidos desde o princípio do século XX.
A atividade decorreu de forma muito positiva, predominando a boa disposição e a cooperação entre os participantes.
Esta atividade foi dinamizada pelo docente de Geografia, professor Francisco Abreu, na lecionação do Módulo/UFCD “Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável”.


 


VISITA DE ESTUDO À CASA DA SERRA – 29 DE MAIO

 

No âmbito da comemoração do DIA DO GEÓGRAFO, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural – 3º Ano, realizaram uma visita de estudo à Casa da Serra.
A Casa da Serra apresenta-se como um Pólo de divulgação da cultura e das tradições do Porto Santo.
Ao longo de sessenta minutos, participamos numa verdadeira aula de história local. A Casa da Serra é uma casa museu que deve ser visitada por quem vem à ilha do Porto Santo.
Esta casa museu está recheada de história e de objetos típicos que nos levam a viajar pelo tempo, destacando-se pormenores sobre a cultura, geologia, tradições, principais atividades económicas da ilha dourada, bem como a resiliência deste povo.
Destacamos, ainda, a simpatia e amabilidade do Sr. Lomelino Velosa, proprietário do espaço.
A atividade decorreu de forma muito positiva e os alunos foram surpreendidos pela capacidade de comunicação do Sr. Lomelino, bem como pelos seus conhecimentos sobre a nossa terra.


Esta atividade foi dinamizada pelo docente de Geografia, professor Francisco Abreu, na lecionação do Módulo/UFCD “Animação Turística”.

 


Os nosso clube de Teatro apresentou a peça Revolução, no Teatro Baltazar Dias! 👏👏👏👏
#revolução #clubedeteatroescolaportosanto

 “A Revolução” é o título da peça vencedora do Festival Regional de Teatro Escolar - Carlos Varela. Um espetáculo com a encenação de Miguel Silva e José Campino realizada pelos estudantes da Escola Básica e Secundária do Porto Santo baseado na obra “Torcicologologista” de Gonçalo M. Tavares.

 


No dia 25 de maio, a convite do Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional, na pessoa do senhor Deputado Bernardo Caldeira, e acompanhados da sra. vereadora Municipal Mariana Vasconcelos, os alunos da turma 9.º B da Escola Básica e Secundária/ PE e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco realizaram uma visita de estudo a duas instituições democráticas da ilha da Madeira. Na parte da manhã, tiveram a oportunidade de assistir à sessão plenária n.º 64 - debate potestativo "Estado da Saúde na RAM", bem como realizar uma visita guiada ao edifício da Assembleia. Na parte da tarde, os alunos visitaram a Quinta Vigia, residência oficial do Presidente do Governo Regional da Madeira, onde decorrem também as reuniões de conselho de Governo.
Os objetivos desta atividade prática foram, por um lado, compreender a dinâmica do exercício de uma cidadania ativa, nomeadamente na dimensão sociopolítica, e por outro, desenvolver competências pessoais e sociais, estimulando o gosto pela participação política e promovendo o pensamento crítico.
Sendo "Educar para crescer com valor(es)" uma das grandes linhas orientadoras do nosso PEE, esta atividade encerra em si um exemplo de uma estratégia pedagógica a repetir seja na Madeira, seja na nossa Ilha.
Esta visita de estudo foi coordenada pela professora responsável pelo Projeto "Parlamento Jovem Regional", Marta Monteiro, e contou com a participação da professora Carla Rosado.
Os alunos e a nossa Escola agradecem a iniciativa, o convite e os momentos proporcionados

 


CONCURSO ESCOLAR: GEA - TERRA MÃE

Crianças do Pré-Escolar (5 anos) premiadas na Categoria PUZZLE EDUCATIVO.
As crianças do Pré-Escolar (5 anos): Yara Moniz, Rafaela Silva, Tiago Menezes e Rodrigo Vasconcelos, sob a coordenação das Educadoras Nashdina Amirali, Daniela Nunes e Filomena Gomes, venceram, na Categoria Puzzle Educativo, o Concurso Escolar: GEA – Terra Mãe, “A Água no Arquipélago da Madeira”,organizado, pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
O tema escolhido do trabalho apresentado a concurso foi: “A Brincar o Oceano Vamos Preservar”.
O trabalho envolveu o desenho de um lobo marinho numa praia com muito lixo, tanto na areia como no mar, pintura em cartão com tintas guaches e cola branca. Decidiram realizar uma caixa para guardar o puzzle, colando com cola branca areia e pintando com tintas e guaches. Para concluir quiseram acrescentar a frase: “Porto Santo Sem Lixo Marinho. As crianças e a equipa da sala ficaram tão envolvidas na realização deste trabalho que todos construíram o seu próprio puzzle.

 


CONCURSO ESCOLAR: GEA - TERRA MÃE: ALUNOS DO 3.º ANO PREMIADOS NA CATEGORIA FOTORREPORTAGEM

Os alunos do 3.º ano: Lucas Gomes, Alana Silva, Luísa Parreira e Ana Fernandes, sob a coordenação das professoras Rosa Afonso e Márcia Dias, venceram, no Formato Fotorreportagem, o Concurso GEA – Terra Mãe, “A Água no Arquipélago da Madeira”, organizado, pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
O tema escolhido do trabalho apresentado a concurso foi: “Preservar o Otimizar a Água na Agricultura”. Com este trabalho, pretendemos homenagear aqueles que trabalham em silêncio, “ouvindo” a natureza, aqueles que são heróis, sem capa, aqueles que são exemplo de vida, aqueles que são o CELEIRO DO MUNDO, todos os agricultores, em particular o Sr. José Melim.

Cliquem no link para visualizar o trabalho vencedor:
https://youtu.be/dcfdeMUIrOU 

 


ESTRATÉGIA PARA A CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Projeto 3
Os alunos do 1.ºTIS, na disciplina TEC III, UFCD – 0779, produziram projetos no âmbito da Estratégia para a Cidadania e Desenvolvimento, abordando a temática “Interculturalidade”.

 

Projeto 2

 

Projeto 1

 

 


CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS DOS CONCURSOS REGIONAIS
BAÚ DE LEITURA

No dia 23 de maio, pelas 12h30, decorreu a cerimónia da entrega de prémios aos alunos vencedores dos seguintes Concursos: Flashes Literários, Ilustração e Escrita Criativa, que teve lugar na Escola BS PE C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo.
Este evento contou com a presença do representante desta escola, da coordenadora das Atividades de Complemento Curricular, alguns patrocinadores, de turmas dos vários níveis de ensino e dos respetivos professores, como também dos docentes envolvidos nestes concursos e dos encarregados de educação dos alunos premiados.
Em seguida, apresentamos a lista dos alunos premiados nos vários concursos.


Concurso de Escrita Criativa
2.º Ciclo: prosa – Dalila Gomes, 5.ºB – 3.º lugar
3.º Ciclo: poesia – Ema Agostinho, 8.ºB – 3.º lugar
Secundário: poesia – Vera Borges, 12.ºLH – 3.º lugar


Concurso Flashes Literários
Categoria 2 – Tomás Ornelas, 8.ºA – 1.º lugar
Categoria 3 – Gonçalo Freitas, 3.ºTIS – 2.º lugar


Concurso Ilustração
3.º Ciclo – Amélia Vasconcelos, 9.ºA – 3.º lugar
Secundário – João Correia, 10.ºAV – 1.º lugar
Secundário – Brigithe Aquino, 11.ºAV – 2.º lugar


Agradecemos o patrocínio das empresas que contribuíram para premiar todo o trabalho desenvolvido pelos alunos, revelador de empenho e dedicação: Centro Comercial La Vie, FNAC, Loja do Profeta, Hotel Vila Baleira, Mar Dourado, Sporting Clube do Porto Santo, Porto Santo Underwater Paradise e à Câmara Municipal do Porto Santo por ter angariado alguns prémios junto de algumas empresas.
Agradecemos a todos os professores e alunos envolvidos e à coordenadora das Atividades de Complemento Curricular.
Baú de Leitura
(Profs. Luz Freire e Simone Sousa)

 


A MATEMÁTICA E A CULTURA!

No passado dia 23 de maio, a Turma do 1º OI - CEF visitaram o Museu Cardina, situado na Camacha.
Os objetivos desta visita, de cariz interdisciplinar, foi dar a conhecer aos alunos equipamentos culturais locais, de interesse histórico e cultural, e simultaneamente consolidar conhecimentos e conteúdos transversais às disciplinas de Português, Inglês e Matemática Aplicada.
Numa experiência de práticas de Cidadania ativa, os alunos recolheram dados não só para registo escrito da atividade, como também para efeitos de tratamento estatístico, probabilidades e posteriores representações gráficas, com legendas bilingues.
O momento foi enriquecedor e divertido, muito à conta da orientação da jovem e conhecedora guia do museu.
A iniciativa partiu da professora Adelaide Mendonça e contou com a colaboração das professoras Carla Rosado e Flávia Rodrigues.
A Turma e a Escola agradecem a disponibilidade do Sr. Cardina na abertura do espaço para a realização da atividade e à Câmara Municipal do Porto Santo o transporte.

 

 


DIA MUNDIAL DA CIDADANIA - CIDADANIA INFANTIL
No âmbito do Dia Mundial da Cidadania, efeméride assinalada a 18 de maio, na ilha do Porto Santo, foi apresentada o “Guia da Cidadania Juvenil, um passo para o Futuro”, pelo Governo Regional. Com esse desiderato, no dia 19, realizou-se no edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco diversas ações de informação/sensibilização de cidadania infantil e igualdade de género, destinadas a todas as crianças do 1.º Ciclo e respetiva Comunidade Escolar, em articulação com a Direção de Serviços de Igualdade e Cidadania, da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania. No final do dia foi promovida uma sessão sobre Igualdade de Género - Comunidade escolar, professores, educadores e encarregados de educação. 
 

 


IV QUINZENA DAS ARTES

Decorreu a exposição de trabalhos distribuída da seguinte forma:
- Bloco 1 (Pisos 0 e 1);
- Em frente ao Bloco 1, em conjunto com o projeto "Escola Azul";
- Bloco 2 (Piso 0), em conjunto com o projeto "Baú de Leitura";
- Vitrine em frente à papelaria, em conjunto com o projeto "Escola Azul".  

 

 

 


DIA ECO-ESCOLAS

Dia Eco-Escolas: visitas à quinta pedagógica, experiências em fornos solares, bolo do caco, barraquinha da associação AAMA, piquenique saudável e plantação de uma árvore de frutos (em homenagem a todos os que passaram por esta escola e que de uma forma inesperada nos deixaram).

  

 

 

 

 

COMEMORAÇÃO DO DIA ECO-ESCOLAS – Edifício do Campo de Baixo

Professores e alunos do 1.º CEB e do ensino recorrente do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, comemoraram o Dia Eco-Escolas com diversas atividades. Cantaram o tema “salvar o planeta Terra”, com a supervisão artística da prof. Margarida Galvão, efetuaram uma caminhada ao geossítio 4*, Pico da Ana Ferreira, onde foi possível observar formações rochosas (disjunções prismáticas) e fizeram um lanche convívio com uma vista majestosa. No final, todos regressaram à escola onde foi possível observar uma colheita de batata (semilhas) da horta da escola, com a supervisão da prof. Agostinha Oliveira.

 


EFA-S l visita de estudo 19 maio

Conhecer o circuito da recolha e processamento do plástico para envio para o território continental e sensibilizar para a necessidade da redução do plástico foram dois dos objetivos subjacentes à visita de estudo do curso EFA-Secundário à ilha da Madeira no dia 19 de Maio.
No âmbito da Atividade Integradora "Plástico: da solução ao problema", os formandos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Estação de Transferência da Zona Leste e de Triagem da Madeira (Porto Novo) da ARM - Água e Resíduos da Madeira, S.A..
Agradecimentos: ARM, S.A.; Direção Regional da Juventude; Gabinete da Administração Pública no Porto Santo; Associação Casa do Voluntário.

 

 A procura por alternativas ao plástico descartável tem sido transversal aos vários setores de atividade e a agricultura não é exceção.

Como tal, a turma EFA-SEcundária, na visita à ilha da Madeira no passado dia 19 de maio, esteve reunida com Thiago Gomes que criou a empresa BioReboot, no âmbito do StartNOW2020 - Start UP Madeira, transformando resíduos agrícolas de banana, vinha e cana de açúcar em protótipos de sementeiras biodegradáveis.
De seguida, os formandos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do ISOPlexis, na Universidade da Madeira, que se dedica à recolha, acondicionamento e conservação de sementes das variedades agrícolas da região da Macaronésia, e alguns dos seus investigadores. Para finalizar, aceitaram o convite para conhecerem o projeto "Mãos na terra", na Quinta de S. Roque, onde puderam participar no processo de produção de composto e aumento da pequena horta.
Agradecimentos: Thiago Gomes; ISOPlexis; UMa; Direção Regional da Juventude; Gabinete da Administração Pública no Porto Santo; Associação Casa do Voluntário.

  

  

  

 


 

Entre os dias 15 e 18 de maio, a Associação Casa do Voluntário desenvolveu em parceria com a Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, ações de sensibilização sobre o voluntariado.
Estas ações ocorreram nas turmas de 5.º e 6.º ano, no âmbito da disciplina de Cidadania, alcançando cerca de 100 alunos.
Com estas ações a Associação pretende dar a conhecer o conceito de voluntariado, educando as crianças e os jovens para a prática do voluntariado como um exercício de cidadania e como um instrumento de combate aos problemas e às desigualdades sociais.

 

  

 


CONCURSO ESCOLAR GEA - TERRA MÃE - Alunos do 3.º ano premiados na categoria Cartaz

Os alunos do 3.º ano: Ana Luísa Parreira, Yasmin Oliveira, Clarina Silva e Tomé Oliveira, sob a coordenação da professora Maria José Batista, venceram, na Categoria Cartaz, o Concurso GEA – Terra Mãe, "A Água no Arquipélago da Madeira", organizado, pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
O tema escolhido do trabalho apresentado a concurso foi: "Até à Última Gota!"

 

 


CONCURSO ESCOLAR GEA - TERRA MÃE - Alunas do 4° ano premiadas na categoria Tela

As alunas do 4.º ano: Beatriz Câmara e Matilde Gomes, sob a coordenação da professora Maria José Batista, venceram, na Categoria Tela, o Concurso GEA – Terra Mãe, "A Água no Arquipélago da Madeira", organizado, pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
O tema escolhido do trabalho apresentado a concurso foi: "O Aproveitamento da Água da Chuva".

 

 

 


EXPOSIÇÃO 3D.WORKS - IMPRESSÃO 3D

 

 


1.º CICLO VISITA AO MURAL DE CRISTÓVÃO COLOMBO


No dia 18 de maio, a propósito do Dia Internacional dos Museus, a turma do 4° ano, do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, visitou o centro da cidade para apreciar a pintura ao vivo do "Mural de Cristóvão Colombo". Nesta deslocação, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal e puderam acompanhar o trabalho, ao vivo, do artista urbano português, Mr. Dheo, com quem conversaram, mostrando-se muito agradados e curiosos. Foi uma experiência única, ver ao vivo, a pintura de um mural, no centro da cidade. Ficam aqui os registos fotográficos deste dia.

 

  

 


OBRA DE CHORÃO RAMALHO

A turma do Ensino Recorrente da nossa escola está a explorar a obra “Dicionário Sentimental do Porto Santo”, de Cláudia Faria. Os formandos depararam-se com a referência ao arquiteto Raúl Chorão Ramalho e quiseram conhecê-lo um pouco melhor.
As obras de Chorão Ramalho, no Porto Santo, não são grandiosas como aquelas que ele projetou por esse mundo fora, mas são bem representativas e numerosas tendo em conta a dimensão da ilha. A professora da turma lançou um desafio aos formandos: fotografar as obras projetadas por Chorão Ramalho existentes no Porto Santo. Aqui está o resultado desse trabalho.

  

  

 

 


ALUNOS DO 4.ºANO PARTICIPARAM NA INICIATIVA - "ALISTA-TE POR UM DIA"


No dia 16 de maio, no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Defesa Nacional, o Estado-Maior General das Forças Armadas, o Comando Operacional da Madeira e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, está a decorrer, no presente ano letivo, a iniciativa “Alista-te por um dia”, dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Esta iniciativa, inserida na temática de Educação para a Cidadania, tem como principais objetivos dar a conhecer os órgãos e estruturas de defesa que contribuem para a afirmação e preservação dos direitos e liberdades de todos os cidadãos portugueses e a natureza e finalidade das suas atividades nos dias de hoje, com o intuito de desenvolver nos nossos alunos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores de preservação da segurança, da defesa e da paz.

  

 


DIA DA ESCOLA AZUL! "ISTO NÃO É A MINHA PRAIA"

 

 


PLÁSTICO: DA SOLUÇÃO AO PROBLEMA

Ao longo do ano letivo, o curso EFA-Secundário teve a oportunidade de participar em diversas atividades relacionadas com a problemática do plástico descartável, nomeadamente na limpeza da praia da Fonte de Areia, onde foram recolhidos vários materiais de diferente dimensão.
Convidada a participar na Semana do Mar, no âmbito do projeto Escola Azul, a turma preparou uma exposição que tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para o impacte dos plásticos e incentivar à sua redução, nomeadamente dos descartáveis, através da adoção de comportamentos mais sustentáveis (economia circular). Na mesma, podem ainda encontrar produções criativas, inspirados nos trabalhos de xicogaivota e Vera Menezes, elaboradas a partir dos materiais recolhidos na limpeza de praia, bem como um vídeo com as fotos de algumas das atividades que se foram realizando.
A exposição esteve patente no átrio do Corpo 1, entre os dias 15 e 20 de maio.

 


LIFE DUNAS –BIODIVERSIDADE LOCAL

No passado dia 12 de maio, as turmas do 3.º e 4.º ano visitaram a área de intervenção do projeto LIFE DUNAS. Os objetivos da visita foi proporcionar o contacto com a natureza; dar a conhecer as borboletas da Região; sensibilizar para a importância do incremento da biodiversidade de espécies de fauna e flora da área de intervenção do Projeto Life Dunas. A Escola, os docentes e seus alunos agradecem a amabilidade e a total disponibilidade do Gabinete do Ambiente e dos serviços da autarquia.

   

 


SEMANA DA PROTEÇÃO CIVIL

De 8 a 12 de maio realizou-se a Semana da Proteção Civil, onde foi possível realizar no dia 9, um simulacro que serviu para testar a capacidade do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, as medidas de autoproteção e o Plano de Prevenção e Emergência.
Já no dia 12, durante a parte da tarde, no centro da cidade, decorreu uma mostra de Proteção Civil que envolveu diversas entidades, a saber, a Secretaria Regional de Educação, Ciência Tecnologia, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, a Proteção Civil Municipal, os Bombeiros Voluntários do Porto Santo, a Polícia de Segurança Pública, a GNR ainda a EMIR. Aos alunos do 1.º e do 4.º ano foi possível visualizar os meios disponíveis, as várias valências da Proteção Civil e foi uma experiência incrível. 

  

 


HORA DO CONTO: "O Regente da Floresta"

No âmbito do 1.ª Edição do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal e do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma das atividades programadas consistiu na dinamização da Hora do Conto, dirigida aos alunos do 1.º Ciclo das Escolas do Porto Santo, através da narração da história “O Regente da Floresta”, da autoria de Rute Areal.
Nos dias 26 e 28 abril a atividade foi desenvolvida no edifício do Campo de Baixo da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, para as 4 turmas do 1.º Ciclo, nos tempos do Clube de Biblioteca da Escola. Texto: adaptado do Município do Porto Santo.

  

 


SIMULACRO DE INCÊNDIO

Inserido na Semana da Proteção Civil, realizou-se no dia 9 de maio, pelas 10:02, um simulacro que serviu para testar a capacidade do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, as medidas de autoproteção e o Plano de Prevenção e Emergência. O simulacro envolveu diversas entidades, a saber, a Secretaria Regional de Educação, Ciência Tecnologia, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, a Proteção Civil Municipal, os Bombeiros Voluntários do Porto Santo, a polícia de Segurança Pública e ainda a EMIR. No simulacro, simulou-se uma situação de incêndio numa sala de apoio e desse modo, testou-se o sistema de alarme e incêndio, a primeira intervenção, contacto com o 112 e a evacuação geral do edifício, entre outras medidas. Realizou-se ainda, no dia anterior, uma sensibilização aos alunos do 1.º CEB com jogos de Proteção Civil. Agradecemos o envolvimento e profissionalismo de todas as entidades envolvidas. 

  

 


XXIII PROJETO PARLAMENTO JOVEM REGIONAL

 Tema "A Saúde Mental nos Jovens’"


No dia, 12 de maio, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira recebeu a XXIII edição da Sessão Plenária do Projeto Parlamento Jovem Regional, direcionada aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico, sob o tema "A Saúde Mental nos Jovens".
Presentes nesta sessão estiveram os alunos do 9.º ano da EB+S com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, nomeadamente Ana Silva, Lara Parreira, João Santos, Mariana Fonseca e João Afonso Santos, acompanhados pela professora responsável pelo projeto, a professora Marta Monteiro e pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista.
De salientar que esta viagem à ilha da Madeira teve apoio do município do Porto Santo.


Este projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação
.

 

 


AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO -"DROGAS"

No dia 11 de maio de 2023, o Subcomissário, Nuno Saraiva e o Agente, Osvaldo Horta, da Polícia de Segurança Pública do Porto Santo, estiveram na nossa escola, promovendo uma ação de sensibilização sobre “Drogas”, destinada aos alunos do 9.º ano e do ensino secundário.
Esta ação teve como objetivo informar os alunos, sobre os efeitos das drogas no organismo, tanto a curto quanto a longo prazo, e alertar sobre os riscos de dependência, doenças e transtornos mentais que podem ser causados pelo uso de substâncias psicoativas.


Agradecemos ao Subcomissário Saraiva e ao Agente Horta, a disponibilidade, bem como aos docentes e alunos pela participação.

 

 

 

 


ORÇAMENTO PARRTICIPATIVO JOVEM – PORTO SANTO

 

No âmbito das disciplinas de Geografia e Tecnológica I, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º e 3º ano), submeteram um conjunto de propostas ao orçamento participativo jovem do Porto Santo.
O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto Santo e tem como principal intuito envolver os jovens, dos 16 aos 30 anos, residentes na Ilha Dourada, a participar democraticamente nas decisões das políticas públicas, sendo agentes interventivos e contribuindo com as suas ideias e opiniões para a melhoria da nossa Reserva da Biosfera.
As 13 propostas submetidas abrangem as seguintes temáticas: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Educação; Desporto; Cultura; Saúde; Igualdade e Inclusão Social. Por motivos técnicos, não foi possível submeter 3 propostas.
A terminar, fica um agradecimento especial à professora Licínia Soares pelo apoio e pelos esclarecimentos prestados.

 

 


SEMANA DA EUROPA 2023

Os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º e 3º ano), em conjunto com o Clube Europeu da nossa escola, dinamizaram a Semana da Europa, entre os dias 8 a 11 de maio.
O Dia da Europa celebra-se a 9 de maio, evocando a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950, que constituiu o primeiro passo para a construção de uma Europa unida, com a paz enquanto alicerce fundamental. Passados mais de 70 anos a Europa continua a reinventar-se para fazer frente aos múltiplos desafios que a assolam.

O Dia da Europa é uma oportunidade para relevar os valores defendidos pela União Europeia e mostrar que o seu lema "Unida na Diversidade" é a força motriz que permite enfrentar todos os desafios.
Este ano, no Dia da Europa fez-se o lançamento do Ano Europeu das Competências, com o objetivo de impulsionar a aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente, melhorando as competências, adequando as aspirações das pessoas às oportunidades no mercado de trabalho e cooperando com os parceiros sociais e as empresas.
Ao longo do corredor e do Hall do Bloco 2, bem como na Cantina da Escola, foram expostas as bandeiras dos estados membros; material alusivo à União Europeia; jogos; desdobráveis; personalidades e monumentos europeus. Em termos de cidadania europeia, a situação da Ucrânia não foi esquecida pelos nossos alunos.


