Historial da Escola

O primeiro Estabelecimento de Ensino Preparatório e Secundário que existiu no Concelho da Ribeira Brava foi o Externato de S. Bento, que funcionava no centro da Vila. Era uma velha casa que dispunha de seis salas de aulas, um gabinete e secretaria, com um número limitado de professores.

Esta Instituição encerrou em 1973 e, nesse mesmo ano, a 14 de Outubro, surge a Escola Preparatória Padre Manuel Álvares, situada também na Vila da Ribeira Brava e tendo como director o Prof. Francisco Simões. Na verdade a Escola era apenas uma referência estatística, na medida em que, fisicamente, funcionava num terreno onde estava prevista a sua construção.

O arranque inicial desta Escola fez-se com muitas dificuldades, por causa da falta de instalações adequadas, de equipamentos e de mobiliário, de Professores e de Funcionários. As aulas eram leccionadas em espaços abertos, ao ar livre, facto que obrigou à implementação de um método de ensino inovador. Verdadeiramente a Escola era todo o espaço, o mercado, as ruas, a igreja, a praia, a esplanada, os muros. Aí, Alunos e Professores faziam a sua aprendizagem.

Mais tarde, construíram-se os edifícios, secretaria, sala de professores, sala de trabalhos manuais, gabinete, papelaria e laboratório, sem que quase nada obedecesse a um rigoroso plano arquitetónico.

Só em 1973 a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares adoptou a sua designação legal, segundo a portaria nº 664/73 de 4 de Outubro, tendo entrado oficialmente em funcionamento no ano lectivo de 1973 – 1974.

Tendo como lema pedagógico a obra de Richard Bach, Fernão Capelo Gaivota, interpretada como a história dos Alunos e dos Professores, o seu objectivo é “ voar mais alto, saber mais e ir mais longe”.

Na actualidade, este Estabelecimento apresenta uma tipologia de Ensino Básico (2º e 3º Ciclos), Ensino Secundário e Ensino Recorrente. Fisicamente, é constituída por três blocos (A, B e C) e um anexo, a “Casa Verde”. Ocupando uma extensa área, possui poucos espaços ajardinados, recintos exíguos, um campo de jogos ao ar livre, salas de aulas e salas específicas, dotadas de algum equipamento e recursos destinados ao desenvolvimento de actividades práticas, nomeadamente laboratórios de biologia, química, física e informática.

Nos anos mais recentes, frequentaram esta Escola cerca de mil alunos, oriundos de vários concelhos da região, nomeadamente Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, São Vicente, Porto do Moniz e Câmara de Lobos.

Ao nível do Ensino Secundário, oferece os Cursos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Sócio-económicas, de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais, orientados para o prosseguimento de estudos; e o Curso Tecnológico de Informática, de Administração, de Desporto e de Acção Social, orientados para a vida activa e/ou para o prosseguimento de estudos.

Para colmatar dificuldades condicionantes da aprendizagem, como sejam elevada desmotivação, grande índice de abstenção, baixa auto-estima e fraca expectativa relativamente à aprendizagem e ao futuro, a Escola dispõe dos Percursos Curriculares Alternativos para o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Para o 3º Ciclo e para o Ensino Secundário temos os Cursos de Educação e Formação: de Empregado de Mesa, Empregado Comercial, Operador de Informática, de Técnico Administrativo e de Apoio à Gestão.

Relativamente à Educação Especial, esta Instituição de Ensino dispõe de serviços para responder adequadamente às necessidades educativas especiais dos Alunos com problemas de aprendizagem de carácter permanente. Neste sentido, existe colaboração activa entre os Professores do Ensino Especial, o Conselho de Turma e o Gabinete de Psicologia, para garantir o reconhecimento da singularidade destes Alunos e oferecer respostas educativas adequadas.

Como Actividades de Enriquecimento Curricular a Escola dinamiza vários Projectos e Clubes, a saber Oficina de Filosofia, Cultivar Saúde/Rede Bufetes, Projecto Multi Educação para a Sexualidade, Projecto Segurança na Escola, Projecto Modalidades Artísticas, Baú de Leitura, Projecto de Matemática, Projecto Clube Europeu e dos Direitos Humanos, Clube de Comunicação, Clube de Teatro, Clube do Tio Alberto, Clube Amigos do Xadrez e Damas, Clube de Vídeo, Clube D’Artes, Clube Portal, Clube Mar, Rede de Educação para o Consumidor e Clube das Caminhadas.

A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares funciona nos regimes diurno e nocturno, possui uma Associação de Alunos e uma Associação de Pais, órgãos fundamentais para garantir a coesão da Comunidade Educativa – Docentes, Discentes, Pessoal Não Docente – nas relações intra e extra-escolares.