Com a intensão de redescobrir e valorizar o património edificado do Porto Moniz, os alunos a frequentar o Projeto Raízes, com a orientação dos respetivos docentes, realizaram duas visitas de estudo desde a Vila até à parte mais alta do sítio da Santa. Na observação direta, in loco, os discentes puderam constatar alguns pormenores do património arquitetónico mais antigo do concelho, nomeadamente as igrejas, a escola primária, a antiga câmara, o forte São João Batista, a lota, entre outros. Durante esta (re)descoberta foi efetuado o registo fotográfico de particularidades tais como as janelas, as portas, as alçadas principais e laterais, telhados, etc. Também foram registadas referências para ajuda do cálculo das dimensões reais de cada edifício.
Já no espaço de sala de aula, os alunos escolheram a representação, através da construção de maquetas, da igreja de Santa Maria Madalena, igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição e do Forte de São João Baptista. Neste sentido, foram efetuados os cálculos necessários para uma representação aproximada à escala (aproximadamente 1/75 e 1/85) e foram projetados os sólidos geométricos que serviram de estrutura principal dos edifícios a construir, tais como diversos paralelepípedos, cubos, primas, pirâmides, cilindros, etc. Os materiais utilizados foram vários tipos de cartão com espessuras diferentes através do aproveitamento de embalagens inutilizadas para além de cola e tintas. Na fase final teve lugar alguns detalhes por forma a conferir uma maior identidade e aproximação às caraterísticas reais.
No decurso da atividade, nas diferentes etapas, os alunos revelaram interesse e ao mesmo tempo surpresa ao (re)conhecerem aspetos da realidade local, onde vivem, à qual pertencem, mas que segundo eles, desconheciam.
É preciso conhecer para valorizar!
Os Docentes
Lino Conceição
Graça Correia














