Capacitar para Incluir

Minimizar

 

No âmbito do projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH) - “Capacitar para Incluir”, coordenado pelas docentes Sónia Cortesão e Rosalina Gomes, os professores André Silva, Armando Neves, Ramiro Correia, Roberto Nascimento e o técnico administrativo Élvio Ornelas participaram na Atividade Formativa “English Course for Beginners with the Callan Method”, na Europass Teacher Academy, que se realizou em Split, Croácia, entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2024.
Além da aprendizagem nos domínios da oralidade e da escrita, destaca-se o convívio enriquecedor com colegas de outras nacionalidades, bem como as visitas a locais de relevante interesse cultural. Esta foi, também, uma oportunidade para promover as atividades e boas práticas da docência na nossa escola e, como não podia deixar de ser, para a promoção da Ilha Dourada – locais de interesse, atividades culturais, gastronomia, praia.
A finalizar, o grupo agradece a oportunidade que lhe foi dada de participar neste projeto que é, sem dúvida, uma mais-valia para o seu crescimento pessoal e profissional.

 


No âmbito do projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH) - “Capacitar para Incluir”, coordenado pelas docentes Sónia Cortesão e Rosalina Gomes, as professoras Cátia Ornelas, Dulce Agostinho, Isabel Glória Freitas e Maria Filomena Oliveira participaram na Atividade Formativa “English Language Course for Beginners”, na Europass Teacher Academy, que se realizou em Florença, Itália, entre os dias 22 e 27 de abril de 2024. Além da aprendizagem nos domínios da oralidade e da escrita, destaque para o convívio enriquecedor com colegas de outras nacionalidades, bem como para as visitas a locais de relevante interesse cultural. Esta foi, também, uma oportunidade para promover as atividades e boas práticas da docência na nossa escola e, como não podia deixar de ser, para a promoção da Ilha Dourada – locais de interesse, atividades culturais, gastronomia, praia. A finalizar, as docentes agradecem a oportunidade que lhes foi dada de participarem neste projeto que é, sem dúvida, uma mais-valia para o seu crescimento profissional.

 


No âmbito do projeto Erasmus+ "Capacitar para Incluir", entre os dias 13 e 18 de abril, alguns alunos do ensino secundário da nossa escola, acompanhados pelas coordenadoras do Projeto, Rosalina Gomes e Sónia Cortesão, e pela administrativa Clara Neves, realizaram uma deslocação a Viena e Wiener Neustadt, na Áustria. Durante esta viagem, tiveram a oportunidade de participar num programa de mobilidade de grupo e intercâmbio com a escola parceira Bundesgymnasium Zehnergasse.

Com esta experiência, os participantes puderam aprimorar a sua proficiência em línguas estrangeiras, especialmente em alemão e inglês; estimular o desenvolvimento do pensamento crítico; desenvolver interesse e respeito pela cultura e tradições de outros países; e aprenderam o programa Simply Strong.

Aqui ficam alguns registos desta experiência única e fantástica que ficará para sempre na memória dos participantes.

 

 


 No âmbito do projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH) - “Capacitar para Incluir”, coordenado pelas docentes Sónia Cortesão e Rosalina Gomes, o professor António Félix frequentou a Atividade Formativa “Artificial Intelligence for Education: Exploring the Frontiers of ICT”, na Europass Teacher Academy em Roma, Itália, entre 1 de abril e 6 de abril.

 

 


No âmbito do projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH) - “Capacitar para Incluir”, coordenado pelas docentes Sónia Cortesão e Rosalina Gomes, a professora Solana Rodrigues frequentou a atividade formativa “Discovering the Cultural Heritage of Rome”, na Europass Teacher Academy em Roma, Itália, entre 1 e 6 de abril.
O curso teve como base os princípios da Educação do Património Cultural, uma abordagem promovida pelo Conselho da Europa que visa incorporar a Educação Patrimonial de forma mais eficaz nos currículos escolares, a fim de aumentar a consciência da história e dos valores comuns entre as gerações mais jovens e fortalecer o sentimento de pertença a um espaço cultural e político europeu partilhado.

 

 


No âmbito do projeto Erasmus+ KA122 “Capacitar para Incluir”, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, as professoras Isabel Silva, Isabel Oliveira e as coordenadoras do projeto Sónia Cortesão e Rosalina Gomes frequentaram a atividade formativa “Basic English for International Projets”, na Europass Teachers Academy em Helsínquia, Finlândia.

Tendo o inglês como base de comunicação, foi uma experiência multicultural entre professores de vários países da Europa.

Aprendemos muito, trocamos experiências… e levamos um pouco do “calor comunicativo” do Porto Santo e de Portugal para a gélida Finlândia.

Within the scope of the Erasmus+ KA122 project "Empowering for Inclusion," between February 26 and March 2, teachers Isabel Silva, Isabel Oliveira, and project coordinators Sónia Cortesão and Rosalina Gomes attended the training activity "Basic English for International Projects" at the Europass Teachers Academy in Helsinki, Finland.

With English as the basis of communication, it was a multicultural experience among teachers from various European countries. We learned a lot, exchanged experiences... and brought a bit of the "communicative warmth" of Porto Santo and Portugal to the icy Finland.

Kiito and Moi Mo

 

 


“Capacitar para Incluir” |Erasmus+ | Ação Chave 1 KA122

O Erasmus+ é o Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.

A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual ou mobilidade de grupos para fins de aprendizagem. O projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH), com o título “ Capacitar para Incluir ”, foi aprovado para o desenvolvimento das competências do pessoal educativo, o qual financia, para o ano de 2023/2024, 15 mobilidades.

A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual ou mobilidade de grupos para fins de aprendizagem.

O projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH), com o título “Capacitar para Incluir ”, foi aprovado para o desenvolvimento das competências do pessoal educativo, o qual financia, para o ano de 2023/2024, 15 mobilidades.

 

Sessão de divulgação do Projeto

 Mobilidade Erasmus+ KA1 – Ensino Escolar - Condições de participação, critérios de seleção e seriação

 Formulário de Candidatura

 

  

 

 

Lista ordenada dos candidatos que concorreram às mobilidades

 


 

Candidaturas a mobilidades de alunos no âmbito do projeto Erasmus+

 

 As candidaturas decorrem entre os dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024

 

Critérios de selação para participação de alunos em mobilidade   Edital da candidatura para os alunos 

Lista de alunos selecionados

 

 

 

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo