Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

07-06-2023 | EBSPMoniz
(0) |   [Avaliar]

De acordo com o Plano Anual de Atividades da turma do 4.º ano, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Tropical Monte Palace, no Funchal. Foi uma visita guiada pelos jardins e museus, em harmonia com a natureza, cultura e arte.

O jardim oferece uma variedade de plantas exóticas provenientes de vários países (África do Sul, Bélgica, Escócia...), assim como plantas endémicas da Floresta Laurissilva da Madeira. Também possui lagos, esculturas e azulejos de vários períodos. Aqui, neste jardim com diversas influências orientais, destacam-se a fonte com uma cascata, mas também o Buda oriental vermelho contrastante com o verde da natureza e uma janela manuelina com vista para a cidade do Funchal. Também a fauna do parque merece destaque, com cisnes e pavões e um lago habitado pelos icónicos peixes Koy.

O Museu Monte Palace Madeira é um espaço expositivo com três galerias. Duas estão contempladas com escultura sendo que outra alberga uma coleção de minerais provenientes dos quatro cantos do Mundo.

A exposição intitulada “Paixão Africana” mostra parte de uma coleção de escultura contemporânea do Zimbabué compreendida entre 1966 e 1969. Estão expostas mais de 1000 esculturas distribuídas em dois pisos do museu.

“Segredos da Mãe Natureza” apresenta parte de uma coleção de minerais provenientes na sua maioria do Brasil, Portugal, África do Sul, Zâmbia, Peru, Argentina e América do Norte. Nesta exposição estão patentes cerca de 700 amostras dispostas em cavidades, que tentam simular o ambiente de formação dos minerais nas profundezas do nosso planeta.

Os alunos ficaram deslumbrados com este lugar pois proporcionou-lhes momentos de aprendizagem como também de alegria e diversão.

A Docente

Marta Franco