A terminar, fica um agradecimento especial às professoras Nádia Duarte e Joana Mora, bem como à Dona Maria José (chefe dos funcionários), pela colaboração.

 

  

  

  

 


AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DA CPCJ

Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Inserido nessa temática, do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, diversos membros da comissão alargada, da CPCJ estiveram presentes no edifício do Campo de Baixo, no passado dia 28 de abril, onde sensibilizaram os nossos alunos e professores para esta questão.


Amor é atenção proteção
Mas também outras tantas coisas
É querer bem
É tratar bem
É sonhar


Agradecemos à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Santo a disponibilidade para abordar este assunto com a nossa comunidade.
 

  

 


 

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS

Duas enfermeiras do Centro de Saúde do Porto Santo, em articulação com a Escola, efetuam sensibilização, aos alunos, sobre a importância da higiene das mãos. O Dia Mundial da Higiene das Mãos é assinalado anualmente a 5 de maio para promover e apoiar uma cultura de lavagem das mãos, ao mesmo tempo que se aumenta a consciência e a compreensão desta prática eficaz e económica de ajudar a prevenir a propagação de doenças.

O tema deste ano, “Unidos em prol da segurança: lave as suas mãos”, centra-se especificamente nas unidades de saúde, lançando um apelo a todos os profissionais de saúde, doentes e seus familiares para que se unam na higiene das mãos de modo a alcançar uma cultura de cuidados mais seguros e de melhor qualidade.


Todos os anos, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) SALVE VIDAS: Higienize suas mãos, que começa em 5 de maio, tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo. Fonte: OMS

 

 


 

 À DESCOBERTA DOS SENTIDOS


Crianças da sala 4 anos da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco, sob o mote, “à descoberta dos sentidos” participaram, no passado dia 28 de abril, no projeto dinamizado pelo Centro de Recursos Educativos Especializados do Porto Santo (CREE), na Sala Snoezelen.

Esta sala está equipada com material para estimulação sensorial e é uma forma de intervenção avançada que permite que sejam estimulados vários sentidos num espaço seguro e cativante. Situa-se no Centro Comunitário da Ilha Dourada. A dinamização desta atividade tem em conta que o desenvolvimento das crianças é feito de experiências e por esse motivo é benéfico proporcionar o maior número de sensações possíveis, o mais precocemente possível.

O projeto do CREE foi dinamizado pela psicóloga Sara Peixe, psicomotricista Joana Gonçalves e terapeuta da fala Catarina Mendonça, tendo participado ainda as educadoras da sala dos 4 anos. Este projeto visa, globalmente, proporcionar diversas experiências multissensoriais para todas as crianças, com idades compreendidas entre os 6 meses e os 5 anos de idade e realizar-se-á ao longo do ano letivo 2022/2023.

  



 

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS

No dia 5 de maio, a nossa escola celebrou o Dia Mundial da Higiene das Mãos, com a dinamização de uma ação de sensibilização da responsabilidade do Centro de Saúde do Porto Santo, que contou com a presença das enfermeiras, Patrícia Soares e Joana Fonseca. Nesta ação de sensibilização estiveram presentes os docentes e alunos do 2.º Ciclo.
Agradecemos a todos a disponibilidade.

 

 



 

 PALESTRA EM NOME DA RESERVA DA BIOSFERA - SEJA BIOKEEPER

No âmbito do Projeto "Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes", no dia 5 de maio, decorreu na nossa escola uma Palestra em nome da Reserva da Biosfera – Seja um Biokeeper e uma ação sensibilização sobre a biodiversidade e sustentabilidade, tendo como oradora a Professora Fernanda Rollo. 

Esta atividade contou com a participação dos docentes e dos alunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e do Ensino Profissional.
Agradecemos a todos pela disponibilidade.

 

 


 FESTIVAL DAS RESERVAS DA BIOSFERA PORTUGUESAS

No dia 4 de maio, decorreu na nossa escola uma apresentação da exposição e explicação da florestação do Pico do Castelo e obra de Schiappa de Azevedo, promovida pelo Câmara Municipal do Porto Santo, com a participação do Mestre Adriano Andrade - IFCN, e uma sensibilização sobre a Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, dinamizada pela Coordenadora do Projeto, Dr.ª Licínia Soares.


Nesta atividade estiveram presentes os alunos do 2.º e 3.º ciclos, agradecemos a disponibilidade dos docentes para participar nesta iniciativa.

 

 

 


 

CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE MÁRIO CESARINY


No dia 9 de agosto de 1923 nasceu Mário Cesariny, poeta e pintor, considerado o principal representante do surrealismo português.
A Escola BS PE C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, do Porto Santo, celebra o centenário do seu nascimento com uma exposição de trabalhos recriados a partir de algumas obras de arte deste pintor, com poemas e cartazes alusivos ao evento, organizado pelo Baú de Leitura.
Os trabalhos expostos foram realizados pelos alunos do 10.º AV e 11.ºAV, na disciplina de Desenho A, orientados pela professora Solana Rodrigues; os cartazes pelas alunas do 12.º AV, na disciplina de Oficina de Multimédia B, orientados pela professora Dalila Peixe.
Agradecemos a todos os que estiveram envolvidos nesta atividade.


Baú de Leitura – Porto Santo

  

  

 


CONHECER PARA PRESERVAR II

A turma do 3° ano, realizou no dia 28 de abril, uma visita de estudo interpretativa ao Museu do Cardina, na Camacha, em articulação com o gabinete do ambiente do Município. Pretendeu-se não só mostrar um pouco da vida dos porto-santenses num passado bastante recente, mas também ver ao vivo o património local. Este Museu Etnográfico é um projeto de vida do seu proprietário e um legado às gerações vindouras. Os alunos mostraram muito interesse, colocaram questões, apreciaram tudo o que viram e, acima de tudo, enriqueceram as aprendizagens que também se pretendem diversificadas.

A Escola, os docentes e seus alunos agradecem a amabilidade e a total disponibilidade do sr. José Cardina Melim e o transporte gentilmente efetuado pela Câmara Municipal do Porto Santo.

 


 

No âmbito da comemoração do European Maritime Day, no passado dia 20 de abril, os alunos do 8.º B visitaram a área de intervenção na praia da Calheta. Com a boa disposição característica da turma, recolheram cerca de 6 kg de lixo da zona dunar e ainda dois enormes sacos de rizomas de canas vieiras (exótica infestante).

 

 



CONCURSO DESAFIOS D´ARTE 

 

No concurso “Desafios d'Arte”, a nossa escola destacou-se com as obras dos seguintes alunos:


- A Violoncelista, de Rodrigo Dias, do 8.º B;
- Desconstrução geométrica, de João Bernardo Dias, do 8.º C;
- O nascer das borboletas, de Dinis Melim, do 8.º C;
- A fusão de dois mundos, de Filipa Oliveira, do 8.º C.

Parabéns aos alunos participantes!

 

 



 SEMANA CONTRA A INDIFERENÇA

 

O grupo de Educação Especial irá dinamizar nos dias 26, 27 e 28 de abril a atividade "Semana contra a indiferença", com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de aceitar/viver com a diferença.
O respeito pela diversidade é compreender que todos somos iguais e, ao mesmo tempo, reconhecer a singularidade e as diferenças de cada um, seja a religião, crenças, estado civil, género, orientação sexual, deficiência, nacionalidade, idade, raça, entre outras.

 


 

  Suplemento do DN Madeira “A Tua Vez”

 


Trabalho artístico do nosso aluno, Rodrigo Dias, do 8.º ano, turma B, que podemos consultar na página 3.




 ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA 2022

 

Depois de uma primeira experiência em 2020, em que foram submetidos 12 projetos, a escola não participou nesta iniciativa no ano seguinte (2021).
No ano letivo 2022/2023, o professor Francisco Abreu submeteu 3 projetos (Quinta Pedagógica; Clube das Alterações Climáticas – Porto Santo; Fábrica Colombo). A placa já se encontra afixada no corredor do bloco 1.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.
Assim, a atribuição desta placa, é o reconhecimento da qualidade dos projetos desenvolvidos com os nossos alunos.
Na nossa humilde opinião, a escola reúne outros projetos de qualidade que merecem ser divulgados e submetidos à iniciativa “Escola Amiga da Criança”. 

 


 

No âmbito da comemoração do 25 de Abril, os alunos da turma 1.º OI - CEF elaboraram um cartaz relativo a este feriado nacional na disciplina de Cidadania e Mundo Atual, lecionada pela docente Marta Monteiro.

 


 

No passado vinte e um do presente mês, os alunos Mariana Brito Fonseca e João Marinho Saraiva do Vale Santos, deputados efetivos da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, participaram na reunião de comissão do Parlamento Jovem Regional - XXIII Edição, com o tema "Saúde mental nos jovens". Esta atividade decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira. A docente responsável pela dinamização do projeto, Marta Monteiro, preparou e acompanhou os alunos.
Os nossos alunos estão de parabéns, pelo exercício de cidadania ativa.

 


 

WORKSOP - CORDOFONES E TRADIÇÕES MADEIRENSES 

 

 No dia 21 de abril os alunos do 6.º ano, estiveram presentes num workshop, promovido pelo Conservatório de Artes da Madeira. Os alunos poderam experimentar os vários instrumentos e conhecer a história de cada um. 

 

 


 

 PROJETO "APRENDER COM O CINEMA"

 O projeto “Aprender com o Cinema” assenta na projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno. Os alunos do 1.º Ciclo, durante o 2.º período, nas aulas TIC, visualizaram o filme "O Touro Ferdinando", explorando as temáticas/valores, da Amizade, Respeito pela Diferença e Preservação da Natureza.
As crianças, após visionamento do filme, realizaram pesquisas geográficas no Google Earth, de forma a localizar o país e a localidade onde se passa a ação.

 


 

No passado dia 21 de abril, teve lugar na nossa escola, uma sessão de esclarecimento sobre o programa "Jovens em formação", dirigida pelo Diretor Regional da Juventude. Estiveram presentes os alunos do 9.º ano e da turma CEF - Operador de Informática.

 


 

DIA MUNDIAL DO LIVRO


"O livro é uma extensão da memória e da imaginação."
Jorge Luís Borges.

 


 


 

CONCERTO PEDAGÓGICO - CORDOFONES MADEIRENSES

 

No dia 20 de abril, estiveram presentes na nossa escola um quarteto do Conservatório de Artes da Madeira, com objetivo de apresentar o trabalho que estão a desenvolver no âmbito do projeto "Cordofones e Tradições Madeirenses". 

 


 

SEMANA DE INTERCULTURALIDADE


Os alunos da turma do 3.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco participaram na “Semana da Interculturalidade: Somos pela diversidade”.
Esta iniciativa da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza contou com a colaboração da Câmara Municipal do Porto Santo, com os trabalhos dos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (3º ano) da nossa escola e de outras instituições locais.
“Esta exposição teve como principal objetivo contribuir para o aumento da consciência de todos para a importância da diversidade cultural, de construir pontes para dialogar, confiar, respeitar, compreender o outro e dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos.” (in https://cm-portosanto.pt/). 

  

 


 

 

 


 

  DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS - 18 DE ABRIL


Os alunos do 9ºB participaram na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Património e Mudança”.
Assim, na aula de Geografia, os alunos foram convidados a deslocar-se ao centro da cidade, a fim de observar e analisar os principais monumentos e as memórias do Porto Santo – esta atividade integra-se na estratégia interdisciplinar do conselho de turma, alusiva à temática “Património Local”.
Com o tema “Património e Mudança” pretende-se divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde.
Refletindo os desafios e ameaças do tempo em que vivemos, “Património e Mudança” traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança.
A terminar, conclui-se que, nas aulas de Geografia o docente continuará a promover o potencial e a defesa do património no caminho para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa.

 

 


 

 MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DA HORTA BIOLÓGICA


Envolvemos os nossos alunos, do 1.º Ciclo, no processo de manutenção e preservação da nossa horta biológica. O objetivo geral é sensibilizar e consciencializar os alunos para a importante considerando: a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada um de nós. Os objetivos da horta biológica, que envolvem alunos, pessoal docente e não docente, são os seguintes:
despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas;
consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.
criar, na escola, uma área verde, produtiva pela qual todos se sintam responsáveis;
cultivar a perceção visual, tátil e olfativa usando a textura do solo, dos cheiros e da humidade

  

 



PROJETO DUNNY


“A mochila foi repleta de boa disposição e já não houve espaço para o chapéu e água. Este é o tipo de opções que alunos tomam numa saída para identificação de plantas endémicas e invasoras na praia do Porto Santo.
O bom tempo ajudou ao projeto "Dunny", infelizmente os professores não deixaram os alunos do 8ºB irem a banhos nestas belas manhãs de sol.”

 

 

 


 CAMINHADA INTERPRETATIVA AO PICO BRANCO E TERRA CHÃ
ATIVIDADE QUE DEU A CONHECER A RIQUEZA DAS PLANTAS ENDÉMICAS E NATIVAS DA RESERVA DA BIOSFERA DA ILHA DO PORTO SANTO


No dia 28 de março, a Câmara Municipal do Porto Santo promoveu uma caminhada interpretativa PR1 - Vereda do Pico Branco e Terra Chã, para cerca de 30 alunos e 5 docentes da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.
Esta caminhada teve a colaboração da bióloga Susana Fontinha e do Corpo da Polícia Florestal do IFCN, que com os seus conhecimentos a nível de botânica deram a conhecer a riqueza das plantas endémicas e nativas da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, sendo o Pico Branco um dos sítios de geodiversidade com mais endemismos.
Durante a caminhada, os docentes que acompanharam as turmas consolidaram alguns conteúdos ao nível da geologia e biologia, enriquecendo esta atividade.
Para Licínia Soares, gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, ‘’esta foi uma atividade muito enriquecedora, com muitas aprendizagens, através desta caminhada pela natureza com a identificação das plantas, observação das paisagens pintadas de verde, salpicadas de amarelo das “azedas” e rosa dos cardos e massarocos, respirar o ar puro da serra também contribuiu, sem dúvida, para um momento de convívio e bem-estar físico’’.

 

 

 

 


DIA MUNDIAL DO TEATRO

No dia 27 de março comemora-se o Dia Mundial do Teatro, o Clube de Teatro da nossa escola aderiu à atividade Hora T, no âmbito do projeto da Modalidade Artística de Expressão Dramática/Teatro em desenvolvimento nas escolas do ensino básico e secundário da RAM.

Nesse contexto apresentamos uma dramatização de O Poema pouco original do medo de Alexandre O'Neal. Um país sem Cultura é um país sem educação.

Viva o Teatro! #teatrodsea2023

  


 

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO "VIAGEM DE FINALISTAS"

 

 No dia 27 de março, pelas 18:30, na sala 10, a P.S.P., realizou uma ação de sensibilização, alertando para eventuais situações que possam ocorrer durante a viagem dos alunos finalistas. Nesta ação, estiveram presentes, os alunos finalistas, os Encarregados de Educação, os docentes e padrinhos, que vão acompanhar os finalistas nesta viagem, que fecha mais um ciclo de estudos.
Agradecemos a disponibilidade do Agente e Subcomissário da P.S.P. e a todos os que tornaram este evento possível.

 

 

 


 

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PEAS

Decoração de Manjericos para as barracas de S. João, uma atividade no âmbito da Educação Ambiental, da responsabilidade do Gabinete do Ambiente, da Câmara Municipal, realizada a 24 de março de 2023.

 

 

 


SESSÕES DE ASTRONOMIA - PLANETÁRIO MÓVEL

No dia 23 de março de 2023, os alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo participaram numa atividade denominada: Sessões de astronomia - Planetário móvel, que se realizou no Ginásio da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo. Foi uma atividade extremamente enriquecedora!

 


 

As duas melhores (e únicas) alunas da turma de Geologia do 12.º CT, realizaram uma saída de campo ao geossítio PSt3 – Morenos, local onde puderam observar in situ alguns aspetos evidenciados no extrato da carta geológica, relacionando as diferentes rochas com as etapas da formação da nossa ilha.
A atividade foi idealizada na ação de formação Geodiversidade do Arquipélago da Madeira. 

 

 

 


DE REGRESSO AO «ESCRITÓRIO»

 

Nada melhor que a natureza para uma verdadeira aula de Geografia.
Na lecionação dos Módulos “O Turismo no Mundo Atual - Uma Indústria Globalizante” (Geografia) e “Planeamento Turístico e Impactos do Turismo” (Tecnológica I), os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (3º Ano) participaram numa saída de campo à antiga vigia das baleias, no sítio do Pedregal.
Os objetivos foram largamente atingidos, reinando a boa disposição e troca de ideias sobre as mais-valias desta área ao nível do turismo. Na descida fomos acompanhados pelo popular “Quim Barreiros”, regressando ao som da “Ana Moura”.
Como podemos observar nas fotos, a ilha está lindíssima. As «azedas» e o massaroco do Porto Santo (Echium portosanctensis) dão um colorido especial à paisagem.
Destacamos, ainda, o património construído (habitações degradadas e paredes que suportavam os terrenos agrícolas) – os alunos demonstraram a sua admiração pelos nossos antepassados, pela sua resiliência, capacidade de adaptação e a coragem para viver nesta zona da ilha.
O percurso, um pouco cansativo, é acessível e encontra-se bem sinalizado na paisagem - os alunos destacaram a necessidade urgente de classificar e recuperar a antiga vigia das baleias, permitindo aos locais e aos turistas conhecer um pouco da nossa história.
Numa visita ao calhau do Pedregal, fomos surpreendidos por muito lixo (principalmente plásticos), pelo que vamos alertar as autoridades locais para uma possível campanha de limpeza desta área.


A terminar, fica um agradecimento aos Srs. Hélder Batista e Élvio Ornelas pela colaboração, sem a qual não seria possível a realização da atividade.

 

 

 

 


 

PLANO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA

 Realizou-se no edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, a Fase Concelhia (Categoria A) 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a presença de alunos da nossa escola e do Externato N.ª Sr.ª da Conceição. Esta atividade, da responsabilidade dos docentes de Educação Física, do 1.º Ciclo, insere-se no Plano Regional de Educação Rodoviária/Taça Escolar de Educação Rodoviária, contou com o apoio da Câmara Municipal e da nossa Escola.


O PRER conta com uma realização do Governo Regional da Madeira – Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da DRE, da RAM, para desenvolver uma cultura de educação para a segurança rodoviária junto da comunidade educativa. A sua realização está a cargo da Divisão de Gestão de Projetos (DGP). Tendo em conta que é fundamental estimular uma cidadania responsável, há que desenvolver desde cedo competências, quer de ação, quer de conhecimento, passando pelas de atitude, relacionadas com comportamentos seguros em ambiente rodoviário, pelo que a escola se apresenta como um contexto privilegiado nesse sentido. Tal facto, justifica a pertinência da existência do supracitado Plano em contexto escolar, envolvendo a comunidade respetiva, desde a educação pré-escolar até alcançar o ensino secundário, passando pelo ensino básico, assim como pelos restantes setores da escola-comunidade educativa.

 

 


 

PARLAMENTO JOVEM REGIONAL

No passado dia treze de março, os alunos Mariana Brito Fonseca e João Marinho Saraiva do Vale Santos, deputados efetivos e Ana Nicole Freitas da Silva e Lara Micaela Mendonça Parreira, deputadas suplentes da Escola Básica e Secundária/ PE e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco participaram na primeira reunião preparatória do Parlamento Jovem Regional - XXIII Edição, com o tema "Saúde mental nos jovens". Esta atividade decorreu no Externato Apresentação de Maria, no Funchal. A participação da nossa escola contou com o patrocínio do Município do Porto Santo, que possibilitou a participação das jovens deputadas suplentes, o que não foi possível em edições anteriores.

A docente responsável pela dinamização do projeto, Marta Monteiro, preparou e acompanhou os alunos.
Os nossos alunos estão de parabéns, uma vez que foram eleitos para a reunião da comissão.
 

  

 

 


 

CONCURSO DE FOTOGRAFIA PAISAGENS DA MADEIRA

Um grupo de dez alunos das turmas B, C e D do 9.º ano participaram no Concurso de Fotografia Paisagens da Madeira, uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e da Direção Regional de Juventude.
Este concurso tem como principais objetivos disseminar junto dos alunos do 3.º ciclo das escolas da Região Autónoma da Madeira a importância da sua participação na vida democrática da União Europeia, bem como estimular a criatividade e o gosto pela fotografia.
Nesta edição, o referido concurso lançou o desafio para a captação de imagens sob a égide do tema “A Ilha e o Mar”.
Assim, os alunos acima mencionados, submeteram dez fotos originais, atribuindo um título e uma breve descrição da referida foto. De uma forma geral, as fotos tentam demonstrar a relação entre a ilha do Porto Santo e o Mar que nos rodeia.


Esta atividade decorreu na aula de Geografia, tendo o docente colaborado na seleção das fotos, revisão dos textos e submissão dos trabalhos.  

  


 

SAÍDA DE CAMPO

No âmbito do Concurso GEA-Terra Mãe, um grupo de alunos da turma do 3. ° ano realizou uma saída de campo a uma das levadas do Pico do Castelo, acompanhados por duas docentes.
Através de caminhos magníficos, construídos por “heróis” de outros tempos, a paisagem, a arquitetura e a vegetação envolvente fizeram as delícias dos caminhantes. Um agradecimento especial ao corpo de polícia florestal local do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, em especial mestre florestal Adriano Andrade e toda a sua equipa. Este passeio é uma experiência que recomendamos vivamente. 

  

 


 

DIA MUNDIAL DA POESIA

O Baú de Leitura da Escola BS PE C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo - celebou o Dia Mundial da Poesia (21/03) com uma exposição de textos poéticos criados por alguns alunos do 2º Ciclo (5º B e 6ºC) e do Ensino Secundário (12º CT e 1º TIS/TTAR).

Ao longo da manhã, ouviu-se poesia! Vários alunos declamaram os seus poemas e também foram escutadas as palavras de grandes poetas portugueses.

Baú de Leitura

  

  

  

 


 

DIA DA ÁRVORE

A turma do 1.° ano, acompanhada pelas docentes Filomena Barradas e Emília Silva realizou no dia 21 de março uma Atividade no Parque Florestal dos Salões, no âmbito dos temas “Os seres vivos do teu ambiente”, “Estações do ano - Primavera”, inseridos nas componentes de Estudo do Meio/Cidadania - “Dia da Árvore”. E que manhã bem passada.

 

 

 

 


 

Inspirados por xicogaivota e Vera Menezes, os formandos do curso EFA-Secundário propuseram a realização de uma ação de limpeza de material plástico de uma praia na zona norte da ilha. Averiguado o local e as condições de acesso, a manhã de sábado de 18 de março foi a escolhida, tendo em conta a disponibilidade dos formandos, para a concretização da atividade, tendo sido recolhidos vários sacos, cujo conteúdo será posteriormente separado e sujeito a inventariação.
Antes de ser dada por terminada a atividade, teve ainda lugar um saboroso almoço, com a tradicional espetada acompanhada de bolo do caco e boa disposição.


De referir que a iniciativa decorreu no âmbito da Atividade Integradora da turma EFA-S "Plástico: da solução ao problema".

 

 

 


 

ECO-ESCOLAS

Realizou-se hoje o 2° Conselho Eco-Escolas. Estiveram presentes alunos (maioria) e outros elementos da comunidade.

 


 “CAMINHADA INTERPRETATIVA”

No passado dia 15 de março, a turma do Ensino Recorrente da EBS com PE e Creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco realizou uma saída de campo, nomeadamente, uma caminhada interpretativa ao Pico do Facho (PR2) e à Levada do Pico do Castelo (PR3), a convite da responsável autárquica pela gestão da Reserva da Biosfera. A turma foi acompanhada pelo Corpo da Polícia Florestal do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), pela gestora da Reserva da Biosfera do Porto Santo e por outros elementos que frequentaram uma ação de capacitação no âmbito da Reserva da Biosfera.
Foi uma caminhada exigente do ponto de vista físico, mas que valeu a pena. Observámos paisagens maravilhosas, analisámos aspetos paisagísticos, geológicos e conhecemos alguma fauna existente na ilha e alguma flora endémica. Aproveitámos para aprender mais palavras portuguesas, para treinar a língua que estamos a aprender nas aulas e para recolher alguns resíduos que se encontravam naquelas zonas. Foi também uma boa oportunidade para conhecer as plantas que o IFCN está a reintroduzir no Porto Santo com a colaboração de outras entidades. Vimos árvores muito jovens a crescerem com vigor: Faias, Barbusanos e até alguns exemplares de Til.

O nosso grupo ficou com o desejo de conhecer mais profundamente a natureza da Ilha Dourada e de contribuir eficazmente para a sustentabilidade do ambiente. Agradecemos, por isso, às entidades envolvidas.

 

 

 

 


 

No âmbito da participação dos alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º Ano) no concurso escolar GEA – Terra Mãe, foi dinamizada uma saída de campo na disciplina de Tecnológica I.
Tendo em conta que o tema do presente ano letivo é “A Água do Arquipélago da Madeira”, os alunos deslocaram-se até às proximidades do aeroporto, a fim de observar algumas infraestruturas associadas à retenção da água (fontanários; tanques; noras; represas).
A atividade decorreu de forma positiva e os alunos demonstraram interesse nas informações prestadas, pois desconheciam a existência das referidas infraestruturas.
Houve, ainda, tempo para uma caminhada até à Língua de Vaca a fim de contactarem com as vacas do Sr. Filipe e observarem as «famosas» paredes de croché.
Esta atividade foi dinamizada pelo professor Francisco Abreu.

 

  

 


CLUBE DE TEATRO 

No dia 10 de março, o Clube de Teatro da nossa escola apresentou a peça "A Revolução", no XXXI Festival Regional de Teatro Escolar Carlos Varela, na Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal. Recebeu o Prémio Carlos Varela, o mais importante galardão do Festival Regional de Teatro Escolar da Madeira, parabéns aos alunos Gonçalo, Lorena, Benedita, Lara, Diogo e Francisca. Também o aluno, Diogo Pereira, foi distinguido com o prémio "O Melhor ator" neste festival que se realiza desde há 31 anos na Escola Secundária Jaime Moniz.

A nossa escola e o Porto Santo estão de parabéns!

 



No dia 7 de março, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 9ºC e 9ºD participaram no workshop “O Meu Corpo, os Meus Direitos”, com a professora Paloma Briote.
Esta atividade decorreu na véspera do Dia Internacional da Mulher e, curiosamente, decorria nas caixas multibanco uma campanha denominada “Somos Todas Muito Mais que um Corpo”.
A atividade decorreu de forma positiva e os alunos envolvidos concluíram que «cada um de nós é maravilhoso (a) demais para acreditar que a nossa beleza se limita ao nosso corpo».
Esta atividade foi dinamizada pelos professores Maria Luísa Barros e Francisco Abreu.
A terminar, fica um agradecimento especial à Professora Paloma por se disponibilizar a falar um pouco da sua experiência, das suas vivências e a deixar um conselho final: “É tempo das mulheres serem mais unidas, verdadeiras amigas e protegerem-se nos momentos difíceis

  

 


 PARLAMENTO JOVEM 2023

No dia 7 de março, a nossa Escola participou na sessão regional do Parlamento dos Jovens dedicado aos alunos do ensino secundário. Apesar da sua boa prestação, as medidas apresentadas pelos alunos Joana Mota, Leonor Ribeiro e Rodrigo Amaro não foram aprovadas pela maioria. O aluno Tiago Menezes integrou também a comitiva com a função de jornalista. O tema deste ano foi “A saúde mental nos jovens”. 

  

 

 


 CAMPEONATO REGIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS

No passado dia 3 de março, 9 alunos da nossa escola (1.º, 2.º e 3.º ciclos) participaram na fase final do 7.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos, no Pavilhão Gimnodesportivo Luís Mendes – Ribeira Brava. Seis desse alunos atingiram a final da competição e o aluno José Mira (2.º ciclo) conseguiu o 3.º lugar no jogo “Gatos e Cães”, o aluno David Silva (3.º ciclo) conseguiu o 3.º lugar no jogo “Produto” e o aluno Álvaro Varela (2.º ciclo) conseguiu o 2.º lugar no jogo “Rastros”.

Muitos parabéns a todos os envolvidos no Projeto.

 

 

 

 


EXERCÍCIO INTERNO DE EVACUAÇÃO


No dia 2 do mês de março do corrente ano realizou-se nesta escola um exercício de evacuação, baseado na simulação de incêndio. Este exercício envolveu toda a comunidade escolar presente no momento, correspondendo aproximadamente a 500 pessoas, entre alunos, professores e restantes funcionários.
Contou ainda com a presença do Coordenador da Proteção Civil Municipal, na qualidade de observador externo.
Estas atividades têm como principal objetivo fomentar uma cultura de prevenção e capacitação para situações de risco antes, durante e depois de um incêndio.

 


CORTA-MATO REGIONAL

 

 No passado dia 24 de fevereiro, a nossa escola participou na prova regional de Corta-Mato Jovem com 24 alunos nos diferentes escalões.
Conseguimos um 1° Lugar no escalão de Juvenis Masculinos, alcançado pelo aluno Tiago Menezes, do 11°CT e um 1° lugar por equipas.

Foi uma excelente participação! Parabéns pela prestação, pelo comportamento e pelo empenho! Apesar da chuva correu tudo bem!
Prova molhada, prova abençoada!

 


CARNAVAL - ANOS 70

 

No dia 17 de fevereiro, a nossa escola a convite da Câmara Municipal do Porto Santo, participou no desfile de Carnaval.  A coordenadora das atividades de complemento curricular, vem por este meio agradecer a toda a equipa que esteve à frente da decoração do carro alegórico do edifício das Matas (Técnico Carlos Pereira, Prof.º Francisco Abreu, Prof.ª Solana Rodrigues e Prof.ª Dulce Agostinho), na montagem do som (Prof.º Armando Neves) e às entidades locais (Governo Regional, Câmara Municipal do Porto Santo e Núcleo do Conservatório do Porto Santo e Casa do Povo do Porto Santo).
Este agradecimento é extensível a toda comunidade escolar que participou neste evento. 

  

 

 

 


"HOTEL PARA INSETOS”

Os alunos do 1.º Ciclo, do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, construíram, com o apoio do Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal, um hotel para insetos e abordaram a importância destes para o equilíbrio do meio ambiente e da própria vida. Vamos colocar o Hotel na horta pedagógica do edifício e agradecemos à Câmara Municipal do Porto Santo, em nome da Escola, a atividade realizada com os alunos. 

 

 


 MANTER AS TRADIÇÕES

Quem não gosta de comer, por altura do Carnaval, de um bom par de “sonhos”? Foi isso que se fez no dia 16 de fevereiro, com o apoio da empresa Gertral, do Snack Bar Mais Sabor e da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco. Foram confecionados centenas de sonhos para dar a provar aos nossos alunos, do edifício do Campo de Baixo e da Creche, mantendo uma tradição regional de Carnaval. Aproveitamos para agradecer o gentil apoio das referidas empresas, em especial à D. Nádia e Sr. Leandro, na oferta dos ingredientes e na confeção das iguarias típicas, respetivamente.
Por fim, neste dia, os alunos vieram disfarçados, com um acessório, reutilizado, reciclado utilizando a sua imaginação. Eis alguns exemplos. Parabéns a todos! Viva o Carnaval.

  

 


 ATIVIDADE GÍMNICA • 1.º CICLO

Os alunos do 1.º Ciclo, do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco participaram, no dia 15 de fevereiro, numa atividade gímnica conjunta com os alunos do Externato de Nossa Senhora da Conceição, a cargo dos professores, Rui Beleza e Vânia Morgado. A atividade desportiva envolveu cerca de cinquenta alunos e decorreu no pavilhão gimnodesportivo do edifício das Matas. Contou, ainda, com a colaboração do Município do Porto Santo, no transporte de todos os alunos e pessoal docente e não docente.

  

 

 


 "NO NAMORO NÃO HÁ GUERRA" 

No dia 14 de fevereiro de 2023, indo ao encontro da celebração do Dia de São Valentim, a Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do projeto “Escola Segura”, dinamizou uma ação de sensibilização intitulada “No namoro não há guerra”, destinada aos alunos do ensino secundário.
Esta ação de sensibilização, teve com objetivo, prevenir a violência doméstica genericamente e no namoro especificamente.
Estiveram presentes os alunos do 12.ºLH|CSE, 12.º CT|AV e os alunos do 11.ºLH|CSE|AV, acompanhados pelos docentes (Prof.ª Gina Mendes, Prof.ª Andreia Mota, Prof.ª Zulmira Ruivo, Prof.ª Filomena Oliveira, Prof.ª Lídia Vasconcelos, Prof.ª Dalila Peixe e Prof.ª Solana Rodrigues).
Agradecemos a disponibilidade da PSP pela iniciativa e aos docentes pela participação com as suas turmas.

  

 

 


O AMOR É...

14|02 – DIA DE SÃO VALENTIM

Denominado dia de São Valentim, a data, instituída no século III, continua a ser uma referência entre os jovens e os adultos que celebram a união amorosa e a amizade. Na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, pretendeu-se que este dia fosse de reflexão, de partilha de carinho. Assim, os alunos foram incentivados a escrever mensagens para os seus amigos e/ou namorados, durante a primeira quinzena de fevereiro e no dia da comemoração desta data foram convidados dois alunos para serem os mensageiros e entregarem as missivas nas diferentes turmas.

Atividade dinamizada pelo projeto Baú de Leitura.

 

     

 DIA DE SÃO VALENTIM

Os alunos do 1.º Ciclo, do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, assinalaram o Dia de São Valentim interpretando magnificamente uma canção de Carlos Paião, com a supervisão artística da prof. Margarida Galvão. Posteriormente, neste dia da amizade, sob o mote do amigo secreto, abriram-se as cartas, para espanto e alegria das nossas crianças e registaram-se dezenas de fotos. Para esse efeito foi construindo um marco de correio “Mailbox” para acolher tantas cartas de amigos secretos.

  

 


"DIA DO 112"

No dia 14 de fevereiro de 2023, a Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do projeto “Escola Segura”, dinamizou uma ação de sensibilização sobre o “Dia do 112”, destinada aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Esta ação teve como objetivo, sensibilizar os alunos para a utilização correta e responsável do número 112, indo de encontro à comemoração do Dia Europeu do 112.
Nesta ação estiveram presentes os alunos das turmas do 5.º A, 5.º B e 5.º C, acompanhados pelos respetivos docentes (Prof.ª Cátia Ornelas, Prof.º António Iglésias e Prof.ª Ana Fátima Ornelas).
Agradecemos a disponibilidade da PSP pela iniciativa e aos docentes pela participação.

  

 

 


 

No dia 15 de fevereiro, pelas 11:40h, os alunos do CEF - Operador de Informática (1° ano) e do 11° ano de Línguas e Humanidades estiveram presentes na Biblioteca Municipal do Porto Santo para participar na atividade sobre a revista Islenha número 70, dedicada única e exclusivamente à ilha do Porto Santo, dinamizada pela Dra. Cláudia Faria, diretora desta revista desde 2020.
Esta atividade contou com a colaboração das professoras, Carla Rosado e Marta Monteiro.
Direcionada para o público estudantil adolescente, procurou-se com esta atividade promover e divulgar a Memória coletiva do povo ilhéu, nomeadamente o porto-santense, educando para a cidadania ativa trazendo os jovens a visitar mais vezes ambientes culturais e fomentando o gosto pela leitura recreativa.

 

 


ATIVIDADE INTERGERACIONAL COM UNIVERSIDADE SÉNIOR DO PORTO SANTO

 

Na passada dia 10 de fevereiro, os alunos do 2.º ano, do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, visitaram as instalações da Universidade Sénior do Porto Santo, a convite da Coordenadora de atividades, prof. Nazaré Cunha.
A atividade juntou os alunos do 1.º Ciclo e alunos mais experientes, da Universidade Sénior, numa sessão de uma hora que aproximou gerações. Foi uma experiência altamente enriquecedora. Acompanharam os nossos alunos os professores Raimundo e Elisabete. Agradecemos à Câmara Municipal do Porto Santo, em nome da Escola, o transporte das crianças e adultos.

  

 


 

Sabiam que o arquipélago da Madeira pertence ao grupo de ilhas oceânicas com maior diversidade de moluscos terrestres, por unidade de área, em todo o Mundo, a par do Hawai e das ilhas Maurícias?


Conhecer a biodiversidade que nos rodeia é fundamental para promover a sua proteção. Como tal, no passado dia 8 de fevereiro, o grupo disciplinar de Biologia e Geologia proporcionou aos alunos do 8º ano e do 1º ano do curso TTAR a ação de sensibilização “Moluscos do arquipélago da Madeira”, promovida pelo lnstituto Português de Malacologia/Delegação Regional da Madeira e dinamizada pela bióloga Cristina Abreu, com o objetivo de divulgar a importância da conservação dos habitats e das espécies endémicas e a sua contribuição para a sustentabilidade ambiental.
No dia anterior, a bióloga esteve ainda reunida com o curso EFA-Secundário, tendo abordado, não apenas a diversidade malacológica do arquipélago da Madeira e as suas especificidades, mas também o papel da presença/atividade humana, no âmbito da Atividade Integradora “Plásticos: da solução ao problema”, nomeadamente ao nível dos microplásticos, que têm vindo a revelar um forte impacte não apenas no ambiente, mas também na nossa saúde.

  

  

 


 DIA DA INTERNET MAIS SEGURA 2023

 

No âmbito do Dia da Internet Mais Segura ( SeguraNet.pt), os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática - Sistemas e os alunos do 12º Ano, Curso Línguas e Humanidades, criaram cartazes, que estão estiveram expostos, no átrio da escola, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar, para uma navegação online segura.

  

 

No Dia Internacional da Internet Segura, 7 de fevereiro, os alunos do 1º Ciclo exploraram a página SeguraNet e visualizaram alguns vídeos. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para criar um ambiente virtual mais responsável e seguro. Entre os principais desafios que precisam ser enfrentados, destacam-se a segurança de dados e o combate à desinformação.

 


 

âmbito da atividade integradora do curso EFA-Secundário, subordinada ao tema “Plástico: da solução ao problema”, decorreu no passado dia 7 de fevereiro a apresentação do estudo “Efeitos de utilização de sementeiras biodegradáveis no desenvolvimento de alface e feijão mungo verde em modo de produção biológico”. Este trabalho resultou de um estágio, em contexto de trabalho, proposto pela Divisão de Inovação Agroalimentar - DIA, da Direção Regional de Agricultura (DRA), realizado pelo aluno Thiago Gomes do Curso Superior Técnico Profissional em Agricultura Biológica, da Universidade da Madeira.
O trabalho consistiu na transformação dos resíduos agrícolas de banana, vinha e cana de açúcar em protótipos de sementeiras biodegradáveis, procurando assim averiguar-se a sua viabilidade ao nível da substituição do plástico descartável geralmente utilizado nas sementeiras, nomeadamente ao nível das culturas de alface (Lactuca sativa L.) e de feijão mungo verde (Vigna radiata L.) em dois ensaios realizados em condições de estufa e ao ar livre.
Tendo sido obtidos resultados positivos, no que concerne ao desenvolvimento das plantas e nível de retenção de água dos protótipos de sementeiras, foi contudo salvaguardada nas conclusões, a necessidade de um maior aprofundamento deste tipo de estudos e o alargamento a outras espécies de interesse.
Esta foi uma ótima oportunidade para os alunos do curso EFA-S conhecerem os esforços que estão a ser levados, a nível regional, para o combate ao plástico descartável e a procura por alternativas mais sustentáveis e amigas do ambiente.
Um agradecimento especial ao Thiago Gomes, não só pela cativante apresentação, mas também pela disponibilidade e partilha, bem como à Engenheira Natália Silva da Direção Regional de Agricultura (DRA). 

  

 


No âmbito da Estratégia para a Cidadania, os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática - Sistemas, do 1.º ano, na disciplina TEC III, realizaram trabalhos sobre a temática “Igualdade de Género”. Foram criados boletins informativos sobre a igualdade de género, no desporto, nas profissões, sobre o ODS 5 e sobre o conceito da temática. Estes trabalhos estão expostas nas sala 30.

   

 

 


PROJETO GOLFE NA ESCOLA

Teve lugar no passado dia 21 de janeiro o primeiro "Torneio Pitch &Putt Challenge" no âmbito do Projeto ""Golfe na Escola", dinamizado pela Professora Elisabete Sousa em colaboração com o Porto Santo Golfe, na pessoa do Diretor Técnico e Profissional de campo, Alfredo Cunha.
A competição teve lugar no percurso "academy course" num percurso de 4 buracos.
Os vencedores foram:
Competição Masculina:

  • 1º classificado geral: Rafael Brito
  • 1º classificado CHIPS: Alcino Drumond
  • 1º Classificado PUTTS: Tomás Câmara

Competição feminina:

  • 1º classificada geral: Rosalina Rodrigues
  • 1º classificada CHIPS: Ana Raquel Maia
  • 1ª classificada PUTTS: Regina Dias

Um agradecimento especial ao Porto Santo Golfe, na pessoa do Diretor e Profissional de Campo, Alfredo Cunha pela colaboração prestada, ao Miguel Pereira, à Fátima Pereira, ao João Pedro Paixão, ao Paulo Correia e ao Professor Bruno Santos, pela ajuda imprescindível na organização do evento, à Câmara Municipal do Porto Santo pela cedência do transporte e à D.ª Paulina pelo lanche com que nos presenteou.

   

  

 


AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO - SIM À DIFERENÇA

 

 No dia 20 de janeiro, através do Programa Escola Segura, a PSP, dinamizou uma ação de sensibilização, no âmbito da não discriminação em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem, bem como em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais e no combate a todas as formas de violência contra as mulheres.

Esta ação tem como objetivo principal, a prevenção de todas a formas de discriminação e da prática de crimes motivados por ódio, incutindo nas crianças e jovens visados (alunos do ensino básico do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário) o respeito pelas diferenças e pelos direitos humanos, celebrando simultaneamente a efeméride do dia mundial da liberdade (23JAN) criado pela ONU e proclamado pela UNESCO.

 

 

 

 


 

Na terça-feira, 17 de janeiro, dois alunos do 12.º ano CT, por intermédio da disciplina de Biologia e do Projeto Escola Azul, participaram na 5.ª Campanha de Monitorização da Qualidade Química e Ecológica das Massas de Águas Costeiras da RAM, acompanhados pelo Prof. Emanuel Almada.


Um programa de monitorização segundo as disposições da Diretiva-Quadro da Água (DQA), que estabelece o enquadramento para a gestão sustentável da água, destacando-se como principal objetivo ambiental o de se alcançar o Bom estado de todas as massas de água superficiais. 

 

 

 


 EUGÉNIO DE ANDRADE - 100 ANOS

 

O “Baú de Leitura” homenageia Eugénio de Andrade, assinalando o centenário do nascimento do poeta (19/01/1923 - 2023) com uma exposição na Escola BS PE C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo. A mostra “Eugénio de Andrade” revela uma coleção de retratos criados pelos alunos do Curso de Artes do Ensino Secundário e ilustrados com versos deste grande poeta português. Percorrendo a exposição, há oportunidade de poder desfrutar da leitura dos seus poemas. Agradecemos a colaboração das docentes de Artes Visuais do Ensino Secundário e dos respetivos alunos. 

 
 
 
 
 

 
Aproveitando os festejos do "varrer dos armários" e a vontade de abraçar um novo ano, os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) do ensino básico, secundário (certificação escolar e técnico de geriatria) marcaram presença num jantar convívio, no dia 13 de janeiro, com os respetivos professores, coordenadora do Ensino Recorrente Maria José Vital e funcionários do período noturno. Um encontro que possibilitou conversas e gargalhadas num ambiente descontraído, para além de um saboroso menu a cargo do "+Sabor".
Um feliz ano para todos!
 
 
 

 
 
O projeto Assembleia Municipal Jovem iniciou os seus trabalhos, com as turmas do 9.º ano de escolaridade, no dia 12 de janeiro, contando a Senhora Presidente da Assembleia Municipal, educadora Fátima Silva, e os docentes responsáveis pelo projeto, Roberto Nascimento e Emanuel Almada, com a colaboração da gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, professora Licínia Soares, uma vez que as propostas a apresentar inserem-se no âmbito desta temática.
Foi apresentado aos alunos o que é uma Reserva da Biosfera, como também, outras particularidades da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, nomeadamente, a área compreendida e zonamento, as suas funções, os eixos estratégicos e objetivos do Plano de Ação, o património natural e cultural, entre outras especificidades.
Esta ação de sensibilização sobre a Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo teve como principal finalidade dar a conhecer aos discentes algumas particularidades do seu território, como também consciencializar os mesmos para a importância desta classificação da UNESCO e da sua contribuição no que diz respeito à preservação, conservação e valorização do património natural e cultural.
O nossos alunos terão, assim, a oportunidade de participar ativamente com as suas ideias e propostas, soluções para os problemas e desafios, em prol de uma Reserva da Biosfera mais sustentável e que contribua para melhorar a qualidade de vida de todos os porto-santenses.
 
 
 

“REGRESSAM AS TRADIÇÕES… VARRERAM-SE OS ARMÁRIOS NO PORTO SANTO”

Com o fim da época natalícia foi tempo de comemorar uma tradição regional: Santo Amaro, também conhecida como “o varrer dos armários". Por estes dias é habitual pequenos grupos organizarem-se para visitarem as casas de amigos e vizinhos para cantarem e verem as “lapinhas”, usando acessórios como vassouras e pás e serem brindados com as últimas iguarias que ficaram dos dias da Festa.
Associada a esta tradição regional, as instituições locais convidam as escolas para Cantar o Santo Amaro, onde os seus representantes máximos a todos recebem com alegria e oferecem uns doces e miminhos. Munidos de vassourinhas e instrumentos musicais, os nossos alunos do 1° Ciclo e do Ensino Recorrente estiveram na Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Gabinete da Administração Pública e, em jeito de agradecimento, cantaram canções alusivas à festividade.
A turma do 4° ano e os alunos do Ensino Recorrente foram, ainda, convidados para visitarem o Lar de Idosos, que aos poucos e com segurança se volta a abrir ao Mundo, onde cantaram e levaram um pouco de alegria a quem vive o inverno da vida e a quem deles cuida com esmero. Deixaram uma pequena lembrança e receberam uns lindos aventais, recheados, feitos por mãos enrugadas, mas cheias de sabedoria.
Todos os alunos e docentes agradecem a tarde que lhes foi proporcionada, que permitiu voltar a encher de vida o centro da cidade, após um interregno de dois anos, devido à pandemia. Bem-haja e votos de um ano com saúde e muitas realizações em prol da nossa ilha!
 
 
 
 
 
 

 “À DESCOBERTA DOS SENTIDOS NA SALA SNOEZELEN”

 

Crianças das salas dos 3/4 anos da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco, sob o mote, “à descoberta dos sentidos” participaram, no passado dia 6 de janeiro, no projeto dinamizado pelo Centro de Recursos Educativos Especializados do Porto Santo (CREE), na Sala Snoezelen. Recorde-se que a Sala Snoezelen está equipada com material para estimulação sensorial e é uma forma de intervenção avançada que permite que sejam estimulados vários sentidos num espaço seguro e cativante. Fica situada no Centro Comunitário da Ilha Dourada e pertence à administração pública regional.

A dinamização desta atividade tem em conta que o desenvolvimento das crianças é feito de experiências e por esse motivo é benéfico proporcionar o maior número de sensações possíveis, o mais precocemente possível. O projeto do CREE foi dinamizado pela psicóloga Sara Peixe, psicomotricista Joana Gonçalves e terapeuta da fala Catarina Mendonça, tendo participado ainda as educadoras da sala dos 3/4 anos.
Este projeto visa, globalmente, proporcionar diversas experiências multissensoriais para todas as crianças, com idades compreendidas entre os 6 meses e os 5 anos de idade e realizar-se-á ao longo do ano letivo 2022/2023.
 
 
 
 
 

ALUNOS DO 1.º CICLO EXPERIMENTAM O PADEL


         Realizou-se no passado dia 4 de janeiro, no Hotel Vila Baleira, a Atividade Padel da Escola, promovida pela Direção de Serviço do Desporto Escolar, da Direção Regional de Educação que juntou as turmas dos 3. ° e 4. ° Anos e os professores de expressão Físico-motora das Escolas EB1/PE com Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco e do Externato Nossa Senhora da Conceição, Rui Beleza e Vânia Morgado. Os alunos divertiram-se imenso deste novo contato com a modalidade de Padel, mostrando grande interesse, empenho e alegria, desejando que esta atividade se volte a repetir. Bem-haja a todos os participantes e colaboradores.

 

  

 


      “Plástico: da solução ao problema”

 

     É o mote da Atividade Integradora do curso EFA-Secundário que, ao longo do presente ano letivo, se irá debruçar sobre a problemática dos plásticos de utilização única e suas repercussões no ambiente e na nossa saúde. De forma a sensibilizar os formandos para o tema, foram dados a conhecer três projetos de diferente dimensão, tendo ficado patente a existência de um esforço coletivo para uma maior sustentabilidade do nosso planeta.
     No dia 3 de janeiro foi apresentado o projeto local “Porto Santo sem lixo marinho”, tendo sido apresentadas as atividades desenvolvidas e respetivos resultados.

     Por sua vez, no dia 5 de janeiro, os formandos conheceram o projeto ibérico “Mares circulares” que também tem vindo a implementar ações locais relacionadas com a redução de plásticos nos oceanos.

     Finalmente, no dia 10 de janeiro, a LIPOR - Associação de Municípios para Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, proporcionou-nos uma apresentação das diversas iniciativas levadas a cabo no âmbito da Educação Ambiental nos oito municípios integrantes relativamente à problemática em causa, nomeadamente com o projeto “Há rio e mar, há lixo para transformar”.
     Para além da componente (in)formativa, estas sessões permitiram consciencializar os formandos para a necessidade de alteração nas nossas opções diárias, estando nas mãos de cada um de nós reduzir a utilização de plásticos descartáveis e procurar alternativas mais amigas do ambiente para um futuro mais sustentável.
     Um agradecimento a todos os parceiros envolvidos nos projetos apresentados, em particular às dinamizadoras das sessões Sofia Lopes, Rita Alves e Ana Machado
.

   

 

  

 


 
Síntese dos Regulamentos dos concursos do Baú de Leitura
 
 
 

 
Realizou-se na sexta-feira, 2 de dezembro, o 1º Conselho Eco-Escolas.


DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

No dia 25 de novembro, as turmas do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º e 3º ano), organizaram uma exposição de cartazes alusivos à data acima mencionada.
Os referidos cartazes foram afixados no corredor do Bloco 3.
Esta atividade foi dinamizada pelo docente das disciplinas de Geografia e Tecnológica I, no âmbito da estratégia de Educação para a Cidadania ao nível do Ensino Secundário, onde foram trabalhados os domínios Direitos Humanos e Igualdade de Género.
Destaco a dinâmica das duas turmas, nomeadamente: todos os alunos participaram na atividade; estes podiam escrever uma frase original ou pesquisar na internet um slogan para sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática. Numa segunda fase, os alunos do 1º ano prepararam os cartazes e os seus colegas do 3º ano escolheram o espaço e montaram a exposição.
Enquanto houver uma mulher vítima de violência, não nos vamos calar!



FLORESTA AUTÓCTONE – 3º TTAR


No dia 23 de novembro, a turma do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (3º ano), comemorou o Dia da Floresta Autóctone.
Esta data foi estabelecida para promover a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural. A Floresta Autóctone consiste numa floresta de árvores originárias do próprio território.
Assim, foram plantados no jardim da escola: 2 exemplares do Massaroco do Porto Santo (Echium portosanctensis) e 2 exemplares de Cheiralophus massonianus (espécie de cardo naturalmente existente na área do Pico Branco).
Esta atividade foi dinamizada pelo docente das disciplinas de Geografia e Tecnológica I, no âmbito da lecionação do módulo: Portugal – As Áreas Rurais.
A terminar, fica um agradecimento especial ao Mestre Adriano Andrade, pela cedência das duas fotos utilizadas na identificação das espécies, pelo apoio prestado e pela cedência das plantas (através do IFCN, IP-RAM).

 


OLIMPÍADAS DO TURISMO – TTAR 1º ANO

 No âmbito da disciplina de Tecnológica I, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º ano), participaram nas “Olimpíadas do Turismo 2022”.
Assim, ao longo de 90 minutos, os alunos responderam a cerca de setenta questões distribuídas pelas seguintes temáticas: A atividade Turística (11 questões); O Turismo em Portugal (16 questões); O Turismo na Madeira (5 questões); O Turismo no Porto Santo (8 questões). Foram, ainda, acrescentadas outras duas temáticas: Cultura Geral (12 questões); Ambiente e Alterações Climáticas (7 questões). A terminar, destaco o comportamento assertivo dos alunos, a boa disposição e o ambiente descontraído. Os resultados foram agradáveis e corresponderam às expetativas do professor e dos alunos. 


Venham conhecer os ecossistemas na Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo”

No dia 15 de novembro, no âmbito do projeto “Reservas da Biosfera: Territórios sustentáveis, comunidades resilientes”, a equipa da Universidade de Coimbra, em colaboração com a entidade gestora, dinamizou a ação de sensibilização “Venham conhecer os serviços dos ecossistemas na Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo” aos alunos das turmas do 3.º e 4.º anos.
Esta ação de sensibilização teve como principal intuito capacitar estas faixas etárias sobre os serviços dos ecossistemas da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, a biodiversidade e a conservação da natureza como elementos-chave para o desenvolvimento sustentável.
Foram desenvolvidas algumas atividades que permitiram dar a conhecer alguns dos serviços dos ecossistemas, isto é, os benefícios que obtemos da natureza e o seu mapeamento de forma lúdica e interativa.
A ação realizou-se, no dia 15 de novembro e esteve presente, além dos docentes de AEC´s, a prof. Licínia Soares, gestora municipal da Reserva da Biosfera da “Ilha Dourada.
 
 

 
OFICINAS PORTA 33 “PAISAGENS DE LUZ”

A oficina "Paisagens de luz" foi um espaço de criatividade para a infância, dinamizado por Catarina Claro, da Porta 33, e foi dirigida aos alunos do infantário e 1.º ciclo, da EBS/Pré e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. A oficina realizou-se na antiga Escola da Vila [Porta 33] e contou com o apoio dos docentes das atividades de enriquecimento curricular, do 1.º Ciclo, daquela escola. Na ocasião, os alunos foram convidados a explorar e recontar uma história associando diversas paisagens de luz, com o recurso a um “antigo” retroprojetor, articulando com o espaço físico e utilizando técnicas de recorte e colagens, como demonstram as fotos. Os momentos foram dinâmicos, criativos, divertidos e fora da caixa. 
 
 

 
MULTIATIVIDADES DESPORTIVAS
Os alunos do 1.º Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, no Porto Santo participaram, no passado dia 11 de novembro, no Estádio José Lino Pestana, nas multiactividades desportivas, modalidade atletismo jogado. Na ocasião os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de trocar experiências com jogadores profissionais de futebol, no Clube Desportivo Portosantense e foram recebidos pelo administrador do Clube, Jorge Machado e o respetivo treinador. Os alunos foram acompanhados pelos seus docentes titulares.
A Direção de Serviços do Desporto Escolar, em articulação com as escolas, planifica e organiza um conjunto de atividades para os alunos do 1º CEB, (curriculares e de enriquecimento do currículo) e integra uma pluralidade de conteúdos e solicitações, geradoras da aquisição de aptidões, capacidades e habilidades de cariz motor fundamentais nesta fase, nunca desintegradas das restantes áreas de aprendizagem. A implementação deste projeto, no 1.º Ciclo, no concelho do Porto Santo, está a cargo dos professores Rui Beleza e Vânia Morgado.
Os programas propostos para o 1º Ciclo implicam (...) a realização de experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras que garantam o direito ao sucesso”.
 
 
 
 
 

 
 
No âmbito do Projeto "GOLFE NA ESCOLA", tem decorrido, todas as sextas-feiras, atividades de golfe no campo de golfe do Porto Santo.
 
 

No dia 11/11/2022 ocorreu na nossa Escola uma Feira com informação sobre o acesso ao Ensino Superior dinamizada pelo Projeto Inspiring Future (https://inspiring.future.pt/). Durante o evento ocorreram Sessões informativas sobre o Acesso ao Ensino superior com destaque para oportunidades nacionais e estrangeiras que os jovens do Porto Santo poderão beneficiar, particularmente para aqueles que seguirão uma formação académica no ensino superior. Estiveram representadas 16 instituições do Ensino superior.
Os alunos do Ensino Secundário da nossa escola participaram ativamente na Feira e em todas as sessões.


 
 CELEBRAÇÃO DO DIA DE SÃO MARTINHO
Os alunos das turma do 6.º ano, A e B, assinalaram o dia de S. Martinho com a elaboração de poesia alusiva à época bem como o Professor António Duro. Os discentes receberam duas castanhas por cada quadra elaborada. No final houve recitação e colocação da poesia no placar das salas 31 e 32. Para além da abordagem à lenda de S. Martinho, foi organizado, também, um roteiro virtual acerca da castanha. Os alunos observaram o castanheiro e os seus ouriços e o processo de apanha quer manual quer mecânica. Durante este evento, os alunos foram descascando e degustando as castanhas. Para a maioria este foi o primeiro contacto com o fruto. Uma experiência enriquecedora, inesquecível e elucidativa, concluíram os alunos. Também as professoras do Ensino Especial, Isabel Oliveira e Filipa Roma, contribuíram com as suas belíssimas quadras.
Prof. António Duro

 

 
 
Simulacro de um tremor de terra na Escola BS PE C Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo!
 
 
 A terra também “tremeu” no Infantário. As nossas crianças portaram-se muito bem!
 
 

“BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR”
A TERRA TREME NO 1.º CICLO DO PORTO SANTO

O edifício do 1.º Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, no Porto Santo, aderiu ao exercício nacional “A TERRA TREME”, sob a supervisão do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Município do Porto Santo.
Esta iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, é dinamizada e implementada na Região Autónoma, através do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia e o Serviço Regional de Proteção Civil. No referido exercício estiveram presentes o responsável, pelo referido projeto de educação, prof. Rui Beleza e o coordenador do 1.º Ciclo, prof. Élvio Sousa.
Este exercício, que se realizou, no dia 9 de novembro, às 11h09, com a duração de apenas 1 minuto, teve por objetivo alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples de proteção a adotar nessa situação. Os alunos do 1.º Ciclo executaram na perfeição os gestos que salvam:
BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

 Fotografias: Município do Porto Santo
 
 
 

CLUBE EUROPEU
O Clube Europeu comemorou a 8 de novembro o "Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis" com uma pequena exposição alusiva à Dieta Mediterrânica. Não faltou a divulgação das receitas de diferentes sopas de tomate e saladas e de outras iguarias saudáveis dos países mediterrânicos da U.E. com QR code, coladas nas mesas da cantina/bar.

SESSÃO PRÁTICA DE JOGOS MATEMÁTICOS
“O JOGO É UM TIPO DE ATIVIDADE QUE ALIA O RACIOCÍNIO, ESTRATÉGIA E REFLEXÃO COM DESAFIO E COMPETIÇÃO DE UMA FORMA MUITO LÚDICA.”

No último dia 4 de novembro, decorreu no edifício do 1. ° Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, uma Sessão Prática de Jogos Matemáticos com a duração de 90 minutos, para alunos do 3.º e 4.º anos.
Foram desenvolvidos três jogos: "Semáforo", "Gatos & Cães" e "Rastros", com a duração de 90 minutos (30 minutos para cada jogo).
A sessão foi dinamizada por professores Henrique Flores e Márcia Temtem, da Comissão Organizadora do 7.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [7CRJM] e decorreu na Sala TIC.
Os alunos estiveram acompanhados ainda pela docente Dina Lourenço.
 
 

 
TODOS CONTAM, PORQUE JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
 
Alunos, professores e funcionários do Edifício do 1. ° Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, desenvolveram, no dia 27 de outubro, algumas ações, sob o mote “todos contam, porque juntos somos mais fortes” que visaram sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção e combate ao cancro da mama, no âmbito do movimento, conhecido por "outubro Rosa - pink october".

 

 


PÃO-POR-DEUS
 
Hoje, dia 27 de Outubro, no edifício do infantário, foi realizada a motivação para a vivência de uma das nossas tradições: o Pão-Por-Deus.
A equipa responsável pelas atividades do primeiro período decidiu realizar um teatro de fantoches, em dois momentos: um para a Creche e outro para Jardim-de-Infância. Neste último contámos com a interpretação feita, em Língua Gestual Portuguesa, pela docente Patrícia Marques
 
  
 
 "Vem aí o Pão-por-Deus
Dia de muita alegria..."

Hoje, com os nossos educandos mais novos (creche e jardim-de-infância), foi o dia de reviver a tradição de Pão-por-Deus: a PARTILHA dos frutos trazidos de casa e também alguns doces. Agradecemos a TODAS as famílias que generosamente contribuíram, com frutos da época para vivenciarmos não só este dia, mas.... uma época futura!
 

No âmbito do Mês Europeu da Cibersegurança, os alunos do 6.º ano, turmas B e C, na disciplina de TIC, produziram um vídeo de como estar segura na Internet. Estas atividades vai de encontro ao Projeto Erasmus+ Online School_space for educational innovation.eu.
 
 
 

 
ALGORITMO DANÇANTE

 

Vídeo no âmbito da atividade "Programar uma dança" relativo à disciplina Ciências da Computação - Desafio "Algoritmo Dançante".
Núcleo do Campo de Baixo e do Infantário (Pré-Escolar - 5 anos).

 

 
 
 

  
HALLOWEEN - REALIDADE AUMENTADA
 
Entre os dias 8 a 23 de outubro de 2022 as crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo da EBS/PE e Creche do Porto Santo, participaram na Semana Europeia Da Programação - #CodeWeek. Esta atividade teve a articulação disciplinar TIC/Inglês. A professora de Inglês fez a introdução do tema de Halloween guiando os alunos a desenhar figuras relacionadas com o tema na folha de atividade fornecida. A Professora TIC, através da app Quiver, orientou as crianças a utilizar a aplicação dando “vida” às suas criações utilizando a Realidade Aumentada uma tecnologia, que combina elementos do mundo real com elementos virtuais em 3D, permitindo a interatividade entre objetos (reais e virtuais) em tempo real.
#ClubeCodigo EBS/PE e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco #GMTE #CAP3R #CodeWeek 
 
  
 
 
 
 

 
SEMINÁRIO TRAZ ESPECIALISTA INTERNACIONAIS AO PORTO SANTO
 
 
No dia 20 de outubro de 2022, decorreu um seminário com especialistas internacionais no Porto Santo, este seminário, que é antecidido pela exposição "Mariscos da Madeira", com vídeos e imagens realizados por alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, que integra o projeto Escola Azul, termina com mergulhos para observação dos mariscos do Porto Santo.
 
 
 
  
 

 
PREVENIR
é a melhor forma de
CUIDAR DE SI

No dia 20 de outubro de 2022, decorreu na Escola B+S Com Pré-Escolar e Creche Profº Drº Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, uma ação de sensibilização "À conversa com... " dinamizada pela coordenadora do Projeto Carta de Convivialidade e Mediação Escolar, pela profª Zulmira Ruivo e Prof.ª Filipa Abreu, que contou com a participação das oradoras: Drª Laura Faria, Drª Vânia Mendonça e Laura Neves. Esta ação foi direcionada para os alunos do 9º ano e 5ºC.
A ação foi esclarecedora. O objetivo informar, divulgar e consciencializar para a problemática do cancro da mama, foi plenamente atingido.

As coordenadoras do Projeto Carta de Convivialidade, Profª Zulmira Ruivo e Prof.ª Filipa Abreu, agradecem ao Núcleo Regional de Porto Santo na pessoa de Drª Vânia Mendonça, à Drª Laura Faria e à Laura Neves, aos alunos e professores envolvidos, pela disponibilidade, participação e colaboração. Agradecemos ao Prof.º Joaquim Carvalho pelo registo fotográfico aéreo.
 
  
  
 

 
 ACONTECEU…
 

Nos dias 18 e 19 de outubro decorreu a FEIRA DE EXPOSIÇÃO DE LIVROS, na biblioteca da Escola B/S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, do Porto Santo, organizada pelas coordenadoras do “Baú de Leitura” e da Biblioteca Escolar.
Durante este evento, alguns alunos dos vários níveis de ensino, tiveram a oportunidade de assistir a momentos de leitura expressiva, realizados pelas dinamizadoras, atividade esta que os entusiasmou para um contacto mais próximo com os livros. Criou-se um ambiente descontraído, onde os discentes folhearam, trocaram impressões sobre as obras, leram pequenos excertos e selecionaram uma do seu interesse.

As coordenadoras agradecem aos docentes que acompanharam os alunos das suas turmas.

Baú de Leitura
Biblioteca Escola
r
 
  
  
 

 
 
 

 
VAMOS CELEBRAR A MÚSICA E A LITERATURA

No dia 12 de outubro, celebrou-se a música e a literatura, na Escola B/S Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, no Porto Santo, com a declamação e a audição de poemas de autores portugueses, com o objetivo de estimular o gosto pela poesia, promovendo a criatividade e a expressividade em torno da literatura, motivar para a leitura e para a escrita e desenvolver a cultura e hábitos de leitura nos alunos.


Este momento poético foi valorizado pela participação dos alunos do 6.º ano, das turmas B e C, que acompanharam, com entusiasmo, as declamações com variadas expressões auditivas e gestuais.
Os discentes tiveram, também, a oportunidade de ouvir e ver poemas declamados por grandes vultos da cultura portuguesa.

Este evento foi organizado pelo “Baú de Leitura” e Biblioteca Escolar, com a colaboração das professoras Fátima Guerra e Judite Guerra, a quem agradecemos a sua disponibilidade.

Baú de Leitura e Biblioteca Escolar
(Professoras Luz Freire e Simone Sousa)
 
 
 
 
  

 
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

A Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, através do núcleo do 1.º Ciclo do Campo de Baixo, por ocasião do Dia Mundial dos Animais, entregou à Associação de Amigos de Animais do Porto Santo (AAMA) e à Quinta das Palmeiras, mais de 50 kg de alimentação para gatos, cães e pássaros.
A iniciativa integra-se na componente de Cidadania e Desenvolvimento e contou com a generosa participação dos encarregados de educação, dos alunos do 1.º Ciclo e da turma do Ensino Recorrente. A ocasião contou, naturalmente, com a presença de representantes da AAMA e da Quinta das Palmeiras, de todos os alunos do 1.º ciclo e de docentes daquele núcleo.
O Dia Mundial dos Animais é comemorado, internacionalmente, todos os anos a 4 de outubro. Tudo começou em Florença, Itália em 1931, numa convenção de ecologistas. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas, é celebrada mundialmente.
 
 


 

Dia Europeu do Desporto na Escola
Os alunos do 5º ano foram desafiados a criar a sua Eco-lancheira. A elaboração de Eco-lancheiras visa, entre outros aspetos, o envolvimento ativo das famílias, sendo o objetivo do mesmo a análise do conteúdo das lancheiras em termos de saúde (ex: nutrientes dos alimentos e das bebidas) e sustentabilidade (ex: origem, embalagens) dos produtos que as crianças trazem habitualmente para os lanches.

 

 

 


 

No dia 30 de setembro, a nossa Escola aderiu ao "Dia Europeu do Desporto na Escola", #BEACTIVE.
Cerca de 300 alunos e professores iniciaram o dia com uma caminhada pela cidade Vila Baleira.
Esta atividade tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa.
O
brigada a todos que colaboraram!

 

 


  

No passado dia 22 de setembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º ano – no âmbito do Módulo Geografia do Turismo; e 3º ano – na lecionação do Módulo Património Artístico e Cultural), participaram numa visita de estudo ao centro da cidade, com o intuito de analisarem um dos principais cartazes turísticos do Porto Santo – “O Festival Colombo”.
Este festival assenta num conjunto de iniciativas de animação que retratam a época em que o famoso mercador residiu na ilha do Porto Santo.
Foram analisados diversos aspetos deste festival de recreação histórica: orçamento; decoração; programa; grupos convidados; ocupação hoteleira; rentabilidade do evento; participação local; possíveis alterações; calendarização; entre outros aspetos.
A terminar, os alunos foram “convidados” a assistirem/participarem no Festival Colombo, elaborando um relatório crítico sobre o mesmo.

 

  

  

 

 


 
Nos dias 19 e 20 de setembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º e 3º ano), participaram na conferência internacional intitulada “As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – de Porto Santo ao Planeta Oceano”.

Esta iniciativa, promovida no âmbito do programa comemorativo do V Centenário da primeira Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, foi organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

A participação nesta conferência, traduz-se numa oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre Fernão de Magalhães, abordar conteúdos históricos (História Social, Política, Religiosa, Mentalidades, Arte), culturais, artísticas, literárias, geográficas, antropológicas, etnográficas e religiosas.

A terminar, os alunos destacam orgulhosamente a importância da ilha do Porto Santo, na epopeia dos descobrimentos.
 
 
 

 
José Eduardo Franco esteve na escola, no passado dia 20 de setembro, tendo feito uma palestra alusiva à "Mensagem", de Fernando Pessoa, na turma do 12° ano CT/AV.
Efetuou uma relação com o Padre António Vieira, com Camões e com Fernão Mendes Pinto, autores trabalhados no ensino secundário.José Eduardo Franco (Nasceu em 1969, na cidade de Machico, Ilha da Madeira). Historiador. Investigador-Coordenador equiparado a Professor Catedrático da Universidade Aberta e Diretor da Cátedra CIPSH de Estudos Globais (Universidade Aberta).
Coordena atualmente o programa de doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta. Membro da Academia Portuguesa da História. Doutorou-se em “História e Civilizações”, pela EHESS de Paris em Cultura pela Universidade de Aveiro, sendo mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade de Lisboa.
Concluiu com sucesso a coordenação de vários projetos de investigação de grande fôlego, entre os quais os volumes do Dicionário Histórico das Ordens, a Obra Completa do Padre Manuel Antunes em 14 volumes e o projeto Arquivo Secreto do Vaticano editado em 3 volumes.
Da sua vastíssima bibliografia destacam-se os estudos aprofundados sobre Vieira, os Jesuítas e o Marquês de Pombal.Dirigiu com Pedro Calafete o projeto luso-brasileiro chamado “Vieira Global” - que publicou a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes e agora prepara um Dicionário do Padre António Vieira, assim como a tradução e edição da obra seleta deste autor em 20 línguas de grande circulação internacional.
É diretor com Carlos Fiolhais do projeto de investigação e edição intitulado Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, que está a ser editado pelo Círculo de Leitores em 30 volumes. Coordena ainda o projeto “Culturas em negativo”, de que resultou a publicação de um Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em negativo. A matriz deste projeto, à semelhança de outros seus, já está a ser adaptada desenvolvida noutros países.
Foi-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português, como reconhecimento dos serviços prestados à cultura e à ciência.
  
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo