Minimizar

              

 

Projeto - Online school_space for educational innovation.eu

 

Objetivos do Projeto

 

 

ERASMUS PROGRAM “ONLINE SCHOOL_SPACE FOR EDUCATIONAL INNOVACION.EU”

 

 No passado dia 21 do mês de outubro, dois alunos do 11.° ano e quatro alunos do 12.° ano da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco da ilha do Porto Santo, acompanhados pelos professores Dalila Peixe, Filipa Abreu, Filipa Roma e Magno Velosa, no âmbito do programa Erasmus+ (KA220, Parcerias de Cooperação na Educação Escolar com o projeto “Online school_space for educational innovation.eu”), deslocaram-se à cidade de Adana, na Turquia, onde foram calorosamente recebidos pela escola Yuregir Halicilar Anadolu Lisesi.Tiveram a oportunidade de conhecer uma realidade bem diferente. Foi uma semana repleta de partilha de conhecimentos e visitas a lugares mágicos, saídos de contos de fadas, como a Capadócia. Os parceiros neste projeto são: Itália, Grécia, Portugal (Porto Santo), Lituânia, Turquia, coordenado por uma escola da Roménia.

Esta foi a última mobilidade do projeto que teve início em novembro de 2021. Ao longo dos últimos dois anos criaram-se amizades e aproximaram-se e partilharam-se culturas, o que, afinal, o grande objetivo do alargamento da Europa.

 

 



 

 SEIS ALUNOS DA ESCOLA DO PORTO SANTO EM ERASMUS+ NA LITUÂNIA

 

"O ano letivo 2023/ 2024 começou da melhor forma para 6 alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco da ilha do Porto Santo”.

Como explica a escola, no dia 23 do mês de setembro, três alunas do 7°ano e três alunos do 10.° ano, acompanhados pelos professores Dalila Peixe, Filipa Abreu e Paulo Almeida, no âmbito do programa Erasmus+, KA220, Parcerias de Cooperação na Educação Escolar com o projeto "Online school_space for educational innovation.eu", deslocaram-se a Vilnius, na Lituânia, na escola Vilniaus Kunigaikscio Gedimino Progimnazija.

O programa decorreu entre 25 e 29 de setembro, com os discentes e docentes a terem tido oportunidade de conhecer uma realidade bem diferente da vivida pelos mesmos no Porto Santo, numa semana “repleta de partilha de conhecimentos”.

“O objetivo principal deste projeto passa por desenvolver as capacidades dos participantes para a utilização da tecnologia digital e os meios de comunicação de forma responsável e eficiente”, refere ainda o estabelecimento de ensino, que adianta que os parceiros neste projeto são Itália, Grécia, Portugal (Porto Santo), Lituânia, Turquia, coordenado por uma escola da Roménia.

 

 

 

 


 

 

A Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, no âmbito do programa Erasmus+, KA220, Ação Chave 2- Parcerias de Cooperação na Educação Escolar com o projeto “Online School_Space for Educational Innovacion.eu”, recebeu na passada semana, entre 24 e 28 de abril, 13 professores provenientes de Itália, Lituânia, Grécia, Turquia e da Roménia (país coordenador do projeto).
É de salientar que o objetivo principal deste projeto passa por desenvolver as capacidades dos participantes para a utilização da tecnologia digital e os meios de comunicação de forma responsável e eficiente, nesta mobilidade os professores envolvidos puderam observar de que forma os alunos e professores utilizam as novas tecnologias na nossa escola. O projeto teve início em novembro de 2021 e está prevista a sua conclusão no próximo mês de outubro.
Demos também a conhecer a nossa ilha plantada no meio do atlântico….esperando um dia poder voltar a ver quem conheceu pela primeira vez a nossa terra.
No Porto Santo a coordenação cabe às docentes de Artes Visuais Dalila Peixe, Eugénia Miguéis com a colaboração dos docentes Filipa Abreu e Paulo Almeida.

 

 

 


 

ERASMUS PROGRAM “ONLINE SCHOOL_SPACE FOR EDUCATIONAL INNOVACION.EU”


Muito contentes pela receção ao grupo de professores do Programa Erasmus “Online School_Space for Educational Innovacion.eu”, no edifício do Campo de Baixo, da nossa escola. Portugal (Porto Santo), Itália (Sicília), Grécia (Trikala), Turquia (Adana), Lituânia (Vilnius) e Roménia (Staralvist) foram os países representados.
Mobilizamos a comunidade escolar para delinear um programa e para diversas atividades, desde o acolhimento, a apresentação de várias canções (hino da Europa, Hono Eco-Escolas, canção Porto Santo, de Max, canção “Ilha da fantasia” (4.º ano) e “herdeiros da Madeira (3.º ano), um jogo interativo, e um convívio e lanche, com produtos tradicionais do Porto Santo para o qual generosamente contribuíram as famílias dos alunos e ainda o pessoal docente e não docente. Tudo terminou com sorrisos e com sentido de missão cumprida, com o mote “Culturas diferentes, o mesmo ideal” Foi uma tarde magnifica, com o Sol a embelezá-la ainda mais. Salientamos a presença do CACI, da sua coordenadora, Carmo Freitas, bem como a coordenadora do CREE, Sara Peixe, onde também se envolveram e participaram nas nossas atividades. Tudo isto aconteceu justamente na Semana contra a Indiferença. Agradecemos, por fim, o convite das coordenadoras do projeto Erasmus, prof. Eugénia Miguéis e prof. Dalila Peixe e a presença da coordenadora das AEC, prof. Filipa Abreu e do prof. Paulo Almeida.
👉
Porto Santo, 27 de abril de 2023 

 

 

  


 

PROFESSORES E ALUNOS DO PORTO SANTO NA GRÉCIA EM PROGRAMA ERASMUS+

 

Quatro professores e seis alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, no Porto Santo, estão desde o dia 31 e até à próxima sexta-feira, em deslocação à Grécia, no âmbito do programa Erasmus+, KA220, Parcerias de Cooperação na Educação Escolar.

Desta feita, e como explica o estabelecimento de ensino, o grupo da escola do Porto Santo participa no projeto "Online school_space for educational innovation.eu", cujo “objetivo principal passa por desenvolver as capacidades dos participantes para a utilização da tecnologia digital e os meios de comunicação de forma responsável e eficiente, que decorrerá na cidade de Trikala”

Professores e alunos do Porto Santo na Grécia em programa Erasmus+ (jm-madeira.pt)

 

 

 PROFESSORES DO PORTO SANTO EM INTERCÂMBIO ERASMUS+ NA ROMÉNIA

 

Os docentes Dalila Peixe, Eugénia Miguéis e Paulo Almeida, deslocaram-se à Roménia, no passado dia 12 de março, onde ficarão por um período de uma semana, no âmbito do programa Erasmus+ (K220, Parcerias de Cooperação na Educação Escolar) e através do projeto "Online school_space for educational innovation.eu".

O objetivo principal do projeto passa por desenvolver as capacidades dos participantes na utilização da tecnologia digital e nos meios de comunicação de forma responsável e eficiente. O intercâmbio decorre no município de Vulcana-Băi, pequena localidade situada no centro-sul da Roménia. 

Nesta atividade, a escola do Porto Santo é parceira com outros cinco estabelecimentos de ensino da Itália, Grécia, Turquia, Lituânia e da própria Roménia, que é escola coordenadora do projeto.

 

 

 

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo