Caracterização do Meio

A Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz está implantada no concelho do Porto Moniz, município localizado no extremo noroeste da ilha da Madeira, com uma área total aproximada de 82,6 Km2, composto pelas freguesias das Achadas da Cruz, Porto Moniz, Ribeira da Janela e Seixal.

Os fatores naturais sempre constituíram um impedimento à fixação da população neste concelho, na medida em que condicionaram fortemente a implantação e o desenvolvimento das atividades económicas. Na realidade, a orografia muito acidentada e a acessibilidade, fazem com que o Porto Moniz fosse sempre o concelho da Região Autónoma da Madeira com menor densidade populacional, realidade esta que tem vindo a intensificar-se a partir da década de cinquenta.

Em termos globais, em relação à população residente no nosso concelho constata-se que a perda de habitantes tem sido contínua, quer por emigração e migração de âmbito regional, como é constatável na tabela 1 abaixo transcrita, em que no período de 1950 a 2021, ocorreu uma diminuição de cerca de 60.9% dos residentes.

1950

1960

1970

1981

1991

Porto Moniz

Tabela 1 – Evolução da população do Porto Moniz

O nosso município é detentor de grandes recursos naturais, preciosas infraestruturas e equipamentos, impulsionadores de melhoria da qualidade de vida dos residentes, sendo de salientar que o município do Porto Moniz só poderá inverter esta tendência demográfica, nas últimas décadas, se surgirem mais oportunidades de negócio e de oferta de emprego, principalmente na aérea do turístico onde existe um longo caminho a percorrer.

Um dado relevante para a escola, é o nível de escolaridade da população residente onde, também de acordo com os últimos censos (2011 e 2021), é possível concluir que existiu um crescimento em dois níveis, no ensino secundário e pós-secundário e no ensino superior, dados relevantes que demonstram que as crianças/alunos que frequentam a escola, cada vez mais concluem o ensino secundário e o ensino superior, como podemos verificar na tabela 3.

Ano/Nível

Nenhum

1.º ciclo

2.º ciclo

3.º ciclo

Secundário e Pós-secundário

Superior

Tabela 2 - População residente por níveis de escolaridade

Decorrente do referido nos parágrafos anteriores, a escola está instalada num município envelhecido, com poucos recursos humanos, onde este estabelecimento de ensino constitui a instituição de maior capacidade crítica do concelho. Assim, devemos continuar a desenvolver uma maior abertura da escola à comunidade envolvente, privilegiando a criação de parcerias com as principais instituições do município, porque todos juntos seremos mais fortes.

PMZIlheu.jpg

Vila do Porto Moniz