Atividades

Minimizar
 

 Cantos e Recantos do edifício do Infantário - Primavera e Páscoa
Departamento de Creche e Pré-escolar

 

 


 Estratégia para a Cidadania e Desenvolvimento

No âmbito da Estratégia para a Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 12. º CT, na disciplina de Aplicações Informáticas B, desenvolveram cartazes relacionados com "Os Direitos Humanos" e tendo em conta aos conteúdos programáticos que estavam a ser trabalhados. Produziram os cartazes utilizando um programa de edição e manipulação de imagens bitmap.

 


 
PALESTRA – EMPREENDEDORISMO

No dia 19 de março, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º ano), participaram na palestra “Oportunidades e Desafios para os Territórios Insulares”, no âmbito do estudo da temática Valorização e Empreendedorismo Rural.
Esta atividade teve como orador Sílvio Freitas, conhecido empresário e Dj, a quem deixamos um agradecimento especial pela sua disponibilidade e colaboração.
Ao longo de noventa minutos (aproximadamente), assistimos a uma verdadeira Lição de Vida!
Para surpresa dos presentes, o Dj Sil sentou-se junto dos alunos, falando «ao seu nível» (adoraram esta postura). Falou sobre a sua família, o percurso escolar, os obstáculos e contrariedades da vida, destacando a sua opção por um curso profissional. Também aqui, reconheceu a importância de alguns professores na sua formação pessoal e estudantil.
Aos poucos termina os seus estudos e «apaixona-se» pela noite. Surgem as Docas e Sílvio Freitas vem trabalhar na ilha dourada. Casou, é pai de dois filhos, reside no Porto Santo, onde exerce a profissão de Dj e gere a sua empresa de organização de eventos.
Como nem tudo são rosas, também abordou as dificuldades sentidas pelos artistas durante a pandemia. Contas e responsabilidades financeiras por pagar, espetáculos cancelados, desconhecimento de quanto tempo iria durar a situação. Uma vez mais, Sílvio Freitas deu-nos uma lição de vida e avaliou a situação como uma oportunidade de crescer e trabalhar em parceria com todos aqueles que vivem das artes e da cultura.
Obrigado Sil pela postura e humildade (afirmação de uma aluna: “Conhecia o Sílvio Freitas, mas desconhecia esta faceta. É humilde, trabalhador e simpático”). Fico com a sensação que os alunos ficaram fãs do Dj, do empresário, do empreendedor e do ser humano.
"O Sil é pessoa muito aberta, sabe ouvir, é compreensivo", “adorei a sua história de vida”, “é inteligente, dá conselhos e domina os assuntos tratados”, foram alguns dos comentários escritos pelos discentes.
A terminar, Sílvio Freitas disponibilizou-se, ainda, para colaborar na elaboração das PAP (Prova de Aptidão Profissional), no próximo ano letivo.

 

 


  CAMINHADA INTERPRETATIVA: CAMACHA – CAPELA DA GRAÇA

No passado dia 18 de março, os alunos do 9º ano participaram numa caminhada interpretativa entre a Camacha e a Capela da Graça.
Ao longo da caminhada e, sempre que se justiçava, o grupo parava para ouvir as sábias palavras da Dr.ª Susana Fontinha.
Ao longo do percurso, a nossa oradora optou pelo diálogo e partilha de saberes sobre os trabalhos realizados pelos nossos antepassados na base do Pico Castelo (construção de levadas; muros de suporte dos socalcos; reflorestação, entre outros), identificando os principais objetivos dos mesmos.
A professora Licínia Soares abordou a importância do galardão da Reserva da Biosfera da UNESCO para a Ilha do Porto Santo, sensibilizando os jovens para uma participação mais ativa nas atividades propostas.
Esta atividade resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, a coordenação da Reserva da Biosfera e a Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. Contamos, ainda, com o incondicional apoio do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP - RAM.
A caminhada decorreu de forma positiva, despertando o interesse de alguns alunos. Lamentamos a postura e o comportamento de um pequeno grupo de alunos que, manifestaram um comportamento pouco assertivo, perturbando os trabalhos planificados.
A terminar, fica um agradecimento especial à Dr.ª Susana Fontinha; à professora Licínia Soares; ao grupo de docentes que acompanharam as turmas e aos elementos do ICNF, IP – RAM que desempenham funções na ilha dourada.

 

 


Os alunos do 10º e 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias tiveram três dias repletos de aprendizagem e convívio! Entre os dias 18 e 20 de abril, recebemos com entusiasmo os alunos do programa Erasmus+ vindos de Wiener Neustadt, Áustria sob a coordenação das professoras Rosalina Gomes e Sónia Cortesão.
Juntos, participámos numa conferência sobre a biodiversidade marinha no Porto Santo, onde partilhámos experiências e conhecimentos. Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar a nossa escola e de conhecer a escola dos nossos amigos estrangeiros.
Para fechar com chave de ouro, desfrutámos de uma emocionante caminhada pela vereda do Pico Castelo, fortalecendo laços e promovendo a interculturalidade.
Foi uma experiência enriquecedora onde ampliámos horizontes, celebrámos novas amizades e os alunos aprimoraram as suas competências linguísticas, especialmente em Inglês.
Agradecemos a especial colaboração dos professores Paulo Almeida, Cátia Ornelas, Emanuel Almada, Fátima Gonçalves, Bruno Santos e André Silva. E as Entidades Câmara Municipal do Porto Santo, Gabinete do adjunto da Secretaria Regional das Finanças, Clube Naval do Porto Santo, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Reserva da Bio esfera e Direção Regional do Mar e Pescas.


Projeto Baú de Leitrura CAMÕES – 500 ANOS

Na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março, realizou-se um recital de poesia intitulado “Camões - 500 Anos”, na sala 10, da Escola BS PE C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, no âmbito da comemoração do quinto centenário do nascimento deste poeta renascentista e do Dia Mundial da Poesia, iniciativa do Projeto Baú de Leitura desta escola.
Num ambiente intimista, foram declamados poemas deste grande poeta português, nas vozes de Ana Rita Ornelas e Nina Mendes (6ºB), Lara Melim, Francisca Abreu, Diogo Pereira (9º B e C), João David, Ana Santos, Diogo Abreu e Guilherme Nóbrega (2º e 3º anos dos Cursos Profissionais) e dos professores Filomena Oliveira, Luz Freire, Roberto Nascimento e Simone Sousa.
Camões deixou-nos um legado extraordinário, um retrato lírico da vida, do amor e da própria essência humana. A sua escrita é uma janela para a história portuguesa, uma ponte entre o passado e o presente, que nos permite conhecer a grandeza da nossa nação e o valor da nossa identidade cultural. Através da sua lírica fomos transportados para um universo de amor, saudade, desilusão e esperança, porque, como nos disse Eugénio de Andrade, “Toda a poesia é luminosa, até a mais obscura. O leitor é que tem às vezes, em lugar de sol, nevoeiro dentro de si”.
Agradecemos a todos os que estiveram envolvidos nesta atividade.

 


 Dia Eco-Escolas

Comemorou-se ontem, dia 20 de março de 2024, mais um dia Eco-Escolas.
As coordenadoras do programa agradecem a toda a comunidade escolar o apoio e colaboração nas atividades desenvolvidas neste dia.
Um agradecimento especial à professora Dalila Silva (elaboração do cartaz), à professora Carla Dias e aos seus alunos (projeto Dança na Escola), aos professores Isabel Freitas, Nádia Duarte, Abel Siva e Pedro Couto (barraquinha Eco-Escolas), à Pastelaria “+Sabor” (confeção da sopa), aos professores Maria José Velosa, José Gaspar e à Muriel (barraquinha da associação AAMA), às professoras Rosalina Gomes e Sónia Cortesão (coordenadoras do projeto Erasmus + “Capacitar para Incluir), aos professores Paulo Almeida, Licínia Soares (Gestora da Reserva de Biosfera) e ao corpo da Polícia Florestal do IFCN, por toda a colaboração prestada durante a saída de campo.
A terminar, um agradecimento ao Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo e ao Sr. Adjunto do Gabinete do Secretário Regional das Finanças, pela cedência do transporte.
Que no próximo ano possamos, uma vez mais, voltar a celebrar este dia juntos!
As coordenadoras do Eco-Escolas,
Cátia Ornelas
Dulce Agostinho
Fátima Guerra


 

 O dia 20 de Março foi o dia escolhido para a comemoração do dia Eco-Escolas, na nossa escola. ♻️
No Edifício do Infantário👶, escolheram-se realizar atividades lúdicas ligadas à separação básica de resíduos sólidos domésticos💡. Também a algumas famílias foi pedido para refletirem sobre esta questão, contribuindo com frases alusivas ao tema dos resíduos.✏️🗒
🔎"O primeiro passo para trabalhar a reciclagem na educação infantil é mostrar como o lixo deve ser selecionado para que possa ser reciclado no futuro. A atividade fica mais lúdica quando a criança participa, escolhendo o recipiente colorido: cada um deles será destinado a um género de resíduo". (Adaptado)
💧Por fim, a elaboração de um cartaz: a água como fonte vida. Todos os resíduos que não sejam devidamente acondicionados irão inevitavelmente parar aos cursos de água e no fim levados até ao mar.
⚠️ A sua deterioração leva a um ciclo de contaminação de todas as cadeias alimentares.⚠️
Departamento de Creche e Pré-escolar

 


PALESTRA – LEVADAS DA MADEIRA CANDIDATAS A PATRIMÓNIO CULTURAL MUNDIAL

No dia 18 de março, os alunos do 9º ano participaram numa palestra sobre a temática “Levadas da Madeira Candidatas a Património Cultural Mundial, com a Dr.ª Susana Fontinha.
Esta atividade resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, a coordenação da Reserva da Biosfera e a Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. Contamos, ainda, com o incondicional apoio do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP- RAM.
A professora Licínia Soares fez um breve resumo do extenso currículo da nossa ilustre palestrante, reforçando a sua relação com a ilha dourada, pois foi a coordenadora da equipa responsável pala candidatura da Ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO.
Ao longo de uma hora, a Dr.ª Susana Fontinha abordou a construção da rede de levadas na Ilha da Madeira, identificando as suas caraterísticas e os principais objetivos da referida candidatura.
A palestra decorreu de forma positiva, despertando o interesse dos alunos. Os nossos jovens valorizam o papel desta obra emblemática, em termos paisagísticos e no dia a dia da população madeirense, pelo que estão orgulhos desta candidatura.
A terminar, fica um agradecimento especial à Dr.ª Susana Fontinha (pela sua disponibilidade e por transmitir os seus conhecimentos aos jovens do Porto Santo), à professora Licínia Soares (pela colaboração) e aos docentes que acompanharam as turmas. 

 


VISITA DE ESTUDO AO VIVEIRO DOS SALÕES

No âmbito do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE, os alunos do 1.º Ciclo visitaram o viveiro dos Salões e apropriaram-se dos trabalhos desenvolvidos no mesmo viveiro e foram acompanhados pelos docentes de AEC. 

 


DIA MUNDIAL DA SAÚDE ORAL

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Oral, a Associação Porto Santo Jovem e a nossa Escola articularam-se por forma a realizar atividades de sensibilização para a importância de uma correta higiene oral. A atividade foi dinamizada pela dra. Fabiana da Silva, licenciada em Medicina Dentária e alguns elementos da Associação e envolveu todas as turmas e docentes do 1.º ciclo, do edifício do Campo de Baixo. A iniciativa decorreu no âmbito das AEC, que se desenrolam no turno contrário à atividade curricular, na parte da tarde.
Élvio R. Sousa, coordenador educativo do 1.º Ciclo


 AS PROFISSÕES - POLÍCIA

No âmbito do currículo do 2.º ano de escolaridade foi promovida uma visita de estudo à Esquadra Complexa do Porto Santo, onde todos os alunos e docentes foram recebidos, de braços abertos, pelo comandante Subcomissário Nuno Saraiva, Chefe Manuel Vasconcelos e por toda a sua equipa. Os elementos policiais puderam demonstrar os equipamentos e as viaturas, bem como explicaram aos alunos algumas medidas, técnicas e procedimentos policias de segurança. Uma rica visita em termos de conteúdo e de satisfação dos nossos alunos. A título de curiosidade esta Esquadra pertence à Divisão Policial de Machico e atualmente a Estratégia PSP 2023/2025, da Polícia de Segurança Pública tem o seguinte lema: “Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do Cidadão”. A Escola, o coordenador, Élvio R. Sousa e a docente titular, Filomena Barradas agradecem a todos os elementos policiais a receção, o afeto e a disponibilidade demonstradas. Bem hajam a todos.
Élvio R. Sousa, coordenador educativo do 1.º Ciclo

 


 Projeto Parlamento Jovem Regional

No dia seis de março, os alunos Ana Abreu, Daniel Correia, David Sandu, Matilde Velez e Gonçalo Batista, participaram na terceira reunião preparatória do Projeto Parlamento Jovem Regional - XXIV Edição, sob o tema "Influência das tecnologias no rendimento escolar dos jovens", que teve lugar no Colégio de Santa Teresinha, no Funchal.
Os deputados efetivos, David Sandu e Matilde Velez foram eleitos para participarem na reunião de comissão que terá lugar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
Os alunos supracitados tiveram a oportunidade de visitar a capela de Santo António da Mouraria.
A docente responsável pela dinamização do projeto, Marta Monteiro, preparou e acompanhou os alunos.
De salientar, que esta viagem à ilha da Madeira teve o apoio do Município do Porto Santo.

 

 


Projeto Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário

No dia doze de março, os alunos Tomás Ferreira, Mariana Fonseca, Ana Silva, Lara Parreira e Sara Baldé estiveram presentes na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira para participarem na sessão regional do círculo eleitoral da Madeira, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário, com o tema "Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa".
A docente responsável pela dinamização do projeto, Marta Monteiro, preparou e acompanhou os alunos.
Os nossos alunos estão de parabéns, pelo exercício de cidadania ativa. 

 

 


DESPORTO ESCOLAR

O Núcleo de Badminton, da nossa Escola, também esteve em competição no Funchal, no dia 15/03/2024. E estiveram muito bem!
2° e 3° lugar Juvenis/Juniores.
Parabéns!

 


8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No âmbito da estratégia definida na nossa escola para a Cidadania e Desenvolvimento no ensino secundário, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º ano), comemoraram o Dia Internacional da Mulher na passada sexta feira.
Assim, optaram por abordar a problemática da violência doméstica (segundo eles, “A Peste Negra do século XXI”).
Montaram uma exposição composta por cartazes e uma cruz de madeira com o nome e a idade de cada uma das vítimas do ano anterior (2023).
A terminar, deixam a seguinte mensagem: “Enquanto houver uma mulher agredida, não nos vamos calar”.

 

 


Dia Internacional da Matemática

No passado dia 14 de março, celebramos o Dia Internacional da Matemática com o tema "Brincando com a Matemática"! 🎉✨
Os grupos disciplinares de Matemática do segundo e terceiro ciclo proporcionaram uma experiência memorável para nossos alunos e toda a comunidade educativa. 📚💡
Desde uma exposição cativante até jogos matemáticos empolgantes e desafios divertidos, oferecemos uma jornada repleta de aprendizado e diversão. 🎲🔢
Além disso, os alunos do 12 CT, 7º C e 8º A tiveram o privilégio de assistir a uma palestra ao vivo intitulada "Os Números são Nossos Amigos", proferida pelo Prof. Dr. Jaime Carvalho e Silva, do Instituto Politécnico de Leiria.
Agradecemos a todos que participaram e ajudaram a tornar este dia tão especial. Juntos, promovemos a importância da Matemática de maneira divertida e envolvente! 

 


Ação de Sensibilização 'Hoje já pensou no seu intestino?

No dia 7 de março a Liga Portuguesa Contra o Cancro, realizou uma ação de sensibilização, destinada aos alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário, com o tema "Hoje já pensou no seu intestino". Esta ação contou com a participação do Presidente da LPC da Madeira, Dr.º Ricardo Sousa, com a Dr.ª Maria Olim e com a Dr.ª Joana Carvão.

 


Projeto Labirinto

No dia 29 de fevereiro e no dia 4 de março, estiveram na nossa escola as Formadora Mara Abreu e Cátia Rodrigues, da AACJ - Associação de Apoio a Crianças e Jovens, com o objeto de dar a conhecer o Projeto Labirinto. Este projeto tem como objetivo contribuir para a saúde mental nos jovens. Participaram nesta atividade as turmas do 9.º ano, a turma do 7.º A e B e a turma do 8.º A.

  

 


O Clube de Teatro da nossa escola participou hoje no XXXII Festival Regional de Teatro Escolar - Carlos Varela, no Funchal, com a peça Os Profetas do Porto Santo. O júri atribuiu à representação os seguintes prémios, que evidenciam o talento e competência dos nossos alunos:
Louvores: Gonçalo Batista e Diogo Pereira; Menção honrosa para Ana Francisca Abreu e para a Realização Plástica; Prémio 'O melhor texto original' (da autoria do Professor Miguel Silva).

 


 Programas Juvenis da Direção Regional da Juventude

No dia 5 de março, o Diretor Regional da Juventude, Dr.º André Alves e a Dr.ª Carla Berenguer, estiveram presentes na nossa escola com o objetivo de dar a conhecer aos nossos alunos do Ensino Secundário (10.º ano e cursos profissionais), os seguintes programas juvenis: Estágios de Verão, Monitor Júnior, Jovem em Formação, Voluntariado Juvenil, Parlamento dos Jovens | Secundário e ainda o programa Ingress@.
Agradecemos a disponibilidade dos docentes pela participação nesta ação.

 


SAÍDA DE CAMPO À LÍNGUA DE VACA – 9ºC

No âmbito da comemoração do Dia da Geografia, os alunos da turma C do 9º ano participaram numa saída de campo à Língua de Vaca (nas proximidades do aeroporto da ilha dourada), no dia 21 de fevereiro.
Tal como planificado, pelas 8.30h deslocamo-nos para os arredores do aeroporto local. Ali chegados, os alunos caminharam por entre os campos agrícolas, onde tiveram a oportunidade de conhecer uma exploração de courgettes, da responsabilidade de um empresário natural da área de Lisboa.
Apesar do estado de tempo instável, predominou a boa disposição e foi possível contactar com alguns populares e agricultores – estavam a proceder à limpeza e organização dos terrenos, após a época dedicada à poda das vinhas.
Os alunos destacaram a necessidade de proceder à limpeza de alguns terrenos abandonados; ao lixo existente na berma da estrada; constatando o rápido envelhecimento dos agricultores locais.
Muitos destes jovens desconheciam esta área, nomeadamente as “paredes de croché”, autêntica obra de arte dos nossos antepassados. De seguida, concluíram que o envelhecimento dos agricultores e a falta de mão de obra estão a transformar a paisagem: as antigas paredes de croché estão a ser substituídas por paletes de madeira, vários terrenos estão abandonados e outros agricultores estão a optar pelo cultivo de outras culturas.
Houve ainda tempo para observar e analisar as antigas noras que serviam a antiga Fábrica das Águas da Fontinha.
Os objetivos da atividade foram plenamente atingidos e os alunos mostraram-se gratos por conhecerem «um pouco mais» da sua terra natal.
Uma vez mais, fica um agradecimento à Câmara Municipal do Porto Santo pela cedência do transporte. 


 Desporto Escolar
Corta-Mato Jovem RAM

Hoje tivemos cerca de 30 alunos na prova de Corta-Mato Jovem na Madeira.
A atividade correu bem, os alunos estiveram à altura e ainda conseguimos arrecadar alguns pódios:
1°lugar infantis femininos;
2° lugar em estafetas masculinos juvenis;
2°lugar estafetas masculinos juniores/seniores.

A todos os participantes um bem haja pelo empenho e esforço. Nunca desistam
Obrigada aos colaboradores/acompanhantes, pois sem eles não teria sido possível a deslocação.

 


 Cidadania e Desenvolvimento

Partilha de experiências no âmbito da temática Interculturalidade 


A turma B do 6º ano agradece a presença e disponibilidade dos pais de alguns alunos para partilha de experiências, hábitos e tradições dos seus países de origem. Uma troca de saberes e de sabores muito enriquecedora. Esta atividade decorreu no dia 26 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

 


 CAMINHADA INTERPRETATIVA PICO DO FACHO – 9º A

No passado dia 21 de fevereiro os alunos da turma A do 9º ano participaram numa caminhada em torno do Pico do Facho, com o intuito de comemorar o Dia da Geografia.
Durante cerca de uma hora, alunos e professor observaram e analisaram as caraterísticas geográficas do meio envolvente (formas de relevo, tipo de vegetação, povoamento da ilha, localização das atividades económicas, vias de comunicação, entre outras), sem esquecer as histórias e consequências dos ataques dos piratas e corsários.
Nesta atividade, os alunos destacaram a beleza da paisagem observada, lamentando o «monstro» existente na Serra de Dentro, nomeadamente a antiga pedreira – curiosamente no dia da atividade, a pedreira estava em atividade.
Após esta observação, foi necessário justificar a existência de algumas pedreiras na ilha dourada, explicando que as mesmas funcionaram num período em que a legislação ambiental era mais “branda” e havia a necessidade de valorizar os recursos naturais existentes.
Terminada a exploração da pedra, nem todos os empresários cumpriram as leis e alguns foram pouco sensíveis à recuperação ambiental destes espaços (como é obrigatório por lei).
Os objetivos da atividade foram atingidos e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos Percursos Recomendados na Reserva da Biosfera da UNESCO.
Ficamos gratos à autarquia local pela cedência do transporte.

 


DESPORTO ESCOLAR - BASQUETEBOL

No passado dia 24 de fevereiro, o núcleo de Basquetebol da nossa Escola teve a sua primeira deslocação à Madeira.
Parabéns à equipa que nos representou muito bem! 


 SAÍDA DE CAMPO AO PICO DA ANA FERREIRA – 2ºTTAR


No passado dia 23 de fevereiro, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º Ano), comemoraram o Dia da Geografia com uma saída de campo ao Pico da Ana Ferreira.
Caminhar é sempre a melhor forma de conhecer um local e o Porto Santo não é exceção.
A caminhada teve início junto da antiga pedreira. Depois de observada e analisada esta obra da natureza (descoberta com a ajuda humana, nomeadamente a exploração da pedreira ali existente), partimos em direção ao topo do Pico da Ana Ferreira (283 metros de altitude).
A encosta é ingreme e o progresso lento mas, uma vez alcançado o topo somos presenteados com as espetaculares vistas para toda a parte sul da ilha – um verdadeiro Observatório da Natureza.
Ao longo do percurso encontramos plantas endémicas e introduzidas, espécies animais, formações geológicas de origem vulcânica e vestígios de atividade agrícola do passado (nas áreas envolventes).
Esta foi, claramente, a atividade semanal com maior grau de exigência. Valeu apenas o esforço, pois fomos compensados com uma grande diversidade biológica e geológica, destacando a beleza das paisagens observadas.
Os alunos recolheram dados importantes, a fim de apresentar uma proposta para a valorização e melhoria da acessibilidade às grutas e à área envolvente ao Pico da Ana Ferreira.
A terminar, fica um agradecimento à Câmara Municipal pela colaboração prestada ao longo da semana (transportes), destacando o profissionalismo e a postura do motorista que nos acompanhou nas diversas atividades.

 


 

No passado dia 24 de fevereiro, a turma do 10º CT, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, realizou uma saída de campo a vários pontos de interesse geológico da ilha, pondo em prática diversos conteúdos abordados em sala de aula: vulcanismo; ciclo das rochas; princípios do raciocínio geológico; escala cronostratigráfica.
Professor responsável: João Carlos Silva (Grupo 520). 

 


 

No passado dia 19 de fevereiro, a turma do 10º CT, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, realizou um trabalho de campo, na Calheta, cujo principal objetivo foi recolher informações sobre o ecossistema dunar: identificação de espécies e caracterização abiótica. Tivemos, ainda, oportunidade de ver o andamento dos trabalhos realizados no projeto LIFE Dunas.
No regresso: dois sacos de lixo recolhido!
Professor responsável: João Carlos Silva (Grupo 520).
Agradecimento especial à Professora Elisabete Santos (Grupo 510).

 


CAMINHADA INTERPRETATIVA PICO DO FACHO – 9ºB

Pela primeira vez no nosso país, o Dia da Geografia foi comemorado a 25 de fevereiro.
Assim, no passado dia 20 de fevereiro os alunos da turma B do 9º ano participaram numa caminhada em torno do Pico do Facho (Pico de maior altitude na ilha dourada, com 516m).
Ao longo do percurso, predominou a boa disposição, curiosidade e as frequentes paragens para explicar alguns fenómenos geográficos observados. Contamos com a presença e colaboração da professora Joana Moura.
Nesta atividade, os alunos destacaram o projeto de reflorestação da responsabilidade da Ana Aeroportos de Portugal, bem como a beleza da paisagem envolvente (com a presença de alguns exemplares do massaroco do Porto Santo e das lindíssimas «caternetas»).
Lamentaram, no entanto, o aparecimento de alguns eucaliptos de pequeno porte na parte inicial do percurso, sugerindo a realização de uma campanha de voluntariado a fim de erradicar esta planta invasora.
Os objetivos da atividade foram atingidos e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o verdadeiro «escritório» dos Geógrafos – o meio natural.
A terminar, fica um agradecimento à Câmara Municipal do Porto Santo pela cedência do transporte. 

 


Escola Azul

Durante a aula de Educação Física e no âmbito do projeto Escola Azul os alunos do 10° CT/CSE/AV tiveram uma experiência de mergulho na piscina.
A missão é proporcionar uma experiência subaquática, promovendo a importância dos Oceanos, a necessidade de proteção do meio marinho e da sua biodiversidade.
Bem Haja ao Prof. Emanuel Almada, que está a promover esta atividade! Mais turmas irão experimentar.

 

 


S. Valentim na Escola BS PE C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo

Os alunos da nossa escola dedicaram o mês de fevereiro à escrita de poemas e/ou contos como forma de assinalar a data da execução deste Bispo, no dia 14 de fevereiro de 269 d.C., que foi preso por celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as suas cerimónias eram realizadas em segredo. Este dia passou a ser conhecido como o Dia dos Namorados. Os trabalhos encontram-se expostos no Bloco 2 desta escola entre os dias 22 a 29 de fevereiro.
Baú de Leitura 


 Ação de sensibilização: "No namoro não há guerra"

No dia 20 de fevereiro, a PSP da Esquadra do Porto Santo, representada pelo Chefe Manuel Vasconcelos e pelo agente Fábio Vieira, dinamizou uma ação de sensibilização, destinada aos alunos do 3.º ciclo, dedicada à prevenção da violência doméstica e no namoro [stalking - perseguição], associando-se à celebração do dia de São Valentim/Dia dos Namorados (14FEV).
Estiveram presente nesta ação, as turmas do 7.º B, 8.º B e CEF - Op. Inf., acompanhados pelos respetivos professores.

 


 

 COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DAS LEGUMINOSAS

Uma vez mais, comemoramos o Dia Mundial das Leguminosas, dedicando uma manhã ao cultivo do chícharo (Lathyrus Sativus) na horta da nossa escola.
O chícharo é uma leguminosa (rica em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais), de aspeto semelhante ao tremoço, mas com um aroma e textura a fazer lembrar o grão-de-bico.
É uma planta que se adapta a terrenos calcários e a superfícies pedregosas, sem grandes regas, sendo por isso, de fácil cultivo.
De forma quadrangular, achatada, é semelhante ao tremoço e torna-se muito versátil na cozinha. Pode ser usado como alternativa a outras leguminosas.
Pensa-se que teve origem na Península Balcânica, e hoje em dia é cultivado em várias partes do mundo. A Índia é atualmente o maior produtor de chícharo do mundo.
Foi recurso alimentar, para as populações mais pobres do nosso país (incluindo no Porto Santo), nas décadas de 30 e 40 do século passado, para além de ser comum na alimentação animal.
A terminar, fica um agradecimento especial ao Sr. Élvio Ornelas (Jardineiro da escola), pela colaboração prestada e pelos conhecimentos transmitidos aos alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º ano).

 


Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário

Na primeira semana de fevereiro, realizaram-se as eleições para o projeto do Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário na nossa escola. A lista A ganhou com cinquenta votos a favor. Registaram-se, ainda três votos nulos e um voto em branco. Ficando assim, concluída a primeira fase do projeto.

 

 


CARNAVAL - AS PROFISSÕES

No dia 9 de fevereiro a nossa escola festejou o Carnaval com o tema "As profissões". Foi um dia de muita diversão onde os alunos com os melhores disfarces foram premidaos. Agradecemos a toda a comunidade pelo empenho no sentido de tronar possível esta atividade. 

Vídeo 

 

 

ATIVIDADE CRECHE E PRÉ-ESCOLAR

Atividades e Decoração: temáticas de Inverno e Carnaval.

Brincar, Dançar e Sorrir é para todos.
Vídeo 

 

ESPECTÁCULO DE CARNAVAL PARA O 1.º CICLO
Para assinalar o Carnaval, o Município do Porto Santo convidou todos os alunos do 1.º Ciclo para assistir a um espetáculo, denominado “Chinfrim” dirigido aos mais pequenos, feito de canções originais, ambientes visuais coloridos e performance encantadora, com temas do dia-à-dia das crianças, como não querer tomar banho, animais domésticos, melhores amigos, irmãos e rebeldia na medida certa. O projeto “Chinfrim” é da autoria de Rita Redshoes, muito conhecida do público mais novo. A atuação desenrolou-se no Centro Cultural e de Congressos. Para assinalar o dia comemorativo do Carnaval, foram oferecidos saborosos sonhos aos alunos, (oferta da Escola Secundária e empresa Gertral, concessionária da alimentação das escolas).

 

O projeto Escola Azul contínua a proporcionar experiências de mergulho na piscina aos alunos da nossa escola! O projeto pretende estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula. #escolaazul

 


 1.º CICLO À DESCOBERTA DOS SENTIDOS EM SALA SNOEZELEN

Alunos do 2.º ano, do 1.º Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco, participaram no projeto dinamizado pelo Centro de Recursos Educativos Especializados do Porto Santo (CREE), no passado dia 5 de fevereiro, na Sala Snoezelen, sob o mote “à descoberta dos sentidos”.

Este projeto visa, de uma forma geral, proporcionar diversas experiências multissensoriais para todas as crianças e realiza-se ao longo do ano letivo 2023/2024. A dinamização desta atividade tem em conta que o desenvolvimento das crianças é feito de experiências e por esse motivo é benéfico proporcionar o maior número de sensações possíveis, o mais precocemente possível. O projeto do CREE foi dinamizado pela psicóloga Sara Peixe e pela psicomotricista Joana Gonçalves, tendo participado a docente titular e docente especializada, prof. ª Filomena Barradas e prof.ª Sara Almeida e ainda o coordenador do 1.º Ciclo, prof. Élvio Sousa.

Recorde-se que a Sala Snoezelen está equipada com material para estimulação sensorial e é uma forma de intervenção avançada que permite que sejam estimulados vários sentidos num espaço seguro e cativante. Fica situada no Centro Comunitário da Ilha Dourada e pertence à administração pública regional, do Governo Regional da Madeira.

Élvio R. Sousa,
Coordenador Educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Dia da Internet +Segura

 

Para assinalar do Dia da Internet +Segura, que se comemora a 6 de fevereiro, os alunos do 6.º B, na disciplina de Cidadania e os alunos do 6.º A, na disciplina de TIC, produziram cartazes alertando a comunidade escolar para os perigos do uso inadequado da Internet, sensibilizando para o uso seguro das redes sociais e da Internet.
 
 
 
No âmbito do Dia da Internet +Segura, os alunos do 2.º Operador de Informática, na disciplina de TEC I, desenvolveram cartazes na plataforma Canva, alertando a comunidade escolar para uma navegação segura.
 
 
 

CERIMÓNIA DE ENTREGA DA BANDEIRA VERDE ECO-ESCOLAS

No passado dia 31 de janeiro realizou-se a CERIMÓNIA DE ENTREGA DA BANDEIRA VERDE ECO-ESCOLAS referente ao ano letivo 2022/2023. A Escola recebeu assim a 17ª Bandeira Verde, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em benefício do ambiente e sustentabilidade.
Agradecemos a todos os presentes nesta cerimónia e ao grupo instrumental/cordofones da Escola pela brilhante atuação!

As Coordenadoras do Programa Eco-Escolas 2023/2024
Cátia Ornelas
Fátima Guerra
Dulce Agostinho

 


Ação de sensibilização "Violência? Hoje, não obrigado."

No dia 31 de janeiro, quarta-feira, entre as 10:00 e as 13:00, o Comandante da Esquadra do Porto Santo, Nuno Saraiva e o agente, José Caldeira, estiveram na nossa escola a ministrar duas ações de sensibilização, no âmbito da prevenção da criminalidade e da delinquência juvenil, da posse e uso de armas e da violência nas escolas, destinada aos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário.
Agradecemos aos responsáveis por esta iniciativa e aos professores que acompanharam os alunos nesta ação: 9.º A - Francisco Abreu; 9.º B - Duarte Rosário, Fátima Gonçalves e José Gaspar; 9.º C - Fábio Gonçalves; 2.º CEF - Op. Inf. - Abel Pais; 2.º TTAR/TIS - Carlos Rapoula e Diana Ruas e 3.º TTAR - Isabel Bettencourt. Estiveram ainda presentes os docentes Fátima Guerra e Abel Silva com a turma do 6.ºC.

 


Ação de sensibilização "Sim à Diferença"

No dia 26 de janeiro, o comandante, Nuno Saraiva e o agente José Caldeira, da PSP da Esquadra do Porto Santo, dinamizaram uma ação de sensibilização, no âmbito do projeto Escola Segura, intitulada "Sim à Diferença".
Falaram sobre a prevenção de todas as formas de discriminação e da prática de crimes motivados por ódio, incutindo nas crianças e jovens visados pelas ações, o respeito pelas diferenças e pelos direitos humanos, destinada aos alunos do 2.º ciclo.
Agradecemos aos professores que acompanharam os alunos nesta ação: 6.º A – Ana Fátima Ornelas; 6.º B – António Iglésias; 6.º C – Jorge Dias; 5.º A – Dulce Agostinho e Filipa Abreu; 5.º B – António Duro e 5.º C – Fátima Guerra.

 


 

 


 


Dia de cumprir a tradição

Para assinalar o dia de Santo Amaro, docentes e alunos do 1.º Ciclo, e membros do Conselho Executivo, a convite das várias instituições locais, (Fundação de N.ª Sr.ª da Piedade, Câmara Municipal, Governo Regional, Junta de Freguesia e Paróquias do Porto Santo), entoaram cânticos e desejaram bom ano a toda a sociedade, em dia de “varrer os armários” tal como nos diz a canção:


Viva o rico em seu palácio
Viva o pobre em seu lar
Viva o grupo da nossa escola
Santo Amaro vimos cantar
I - Ó senhor abra-me a porta
Para me dar o amparo
Aqui viemos cantar
No Dia de Santo Amaro
II - Nestes dias de janeiro
Janeiras vimos cantar
A nossa Escola do Campo
Aqui vem cumprimentar
III - Vivam lá estas pessoas
Sempre prontas a ajudar
Aqui vimos neste dia
Um bom ano desejar


Esta tradição, encerra os festejos de Natal, na Região, da mesma forma, que as missas do parto dão o seu início. Agradecemos, o gentil convite, de todas as instituições, para tornar bem viva esta tradição regional, bem como ao Núcleo do Conservatório de Música da Madeira, ao prof. Carlos Gonçalves, prof. Élvio e prof. Margarida Galvão.

 


 Palestra sobre as redes sociais e profissões emergentes na era digital


No dia 15 de janeiro, a nossa ex-aluna, Beatriz Oliveira, dinamizou uma ação de sensibilização sobre as redes sociais e profissões emergentes na era digital. A turma B do 6.º ano agradece toda a disponibilidade, a partilha de conhecimento, experiências e do trabalho exercido pela Beatriz Oliveira.
Com muito orgulho, testemunhamos o sucesso de uma das nossas ex-alunas.

 


Passatempos Regionais do Baú de Leitura

 

 

 


 


15 de dezembro - atividades dinamizadas no final do 1.º Período

 

Jogo de volei - professores/alunos Exposição de aeromodelos
Exposição 3D Atuação de dança


Dramatização Atuações muisicas - 2.º ciclo


Golfe na escola Oficina criatividade 
 
Oficina de estampagem  Jogos Matemáticos


Karaoke L@n Party

Oficina de tecelagem Presépio vivo - 2.º ciclo



 

ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO DO 1.º CICLO


Realizaram-se, no dia 15 de dezembro, as atividades de encerramento do 1.º período, que contaram com os alunos da Pré-Escolar, 1.º Ciclo e do Ensino Recorrente a ainda com a presença do Pai Natal, tudo com muito boa disposição. A todos umas Boas Festas.

 

Vídeo do Natal 2023 na Creche e Pré-escolar

✨Neste vídeo foram compilados alguns dos momentos experienciados pelas nossas crianças, de todos os que frequentam o Edifício do Infantário, bem como a Sala dos Planetas, no edifício do Campo de Baixo.
💫🎄Para todos, continuação de Boas Festas !🎅🔔
Departamento de Creche e Pré-escolar.

 


É Natal no Centro Cultural e de Congressos

Para assinalar o Natal, os alunos do 1º Ciclo e da Pré-Escolar, do edifício do Campo de Baixo, a convite da Câmara Municipal, apresentaram canções natalícias e foram presenteados com uma fabulosa peça de teatro. O Presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, esteve presente e ofereceu um conjunto de livros para a nossa biblioteca. Assistiram ao evento os pais e encarregados de educação. Muito obrigado a todos e boas Festas.  

 


No âmbito das atividades de encerramento do 1.º período, no dia 15 de dezembro, a aluna Maria Vilar, do 10.º ano, do Curso de Artes Visuais, dinamizou uma atividade já iniciada na comemoração do “Dia Mundial da Criatividade” e promovida pelo Projeto IncluArte na Escola.

 


No âmbito da atividade de Natal, promovida pelo Grupo de Artes Visuais, os alunos das turmas dos 7.º, 8.º e 9.º anos, na disciplina de Educação Visual e os alunos das turmas dos 10.º, 11.º e 12.º anos, do Curso de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A, criaram uma instalação artística que se encontra em exposição no átrio do Bloco 1.


  "O Natal vem aí..."

No dia 12 de dezembro, a turma do 2.º TTAR, realizaram uma atividade "O Natal vem aí..." na disciplina de Matemática para desenvolver a temática - "Frisos e suas propriedades". Os alunos foram desafiados a pesquisar/criar frisos alusivos ao Natal.
O momento foi enriquecedor e divertido.
O trabalho foi orientado pelas professoras Adelaide Mendonça e Joana Moura.
Um agradecimento especial aos alunos da turma do 2.º TTAR pela realização dos trabalhos e montagem da exposição que se encontra no corredor do Bloco 3.º.
A toda Comunidade Escolar um Santo e Feliz Natal.

 

No dia 14 de dezembro, a turma do 2.º OI-CEF, construíram postais de Natal. Os objetivos deste projeto de cariz interdisciplinar, foi dar a conhecer aos alunos as diferentes representações do triangulo retângulo para explorar o teorema de Pitágoras - Matemática Aplicada e simultaneamente consolidar conhecimentos e conteúdos transversais às disciplinas de Português e Inglês na elaboração de mensagens de Natal.
O momento foi enriquecedor e divertido.
A iniciativa partiu da professora Adelaide Mendonça e contou com a colaboração das professoras Isabel Silva e Sandra Tavares.

 


Visita dos alunos das turmas do 6.º ano, turma B e C, ao Lar Fundação Nossa Senhora da Conceição, no dia 14 de dezembro, para desejar um Santo Natal juntamente com a entrega de um postal. Em forma de retribuição, os idosos ofereceram um "floco de neve" para colocar na árvore de Natal.

 


POSTAL DE NATAL

O Projeto Baú de Leitura deseja a toda a comunidade escolar FESTAS FELIZES.
As professoras – dinamizadoras
Luz Freire e Simone Sousa

 


Postais de Natal - Digitais

No âmbito da disciplina de TIC e TEC I, os alunos do 2.º ciclo e CEF, exploraram a plataforma Canva e a aplicação PowerPoint, produzindo desta forma postais de Natal digitais para a comunidade escolar.

 


DIA DA CRIATIVIDADE – ENTREGA DE PRÉMIOS

Foram entregues, pelas professoras dinamizadoras do Projeto Baú de Leitura, os prémios do Concurso desenvolvido no âmbito da comemoração do nascimento de Natália Correia, no dia 13 de setembro de 1923, e do Dia da Criatividade (17/11), nas modalidades de conto, poesia e fotografia. A cerimónia decorreu na Biblioteca Escolar da Escola EBS/PE/Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco.
O Baú de Leitura agradece todo o empenho e entusiasmo dos alunos e dos seus respetivos professores, como também a participação de alguns elementos da comunidade educativa, que contribuíram para o enriquecimento deste concurso.

 


1.º CICLO E PRÉ-ESCOLAR ENVIAM CARTA PARA O PÓLO NORTE

Sabias que a tradição de escrever cartas ao Pai Natal remonta ao século XIX, na Alemanha? Naquele tempo, os correios alemães começaram a enviar cartas às crianças, em nome do Pai Natal, incentivando-as a serem boas e a acreditar na magia do Natal. Essa prática rapidamente espalhou-se para vários países, e hoje é uma tradição popular em todo o mundo e nas escolas não é exceção.
No edifício do 1.º Ciclo, decidiu-se, que este ano, em vez de irmos aos Correios, os Correios vieram até nós. E porque acreditamos na magia do Natal convidamos todas as nossas crianças a redigir uma simples e curta carta ao Pai Natal, no Pólo Norte, por vários motivos:
Para aprender sobre a escrita e a correspondência (Ao escreverem uma carta, as crianças têm de pensar sobre o que querem dizer e como o querem dizer e têm, ainda, de aprender a escrever corretamente o endereço do Pai Natal, em especial no 1.º Ciclo);
Para expressar os seus desejos para o Natal (ao escrever uma carta ao Pai Natal, as crianças têm a oportunidade de expressar os seus desejos de forma clara e concisa);
Por último, para participar da magia do Natal (Ao escrever uma carta ao Pai Natal, as crianças estão a participar nessa magia e a manter viva a sua crença no espírito natalício);
Por cá, as nossas crianças escrevem cartas ao Pai Natal, a partir dos 4 ou 5 anos de idade, em idade pré-escolar. É sempre um momento de grande alegria e felicidade para as crianças e será uma tradição que permanecerá viva por muito tempo.
Por último, agradecemos a total disponibilidade dos CTT para estar presente no edifício e dessa forma, assim, recolher todas as cartas a enviar para o Pólo Norte.
Élvio R. Sousa, coordenador 1.º Ciclo 

 


Nos dias 6 e 13 de Dezembro, teve lugar a realização de um Torneio de voleibol que contou com a presença de 4 equipas do grupo de desporto escolar da modalidade de voleibol da nossa escola. O torneio visou apurar a equipa vencedora que defrontará os Professores num jogo convívio que terá lugar no próximo dia15 de Dezembro.
A equipa vencedora foi "Volta Mussi".

Classificação final:
1° lugar- Volta Mussi
2° lugar- KKK
3° lugar- Corvos
4° lugar - JC Fan Club

 


DESEJAMOS A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA UM FELIZ NATAL

A coordenação educativa do 1.º Ciclo, o pessoal docente e não docente e todos os alunos do edifício do Campo de Baixo desejam a toda a comunidade umas boas festas e que a quadra natalícia que aí vem possa trazer paz, fé e amor.
As fotos demonstram alguns dos belos trabalhos que são feitos pelos docentes e pelos alunos do 1.º Ciclo da nossa escola. Boas Festas a todos! 

 


 

 


12 de dezembro – Participação na Reunião da Assembleia Municipal

No âmbito do Projeto “Nós Propomos Porto Santo – Cidadania Responsável”, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural participaram na reunião ordinária da Assembleia Municipal.
Tivemos a honra de estar naquela que é a Casa da Democracia na ilha do Porto Santo, apresentando uma proposta à autarquia local para a construção de um novo parque de Campismo na ilha dourada.
Destacamos a simpatia e a amabilidade de todos os presentes. Ficamos, ainda, satisfeitos por constatar a educação, o trato pessoal e o respeito pela opinião dos outros, independentemente do ponto de vista e das ideologias de cada pessoa.
Enquanto jovens, ficamos orgulhosos com a qualidade dos nossos responsáveis políticos e de todos aqueles que foram eleitos para representar e defender os interesses da população local.
A nossa proposta e participação foi elogiada pela maioria dos presentes, sendo o momento reconhecido como “um dia histórico” nesta casa.
Quanto à proposta, todos são unanimes em defender esta causa, pois o campismo na ilha dourada faz parte da história e da memória de todos nós.
O senhor presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, comprometeu-se a incluir esta proposta na discussão da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).
Tendo em conta que o regimento da Assembleia Municipal não permite o registo fotográfico, apresentamos as fotos do «ensaio», destacando a pontualidade e o profissionalismo do grupo de trabalho, pois todos se apresentaram com a t-shirt do projeto e com a respetiva identificação individual. Segue, ainda, a referida proposta.
Os alunos do Curso Profissional TTAR – 2º ano

 

 


No passado dia 22 de novembro, alguns alunos participaram na oficina de costura, promovida pelos elementos responsáveis pela Oficina 1418.
Nesta oficina os alunos realizaram um passo a passo para a elaboração de bonecas de pano e puderam ter algumas noções básicas de como usar a máquina de costura
.

 

 


HORTA PEDAGÓGICA DO 1. CICLO

A turma de adultos do Ensino Recorrente, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, participou numa sessão prática sobre o cultivo de alguns produtos hortícolas, há muito desejado por alguns formandos. A atividade decorreu na horta pedagógica da escola localizada no edifício do Campo de Baixo, na tarde do dia 11 de dezembro. O workshop foi dinamizado pelo sr. Rogério Drumond, jardineiro da nossa escola e também agricultor nos tempos livres. Explicou aos formandos como e quando se pode cultivar no porto Santo a batata-doce, a batata, a cenoura, a alface e também a cebola e enriqueceu a nossa tarde. A escola e a turma agradece a disponibilidade e a amabilidade do sr. Rogério que cedeu gratuitamente algumas das suas plantas e o seu conhecimento. 

 


CELEBRAÇÃO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE NATÁLIA CORREIA

No âmbito do encerramento da comemoração do nascimento de Natália Correia, no dia 13 de setembro de 1923, o projeto Baú de Leitura do Porto Santo promoveu uma exposição com excelentes trabalhos realizados pelos alunos de Artes Visuais do Ensino Secundário. Estes encontram-se expostos na Escola EBS/PE/Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. Agradecemos a todos os alunos envolvidos e à Prof. Solana Rodrigues pela participação neste evento.
Projeto Baú de Leitura
Porto Santo

 


HORA DO CÓDIGO 2023 - CRIATIVIDADE COM IA

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, os alunos do 1.º e 2.º anos participaram na Hora do Código, programando e descobrindo como a IA (Inteligência Artificial), funciona. A Atividade “Parênteses Criativos” tinha como objetivo potenciar a criatividade das crianças, criando um desenho, a partir de uns parênteses e explorando a importância dos mesmos na Computação, pois funcionam como comandos mágicos que ajudam as "máquinas" a entender o que devem fazer.
A criatividade foi rainha nas mãos destes pequenos artistas!

 

HORA DO CÓDIGO 2023

Os alunos do 2.º ciclo participam de um jogo de aventura onde ajudam a personagem principal, a passar por cada nível criando as instruções passo a passo na forma da linguagem de programação visual usada pela Hora do Código. Desta forma, os alunos conhecem os comandos de sequências, repetições e condições.
Os alunos do 3.º ciclo, utilizaram o Roblox no modo criativo, criaram jogos com IA, codificaram pets para colher, lutar e brincar.
Estas atividades têm como objetivo permitir aos alunos explorarem o mundo das ciências da computação
.

 


Vídeo produzido por alunas do 12.º CT, no âmbito de um trabalho sobre os direitos humanos.

Projeto Clube Europeu

 

 


CASA COLOMBO - MUSEU DO PORTO SANTO E DOS DESCOBRIMENTOS

Alunos do 1.º Ciclo visitam Casa Colombo - Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos, no passado dia 6 de dezembro e foram acompanhados pela prof. titular do 3.º ano, Paula Rodrigues e a docente Aldina Mosca. Inserido no contexto do currículo do 1.º Ciclo, os alunos ficaram a conhecer o belo espaço, agora intitulada Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses que pretende afirmar-se como um foco de conhecimento do designado encontro de culturas entre Portugal e o mundo novo que se abria à Europa do Renascimento. A educadora Fátima Silva encaminhou e explicou um pouco da nossa História.
A Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses ficou agora enriquecido com a doação de obras de oficinas nacionais e europeias (Alemanha, Espanha, Flandres, França), africanas, asiáticas e sul-americanas. Neste caso, o mecenato revela uma atitude consciente da sociedade civil e o papel sociocultural das empresas privadas na iniciativa de preservar, melhorar e modernizar espaços museológicos, contribuindo para um enriquecimento do seu acervo e fomentando a investigação e divulgação da história.
Agradecemos a atenção e a oportunidade de conhecer este belo espaço museológico.

 


10 de dezembro – Dia Internacional do Direitos Humanos

Todos os anos, no dia 10 de dezembro, o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris em 10 de dezembro de 1948 que estabeleceu, pela primeira vez, os direitos humanos fundamentais a ser protegidos universalmente.
O tema do Dia dos Direitos Humanos deste ano é: Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos com uma chamada à ação com o lema #StandUp4HumanRights.
Este ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos de uma das declarações universais mais inovadoras de sempre: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
Este documento histórico consagra os direitos inalienáveis aos quais todos têm direito como ser humano - independentemente de raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou outra natureza, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro status.
No entanto, a promessa da DUDH, de dignidade e igualdade de direitos, tem sofrido ataques contínuos nos últimos anos.
Dado que os jovens enfrentam desafios específicos no exercício dos seus direitos, embora muitas vezes estejam na vanguarda do ativismo pelos direitos humanos, o envolvimento dos jovens é uma​ componente essencial da iniciativa.
Assim, os alunos do 9º ano (nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento) e da turma do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (no âmbito da Estratégia definida para a Cidadania e Desenvolvimento no ensino secundário), elaboraram um conjunto de cartazes alusivos a esta temática – a Exposição encontra-se disponível no corredor do Bloco 2.

 


 MOTARDS EM GESTO SOLIDÁRIO PELO NATAL

Já há vários anos que por altura da época natalícia, a Associação de Motards do Porto Santo, numa vertente solidária, visita e oferece vários presentes, cor e alegria a todas as nossas crianças das nossas escolas. Este ano não foi diferente e no último dia 7 de dezembro, as crianças do 1.º Ciclo da Pré, acolheram, com imensa euforia e satisfação, as dezenas de motards no edifício do Campo de Baixo. Em nome de todas as crianças agradecemos a todos, pela presença especial e desejamos um Feliz Natal. Feliz Natal. Bem-haja à direção da Associação e seus sócios, bem como todos os motards que participaram no evento solidário. Feliz Natal a todos!

 


 5 de dezembro – Dia Mundial do Solo 

O Dia Mundial do Solo é celebrado, anualmente, a 5 de dezembro. O seu objetivo é sensibilizar para a importância de um solo saudável e promover a gestão sustentável dos recursos do mesmo. “Solo e Água – Fontes de Vida” é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), através da Parceria Global para o Solo, para celebrar a efeméride em 2023. Nesta data, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (TTAR - 2º ano), dedicaram parte do seu dia na plantação (manhã) e rega (tarde) de 40 árvores de fruto, no espaço dedicado ao futuro POMAR DO LICEU, da responsabilidade da Quinta Pedagógica da escola. Esta atividade decorreu no âmbito da lecionação dos Módulos/UFCD “Diversidade Agrária Regional” (Tecnológica I) e “O Quadro Natural de Portugal – A Água” (Geografia). A terminar, fica um agradecimento à Direção Regional de Agricultura, na pessoa do Sr. Engenheiro Dantas (elaboração do croqui; apoio técnico; cedência das plantas; recolha e análise do solo); ao Sr. Carlos (Campo Experimental Agrícola do Farrobo); ao Carlos Pereira e Pedro Dias (representantes da APIPS e amigos da Quinta Pedagógica); ao Sr. Élvio (preparação e manutenção do espaço); ao Sr. Orlando (auxiliar educativo), aos alunos do Curso TTAR, pela excelente colaboração.

 

 

 


1.º CICLO DESENVOLVE MÚLTIPLAS ATIVIDADES

São muitas as atividades que desenvolvemos com os alunos do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo. Todas elas são diversificadas, divertidas e dinâmicas, com natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural, associadas ao currículo do 1.º CEB. As fotos seguintes espelham a alegria e o encanto de aprender e ensinar no 1.º Ciclo. Agradecemos a disponibilidade das instituições com os nossos docentes: Câmara Municipal, da Polícia de Segurança Pública, do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, da Reserva da Biosfera do Porto Santo e ao escritor Francisco Rica. Bem hajam!
Foto-ação de sensibilização da Polícia de Segurança Pública "Jovens em defesa dos direitos humanos";
Foto-Receção ao escritor Francisco Rica;
Foto-Atividades de Proteção Civil em contexto escola “Natal em Segurança”
Foto-Campanha de Natal, “Pela preservação da nossa Reserva da Biosfera” com IFCN;
Foto-Construção de Robots - Missão Pijama 2023;

 


De forma a consciencializar a comunidade escolar, sobre o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, na entrada do Edifício do Infantário encontra-se um placar. Este placar foi contruído com a colaboração de todas as salas do Infantário, incluindo a sala de Pré-escolar do Campo de Baixo. "As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade." Outras atividades foram desenvolvidas tendo subjacente esta mensagem

Departamento de Creche e Pré-escolar.

 

VISITA A VIVEIRO FLORESTAL DOS SALÕES


A turma do Ensino Recorrente, do 1.º Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo visitou, no dia 5 de dezembro, o Viveiro Florestal dos Salões, atividade que envolveu o gabinete do Ambiente da autarquia e o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN). Esta atividade visou conhecer o processo pelo qual as plantas passam, antes de serem introduzidas na área de intervenção do projeto LIFE DUNAS, bem como as restantes que servirão para reflorestar a ilha. O viveiro possui ainda algumas plantas ornamentais. Foi recentemente requalificado e, atualmente, o espaço tem capacidade para produzir cerca de 75 mil plantas por ano. A visita foi orientada por um técnico do IFCN, a qual agradecemos.

 

 


CADA UM DE NÓS É ÚNICO, MAS JUNTOS SOMOS FANTÁSTICOS


Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência- 03 de dezembro, os alunos do 1º Ciclo, do edifício do Campo de Baixo, realizaram algumas atividades sob o lema "Cada um de nós é único, mas juntos somos fantásticos", a fim de sensibilizar e consciencializar para a temática da Inclusão das crianças e alunos/pessoas com deficiência, incapacidades ou outras necessidades especiais de saúde, promovendo os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência na sociedade.

  

 


Mais uma vez os alunos da nossa escola estão envolvidos no projeto rs4e - road show for entrepeneurship que já vai na sua 17ª edição.
No passado dia 09 de novembro os alunos do 10ºano do ensino secundário tiveram a oportunidade de participar na Aula 1: O empreendedor dentro de mim e Como planear o negócio, dinamizada pela equipa do rs4e, que este ano conta com a colaboração das professoras: Dalila Peixe, Elisabete Sousa e Rosalina Gomes.
O rs4e é um projeto de empreendedorismo nas escolas, dinamizado pela Startup Madeira, que tem como público-alvo os estudantes a frequentar diversos estabelecimentos de ensino (1º ciclo, secundário, profissional e superior) da Região Autónoma da Madeira. O projeto aborda o empreendedorismo de uma forma inovadora, pois aposta num trabalho ao nível comportamental e técnico, utilizando diversas metodologias adequadas a cada segmento de ensino.
A partir de agora mãos à obra e boas ideias de negócio!


Corta-Mato Escolar

No passado dia 29 de Novembro teve lugar o Corta-Mato Escolar. A organização foi levada a cabo pelo grupo disciplinar de Educação Física da nossa escola.
Participaram no evento cerca de 120 alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino do Porto Santo.
A atividade apurou os vencedores nos diversos escalões.
A atividade foi um sucesso!
Parabéns a todos os participantes!


Dia Mundial da Criatividade

No âmbito do “Dia Mundial da Criatividade”,  o Projeto IncluArte na Escola e os alunos do Curso de Artes Visuais, dos 10.º e 11.º anos, da disciplina de Desenho A, promoveram atividades, entre as quais “Desenhar com papel: Quilling” e “Desenho Cego”, inseridas no tema “Obra de Arte Coletiva”.
Com estas atividades, orientadas pela professora Solana Rodrigues, pretendeu-se explorar criativamente as possibilidades expressivas dos materiais e técnicas da expressão plástica, que os alunos não têm a oportunidade de experimentar durante as atividades letivas, eliminar as barreiras à aprendizagem e à participação dos alunos e desenvolver o trabalho cooperativo.
O projeto IncluArte na Escola encontra-se ao dispor dos alunos, dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, à quarta-feira das 15:20 às 17:45, na sala 3.

 

 


A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano. Procura-se estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando os alunos a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social.
Com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa, convidamos a participar na atividade com objetivo de conhecer e explorar o mar que nos rodeia.
+ info: Equipa da Escola Azul

 

23 de novembro – Dia da Floresta Autóctone


A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, uma data estabelecida para promover a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural - a Floresta Autóctone consiste numa floresta de árvores originárias do próprio território.
Este dia foi escolhido como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado originalmente para países do norte da Europa, que têm nessa altura melhores condições para a plantação de árvores. Na Península Ibérica, as condições climatéricas do mês de novembro, com temperaturas mais baixas e alguma precipitação, são mais favoráveis para a plantação de árvores.
Como tal, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º ano), plantaram no jardim norte da escola 3 exemplares de dragoeiro (Dracaena draco subspécie draco) e 3 massarocos (Echium portosanctensis).
Esta atividade decorreu no âmbito da lecionação do Módulo/UFCD “Diversidade Agrária Regional”, na disciplina de Tecnológica I.
A terminar, fica um agradecimento ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (pela cedência das plantas), ao Sr. Rúben Dias (responsável pelo Viveiro Florestal dos Salões) e ao Sr. Élvio (jardineiro da escola), pela colaboração prestada.


21 de novembro – Visita de Estudo à Central Dessalinizadora


No dia 21 de novembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º ano), participaram numa Visita de Estudo à Central Dessalinizadora.
Esta atividade decorreu no âmbito da lecionação do Módulo/UFCD “O Quadro Natural de Portugal – A Água”, na disciplina de Geografia e contamos com a simpática companhia da professora Licínia Soares, coordenadora da Reserva da Biosfera da UNESCO na Ilha do Porto Santo.
A dessalinização é atualmente utilizada em 150 países, estimando-se que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo dependam de água dessalinizada parcial ou totalmente para satisfazer as suas necessidades diárias.
Ao longo de 90 minutos, o Sr. Décio Vasconcelos fez uma breve resenha histórica da construção e funcionamento desta dessalinizadora, realçando ser umas das primeiras três instalações a serem construídas a nível mundial.
Esta é claramente uma obra emblemática na nossa terra, servindo de estudo para projetos atuais e futuros no país e no exterior. É de louvar o espírito visionário do governo regional ao construir uma infraestrutura desta natureza.
Apesar de responder às necessidades atuais, prevê-se a construção de mais duas galerias subterrâneas, de forma a garantir água de qualidade e sem interrupções aos residentes e a quem nos visita – os alunos participaram numa prova da água e ficaram agradados com o sabor da mesma.
A terminar, fica um agradecimento à ARM - Águas e Resíduos da Madeira, ao Sr. Décio Vasconcelos e à professora Licínia Soares.


Foram organizadas, neste mês de novembro um conjunto de iniciativas, algumas criadas pelas docentes outras lançadas pelo MUNDOS DE VIDA, A Missão Pijama, num dia que nos lembra os direitos das crianças e todas as que deles estão privados, algumas razões conhecidas outras nem tanto. Existem ainda novas formas de interpretação de violação dos mesmos direitos....
"A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança."
In- https://www.dge.mec.pt/.../dia-universal-dos-direitos-da...


O que é a Missão Pijama?
A Missão Pijama é uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.
In http://www.mundosdevida.pt/_O_que_e_a_missao_pijama1
Departamento de Creche e Pré-escolar 


 

 


CELEBRAÇÃO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE NATÁLIA CORREIA
DIA DA CRIATIVIDADE

No âmbito da comemoração do nascimento de Natália Correia, no dia 13 de setembro de 1923, e do Dia da Criatividade (17/11), o projeto Baú de Leitura do Porto Santo promoveu um concurso de Criatividade nas modalidades de conto, poesia e fotografia. Os trabalhos encontram-se expostos na Escola EBS/PE/Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco e foram inspirados num verso de um poema da autora. Também estão expostos outros trabalhos criativos relacionados com o dia da Criatividade. O projeto IncluArte na Escola colaborou com o Baú de Leitura na realização de uma “Obra de Arte” coletiva.
Os trabalhos expostos foram realizados por alunos dos vários níveis de ensino e orientados por alguns professores de Português e de Artes e também participaram alguns elementos da comunidade escolar.
Agradecemos a todos os que estiveram envolvidos nesta atividade e à coordenadora das Atividades de Complemento Curricular.

BAÚ DE LEITURA – PORTO SANTO

 

 

 


 

 

 

 

 

 


Dia Nacional do Mar – Campanha de limpeza da Praia do Ribeiro Salgado

Os alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo, participaram, no âmbito do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), em parceria com o Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal, na atividade 2, referente ao mês de novembro. Nesta atividade, sob um belo dia de sol e com uma temperatura agradável, pretendeu-se comemorar e assinalar o Dia Nacional do Mar (16NOV), dinamizando uma campanha de limpeza com os nossos pequenos alunos, na Praia do Ribeiro Salgado, com o mote “Porto Santo Sem Lixo Marinho”.


Edifício do 1.º Ciclo tremeu – Exercício Terra Treme”


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o exercício público, de âmbito nacional, de sensibilização para o risco sísmico “A TERRA TREME”. O Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil, e no âmbito do Projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos”, associa-se a este exercício, que este ano se realizou a 14 de novembro, às 11h14. O objetivo desta ação é capacitar os cidadãos, e a comunidade educativa em especial, nas medidas a adotar em caso de sismo, pelo que durante o mesmo se devem exercitar os “3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar”, sendo imperioso o conhecimento por todos, das medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
O exercício teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes executaram os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar. Pretendeu-se envolver toda a Comunidade Escolar na construção de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes, pelo que este compromisso cívico exige a todos um empenho ativo na persecução da sua proteção e segurança, bem como de todos os que nos rodeiam. No ano de 2022, efetuaram este exercício, um total de 390774 participantes da comunidade escolar. Este ano, no nosso edifício todos os alunos do 1.º Ciclo efetuaram os três gestos, baixar, proteger e aguardar, junto com os seus docentes. Toda a informação está disponível em https://www.aterratreme.pt/
e em https://www.procivmadeira.pt/pt/

 

Os alunos do 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, participaram na ação de de sensibilização para o risco sísmico “A TERRA TREME”. 

 


 No dia 7 de novembro recebemos o escritor Francisco Rica, no Edifício do Infantário.
"José Francisco Rica, nasceu na cidade de Lamego, onde passou a sua infância e juventude. Posteriormente, a residir na cidade do Porto, começou a desenvolver uma série de atividades culturais, donde se destacam os seus trabalhos literários, a pintura e fotografia, com convites para se apresentar em espaços diversos de grande referência."
Info WOOK
Departamento de Creche e Pré-escolar

 


No âmbito do programa Escola Segura, a Polícia de Segurança Pública da esquadra do Porto Santo, dinamizou uma ação de sensibilização com o tema "Estrada Segura", destinada aos alunos do 3.º ciclo, com o objetivo de alertar os alunos para as consequências da sinistralidade rodoviária e à necessidade de adoção de comportamentos de segurança nas estradas, orientando-os para o fomento do respeito pelas regras de circulação rodoviária, contribuindo deste modo para uma maior consciencialização dos jovens para esta problemática.
Estiveram presentes as turmas do 7.º A, 7.º C e 8. A, acompanhados pelos docentes, André Peixoto, José Perfeito e Carlos Rapoula.

 

 

No âmbito da comemoração do dia nacional da Língua Gestual Portuguesa, os alunos da turma CEF - 2° OI, na disciplina de Cidadania e Mundo Atual, lecionada pela professora Marta Monteiro, participaram numa ação de sensibilização dinamizada pela professora Nádia Duarte. A ação teve como objetivo a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa para uma comunicação.
 
 
Assim assinalamos o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa: exposição de gestos em LGP e frases alusivas à Comunidade Surda no Hall de Entrada do Infantário e visualização de uma história e canção em LGP pelo YouTube: "O som das cores".
Departamento de Creche e Pré-escolar
 

 

No dia 15 de novembro, celebrou-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP).
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto Língua da Comunidade Surda Portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.
Assim, ficou consagrado na Constituição, através do Artigo 74, n.º 2, alínea h, que o Estado Português compromete-se a “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.”

 


 

 Durante o dia 15 de novembro, cerca de 250 alunos contactaram com a modalidade de Muay Thai. Uma cortesia da ADMTM - Associação de Muay thay da Madeira.

Aos professores que colaboraram e tornaram possível esta experiência, o nosso Bem Haja!               

 

 

 

 Corta-Mato Escolar 2023! 

Dia 29 de Novembro às 15.30h na Praça do Barqueiro.

  


No dia 10 de novembro a escola comemorou o dia de São Martinho, distribuindo castanhas assadas pela comunidade escolar. Esta atividade contou com a participação dos alunos do 9. Ano, que na disciplina de Religião Moral e Educação Católica, orientados pelo professor Emanuel Almada, criaram um texto sobre o Dia de São Martinho. Agradecemos a colaboração do Técnico de Informática, Carlos Pereira, na preparação das castanhas e à empresa +Sabor, pela disponibilidade na confecção.


  

Núcleos do DESPORTO ESCOLAR da nossa Escola

  Consulta os horários e NÃO FIQUES PARADO!  

 

Atividades Náuticas - 2ª- 15:20/18:30; 4ª- 15:20/18:30; 6ª- 15:20/18:30 

Badminton - 2ª- 15:20/16:50; 4ª - 17:00/18:30 

Basquetebol - 4ª- 15:20/16:50; 6ª-15:20/16:50 

Futsal - 2ª- 17:00/18:30; 4ª- 17:00/18:30 

Padel - 4ª- 17:00/18:30; 6ª- 17:00/18:30  

Natação - 2ª - 15:20/16:50; 4ª - 15:20/16:50; 5ª - 15:20/16:50; 6ª - 15:20/16:50 

Patinagem - 4ª- 17:00/18:30; 6ª- 15:20/16:50

Voleibol - 4ª- 15:20/18:30; 6ª- 15:20/18:30

 

 

No dia 10 de novembro, decorreu na nossa escola a apresentação do projeto "Oficinas Escola da Vila", da responsabilidade da instituição Porta33, orientada pela Vice-Presidente da Diração da Porta33, Dr.ª Luísa Spínola. Nesta ação estiveram presentes os alunos do 12.º ano LH|AV e CSE, sob a orientação do professor Leonardo Ferreira.

  Esta ação teve como objetivo dar a conhecer aos alunos este projeto que decorrá durante um mês (8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2024), permitindo dar a conhecer aos alunos novas formas de se relacionares com o mundo e com os outros.

  


 

CONHECER E PRESERVAR A TRADIÇÃO

No âmbito do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), do Município do Porto Santo, em parceria com as Escolas, foi realizado um workshop sobre a confeção de pão caseiro, “Bolo do Caco”, atividade realizada na Fundação de N.ª Sra. da Piedade e dirigida por Deolinda Rodrigues. Participaram no workshop as turmas do 3.º e 4.º anos, bem como a turma do Ensino Recorrente, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Acompanharam os alunos os docentes, Margarida Vasconcelos, Filipe Rodrigues, Emília Silva, Raimundo Vasconcelos, bem como o coordenador do 1.º Ciclo, Élvio Sousa. Pretendeu-se com esta atividade não só mostrar um pouco da vida dos porto-santenses num passado não tão longínquo, mas também observar a técnica de confeção do tradicional Bolo do Caco, tipicamente porto-santense. Visitamos ainda as instalações do Lar de Idosos e cumprimentamos os seus utentes. A Escola, os docentes e seus alunos agradecem a amabilidade e a total disponibilidade da Fundação de N.ª Sra. da Piedade e da sua diretora, Mariana Vasconcelos, bem como à D. Deolinda Rodrigues que tão bem explicou a confeção do típico pão do Porto Santo e à autarquia pelo agendamento deste workshop PEAS.

Élvio Sousa, coordenador do 1.º Ciclo



 

Nos dias 18 de outubro e 2 de novembro, foram realizadas, na nossa Escola, Sessões de Esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior e respetiva legislação inerente a todo o processo, proferidas pelas professoras: Maria José Vital e Gina Brito e Mendes.

 

Estas sessões foram direcionadas aos alunos das seguintes turmas: 2º TIS/TTAR (alunos do 2º ano dos cursos profissionais); 11º LH/CSE/AV e 11º CT (alunos do 11º ano dos Cursos científico-humanísticos).

 

 


 Durante a segunda metade do mês de Outubro as crianças de Creche e Pré-escolar foram passando por diversas experiências. Desde descobrir o Outono, o Pão Por Deus e relembrar a partilha de frutos! E porque não uma decoração divertida para perder o medo  

👻🧛‍♂️....

 Pão-por-Deus   

 Este hábito ganhou força um ano após o grande terramoto de 1755 que destruiu completamente parte da capital e que aconteceu justamente no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos.Nessa época, a fome e a miséria sentiam-se pela cidade e reforçou a necessidade de partilha de alimentos com os mais necessitados. 

 Em 1756, as pessoas percorreram assim as ruas de Lisboa, batendo às portas e pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão. Dado o desespero, as pessoas pediram “Pão, por Deus”.(...) Fazer sacos Pão por Deus é uma tradição associada à própria tradição. (...) Quando pedem o Pão por Deus, as crianças recitam versos e recebem como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas.   

Na ilha da Madeira o Pão por Deus também se celebra, e dão-se castanhas, nozes, figos e frutas.

In: https://pumpkin.pt/familia/pao-por-deus/
Departamento de Creche e Pré-escolar
 


  Halloween

 No âmbito da disciplina de Inglês, os professores responsáveis pela disciplina do 2.º Ciclo, montaram uma exposição no átrio do bloco 2, alusiva ao Halloween, com os trabalhos realizados pelos alunos. 


 

  

HALLOWEEN E PÃO POR DEUS

No âmbito da disciplina de Inglês e no domínio da interculturalidade, os alunos do 1.º Ciclo, comemoraram a festividade do "Halloween" no turno da tarde do dia 31/10. O Halloween foi celebrado com a visualização da história "Room on the broom", uma exposição de trabalhos alusivos à festividade (elaborados com material reciclável)e jogos lúdicos no exterior. Foi uma tarde super-feliz e divertida! Agradecemos a prestimosa colaboração dos pais pelos trabalhos fantásticos que elaboraram com os vossos filhosNa parte da manhã, celebramos o tradicional Pão-por-Deus 🥔  

🌰🧁🥜🍡 com todos os alunos da Pré-Escolar, 1.º Ciclo e alguns representantes do Ensino Recorrente. O Pão por Deus é uma tradição antiga e muito semelhante ao Dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (trick or treat). Reza a história que o Pão por Deus tem raízes num ritual pagão do século XV que foi cimentado um ano depois do terramoto de 1755. Nesse dia, 1 de novembro, a população mais pobre de Lisboa terá aproveitado para sair às ruas e bater à porta dos mais afortunados e, assim, mitigar um pouco a fome. Agradecemos a todos os pais e encarregados de educação pela partilha e por manter viva a nossa tradição.

 


  No âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, a Associação Casa do Voluntário foi desafiada pelo Programa Escolhas, a desenvolver ações de sensibilização às turmas do 7º, 8ª e 9° ano, com o intuito de partilhar algumas dicas para a seleção correta de produtos na hora de comprar, como também abordaram o tema da importância da mesada.   

Nos dias 30 de Outubro e 2 de Novembro tiveram presentes na ação de sensibilização denominada “Heróis da poupança - Práticas Sustentáveis no Supermercado", cerca de 60 alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco De Freitas Branco.

 

 

  


No passado dia 21 do mês de outubro, dois alunos do 11°ano e quatro alunos do 12°ano da Escola Básica e Secundária com Pré -escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco da ilha do Porto Santo, acompanhados pelos professores Dalila Peixe, Filipa Abreu, Filipa Roma e Magno Velosa, no âmbito do programa Erasmus+ (KA220, Parcerias de Cooperação na Educação Escolar com o projeto “Online school_space for educational innovation.eu”), deslocaram-se à cidade de Adana, na Turquia, onde foram calorosamente recebidos pela escola Yuregir Halicilar Anadolu Lisesi. Tiveram a oportunidade de conhecer uma realidade bem diferente. Foi uma semana repleta de partilha de conhecimentos e visitas a lugares mágicos, saídos de contos de fadas, como a Capadócia. Os parceiros neste projeto são: Itália, Grécia, Portugal (Porto Santo), Lituânia, Turquia, coordenado por uma escola da Roménia. Esta foi a última mobilidade do projeto que teve início em novembro de 2021. Ao longo dos últimos dois anos criaram-se amizades e aproximaram-se e partilharam-se culturas, o que, afinal, o grande objetivo do alargamento da Europa.


  No âmbito do projeto Atlante, no dia 25 de outubro, decorreu na nossa escola uma ação de sensibilização inititulada "Estou online e agora? O papel dos pais na utilização saudável da Internet e tecnologia", destinada a pais e encarregados de educação. Esta ação foi dinamizada pela Psicólogoa, Dr.ª Alice Freitas. Esta ação teve como obejtivos, orientar os pais/encarragados de educação na utilização saudável da internet e tecnologia, abordar temáticas telacionadas com a utilização problemática da internet, nomeadamente os riscos que as crianças enfrentam quando estão online. Esta ação foi da responsabilidade da Direçáo Regional de Saúde - Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD). 

 



🎀 
 

No dia 26 de outubro, decorreu uma Ação de Sensibilização promovida pela Delegação do Porto Santo NRM da LPCC sobre a importância da prevenção do cancro da mama, em associação com o movimento "Outubro Rosa", na Escola Básica e Secundária com PE e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco.
Esta atividade contou com a participação da Dr.ª Madalena Neto e à Dr.ª Catarina Matos pelo valioso contributo.
#LigaContraCancro #nrmlpcc #outubrorosa  

  


    No âmbito do convite feito à nossa Escola pela Associação Inspirar o Futuro, para participar no Projeto Inspiring Future, considerando que este é um projeto de interesse para os alunos em termos do prosseguimento de estudos, foram desenvolvidas atividades, no passado dia 23 de outubro, direcionadas aos alunos do 12º ano dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH) e do 3º ano dos Cursos Profissionais. Assim, os alunos participaram, ao longo de toda a manhã, numa sessão de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior e workshops, proferidas por especialistas desta associação. Ainda no âmbito destas atividades, os alunos puderam visitar e esclarecer dúvidas na Feira de Informação sobre o ensino superior (Espaço expositores nos átrios dos Blocos 1 e 2), onde estiveram representadas 14 instituições do Ensino Superior, com destaque para as oportunidades nacionais e estrangeiras que os jovens do Porto Santo poderão beneficiar, particularmente para aqueles que seguirão uma formação académica no ensino superior. Para possibilitar a participação de todos os alunos, as aulas do turno da manhã deste dia, foram substituídas por estas atividades.

   Aos alunos do 10º e 11º anos dos Cursos Científico-Humanísticos e do 2º ano dos Cursos Profissionais, foram organizadas visitas aos expositores ao longo da manhã.

 


     O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.(...) A Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, com o desenvolvimento de iniciativas solidárias durante o mês de outubro, com particular destaque para os dias em que se assinalam três importantes efemérides". Retirado de:    

https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa/   

Assim, no nosso edifício do Infantário na sala de pré-escolar, Sala dos planetas, evidenciámos o dia 13 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático e distribuímos um folheto pelas famílias das nossas crianças, como forma de sensibilização e para os adultos. Nas salas foram realizados trabalhos simbólicos que durante todo o mês de outubro se encontram afixados, com o intuito de sensibilizar as famílias. Departamento de Creche e Pré-escolar.

 

 


   #CodeWeek de 7 a 22 de outubro   

A participação dos alunos do 1.º Ciclo na Semana Europeia do #CodeWeek de 7 a 22 de outubro, decorreu de uma forma muito divertida. O Robot Botley transformou-os em pequenos programadores. Foi fantástico! #codeweek #GMTE #cienciasdacomputacao

  CodeWeek – Alunos do 2.º Ciclo - Semana Europeia da programação

 

  Os alunos do 2.º ciclo na dsiciplina de TIC e no âmbito da semana europeia da programação, desenvolveram projetos em modelação 3D.

  #codeweek #gmte #cap3r

  CÓDIGO CODE WEEK 4 ALL: cw23-HUS1o

    

 

  Atividades CodeWeeK - No âmbito da disciplina de TIC, os alunos do 2.º ciclo, criaram conteúdos em Realidade Aumentada relacionados com a temática Halloween. Esta atividade esteve inserida na semana europeia da programação.

  #codeweek #GMTE #cienciasdacomputacao #cap3r

    

   

Os alunos do Pré-Escolar (5 anos) e do 1.º Ciclo participaram na Semana Europeia do #CodeWeek de 7 a 22 de outubro, uma iniciativa popular que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa. Aprender a programar ajuda-nos a entender o mundo em rápida evolução à nossa volta, a expandir o nosso conhecimento sobre o funcionamento da tecnologia e a desenvolver competências e capacidades para explorar novas ideias e inovar. As crianças, utilizando o Robot Botley, aprenderam conceitos de codificação, programação e pensamento crítico enquanto se divertiram brincando. Utilizando setas direcionais e determinados comandos as crianças seguiram um circuito montado por elas, descobrindo quais os passos que o robot tem que fazer programando-o através dos botões direcionais. Uma vez programado o Botley executará as ordens. Os desafios irão ser cada vez mais complexos pois aparecerão obstáculos e outras tarefas a realizar." #codeweek #GMTE #ciencias da computação 

 

 


   O Outono tem despertado a imaginação de pequenos a graúdos. À nossas crianças estão a ser proporcionadas experiências visuais e estéticas muito interessantes, numa estação que parece demorar a mostrar-se!    

Um grande bem-haja a todos os colaboradores, que em simultâneo com os trabalhos realizados nas salas, partilham iniciativa criativa, enriquecendo os nossos espaços de vida outonal!   

Departamento de Creche e Pré-escolar

    

     


   Semana da Alimentação  

"A alimentação saudável 🍽🍼🍵 pressupõe que esta deva ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia🤸‍♂️🤾‍♀️." (SNS24)

  Na semana de 16 a 20 de outubro, todas as salas realizaram atividades relacionadas com a alimentação. A experienciação através dos sentidos foi soberana. Cada grupo teve oportunidade de explorar vários alimentos, em especial frutas

🍎🍊🍇🥝: formas, texturas, cheiro e sabor. Há quem tivesse a oportunidade de experimentar bolos de beterraba e de espinafre, no edifício do Campo de Baixo.
No dia 16, os grupos do infantário foram organizados, pela equipa responsável, de forma a contribuir para a construção de uma Roda dos Alimentos🧡, dentro do possível, com alimentos reais🍎🥕🍞🥔🥛. A exploração da roda teve em conta as várias áreas de conteúdo preconizadas nas OCEPE. A título de exemplo, a nível da matemática👀: a relação entre tamanho das diferentes divisões e a quantidade de comida que se deve ingerir em maior ou menor quantidade.🤩 Departamento Creche e Pré-escolar

 

 


   

DESPORTO ESCOLAR - Patinagem

   O grupo Sobre Rodas da nossa Escola já está a rolar!!!


Desporto Escolar - Atividades de Náuticas 23/24

 

   Mais um dia de treino desta vez no Porto de Porto Santo.

   

#escolaazul #desportoescolar #clubenavalportosanto

 

 


    Recolha e separação do lixo subaquático na Marina do Porto Santo.   

Dia 21 de outubro pelas 10.00 horas.

 

Participa!

   


   

PEGADA DESPORTIVA

  Junte- se a nós e venha caminhar!

   Dia 21/10/2023 

 

  Encontro: Praça do Barqueiro – 09:00 horas

 

  Quem quiser, no final da caminhada, pode juntar-se à iniciativa de Limpeza Subaquática na Marina do Porto Santo e colaborar na recolha e separação do lixo!   

Atividade física e pegada ecológica!   

MEXA- SE PELA SUA SAÚDE!  

 


 

                A nossa escola colaborou com um grupo de 70 voluntários na organização da EHF BEACH HANDBALL EURO 2023 que teve lugar no Porto Santo entre os dias 12 e 15 de Outubro. 

O trabalho dos discentes foi coordenado pelos professores Elisabete Sousa e Bruno Santos.

   

  

 

  

No dia 10 de Outubro, decorreu na nossa escola uma ação de sensibilização cujo tema foi: Missão no século XXI - O diácono, desde o primeiro século da igreja, desempenha uma missão importante na vivência humana e da transmissão da fé. Essa mesma missão perpétua-se ainda hoje e vamos tê-la concretamente/visivelmente na pessoa do Sr Aldónio que se predispôs a aceitar o chamamento dizendo sim a Deus. Mais um nosso irmão que terá uma missão concreta na nossa comunidade. Desde o início dos tempos o diácono procura expressar e transmitir o essencial da fé vivendo-a. O diaconado é o primeiro grau do sacramento da Ordem. Como nos diz a história da comunidade europeia, a igreja como comunidade humana tocada pela divindade, desempenha a missão das missões: fazer com que o Homem encontre o seu lugar e a sua missão no mundo.  

 

Assim sendo, querendo propor um maior conhecimento deste facto para os católicos e não católicos da nossa comunidade escolar, vimos por este meio convidar todo o pessoal docente, não docente e em especial os alunos de EMRC a participar numa actividade intitulado: “Missão do sec XXI”, dinamizara pelo Rev.do Pe. Hugo Gomes, nosso pároco e o Sr. Aldónio Melim.


   

 Comemoração do "Dia Europeu do Desporto na Escola"

 No dia 29 de Setembro a nossa escola assinalou o dia com a realização de atividades desportivas( caminhada, dança, paddle, voleibol, escalada e batismo de mergulho com garrafa) para fomentar a importância da prática de atividade física e desportiva na população jovem.

 

  As atividades foram dinamizadas pelo grupo disciplinar de Educação Física com a colaboração dos projetos Eco-Escolas e Escola Azul.

 

No Dia Europeu do Desporto, alguns alunos tiveram a oportunidade de fazer um batismo de mergulho! Obrigada prof. Emanuel Almada.


Dia Europeu do Desporto na Escola. "Por um estilo de vida mais saudável...faz um piquenique sustentável!"



 

EDUCAÇÃO – UMA APOSTA NO FUTURO

 

No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos do Curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural – 2º Ano realizaram um trabalho sobre os jovens estudantes da ilha dourada que entraram no ensino superior, no presente ano letivo. Dos 29 candidatos, todos entraram na Universidade, maioritariamente na 1ª opção. Lisboa (9) foi a região do país que atraiu mais estudantes, seguindo-se o Porto (7) e Aveiro/Madeira/Bragança (2). Curiosamente nenhum aluno foi colocado na Universidade dos Açores. Tendo em conta a diversidade de cursos selecionados, arriscamos afirmar que, o regresso destes jovens após a sua formação, permitiria um futuro mais risonho e com melhor qualidade de vida para todos os residentes e visitantes. Resta aguardar que sejam criadas as condições necessárias e que os jovens queiram exercer a sua profissão nesta terra. A terminar, desejamos as maiores felicidades (a nível pessoal e académico) aos mesmos. Façam o favor de serem felizes.

 

   


 

DIA MUNDIAL DO TURISMO - 27 de SETEMBRO

 

Os alunos do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º ano) comemoraram o Dia Mundial do Turismo com uma saída de campo ao novo Parque Urbano. Tendo em conta a temática selecionada para este ano, "Turismo e Investimentos Verdes", os alunos elaboraram um relatório da atividade, identificando os pontos fortes e os aspetos a melhorar/corrigir no referido espaço. Posteriormente, esta reflexão será entregue às entidades competentes. Esta atividade decorreu no âmbito dos conteúdos lecionados nas disciplinas de Geografia, Tecnológica I e Tecnológica IV.

 

 

    


   

No passado dia 25 de setembro, celebrou-se pela primeira vez o Dia Nacional da Sustentabilidade. Portugal foi o primeiro país a celebrar esta data.
Como todos sabem, a Sustentabilidade é um objetivo global, mas exige sobretudo uma ação local, nomeadamente na Ilha do Porto Santo.
Com esta Palestra, pretendeu contribuir para a divulgação de informação, promovendo o conhecimento e capacitando os presentes para uma mudança consciente dos nossos comportamentos, de forma a contribuir para um futuro sustentável.
No que toca à sustentabilidade, Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer. Os dados são preocupantes:
- No dia 7 de maio, Portugal passou a estar em défice (dívida) com a natureza;
- No dia 2 de agosto, a Terra excedeu a capacidade anual de repor os recursos necessários à existência humana;
- No dia 16 de setembro, um grupo de 27 voluntários recolheu cerca de 120 quilos de lixo na Ribeira do Tanque, na ilha dourada. Se não tivessem esta atitude, certamente este lixo iria parar ao mar no próximo inverno;
- A 23 de setembro, o investigador madeirense Doutor João Baptista lançou um desafio: juntar um grupo de trabalho para estudar e descobrir o dia do ano em que a natureza esgota a capacidade de renovação dos seus recursos, no Arquipélago da Madeira;
- Se todo o mundo vivesse como os portugueses, seriam necessários/consumidos três planetas, todos os anos.
Sobre a temática da Sustentabilidade em Portugal, o Presidente da República referiu o seguinte:
"Temos de agir. Temos de garantir mais resultados e rapidez. Houve muito tempo perdido, tempo de mais".
Seguem 5 Medidas que poderão melhorar a sustentabilidade ambiental no nosso país:
- Apostar num modelo agrícola diferente do atual;
- Reduzir as deslocações e viagens diárias para o emprego;
- Investir em transportes alternativos, incentivando o uso da bicicleta e o transporte público;
- Apostar numa Economia do Bem-Estar;
- Apostar nos produtos sustentáveis.
E como é que cada um de nós pode fazer a diferença?
- Consumir de forma mais consciente - é necessário mudar o velho hábito de «usar e deitar fora»;
- Deslocarmo-nos de forma sustentável – devemos privilegiar os transportes coletivos, andar de bicicleta ou a pé;
- Reduzir a presença de proteína animal na nossa alimentação – estaremos, assim, a contribuir para uma diminuição do impacto ambiental e para uma alimentação mais saudável.
Porque a manhã já vai longa e para não vos «assustar» ainda mais, termino com uma afirmação do professor Marcelo Rebelo de Sousa: “Não podemos defraudar o legado para as futuras gerações. É nosso dever honrar o compromisso da Agenda 2030, em nome da humanidade e do planeta. Não podemos falhar, não vamos falhar.”
Caros colegas, minhas senhoras e meus senhores, passo a palavra ao professor Emanuel Almada, que nos vem falar das ameaças e oportunidades no nosso oceano.
Obrigada".
Ana Francisca Abreu e Filipa Menezes de Oliveira – 9ºAno


 

   

 E assim, no edifício do infantário, recebemos o Outono!

 

    

Departamento de Creche e Pré-escolar


   

 Desporto Escolar

  Reunião geral com todos os alunos - 27/09/2023
 

15:20 - Junto do Ginásio

   

MEXE- TE PELA TUA SAÚDE!!!!


   

O ano letivo 2023/ 2024 começou da melhor forma para 6 alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco da ilha do Porto Santo.

   No dia 23 do mês de setembro, três alunas do 7°ano e três alunos do 10°ano, acompanhados pelos professores Dalila Peixe, Filipa Abreu e Paulo Almeida, no âmbito do programa Erasmus+, KA220, Parcerias de Cooperação na Educação Escolar com o projeto “Online school_space for educational innovation.eu”, deslocaram-se à cidade de Vilnius, na Lituânia, na escola Vilniaus Kunigaikscio Gedimino Progimnazija.

    Entre 25 a 29 de setembro de 2023, irão ter a oportunidade de conhecer uma realidade bem diferente da nossa.

  O objetivo principal deste projeto, passa por desenvolver as capacidades dos participantes para a utilização da tecnologia digital e os meios de comunicação de forma responsável e eficiente.

  Os parceiros neste projeto são: Itália, Grécia, Portugal (Porto Santo), Lituânia, Turquia, coordenado por uma escola da Roménia.

  Espera-nos uma semana repleta de partilha de conhecimentos.

  


  Comemora-se entre os dias 23 a 30 de Setembro a Semana Europeia do Desporto, tendo como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa.

  Desta forma no dia 29 de setembro a nossa escola irá assinalar o "Dia Europeu do Desporto na Escola", com uma caminhada e uma atividade surpresa.

   Aproveita o bom tempo para fazer um piquenique ao ar livre na escola e na companhia dos teus colegas. Não esqueças de dar prioridade a alimentos saudáveis e evitar produtos descartáveis.

   

"Por um estilo de vida mais saudável... faz um piquenique sustentável!" 

 


 

  O FESTIVAL COLOMBO 2023 já arrancou na nossa escola!

   

 


 


 


 

 

 Reunião geral do 1.º Ciclo e arranque da atividade letiva (Edifício do Campo de Baixo)

 

Informamos os estimados encarregados de educação, que a Reunião Geral do 1.º Ciclo, realiza-se às 19:00, do dia 07SET2023 (quinta), na Cantina do Edifício do Campo de Baixo. Informamos ainda que a atividade letiva, conforme decisão do Conselho Pedagógico, tem início no dia 08SET2023, (sexta), pelas 08:15 (atividade curricular). Solicita-se a presença de todos os encarregados de educação/pais, por forma a preparar, conjuntamente, com os docentes o início da atividade letiva.Élvio Rui Teixeira de Sousa

Coordenador Educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 


 

 

 

 

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo