Minimizar

  Exposições

 

No âmbito da Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento do Ensino Secundário está a decorrer a exposição dos trabalhos, com o tema “Greta Thundberg”.
Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos das turmas AV/LH do 12.º ano, nas disciplinas de Oficina de Artes e História A, sob a coordenação das professoras Solana Rodrigues e Marta Monteiro.

 

 
 

Está a decorrer na nossa escola a exposição de trabalhos da III QUINZENA DAS ARTES e do projeto EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA E PREVENÇÃO DE RISCOS!

A exposição inicia-se no CORPO 1 (Pisos 0 e 1) e continua no átrio da escola, inserida no projeto “ESCOLA AZUL”.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar esta exposição!
 

 

 Dia Eco-Escolas

  
 
Os vencedores do concurso "Cartaz Eco-código" foram:
 
 
1° lugar - Cartaz 3: Guilherme Sousa; Carla Rosana.
 
2° lugar - Cartaz 7: Beatriz Souto; Daniel Jesus; Íris Freitas; João Afonso Menezes; Sara Sousa.
 
3° lugar - Cartaz 2: João David Castro; Nina Ornelas; Sara Freitas; Tiago Santos.
 
          
 
 

FLiPS - FESTIVAL LITERÁRIO DO PORTO SANTO

 9, 10 e 11 JUNHO
 
Oradores convidados: Alice Vieira, Bernardo de Vasconcelos, Fernando Venâncio, Jerónimo Pizarro, Lília Mata, Luís Caetano, Ricardo Belo de Morais.
Organização: Professores de Português da Escola Básica e Secundária do Porto Santo.
Patrocínio: Câmara Municipal e Junta de Freguesia do Porto Santo, Hotel Vila Baleira, Hotel Pestana, Restaurante Torres.
 
Atenção, professores: inscrições abertas na plataforma Interagir.
 
 
 

Revista "Ponto e Vírgula"

 
A nossa escola venceu três das oito categorias em concurso:
Poesia (Leonor Mendonça);
Investigação Histórica (Lara Ferreira);
Conto a Três Mãos (Vera Borges).
 
Parabéns às nossas alunas. 
 
 
 
 

 Semana Nacional da Agricultura na Escola

 

 ROTA TURÍSTICA DA VINHA E DO VINHO + ROTA DA ÁGUA


No âmbito da “Semana Nacional da Agricultura na Escola” (16 a 20 de maio de 2022), os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º ano) participaram numa Saída de Campo à área agrícola da Língua de Vaca.
Durante o percurso, foi possível observar antigos terrenos cultivados na base dos picos Castelo e do Facho, bem como outras atividades económicas do sector primário (pecuária).
Chegados à Língua de Vaca, os alunos tiveram a oportunidade de observar as “Paredes de Croché” típicas da Ilha do Porto Santo, nomeadamente nas propriedades agrícolas dedicadas à viticultura. Perante a beleza desta área, surge a ideia de criar a chamada Rota Turística da Vinha e do Vinho, permitindo valorizar o trabalho e esforço dos nossos antepassados, dando a conhecer aos que nos visitam esta fantástica obra, saboreando e degustando o néctar das uvas ali cultivadas.
Depois de alertados, reconheceram a necessidade de corrigir algumas situações, nomeadamente: a introdução das paletes de madeira; o abandono de alguns campos, devido ao envelhecimento dos nossos agricultores; a falta de pedra que permita erguer novas paredes.
Destacamos o esforço e trabalho de todos os agricultores que recuperaram muitas destas paredes, cultivando os terrenos, introduzindo novos bacelos e tornando a paisagem mais atrativa. 
De seguida, foi possível visitar uma outra área, onde encontramos uma nora que poderia dar origem à Rota da Água – funcionaria entre a referida nora, com um percurso junto à linha de água, com quadros explicativos, áreas de lazer e terminando na antiga Fábrica das Águas. 
Como é óbvio, estas propostas surgem no âmbito dos trabalhos escolares desenvolvidos no curso de turismo, onde pretendemos trabalhar a criatividade, iniciativa e o empreendedorismo. 
  

 

2.º Concurso Nacional de Desenho Infantojuvenil

 

No dia 24 de maio foram entregues os prémios e certificados aos alunos vencedores e participantes do “2.º Concurso Nacional de Desenho Infantojuvenil”, que decorreu em dezembro de 2021.
O concurso teve como tema “Desenhar a História a partir das pinturas de Sonia Delaunay”, uma iniciativa organizada pela Galeria Marca de Água em parceria com a Câmara Municipal do Funchal.
As turmas envolvidas foram:  
8.º A, 8.º B e o 12.º AV sob a coordenação da professora Solana Rodrigues. 
Parabéns aos alunos!
 
 
 

Eco-Escolas

 
No âmbito do Projeto Eco-Escolas decorrerá entre os dias 23 de maio e 30 de junho, o concurso “CARTAZ ECO-CÓDIGO”.

VOTE no seu cartaz preferido!

Visualize as imagens e depois clique no link para votar no seu cartaz. O cartaz mais votado representará a nossa escola no concurso a nível nacional.

Os eco-códigos e os cartazes foram desenvolvidos nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, nas turmas do 9°A e 9°C . E no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento do Ensino Secundário nas turmas 11º LH/CSE e 12º LH/CSE, desenvolvidos nas disciplinas de Geografia A e Geografia C, sob a orientação da professora Andreia Mota numa parceria com as coordenadoras do Projeto Eco-Escolas, as professoras: Marta Monteiro, Cátia Ornelas e Isabel Freitas.
 
 
 

Visita de Estudo

 

Os alunos de Educação Visual do 2.º ciclo visitaram a Exposição de pintura, Emanuel Quebranto.
 
  
 
 

Ideias para a Cidade

 
No dia 18, de maio de 2022, os alunos do TTAR - 2.ºano, no âmbito da lecionação do Módulo/UFCD B5: Portugal – As Áreas Urbanas, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, realizaram uma visita de estudo ao centro da cidade da ilha dourada.
Inicialmente, foi-lhes solicitada uma análise às atividades económicas desenvolvidas; à reabilitação urbana; áreas de lazer; distribuição dos serviços públicos; limpeza urbana; acessibilidade para as pessoas com limitações físicas, bem como a problemática do envelhecimento populacional.
Apesar do estado de tempo menos favorável, a atividade decorreu como planificada, restando ainda tempo para uma visita à exposição “Quebranto”, do artista local Emanuel de Sousa.

DINAMIZAÇÃO: Grupo 420 – Geografia.
DOCENTE ENVOLVIDO: Francisco Abreu.
 
 
 
 

Semana da Escola Azul

 
    
 
 Atividade de limpeza da praia para os 11° anos inserida na semana da Escola Azul.
Cartazes realizados pelos alunos do 11° AV.
 
 
 

Semana da Europa

 

De 9 a 13 de maio, decorre uma exposição que encontra no bloco 3 com os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos, alusivo alusivos à semana da Europa, dinamizada pelo grupo disciplinar 420 (Geografia) e pelo Clube Europeu.
Foram expostos nos corredores dos Blocos 2 e 3 as bandeiras dos estados-membros, diversos mapas e desdobráveis sobre várias temáticas europeias.
 
Os alunos do 7º ano elaboraram postais alusivos aos países europeus, enquanto os seus colegas do 9º ano respondiam à questão “Se fosses refugiado ucraniano, o que levarias na mochila?”.
 
O Clube Europeu ficou responsável por enfeitar a cantina da escola e por expor uma série de trabalhos sobre os tratados europeus.
 
Fica um agradecimento especial ao Sr. Leandro Souza (+ Sabor). Uma vez mais, associou-se ao evento, colaborando na prova gastronómica “5 dias, 5 pratos”. Este agradecimento é extensível às suas incansáveis colaboradoras – excelentes profissionais, sempre disponíveis para colaborar e com um sorriso na cara (mesmo nas horas de maior afluência).
 
A terminar, fica um agradecimento a todos os que colaboraram nestas atividades (colegas, alunos, pais e funcionários).
 
 
  
  
 
 
 

Exposição ”ENCONTROS COM A DIVERSIDADE”

 
PLANO DE AÇÃO “DA ESCOLA PARA O MUNDO – AGIR, INCLUIR, TRANSFORMAR”
Trabalhos elaborados pelas turmas A e B do 8.º ano, nas disciplinas de Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento e Geografia 
 

Saramago homenageado no Porto Santo


No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago (1922-2010), o Projeto “Baú de Leitura”, da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, do Porto Santo, presta homenagem ao grande escritor português.
Até 31 de maio estará patente, na referida escola, a exposição “Um título, uma imagem”, composta por magníficos e criativos trabalhos, numa proposta de ilustração das capas da numerosa bibliografia do autor, entre outras.
Os trabalhos expostos foram realizados, sob a orientação das docentes de Artes Visuais: Eugénia Miguéis, Dalila Peixe e Solana Rodrigues, pelos alunos das turmas do 7.ºA, 7.ºB, 7.ºC, 8.ºA, 8.ºB, 10.ºAV, 11.ºAV e 12.ºAV. Participaram, também, os alunos do 3.ºASC e um aluno da turma do 12.ºCT (Vítor Dias), orientados pela professora Luz Freire.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar esta exposição, (re)descobrindo o autor e os títulos que compõem a sua obra.

 
 

Projeto ROV4ALL 

 
No âmbito do projeto ROV4All, os nossos alunos do 1.º ano do Curso Profissional Técnico de Informática de Sistemas, estiveram a construir um robot submarino em contexto educativo.
Foram algumas aulas de muito trabalho, mas com resultados muito positivos.
Na próxima quarta-feira, dia 18 de maio, estes alunos vão apresentar o seu trabalho no 2º Encontro Rov4All Madeira, que se realizará nas piscinas olímpicas da Penteada.

Estão todos de parabéns pela forma como encararam este desafio. Fica aqui o registo do trabalho feito.
Agradecemos ao técnido Carlos Pereira, pela colaboração prestada aos alunos na montagem do ROV.
 
 
 

Parlamento Jovem Regional

 
No passado dia 6 de Maio, os alunos Afonso Marto, Leonardo Dantas e Maria Santos, do 9.º C participaram na sessão plenária, no âmbito do Parlamento Jovem Regional, sob a coordenação da professora Marta Monteiro.
A sessão decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira.

Durante a manhã, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Festa da Flor.

Um especial agradecimento à professora Andreia Mota, que ajudou na preparação destes alunos para a sua participação no projeto.
 
 
 

Semana Quinhentista

 
De 2 a 6 de maio decorreu na nossa escola a semana Quinhentista
   
 
 
 
  No dia 5 de maio o grupo de Educação Física, organizou uma demonstração de Muay Thai no ginásio da escola!
 
 
 
 

Semana da Saúde e Condição Física

 
De 26 a 29 de abril
 
Atividades: Basquetebol de rua, Frisbee,Jogos Tradicionais, Ténis de mesa, Badminton
27 de abril – Seminário “Saúde e condição física”, IMC, Alimentação saudável, Suporte básico de vida
28 de abril - Circuito Ativo das 18:40 às 20:00
Atividades no âmbito da Semana da Saúde e Condição Física!
  
  
 
 
 
No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 3º ASC, assinalaram o Dia da Terra (22/04/2022) com a produção de cartazes e slogans alusivos ao tema.
 
 
 
 

Projeto “Semear Saúde. Colher Sorrisos”


Nos dias 21 e 22 de abril, decorreram na nossa escola, 7 sessões de apresentação do projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos”. Este é um projeto da ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte, em parceria com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura desde maio de 2014.
A apresentação esteve a cargo da Engenheira Ana Ghira e da Dr.ª Natália Silva, envolvendo as turmas do 5º ano (nas aulas da professora Cátia Ornelas); 6º ano (nas aulas da professora Isabel Freitas); 9ºB e TTAR do 2º ano dos Cursos Profissionais (nas aulas do professor Francisco Abreu).
Um dos objetivos deste projeto passa por levar as crianças e adolescentes a serem os principais impulsionadores do consumo dos germinados, via promoção, produção e consumo generalizado nas cantinas das escolas e na casa de cada aluno, com a entrega de um germinador individual.
Foi entregue a cada aluno um Germinador Sorrisos, com o respetivo manual de instruções e dois pacotes de sementes. À Escola, ofereceram um Germinador Canguru Sorrisos e um livro da sua autoria (Biblioteca escolar).
Após a apresentação do PowerPoint e da distribuição dos germinadores individuais, foi grande a curiosidade por parte dos mais jovens. Os alunos foram convidados a fotografar e relator o desenvolvimento do seu projeto ao longo dos próximos 5 dias.

A terminar, fica um agradecimento às responsáveis pelo referido projeto, aos docentes envolvidos, ao Sr. Carlos Pereira (pela colaboração técnica), destacando, ainda, o comportamento assertivo e a participação responsável dos nossos jovens.
 
 
 
 
 
 

SEMANA DO ENSINO PROFISSIONAL


Os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º Ano), apoiados pelo professor Francisco Abreu, dinamizaram a Semana do Ensino Profissional.
Depois de alguma pesquisa e discussão sobre as atividades a desenvolver, começaram por planificar o Dia do Ensino Profissional – proposta apresentada e aprovada em reunião de Conselho Pedagógico.
Posto isto, voltaram às reuniões e discussões. Passados 30 minutos, as atividades apresentadas permitiam «ocupar» toda a semana.
Assim, começaram por planificar e organizar uma exposição para dar a conhecer à comunidade educativa o funcionamento dos cursos profissionais; caraterizaram os 4 cursos lecionados na nossa escola; algumas curiosidades, atividades desenvolvidas e ouviram a opinião das pessoas envolvidas nesta oferta formativa (alunos, professores e outros profissionais).

Fica um agradecimento ao Órgão de Gestão; Coordenação de Ciclo; à Câmara Municipal, aos restantes docentes que colaboraram com materiais para a exposição e aos funcionários.
  
  
 

INTERCULTURALIDADE – CURSOS PROFISSIONAIS


No âmbito da Semana do Ensino Profissional, decorreu na nossa escola uma atividade intercultural com os alunos de São Tomé e Príncipe que frequentam os cursos profissionais dinamizados pelo hotel Vila Baleira.
Esta troca de experiências culturais decorreu de forma muito agradável. Através da música e da dança, estes jovens de São Tomé envolveram professores, funcionários e alunos da nossa escola num convívio muito dinâmico (bem visível nas fotos e vídeos disponibilizados).

A terminar, fica um agradecimento especial aos professores Isabel Bettencourt e José Campinho (responsáveis pela atividade) e ao hotel Vila Baleira.
   
 

DIA DO ENSINO PROFISSIONAL


O Dia do Ensino Profissional foi comemorado a 1 de abril. A manhã não começou como planificada, pois o estado de tempo não permitiu a realização da caminhada entre a Capela da Graça e a Camacha.
De seguida, assistimos a uma bonita atuação musical do professor Armando Neves e da aluna Sofia Mendonça (Curso profissional Animação Sociocultural).
A meio da manhã, os alunos foram convidados a participar numa palestra com verdadeiros campeões do desporto de alta competição, nomeadamente o Engenheiro João Rodrigues (atleta olímpico) e a Professora Vanesa Sólimo (tricampeã mundial de hóquei patins).
O professor Jorge Dias teve a honra de introduzir a temática da palestra e apresentar a invejável carreira dos ilustres oradores. A escolha foi acertada, pois o professor Jorge também praticou desporto federado (basquetebol), transmitindo aos jovens presentes que «só vence na vida aqueles que lutam pelos seus objetivos e se esforçam diariamente, abdicando muitas vezes de convívios com os amigos e familiares».
Durante cerca de 60 minutos ficamos a conhecer um pouco da vida e da carreira dos nossos convidados – uma grande lição de humildade e profissionalismo. Os objetivos da atividade foram claramente superados.

A terminar, fica um agradecimento aos oradores, ao professor Jorge Dias, aos professores e funcionários e aos alunos presentes – com a sua presença e postura assertiva, dignificaram, uma vez mais, a nossa escola.
 
 
 
WORKSHOP – PÓLO DE EMPREGO DO PORTO SANTO

No âmbito da Semana do Ensino Profissional, decorreu na nossa escola um Workshop dinamizado pelo Pólo de Emprego do Porto Santo, cujo público-alvo foram os alunos que frequentam o ensino profissional.
A sala estava bem composta, onde se encontravam os alunos dos cursos profissionais: Técnico de Turismo Ambiental e Rural; Animador Sociocultural; Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e as duas turmas do Técnico de Informática de Sistemas.
Ao longo de 40 minutos a Dr.ª Diana Sousa explicou o funcionamento deste Pólo, a sua localização e os procedimentos a ter, por parte dos cidadãos, quando recorrem a estes serviços.
De seguida, explorou diversos programas de emprego que estão ao dispor do cidadão, indicando quais as necessidades atuais do mercado de trabalho local.
A sessão foi muito interessante e contou com um período de esclarecimento de dúvidas.

Fica um agradecimento à Dr.ª Diana Sousa, aos professores que acompanharam as turmas e aos técnicos de audiovisuais e de informática da nossa escola.
 
 
 
 
 
Durante a última semana do segundo período estará patente uma exposição sobre líquenes.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, no âmbito do qual foram realizados diferentes trabalhos nas disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Visual, Educação Tecnológica (8º ano) e Oficina das Artes (12º ano AV).
  
   
   
 
 
O “Baú de Leitura”, celebrou o “Dia Mundial da Poesia” (21 de março) com uma exposição de trabalhos de escrita criativa e ilustração de poemas, elaborados por alguns alunos.
Ao longo do dia foram transmitidas declamações de poemas, na rádio da escola, feitas por alunos dos 1.º e 3.º anos dos cursos profissionais, para toda a comunidade escolar.
 
 
 
 
Parlamento Jovem! No dia 22 de março, a Assembleia Legislativa Regional recebeu alunos de várias escolas secundárias para debater as notícias falsas. O Afonso, o Rafael, a Joana e o Rodrigo foram os nossos "deputados".
E que deputados! Parabéns pelo vosso trabalho.
 
 
 
No passado dia 18 de Março, os alunos Maria Santos e Afonso Marto, do 9.º C participaram na reunião de comissão, no âmbito do Parlamento Jovem Regional, sob a coordenação da professora Marta Monteiro. A reunião decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira.
Durante a manhã, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.
Um especial agradecimento à professora Andreia Mota, que ajudou na preparação destes alunos para a sua participação no projeto.
  
 
 

 SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (2º Ano), orientados pelo professor Francisco Abreu, dinamizaram a Semana da Diversidade Cultural.
Tendo em conta a origem dos alunos (Alberto Villanueva – Venezuela; Alexandra Machado – Portugal; Valentino Tkachuk – Ucrânia), organizaram uma exposição e uma prova gastronómica.
A exposição decorreu no corredor do Corpo II da escola, onde constavam diversas definições e curiosidades sobre a diversidade cultural, incluindo algumas caraterísticas culturais locais.
As provas gastronómicas foram um sucesso! Iniciamos com uma Espetada à moda da Madeira, acompanhada pelo bolo do caco do Porto Santo. Seguiu-se Arepas à moda da Venezuela. Na segunda semana, iniciamos com um belo Bacalhau à Brás, viajando depois pela gastronomia da Ucrânia, onde saboreamos Pelmeni. Após a interrupção da Páscoa, terminaremos com o país convidado (Moldávia), onde será servido Sermale.
A terminar, fica um agradecimento aos encarregados de educação, foram fantásticos e estão de parabéns pela qualidade gastronómica, bem como à empresa que explora a cantina da escola (+ sabor), que nos emprestam os utensílios necessários e colaboram nas provas gastronómicas.
 
 
 
 
 

   COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA FLORESTA

O professor Francisco Abreu (Grupo disciplinar de Geografia) comemorou esta data, organizando uma série de atividades, nomeadamente:
Exposição “Comemoração do Centenário da Reflorestação do Pico Castelo” – fica o agradecimento à Ana Aeroportos de Portugal e à Vinci Airports pelo empréstimo da referida exposição.
Apresentação do Projeto “O Pomar do Liceu – Porto Santo” – projeto que conta com o apoio e orientação técnica da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Associação de Produtores da Ilha do Porto Santo.
A Plantação de Árvores foi adiada, de forma a permitir a preparação dos solos.
Palestra: “O Papel da Polícia Florestal na Ilha do Porto Santo” – os alunos do 9ºB participaram numa verdadeira aula de Cidadania, com a presença do Mestre Luís que, ao longo de quarenta minutos fez uma breve resenha histórica da presença da centenária Policia Florestal na Ilha do Porto Santo (desde 1954 ao serviço da população local).
A terminar, fica um agradecimento ao Sr. Carlos Miguel Pereira e ao Sr. Orlando Vieira pela colaboração na montagem/desmontagem da exposição, bem como no apoio prestado ao longo da semana.
 
 

Projeto Medicina mais perto: ilhas 2022

 
Nos dias 16 e 17 de março a escola recebeu o projeto “Medicina mais perto: ilhas 2022”. Trata-se de uma iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) que pretende, entre outros, a realização de ações de sensibilização junto da população, nomeadamente nas escolas básicas e secundárias, sobre educação para a saúde. Na nossa escola, as palestras foram dirigidas a alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos, sobre temas como a edução sexual, comportamentos aditivos e dependências, vacinação, estilos de vida saudáveis e cuidados básicos de higiene.
O Grupo 520 (Biologia/Geologia), responsável pela organização das palestras, agradece a todos os professores que colaboraram com a iniciativa e congratula a AEFML pela iniciativa.
 
 
 

CORTA-MATO ESCOLAR REGIONAL


Todos prontinhos para representar a nossa Escola, desde os infantis aos juniores.
Pelos Jardins do Lido!

A prova já terminou, os nossos atletas estiveram todos bem! E a nossa Escola esteve muito bem representada!
Parabéns a todos!
Obrigada pelo Vosso contributo!
 

Semana da Matemática

A semana da Matemática iniciou-se no dia 14-03, dia Internacional da Matemática, mais conhecido como Dia do Pi e terá fim no dia 19-03. Durante a semana estarão expostos trabalhos efetuados por alunos, jogos matemáticos, vídeos e algumas atividades relacionadas com o tema.
A Matemática Une.
 
 
 
 
No dia 11 de março, passada sexta-feira, os alunos Dinis Melim, do 6º C, e Iara do Silva, do 9ºB, foram ao Funchal representar a nossa escola na Prova de Orientação Rodoviária. Esta prova consistiu em seguir um mapa e responder a 10 questões relacionadas com a Segurança e Prevenção Rodoviária.
 
 

Programa +Contigo 

O programa +Contigo conta com a parceria do Centro de Saúde e da Secretaria Regional da Saúde, representada na pessoa da Enf. Sandra Cunha, que em colaboração com a Dr.ª Leila Pedro, dinamizam este projeto.
Os objetivos gerais do Projeto “Mais Contigo” são:
  • Promover a saúde mental e bem-estar em jovens;
  • Prevenir comportamentos suicídas;
  • Combater o estigma em saúde mental e criar uma rede de atendimento de saúde mental;
  • Promover o desenvolvimento de competências sociais, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, a assertividade e gestão de emoções;
  • Melhorar a expressão e gestão de emoções;
  • Detetar precocemente situações de sofrimento mental e fortalecer redes de apoio nos serviços de saúde;
  • Combater o estigma em saúde mental.

 
A turma do 8°D organizou um lanche, exposição dos trabalhos e declamação de poemas elaborados pelos alunos, ligados ao​​ Programa +Contigo.
Enaltecemos o empenho e o esforço destes alunos e do seu Diretor de Turma, durante a realização desta atividade
 Agradecemos o apoio do professor Armando Neves, na logística do som e do Sr. funcionário Orlando que se disponibilizou para reunir todo o material necessário para a dinamização desta atividade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Programa Erasmus +

 
No sábado, dia 12 de março, três professores da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo deslocam-se à Roménia no âmbito do programa Erasmus+, K220, Parcerias de Cooperação na Educação Escolar no projeto “Online school_space for educational innovation.eu”, cujo objetivo principal do mesmo passa por desenvolver as capacidades dos participantes para a utilização da tecnologia digital e os meios de comunicação de forma responsável e eficiente, que decorrerá no município de Vulcana-Băi.
A escola é parceira com outras 5 escolas, Itália, Grécia, Turquia, Lituânia e Roménia, escola coordenadora do projeto.
 
 

Projeto Eco-Escolas

 
Os alunos da turma 2.°OI realizaram as brigadas ecológicas, no âmbito do projeto Eco-escolas sob a coordenação da professora Marta Monteiro. Realizando a recolha e monitorização de resíduos no espaço exterior da escola.
 

 Reunião do Conselho Eco-Escolas

No dia 9 de março, realizou-se ontem a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas.
 
 

Clube de Prevenção Rodoviária

 
No dia 24 de fevereiro, o clube de Prevenção Rodoviária organizou a "Taça Escolar", uma Prova de Bicicleta, com os alunos do 6ºA, 6ºB, 6ºC, 8ºC e 9ºA.
Os docentes responsáveis por este clube agradecem à professora Luísa Freitas e ao professor António Duro pela colaboração na realização da atividade.
 
 
 
 

 Associação de Estudantes

 
 
No dia 23 de fevereiro os alunos da nossa escola votaram para eleger os órgãos sociais da Associação de Estudantes, para os próximos dois anos letivos.
Houve uma boa participação dos alunos, de forma ordeira e responsável. Estão todos de parabéns. Infelizmente registaram-se muitas ausências, pois os alunos encontram-se em confinamento (principalmente no 9º ano de escolaridade).

Resultados:
Alunos Matriculados – 467
Eleitores – 439
Votantes – 228 (51,9%)
Votos Brancos – 1 (0,4%)
Votos nulos – 5 (2,2%)
Lista A – 170 (74,6%) – lista vencedora
Lista Z – 52 (22,8%)

Curiosidades:
5º Ano – 72,5% dos alunos participaram no ato eleitoral.
6º Ano – 44,8% dos alunos participaram no ato eleitoral.
7º Ano – 56,9% dos alunos participaram no ato eleitoral.
8º Ano – 48,3% dos alunos participaram no ato eleitoral.
9º Ano – 27,1% dos alunos participaram no ato eleitoral.
CEF 2º Ano – 85,7% dos alunos participaram no ato eleitoral.
10º Ano – 73,3% dos alunos participaram no ato eleitoral.
11º Ano – 81,8% dos alunos participaram no ato eleitoral.
12º Ano – 45% dos alunos participaram no ato eleitoral.
Cursos Profissionais – 59,4% dos alunos participaram no ato eleitoral.

A Tomada de Posse deverá ocorrer no próximo dia 14 de março.
Francisco Abreu - Docente designado pelo Órgão de Gestão
 
 
 

Projeto: O PV vai à Escola

 
Realizaram-se na nossa Escola três workshops no âmbito do suplemento escolar do DN-Madeira "Ponto e Vírgula" (projeto: O PV vai à Escola):
Ilustração (11:55 - 13:25; sala 11; Luísa Spínola) Turmas: 10º, 11º e 12º AV
Escrita Criativa (11:55 - 13:25; sala 12; Francisco Fernandes) Turma: 11º LH/CSE
Fotografia (15:20 - 16:50; sala 15 ; Bruno Chícharo e Pedro Tranquada) Turmas: 10º, 11º e 12º AV
 
 
 

Sessão de esclarecimento

 
No passado dia 18 de fevereiro decorreu, na nossa escola, uma sessão de esclarecimento sobre o Curso de Educação e Formação de Adultos de Técnico de Geriatria – curso de dupla certificação, nível 4.
Agradecemos a presença da Dra. Diana Sousa (Polo de Emprego do Porto Santo) e da Dra. Mariana Vasconcelos (Vereadora da Câmara Municipal do Porto Santo e Diretora Técnica da Fundação Nossa Senhora da Piedade).
 
 
 
 
 

Dia de São Valentim

 

O “Baú de Leitura” da Escola B/S do Porto Santo celebra  o “Dia de S. Valentim” (14 de fevereiro) com uma exposição intitulada “Os suspiros de S. Valentim”.Agradecemos a colaboração de todos os professores e alunos envolvidos neste desafio.
Visite-nos e desperte os seus sentidos com as diferentes expressões de AMOR.
 
 
 
 
No dia 14 de fevereiro, foi realizado um workshop intitulado “A inteligência emocional no relacionamento amoroso – Amores Intemporais: da ficção para a vida”, apresentado pela Dr.ª Maria Chaskelmann.

Esta atividade foi organizada pelas professoras Luz Freire e Simone Sousa e dinamizada na turma do 2.º ano TIS/TTAR, na disciplina de Português, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da inteligência emocional nas relações pessoais e interpessoais.
 
 
 
 

Projeto Escola Ativa - Escola Saudável.


O grupo de Educação Física irá promover as seguintes atividades, inseridas no projeto Escola Ativa - Escola Saudável.

Mexe-te, pela tua saúde!
 
Devido à Covid 19, as atividades foram canceladas. Serão realizadas em data oportuna.
 

Eleição na Escola

 

Decorreu no dia 31 de janeiro a eleição dos jovens deputados, no âmbito do programa “Parlamento dos Jovens – 2022 – Fake news: o impacto da desinformação na democracia”.
Uma oportunidade para muitos alunos do ensino secundário exercerem o direito de voto e esclarecerem dúvidas sobre o processo eleitoral.
A lista única – A, constituída pelos alunos Afonso Estrela, Joana Mota e Rafael Drumond, do 11º CT, irá representar a nossa Escola no Parlamento Regional, no dia 22 de março.

Os responsáveis do Projeto Platão: Prof. Carlos Rapoula e Prof. Carlos Silva
  
 
 
 
 
 

 Clube de PRER

 
Dia 31 de janeiro, os professores responsáveis pelo clube PRER realizaram a 3ª Prova de Orientação Rodoviária com os alunos da turma do 6° C. Os professores responsáveis por este clube agradecem à professora Filipa Abreu e Dulce Vares por terem dispensado os alunos para realizarem a prova.
 
 

Projeto Platão


“Não sejas idiota, larga o telemóvel e vota!", "Se o país queres ajudar, bora votar!", são alguns dos slogans de apelo ao voto nas legislativas de 2022, produzidas pelo Projeto Platão. "51,4% de abstenção? Vota pela renovação"!
 
 
 

Clube Europeu 

 

O Clube Europeu assinalou os 20 anos da circulação da moeda única europeia.
Foi há 20 ano que o euro entrou na vida dos europeus de 12 países, no meio de grandes dúvidas e de enorme ceticismo de muitos cidadãos.
Duas décadas depois, é a moeda única de 340 milhões de pessoas, em 19 países e há outros estados a prepararem-se para a adesão.
 
 
 
 

Clube PRER

 

No dia 18 de janeiro, os professores responsáveis pelo clube PRER realizaram a 2ª Prova de Orientação Rodoviária com os alunos do 6° A. Os professores responsáveis por este clube agradecem à professora Isabel Glória e aos professores António Duro e Dina Santos por terem dispensado os alunos para realizarem a referida prova
 
 
 
 
 
 
 

Hastear da Bandeira Eco-Escolas

 
No dia 19 de janeiro de 2022, decorreu na nossa escola a cerimónia do hastear da bandeira do Eco-Escolas.
 
 
   

RBES 

- Concurso de fotografia -
 
Concurso de fotografia que irá decorrer na nossa escola no âmbito das atividades da RBES - (mês das Hortofrutícolas).
 
 
 

 Inquérito sobre Iliteracia Política

 
Tendo em conta a proximidade das eleições legislativas, o Projeto Platão realizou um inquérito, tendo por finalidade apurar a Iliteracia política dos nossos alunos do Ensino Secundário.
Tendo em conta os resultados, podemos afirmar que em vez de “Iliteracia” devemos, concluir que os nossos alunos demonstram ter “Literacia Política”.
 
 
 
 

Baú de Leitura

Dia de São Valetim

 
 
 

 Trabalhos de Natal

 Os presépios dos nossos alunos - Educação Visual (3.º ciclo)
 
 
  O Natal no Mundo - alunos de Educação Visual 2122
 
 
 
“Memórias de Natal” - Exposição na Biblioteca
Participação dos alunos dos Cursos Profissionais, do 12º CT (Vítor Dias), de alguns docentes e pessoal não docente.
Feliz Natal!
Baú de Leitura
 
 
 
 
Árvores de Natal dos nossos alunos - Educação Visual (2.º ciclo)
 
 
 
Árvore de Natal do 6.º ano 

Decorada com placas micro:bit, programas na disciplina da TIC e também com peças modeladas em 3D do projeto 3Dworks

 

Semana da Agricultura na Escola 2021

 

A Marca “Produto do Porto Santo”
 
 
Decorreu na nossa escola uma exposição de “Instrumentos Agrícolas e da Marca Porto Santo”.
Esta exposição resulta da parceria entre a Quinta Pedagógica da Escola e a Associação de Produtores da Ilha do Porto Santo (APIPS).
A Marca “Produto do Porto Santo” visa diferenciar e distinguir nos mercados de consumo cada vez mais globais, os produtos genuinamente obtidos no território do Porto Santo. Esta Marca representa o reconhecimento para os que produzem e dos que consomem as produções do Porto Santo, contribuindo para uma relação de confiança entre ambos.
A Marca “Produto do Porto Santo” destina-se aos produtos agrícolas e agroalimentares frescos e transformados, bem como ao artesanato local.

Porque somos uma Reserva da Biosfera da UNESCO, porque apostamos em atividades económicas que respeitam a natureza, devemos consumir e proteger o que é NOSSO! Todos os produtos expostos da Marca “Produto do Porto Santo”, foram gentilmente fornecidos pela APIPS.

 
O papel da Associação de Produtores da Ilha do Porto Santo (APIPS)

No passado dia 6 de dezembro, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (TTAR) – 2º ano, realizaram uma visita de estudo à exploração agrícola do Sr. Pedro Dias (sócio e dirigente da APIPS).
Pedro Dias, jovem viticultor local, recebeu-nos de braços abertos e fez uma breve resenha histórica da sua longa caminhada. 
Por momentos, estes jovens estudantes ficaram a conhecer um pouco do passado da ilha dourada, nomeadamente ao nível da agricultura e da pecuária, tomaram conhecimento da realidade atual (dinamismo, obstáculos, oportunidades, parcerias, compromissos, apoios) e imaginaram um futuro que se pretende risonho.
Na tarde do dia 6, os alunos visualizaram o “Programa Biosfera – Porto Santo”, Episódio 5 – sobre A Agricultura na Ilha do Porto Santo.
 
Contamos, ainda, com a presença do Sr. Hugo Brandão (presidente da APIPS), que nos falou do papel desta associação, principais objetivos, plano de atividades, relação com os produtores, produtos locais de referência e respondeu às questões dos alunos.

No dia 7 de dezembro, contamos com os técnicos da APIPS na preparação do terreno para o cultivo do chícharo.

No dia 8 de dezembro, apesar do estado de tempo desfavorável (precipitação), foi adiada a saída de campo para análise das Paredes de Croché. No entanto, foi possível realizar o almoço convívio entre os alunos do TTAR e os técnicos e dirigentes da APIPS, nomeadamente Sr. Hugo Brandão, Sr. Pedro Dias e Sr. Carlos Pereira – a atividade decorreu num ambiente salutar e foi do agrado dos presentes.

No dia 10 de dezembro, Dia Nacional da Agricultura na Escola, uma vez mais, a APIPS colaborou na Conversa entre os alunos da turma TTAR – 2º ano e os Agricultores/Vendedores Ambulantes no centro da cidade, nomeadamente com o Sr. André Faria. Posteriormente, o Sr. Hugo Brandão acompanhou a plantação de chícharo na horta da escola, por parte dos alunos do 9ºB.
 
 

A terminar, agradecemos e destacamos o dinamismo, cooperação e camaradagem dos jovens dirigentes e técnicos da Associação de Produtores da Ilha do Porto Santo (APIPS), sem os quais estas atividades e experiências não seriam viáveis.
 
  
 
 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 
No dia 3 de dezembro o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com exposições de trabalhos e sessões de vídeo relacionadas com o dia.
 
 

Dia Nacional da Cultura Científica

 
Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, os professores do grupo 510, no dia 24 de novembro, fizeram uma exposição com alguns dos trabalhos realizados pelos alunos dos 8º e 9º anos. Os professores, durante os intervalos, realizaram ainda algumas atividades experimentais para despertar a curiosidade dos alunos.
 
 
 

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

 
A 23 de novembro celebrou-se o Dia da Floresta Autóctone, uma data que recorda a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do nosso património florestal.
Assim, os alunos do 7º ano plantaram no jardim da escola:
  • 1 Massaroco-do-Porto-Santo (Nome científico: Echium portosanctensis);
  • 1 Dragoeiro (Nome científico: Dracaena draco);
  • 1 Cheirolophus massonianus (Nome científico, sendo desconhecida a atribuição de um nome vulgar) – no Porto Santo, desenvolve-se apenas no Pico Branco (integra a Rede Natura 2000).
Reflexões escritas pelos alunos do 7º B:
  • "O dia da floresta autóctone é um dia especial para refletir no futuro do planeta, fazendo-nos plantar árvores de espécies ameaçadas...";
  • "Foi bom porque deu continuidade àquela espécie rara que é o dragoeiro e, porque nesse dia, nós batizámo-lo de "Xnesca", um nome significativo para a turma 7ºB" - Madalena Rodrigues;
  • "Foi um dia divertido. Senti-me feliz por dar vida a um dragoeiro...e para além disso aprendi como cavar e plantar uma planta/árvore e descobri muitas curiosidades sobre o dragoeiro...";
  • "Este dia foi muito importante porque estamos a plantar espécies únicas e que já existem há muito tempo no Porto Santo... Salvador";
  • "Este dia foi importante porque devemos preservar as plantas e são elas que nos dão oxigénio e alimentos...David Sandu";
  • "Nasceu uma estrela chamada Xnesca (planta batizada pela turma). Amei cavar!!! Super Funny !! João Martins";
  • "Neste dia, senti que estava a ajudar a natureza e a fazer com que ela evoluísse. Foi um momento muito interessante e único...Ana Francisca".
 
A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno para que a nossa floresta constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade.
Assim, os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural – 2º ano fizeram a diferença, plantando no jardim da escola 1 Dragoeiro (Nome científico: Dracaena draco).
 
 
Pelos comentários dos alunos, concluímos que a atividade decorreu de forma bastante satisfatória. A dinâmica da atividade sensibilizou os alunos para a preservação e proteção das espécies autóctones e contribuiu para o bem-estar e relacionamento interpessoal saudável.
Um agradecimento especial, à preciosa colaboração dos diretores de turma de 7º ano, na implementação da atividade; ao IFCN, RAM, aos responsáveis pelos viveiros florestais locais e aos nossos jardineiros.
Turmas envolvidas: 7ºA, 7ºB,  7ºC e TTAR 2º ano.
Dinamizaçáo: Grupo 420 – Geografia.
Docente envolvida: Helena Gomes e Francisco Abreu.
  
 
 

Novembro Azul

 

“Novembro Azul” é o nome da campanha que dedica o mês à prevenção do cancro da próstata, atualmente o mais frequente no homem e o terceiro com maior mortalidade. Assim, no âmbito desta temática as dinamizadoras, Dina Santos e Zulmira Ruivo, do projeto Carta de Convivialidade, no dia 24 de novembro de 2021 dinamizaram uma ação de sensibilização "novembro azul", apresentada pela psicóloga Drª Maria Neves Chaskelmann, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - para os alunos do 11º CT e 11º TIS, que abordou a temática da prevenção do cancro numa perspetiva geral.
Esta ação teve lugar na sala 10 na nossa escola e  o objetivo desta sessão de sensibilização foi consciencializar para a saúde no homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata.
Agradecemos aos professores envolvidos pela colaboração nesta iniciativa António Félix, Frederico Camacho e Vítor Libório, ao coordenador as atividades Magno Velosa, bem como à Delegação do Porto Santo do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Drª Vânia Mendonça que se prontificou a colaborar.
 
 
 
 
 
 
No passado dia 15 de novembro, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves-Madeira (SPEA), em colaboração com a Camara Municipal do Porto Santo, desenvolveu uma ação de recolha e libertação de aves marinhas encandeadas pela iluminação pública, tendo como principal objetivo sensibilizar a população para o problema do excesso de iluminação, que afeta todas as espécies de aves marinhas que se reproduzem no arquipélago.

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 8º ano da nossa escola participaram nesta iniciativa.
 
 
 
 

CONVERSA/DEBATE 

TEMÁTICA: “Integração dos Migrantes na Ilha do Porto Santo”
 
DATA: 19-11-2021  
TURMA ENVOLVIDAS: 9ºB  
DISCIPLINA: Geografia  
DINAMIZAÇÃO: Grupo 420 - Geografia  
PARTICIPANTES: 1 Cidadão Brasileiro; 1 Cidadã Romena; 1 Cidadã Portuguesa.  
LOCAL: Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo 
FOTOS UTILIZADAS: "Porto Santo Antigamente"
 
 
 
  
 
 
 
 

Projeto Escola Ativa - Escola Saudável

 
No dia 22 de novembro, o grupo de Educação Física promoveu um Circuito Ativo destinado à comunidade escolar.
Esta atividade faz parte do projeto Escola Ativa - Escola Saudável que visa promover a saúde através da atividade física.
 
 
 

Projeto "Golfe na escola"

 
No âmbito do projeto "Golfe na Escola" dinamizado pela docente Elisabete Sousa, teve lugar no passado dia 14 de novembro, uma atividade de golfe realizada no Campo de Golfe do Porto Santo com um grupo de alunos da escola.
Esta atividade foi organizada em colaboração com o Profissional de Campo, Andrew Oliveira. 
 
 
 

Ação de Sensibilização

- Bullying -

Consequências ao Nível do Processo Crime e do Processo Tutelar Educativo

 
No dia 18-11-2021, decorreu na nossa escola, um açáo de sensibilização sobre o tema "Bullying - Consequências ao nível do processo crime e do processo tutelar educativo", dinamizada pela CPCJ do Porto Santo.  Nesta ação estiveram envolvidoas as turmas do 8.º ano, turma B e do 9.º ano, turma B, num total de 31 alunos. Foi convidade para oradora desta ação de sensibilização da Dr.ª Sofia Figueiredo (Advogada).

No âmbito da comemoração do aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Santo dinamizou na nossa escola uma ação de sensibilização relativamente aos Direitos da Criança.
Esta atividade foi centrada na temática do Bullying e todas as consequências que poderão daí advir, quer no campo do processo Crime, quer no campo do processo Tutelar Educativo.
Durante 60 minutos, a Dr.ª Sofia dialogou com alunos e professores presentes, sensibilizando para as possíveis consequências e alertando para o agravar das situações denunciadas.
A terminar, no período de debate, surgiram algumas questões por parte dos docentes presentes e foram relatadas situações ocorridas em diversas escolas. A Dr.ª Ana Luísa (Segurança Social) abordou outras situações reais, nomeadamente quando ela própria foi vítima de uma atitude irrefletida de um grupo de crianças.
 
     

Porque o BULLYING deve ser considerado CRIME, temos a obrigação de o DENUNCIAR!

 

Uma vez mais, as instituições envolvidas (Escola; CPCJ; Segurança Social) cooperaram e tentaram cumprir com as suas responsabilidades, pelo que contamos com a colaboração das famílias na resolução destas situações e na construção de uma sociedade mais justa e feliz.
 
 
 
 
 
 
 

 José Saramago

Comemoração do centenário do nascimento

- 1922-2022 -

 
 
 
 
 
Leituras centenárias: “A maior flor do mundo”
  
No âmbito da abertura oficial do centenário do nascimento de José Saramago, a manhã do dia 16 de novembro, na Escola B/S do Porto Santo, iniciou-se com a projeção do vídeo do conto “A maior flor do mundo”.

Depois, alunos do 6.ºB leram expressivamente o conto para os colegas e, de seguida, uns ilustraram alguns excertos e outros escreveram mensagens alusivas ao tema.

Nesta atividade, organizada pelo “Baú de Leitura” do Porto Santo, participaram os alunos do 6.ºB e do 1.ºTIS/TAGD e ainda contámos com a colaboração do Projeto “IncluArte na Escola”.

Agradecemos também ao professor Pedro Couto pela sua disponibilidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Passatempo Escrita Criativa 

 
Passatempo Flashes Literários
 
  
Dia Mundial da Criatividade
17 de novembro 2021
 
O “Baú de Leitura” e o Projeto “IncluArte na Escola”, da escola B/S do Porto Santo, celebraram o “Dia Mundial da Criatividade” – 17 de novembro - com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos dos vários níveis de ensino e com ARTE ao VIVO, envolvendo toda a comunidade escolar.
 
  

 DIA NACIONAL DO MAR
16 de novembro

  
PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO NO PROJETO “MARES CIRCULARES” (Parceria da Liga para a Proteção da Natureza – LPN e a Coca-Cola European Partner)
O projeto Mares Circulares é um projeto ibérico que incentiva a economia circular, a sensibilização e formação ambiental para a gestão de resíduos e a promoção da cidadania ativa ao nível do voluntariado e que conta a nível nacional com a parceria entre LPN e a Coca-Cola European Partner. Este projeto, pretende ser um projeto contínuo de promoção da cidadania e literacia para a questão da preservação dos oceanos, em particular no âmbito do lixo marinho.
Assim, no âmbito do convite feito à Escola para participação no referido projeto, enquadrado na Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento (CD) do Ensino Secundário, participaram as turmas do 12ºCT, 12º CSE e 12ºLH (domínios de CD: Educação Ambiental, Saúde, Desenvolvimento sustentável) e do 11º CT (domínios de CD: Educação Ambiental, Desenvolvimento sustentável e Voluntariado).
A atividade decorreu em 2 etapas:
1. Sensibilização online pela LPN (Liga para a Proteção da Natureza)
2. Limpeza de Praia e Dunas (entre a Praia da Fontinha e o Cais da Cidade)
Colaborações com o Projeto Mares Circulares no Porto Santo: Câmara Municipal do Porto Santo e Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. Turmas, Disciplinas, Docentes e Coordenadora do Eco-Escolas, que participaram:
• 12º CT - Matemática A - Lídia Vasconcelos; Biologia - Gina Mendes; Geologia - Duarte Rosário; Física - João Frederico Camacho.
• 12º CSE - Matemática A - Lídia Vasconcelos.
• 12º LH - História A - Marta Monteiro.
• 11º CT - Matemática A - Lídia Vasconcelos: Biologia e Geologia - Gina Mendes; Física e Química A - João Frederico Camacho.
• Eco-Escolas – Cátia Ornelas
Nº de alunos participantes:
• 11º ano – 15 alunos
• 12º ano – 20 alunos
Quantidades de Resíduos recolhidos por tipologia:
• Plásticos: 6 Kg
• Vidro: 14,6 Kg
• Têxtil (restos de tecidos, sacas, etc.): 2,7 Kg
• Madeira processada: 3,7 Kg
• Metal: 6kg
• Lixo Indiferenciado: 13 kg
   
 
 
 

Projeto Golfe na Escola

 
O Projeto "GOLFE NA ESCOLA" é dinamizado pela docente Elisabete Sousa, e contou com a participação das turmas A, B e C do 6º ano e da turma A do 7º ano de escolaridade.

 
 
 
 
 
 
  
 

PALESTRA

O que fazer com a 4ª idade?

 
No dia 12 de novembro, o grupo 420 - Geografia, organizou uma palestra intitulada "O que fazer com a 4ª idade?". Esta atividade decorreu entre as 11:50h e as 13.25h e contou com a participação das turmas do 9.º ano e a turma do curso profissional técnico de turismo ambiental e rural do 2.º ano.
Foram convidados para oradores desta palestra o Sr. Padre Hugo Gomes e a Dr.ª Rita Pestana. A apresentação dos trabalhos esteve a carga das alunas Guadalupe Silva e Verónica Oliveira.
 
  
A atividade teve início com uma brilhante introdução das alunas Guadalupe Silva e Verónica Oliveira.
De seguida, o Sr. Padre Hugo Gomes abordou a realidade local, bem como um breve historial da Fundação de Nossa Senhora da Piedade (origem, missão, serviços prestados e perspetivas futuras).

A Dr.ª Rita Andrade falou sobre a situação do envelhecimento populacional a nível mundial, demonstrando com exemplos práticos a melhoria das condições de vida e do respetivo aumento da esperança média de vida. Sensibilizou, ainda, os jovens presentes para o respeito e valorização das pessoas mais idosas.

A terminar, agradecemos aos oradores, docentes, alunos, bem como à Sr.ª Ana (funcionária da reprografia), que tem sido incansável no apoio e produção dos materiais indispensáveis à atividade.
 
  
 
 
 
 
   
 

Projeto "Cultural Heritage Beyond Bordes"

  
Entre sábado, dia 06 e o próximo sábado, dia 13 de novembro, duas professoras, Dalila Peixe e Eugénia Miguéis e quarto alunos do Curso de Artes Visuais da Escola B+S Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo deslocam-se aos Países Baixos (Holanda) - evento LTT- Learning/ Teaching/ Training Activities no âmbito do programa Erasmus+, Ação Chave 2- Parcerias de Intercâmbio Escolar no projeto “Cultural Heritage Beyond Borders”, que decorrerá na cidade de Almere entre 08 e 12 de novembro de 2021.

A escola é parceira com outras 4 escolas, Eslováquia, Hungria, Turquia e Países Baixos, escola coordenadora do projeto.
 
 
 

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

  
No dia 8 de novembro assinalou-se o dia europeu da alimentação e da cozinha saudáveis.

Clube Europeu assinalou está data com uma exposição sobre a dieta mediterrânica, considerada pela UNESCO como património imaterial da humanidade.
 
 
 
    
 

A Terra Treme

 
No dia 5 de novembro, a Escola aderiu ao exercício «A Terra Treme», agindo em conformidade com as instruções da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
 
 
 

Clube de Prevenção Educação Rodoviária

 
 No dia, 2 de novembro, os professores responsáveis pelo clube PRER realizaram a primeira prova de orientação rodoviária com os alunos do 6° B.
Os professores responsáveis por este clube agradecem à professora Fátima Guerra por ter disponibilizado a sua aula.
 
 
 
 

Mês Europeu da Cibersegurança

 
Durante o mês de outubro foi assinalado o Mês Europeu da Cibersegurança, forma realizadas diversas atividades com os alunos do 2.º ciclo e do Curso Profissional Técnico de Informática de Sistemas, no âmbito desta temática.
 
  
 
 Halloween
 
Os professores de Inglês do 2º ciclo promovem mais uma vez a comemoração do Halloween (31 de outubro) com uma exposição de trabalhos da autoria dos nossos alunos de 5º e 6º ano, que revelaram grande interesse, criatividade e originalidade.
Esta é uma tradição anglo-saxónica sendo os Estados Unidos da América o país com mais tradições nesta celebração.
Aos professores que nos ajudaram na realização da exposição dos trabalhos, o nosso muito obrigado.

Happy Halloween!
  
 
 
 
 
 
 
 
 

 Informar Salva Vidas!

 
As dinamizadoras, Dina Santos e Zulmira Ruivo, no âmbito do projeto Carta de Convivialidade, no dia 20 outubro de 2021, dinamizaram uma ação de sensibilização "Um dia rosa na escola "apresentada pela psicóloga Drª Leonor Leça - Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama - para os alunos do 9º A e 11º LH/CSE.
 
O objetivo desta sensibilização foi informar, divulgar e consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Agradecemos às professoras envolvidas pela colaboração nesta iniciativa, Andreia Mota, Filomena Oliveira e Nádia Duarte, bem como ao Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa contra o cancro da mama Porto Santo na pessoa Drª Vânia Mendonça que se prontificou a colaborar.
 
"Prevenir é uma das melhores formas de lutar!"
 
 
 
 
 
 
 
 

Projeto Golf

 
Este projeto desenvolveu atividades relacionadas com o Golf, onde participaram as turmas B e C, do 6.º ano. 
 
 
 
 
 
 

Animação de Recreios

 
No dia 18 de outubro,  decorreu algumas atividades nos intervalos da manhã e da tarde, com intuito de dar início à atividade “animação dos recreios”. 
Neste dia as atividades foram, música ao vivo, com a aluna Sofia do 12.º ano do curso profissional animador sócio cultural e animais domésticos na quinta pedagógica.

A atividade decorreu em frente ao bloco 1. 
  
 
 
 

Dia Mundial da Alimentação

16 de Outubro
 
O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.
 https://unric.org/
 
 
  

Concurso Amador 

Fotografia, vídeo e pintura
ODS#14 - Oceanos e Zonas Costeiras
 
 A nossa escola participou neste projeto, no âmbito do Projeto Escola Azul.
 
    
 

Dia Europeu do Desporto na Escola

 
 No dia 24 de setembro, assinalamos o Dia Europeu do Desporto na Escola com diversas atividades lúdicas ao longo do dia, na zona do anfiteatro. 
 
 
 
 

Visita de Estudo

 
No dia 14 de setembro a turma C do 6.º ano, realizaram uma visita de estudo à exposição de pintura, "Brincar com cores (notas musicais), peças e composições", do professor António Iglésias. 
Esta visita realizou-se no âmbito das disciplinas de Educação Visual, acompanhada pelo professor António Iglésias e Desenho A, com a turma 10.° AV, acompanhada pela professora Solana Rodrigues.
Especial agradecimento à professora Maria José Vital pelo acompanhamento da turma 6.°C.
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo