quarta-feira, abril 24, 2024

Logo

Disponibilidade (45 minutos semanais)

  • 4.ª feira: 11h40 às 12h25

Professores responsáveis

  • Ana Isabel Rodrigues
  • Cidália Moreira

Notícias Clube Europeu|Erasmus+

Minimizar
Atividade do Projeto Erasmus+ - 15 de março de 2024

 Sessão de partilha de experiências da Mobilidade à Ilha da Reunião

Decorreu durante a manhã de hoje, na sala de sessões da nossa escola, uma sessão de partilha proferida pelos alunos que participaram na mobilidade à Ilha da Reunião, entre os dias 5 e 10 de fevereiro de 2024, no âmbito da parceria estratégica Erasmus+: IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings.

Os alunos "viajantes" partilharam as suas experiências com os alunos das turmas do 10.º C e 11.º E, desde as peripécias da viagem, o contacto com uma cultura diferente, o vivenciar as tradições locais, a troca de impressões com outros alunos de outros países, até as aventuras por paisagens e lugares deslumbrantes, cada momento foi descrito com um grande entusiasmo e algum saudosismo.

Agradecemos aos alunos Bernardo Sol, Claúdia Rodrigues, Leonor Betencourt e à Natália Almada, pela partilha (das aventuras, das descobertas e das vossas reflexões), proporcionando aos colegas das turmas do 10.º C e 11.º E uma visão única e cativante do mundo além de nossas fronteiras.

Esperamos que as vossas palavras tenham plantado sementes de curiosidade e desejo de explorar novos horizontes por parte dos presentes.

Bem hajam!

 

Atividade do Projeto Eramsus+ - 9 de fevereiro de 2024

 #Dia 5 - IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade à Ilha da Reunião

Aproxima-se o último dia da nossa mobilidade à maravilhosa Ilha da Reunião. Um misto de emoções paira no ar enquanto nos preparamos para o final desta semana de atividades memoráveis.

Para começar o dia, os nossos “brilhantes” alunos tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos, mostrando o fruto do seu empenho e criatividade durante esta experiência única. Foi um momento de orgulho…

Em seguida, assistimos à cerimónia de encerramento, onde foi possível relembrar os momentos especiais, agradecer a todos os envolvidos e trocar votos de amizade e gratidão. Foi um momento de despedida emocionante…

Após o almoço os alunos aproveitaram a sua merecida tarde livre.

À noite, reuniram-se para um jantar partilhado na escola, onde as famílias se juntaram a nós para celebrar esta experiência enriquecedora. Foi uma oportunidade para partilhar histórias, risos e sabores, fortalecendo os laços que foram criados ao longo desta mobilidade.

Adieu, île de La Réunion. Nous emportons avec nous des souvenirs inoubliables de ta beauté envoûtante.

À la prochaine fois 💙 🤍❤️

 

Atividade do Projeto Erasmus+ - 8 de fevereiro de 2024

 #Dia 4 - IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade à Ilha da Reunião

A Ilha da Reunião, possui uma biodiversidade e paisagens deslumbrantes e convida os seus visitantes a desvendar os seus segredos. Assim o fizemos neste dia. Fomos conhecer o exuberante Jardim Botânico de Mascarin. Sob a sombra das árvores imponentes, descobrimos uma infinidade de plantas endémicas, únicas no mundo e exóticas, uma coleção global de pés de café, árvores frutíferas tropicais, palmeiras, uma grande variedade de cactos, um pomar crioulo, uma catedral de bambu, orquídeas e samambaias, enquanto o aroma das flores nos envolve numa atmosfera encantadora. A cada passo revelam-se novas espécies botânicas, deixando-nos maravilhados com a diversidade natural desta ilha.

Seguidamente, dirigimo-nos até Kélonia, um aquário público e observatório especializado em tartarugas marinhas em Saint-Leu, ou seja, o verdadeiro santuário das tartarugas marinhas. Ao entrarmos nas instalações, somos recebidos pelo som suave das ondas e pelo ar salgado do oceano. Aqui, tivemos a oportunidade única de aprender sobre a conservação dessas criaturas majestosas e observá-las no seu habitat natural.

Para finalizar o nosso dia em grande estilo, dirigimo-nos até a deslumbrante Plage de l'Hermitage, uma praia de areia branca com 7 km de extensão, considerada a maior da Ilha da Reunião. Rapidamente, mergulhamos nas águas cristalinas, explorando os recifes coloridos e a vida marinha vibrante através do snorkeling. Cada mergulho revela um novo mundo subaquático, repleto de corais exuberantes, peixes tropicais e uma sensação de liberdade indiscritível.

À medida que o sol se põe no horizonte, deixamos para trás as memórias de um dia inesquecível na ilha da Reunião. Com o coração cheio de gratidão pela beleza natural que tivemos a sorte de testemunhar, nos despedimos, ansiosos por futuras aventuras neste paraíso tropical.

À tout à l’heure!

💙 🤍❤️

 

 

Atividade do Projeto Erasmus+ - 7 de fevereiro de 2024

 #Dia 3 - IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade à Ilha da Reunião

 

No terceiro dia desta mobilidade, os alunos envolveram-se numa variedade de atividades enriquecedoras. Pela manhã, participaram num Workshop sobre Edição de Imagem, onde trabalharam algumas imagens de espécies em perigo, explorando algumas técnicas para destacar a importância da conservação da vida selvagem.
A par disso, o grupo de professores reuniram-se para discutir questões importantes relacionadas com o projeto.
Após o workshop, os alunos desfrutaram de um almoço preparado pelas famílias, uma excelente forma de experimentar os sabores locais e compartilhar momentos de convívio.
Durante a tarde, os estudantes dedicaram-se a um Workshop sobre Vídeo, num magnífico estúdio, com o objetivo de criar conteúdo para a divulgação do projeto ERASMUS+, contribuindo assim para a disseminação das experiências e aprendizagens adquiridas durante a mobilidade.
Enquanto isso, os professores exploraram as cavernas de lava numa visita guiada, enriquecendo a sua compreensão acerca da geologia e da história local.
Mais um dia bem preenchido, aqui na Ilha da Reunião!
Salut!
💙 🤍❤️

 

 

Atividade do Projeto Erasmus+ - 6 de fevereiro de 2024

 #Dia 2 - IDEAS - Improving  Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade à Ilha da Reunião

Hoje, a nossa jornada começou bem cedo, pois aguardava-nos uma visita à “estrela” da Ilha da Reunião, o vulcão "Le Piton de la Fournaise". Este vulcão eleva-se a 2.632 metros e domina a ilha. É considerado um dos vulcões mais ativos do mundo e entra em erupção, em média, a cada 9 meses. Ali, parece que entrámos num verdadeiro cenário "lunar”, com magníficas vistas, quase como se tivéssemos aterrado noutro planeta!

Após a visita ao vulcão, o grupo teve a oportunidade de explorar a “Cité du Volcan”, um centro turístico, educativo e científico dedicado à exploração vulcânica, que nos permitiu uma compreensão mais profunda dos fenómenos geológicos que moldaram a Ilha da Reunião ao longo dos séculos.

Este centro, oferece exposições interativas, apresentações informativas e experiências educativas, tornando-se uma paragem obrigatória para quem procura uma imersão completa no fascinante mundo dos vulcões.

Em resumo, este dia de mobilidade foi repleto de emoções, aprendizagens e espírito de camaradagem.

À bientôt

💙 🤍❤️

 

Atividade do Projeto Erasmus+ - 5 de fevereiro de 2024

#Dia 1- IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade à Ilha da Reunião

Após uma longa viagem desde a Ilha da Madeira até à Ilha da Reunião, o primeiro dia de atividades promete ser repleto de novas aprendizagens e amizades. A manhã iniciou-se com uma receção por parte do diretor do “Lycée Mémona Hintermann Afféjee”. Esta escola cuja data de abertura remonta ao ano de 2017, trata-se de um edifício de linhas modernas, direcionada para o ensino profissional, nomeadamente, na área da multimédia e situa-se na capital da ilha, em Saint Denis. Seguidamente, todos os intervenientes desta mobilidade dirigiram-se até à sala de sessões para as apresentações das respetivas escolas, bem como, das espécies em vias de extinção de cada país.

O Bernardo Sol, a Claúdia Rodrigues, a Leonor Betencourt e a Natália Almada, o grupo de alunos envolvidos nesta mobilidade, mostraram segurança e determinação durante as apresentações, merecendo os elogios do público presente e o orgulho de TODA a equipa Erasmus +.

Depois da manhã de trabalho, seguiu-se um almoço na cantina oferecido pela própria escola. Na parte da tarde, o grupo de alunos teve oportunidade de visitar o edifício escolar, culminando com um Workshop sobre Edição de Imagem e Vídeo. Foi um dia cheio de aprendizagens e descobertas. Amanhã reserva-nos um magnífico dia!

À demain! 💙 🤍❤️

5.ª Mobilidade de Élia Freitas

 

Atividade do Projeto Erasmus+ - 4 de fevereiro de 2024

 𝟝.ª 𝕄𝕠𝕓𝕚𝕝𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕕𝕒 𝕡𝕒𝕣𝕔𝕖𝕣𝕚𝕒 𝕖𝕤𝕥𝕣𝕒𝕥é𝕘𝕚𝕔𝕒 𝔼𝕣𝕒𝕤𝕞𝕦𝕤+ - “𝕀𝔻𝔼𝔸𝕊- 𝕀𝕞𝕡𝕣𝕠𝕧𝕚𝕟𝕘 𝔻𝕚𝕘𝕚𝕥𝕒𝕝 𝔼𝕕𝕦𝕔𝕒𝕥𝕚𝕠𝕟 𝕥𝕠 𝔸𝕡𝕡𝕣𝕚𝕤𝕖 𝕠𝕗 𝕥𝕙𝕖 𝕊𝕦𝕣𝕣𝕠𝕦𝕟𝕕𝕚𝕟𝕘𝕤”

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2024, alguns alunos e professores da nossa instituição irão participar na 5.ª Mobilidade do Projeto “IDEAS- Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings” que decorrerá na Ilha da Reunião na França.

Esta iniciativa envolverá alunos e professores dos países parceiros da Áustria, Itália, França, Roménia e Turquia. O principal objetivo deste projeto é sensibilizar para a importância da proteção do ambiente, utilizando as ferramentas digitais como meio eficaz para promover a consciência ambiental.
 
Durante esta semana, estes alunos vão beneficiar desta experiência que transcende as fronteiras da sala de aula, contribuindo para a sua formação integral.
 

Atividade do Projeto Erasmus+ - 28 de setembro de 2023
Recepção dos parceiros do projeto Erasmus+: “Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings”
Dia1:  25-09-2023

A semana de atividades do projeto Erasmus+ iniciou-se com uma receção pelo diretor da Escola na Sala de Sessões da nossa instituição. Após seu discurso acolhedor, os alunos e professores parceiros receberam um saco contendo informações e merchandising da marca Madeira e tiveram a oportunidade de explorar os diversos espaços da escola.

Em seguida, realizou-se uma atividade no centro da cidade de Santa Cruz, que proporcionou uma integração mais profunda entre os alunos participantes desta mobilidade. Após um breve intervalo para café, os alunos tiveram a oportunidade de abordar a realidade da poluição das águas em seus países, discutindo as causas e consequências, bem como apresentando algumas boas práticas implementadas para combater esse problema.

O almoço ocorreu na cantina da escola, seguido de um workshop intitulado "Art painting", que consistiu na pintura de nossos típicos "calhaus". Daqui resultaram pinturas muito originais e criativas. Posteriormente, o grupo de parceiros dirigiu-se à Câmara Municipal de Santa Cruz, onde foram recebidos pelo presidente da Câmara.

O dia de atividades culminou com um jantar compartilhado, que permitiu estabelecer laços mais fortes entre os participantes e facilitou a integração dos alunos parceiros nas suas respetivas famílias de acolhimento. Expressamos os nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para o sucesso das atividades deste primeiro dia. Aguardamos com expectativa por outro dia repleto de experiências enriquecedoras.
Até amanhã!

 

Atividade do Projeto Erasmus+ - 27 de setembro de 2023

Recepção dos parceiros do projeto Erasmus+: “Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings”

Dia3:  27-09-2023

O dia de atividades começou bem cedo. Pelas 8 horas da manhã os alunos deslocaram-se de autocarro até à cidade do Funchal, onde tiveram a oportunidade de vivenciar uma atividade bem popular na Ilha da Madeira, isto é, a observação de Golfinhos. Nesta emocionante experiência a bordo de um catamarã, num cenário idílico, todos tiveram oportunidade de avistar os simpáticos e amistosos golfinhos, que ora saltavam lado a lado, ora aproximaram-se da embarcação como que aproveitando para nos cumprimentar. Ver os animais desta forma… no seu habitat natural, foi uma experiência incrível! Todos tiveram oportunidade de nadar, sempre sob a supervisão de profissionais qualificados.

Regressados a terra firme, todos fizeram um intervalo para o almoço e após este, seguiu-se uma visita à Paróquia do Monte, de teleférico, onde tiveram a oportunidade de apreciar as vistas panorâmicas.
Chegados ao Monte e depois de uma breve visita a este local, aguarda-os outra experiência alucinante e única, a descida de Carros de Cesto.
O dia culminou com uma visita à Quinta Vigia, à residência oficial do Presidente do Governo Regional da Madeira, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre aquele espaço, para além da oportunidade de contactar com o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
Finalmente, após um dia repleto de descobertas e aventuras, os alunos regressaram à escola, com memórias inesquecíveis e novos conhecimentos adquiridos.

 

 

Atividade do Clube Europeu - 24 de setembro de 2023

Entre os dias 25 a 29 de setembro de 2023 a nossa escola irá “receber” um grupo de parceiros da Áustria, Itália, França, Roménia e Turquia, concretizando, assim, a quarta mobilidade no âmbito do projeto Erasmus+ “Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings”.

Neste intercâmbio europeu, 18 alunos da nossa escola, serão os anfitriões dos 22 alunos oriundas dos países parceiros, que vieram acompanhadas por 15 professores.

A equipa do projeto Erasmus+ preparou uma semana repleta de atividades, cujo tema principal é a poluição dos oceanos e irá proporcionar a todos os participantes diversas atividades de carácter cultural e recreativo, bem como, alguns workshops com o intuito de melhorar as competências digitais dos alunos e dos professores.

Esta será certamente uma semana pautada com muitos momentos de confraternização entre os colegas das várias nacionalidades, muitas atividades de aprendizagem, da qual se espera que levem as melhores recordações.

 

Atividade do Clube Europeu - 24 de setembro de 2023

Entre os dias 25 a 29 de setembro de 2023 a nossa escola irá “receber” um grupo de parceiros da Áustria, Itália, França, Roménia e Turquia, concretizando, assim, a quarta mobilidade no âmbito do projeto Erasmus+ “Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings”.

Neste intercâmbio europeu, 18 alunos da nossa escola, serão os anfitriões dos 22 alunos oriundas dos países parceiros, que vieram acompanhadas por 15 professores.

A equipa do projeto Erasmus+ preparou uma semana repleta de atividades, cujo tema principal é a poluição dos oceanos e irá proporcionar a todos os participantes diversas atividades de carácter cultural e recreativo, bem como, alguns workshops com o intuito de melhorar as competências digitais dos alunos e dos professores.

Esta será certamente uma semana pautada com muitos momentos de confraternização entre os colegas das várias nacionalidades, muitas atividades de aprendizagem, da qual se espera que levem as melhores recordações.

 

Atividade do Clube Europeu/ Projeto Erasmus+ - 12 de maio de 2023

Dia 5 - 12-05-2023: IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade a Palermo, Sicily 🇮🇹

 
O nosso dia de atividades iniciou com uma visita até às instalações do Teatro Massimo, uma das mais famosas casas de ópera construído no final do século XIX. Este teatro foi projetado pelo arquiteto Giovan Battista Filippo Basile e inaugurado em 1897 com uma apresentação da “Falstaff” de Giuseppe Verdi, ópera que ainda não havia sido apresentada em Palermo, sob a direção de Leopoldo Mugnone.
Seguidamente, o grupo dirigiu-se para a igreja "S. Maria dell' Ammiraglio: La Martorana"
Após esta visita, rumamos até o Palazzo Comitini para ficar a conhecer as diversas salas. Posteriormente, o Mayor da cidade procedeu à entrega dos certificados a todos os participantes desta mobilidade.
Para finalizar o dia de atividades, dirigimo-nos até ao Simon Park, um laboratório verde, sustentável e inovador destinado às escolas. Um projeto inovador de forma a promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável em meio urbano.
Ainda, neste parque houve oportunidade de disfrutar de um churrasco típico (salsicha de carne de porco siciliano, caponata de beringela, legumes assados, plantados e colhidos pelos alunos da escola anfitriã, bruschetta, entre outros). Mamma mia, che regalo!
Esperamos que esta experiência Erasmus, tenha sido uma oportunidade enriquecedora, que os envolvidos tenham adquirido valores, tais como a tolerância e a abertura, conquista de novas amizades, diferentes perspetivas e conhecimentos…
 
Arriverdeci, Palermo
💚🤍❤️
 
 

Atividade do Clube Europeu /Projeto Erasmus+ - 11 de maio de 2023

Dia 4 - 11-05-2023: IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade a Palermo, Sicily 🇮🇹

Hoje, esperava-nos uma viagem fora da cidade de Palermo. O grupo seguiu até o Parque Arqueológico de Segesta, localizado entre Castellamare del Golfo e Trapani. Neste local estão reunidas as ruínas daquilo que em  tempos foi uma das cidades mais potentes da Sicília grega. Sem dúvida, foi um passeio imperdível para presenciar e enriquecer historicamente acerca dos monumentos que tornaram Segesta famosa, que são o Templo e o Teatro. 
Após o almoço, o destino foi a Reserva na Natureza Capo Rama, onde foi possível contemplar as belezas naturais e através de um guia, ficar a conhecer algumas informações/aspetos sobre esta Reserva Natural que se encontra  localizada no alto de um penhasco de calcário. 
A reserva Capo Rama é uma área natural protegida localizada no município de Terrasini. 
Esta costa é caracterizado por uma grande extensão de matagal de palmeira anã. 
Mais um dia repleto de aprendizagens. 
 
A presto
💚🤍❤️

 

Atividade do Clube Europeu | Projeto Erasmus+ - 10 de maio de 2023

Dia 3 - 10-05-2023IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade a Palermo, Sicily 🇮🇹

Durante a manhã de hoje, tivemos oportunidade de rumar até ao anexo artístico da escola IIS V. Ragusa e O. Kiyohara-F. Parlatore, para a sessão de apresentação de cada país parceiro sobre a reciclagem/reutilização que cada um está a promover na sua escola e área de residência. 
Foi uma sessão muito produtiva e enriquecedora em termos de práticas ambientais. No geral, foi passada a mensagem de que é importante separar as embalagens usadas e evitar a todo o custo que estas cheguem ao mar, de forma a preservar e garantir a vida marinha e o nosso ecossistema. 
Posteriormente, os alunos tiveram a possibilidade de escolher participar ou num workshop sobre modelagem e impressão 3D, ou um sobre criação de um objeto com materiais reciclados. 
Enquanto isso, os professores tiveram oportunidade de conhecer as instalações deste anexo, que são uma verdadeira oficina de artes. 
Após um almoço na escola, com iguarias típicas da Sicília preparadas pelas famílias de acolhimento, seguiu-se um momento musical protagonizado por alguns alunos italianos.
Mais um dia de aprendizagens e troca de experiências entre os parceiros envolvidos. 
 
Domani ci attende nuove aventure
💚🤍❤️
 

Atividade do Clube Europeu | Projeto Erasmus+ - 9 de maio de 2023

Dia 2 - 09-05-2023: IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade a Palermo, Sicily 🇮🇹

 
O programa de atividades para o dia de hoje, incluiu uma visita até à Reserva Natural Zíngaro, uma área natural protegida, localizada na Província de Trapani, Sicília, Itália. 
Estabelecida como reserva natural em 1981, Zíngaro é a primeira área protegida da Sicília. No passado, era o lar de pequenas aldeias agrícolas, bem como contrabandistas e traficantes que usavam as suas  cavernas para armazenar os seus produtos.
Esta reserva é um dos lugares mais populares da Sicília para admirar as vistas panorâmicas soberbas sobre o mar e alternar pausas para caminhadas e natação em belas enseadas. Aliás, alguns dos alunos e professores menos "friorentos" arriscaram um mergulho rápido nas fabulosas águas do Mediterrâneo.
Seguidamente, rumamos até a cidade tão pequena quanto linda e carregada de mitos, Erice. Esta situa-se entre Castellamare del Golfo, Trapani e Palermo. As ruas pavimentadas de Erice foram percorridas pelos envolvidos nesta mobilidade, que tiveram oportunidade de descobrir e apreciar cada recanto, cada "lojinha" de souvenir, restaurantes e confeitarias.
 
Ciao bello
💚🤍❤️
 
 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 8 de maio de 2023

 Dia 1 - 08-05-2023: IDEAS - Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings- Mobilidade a Palermo, Sicily 🇮🇹

Depois de uma longa viagem, finalmente chegamos à Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, situada perto do "dedo" da "bota" da Itália. 
O dia de hoje foi marcado com um encontro na escola de acolhimento, onde após uma introdução a cada aluno que participa nesta mobilidade, os alunos apresentaram a sua escola e região. 
Após o almoço, foi altura do grupo percorrer algumas ruas da cidade passando pela Catedral de Palermo, em direção ao Palácio Real, ou Palácio dos Normandos, onde  atualmente decorrem as sessões parlamentares. O ponto alto da visita culminou com a visita à Cappella Palatina que testemunha, como o nome já o diz, o período em que os árabes e normandos dominaram a cidade. De facto, esses dois povos deixaram marcas profundas, não só na arquitetura, mas na cultura de Palermo. 
Amanhã espera-nos mais um dia de descobertas nesta fantástica ilha. 
 
Ci vediamo domani
💚🤍❤️
 

Atividade do Clube Europeu|Projeto Erasmus+ - 18 de abril de 2023

Europe Direct Madeira

 

Iniciamos o dia, na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz para uma sessão de informação no âmbito do projeto "A Europa vai à Tua escola".
Nenhuma descrição de foto disponível.

 

 

Atividade do Clube Europeu| Erasmus+ - 18 de abril de 2023

Palestra "2023 - Ano Europeu das Competências"

 Decorreu, durante a manhã do dia 18 de abril, uma palestra intitulada "2023 - Ano Europeu das Competências – Literacia Digital e Ambiental", que teve como oradores convidados o Dr. Marco Teles e a Dra. Patrícia Serrão, representantes da Europe Direct Madeira.

Os alunos das turmas 10.º E e 12.º E, do Curso Profissional de Técnico de Turismo, tiveram, assim, a oportunidade de conhecer diversos aspetos relativos à Agenda 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e no que respeita ao Pacto Ecológico Europeu, cujo pacote de iniciativas estratégicas visa colocar a União Europeia rumo a uma transição ecológica, com o objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050.

Durante esta esclarecedora sessão, os discentes foram, de igual forma, sensibilizados para o facto do futuro da Europa e do mundo depender da saúde do planeta e para a importância fulcral da colaboração de todos na adoção de medidas amigas do ambiente, nomeadamente através de estilos de vida mais ecológicos, conducentes à sustentabilidade ambiental, isto, antes que seja tarde demais pois, como afirmou a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, “o custo da transição será alto, mas o custo da inação será muito mais elevado”.

 

Concurso Europe Calling - 26 de outubro de 2022

Encontra-se a decorrer o Concurso Europe Calling, uma parceria entre o Gabinete da Eurodeputada Sara Cerdas, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude e o Europe Direct Madeira, o qual visa consciencializar os jovens da RAM para as temáticas europeias e incentivar a sua participação ativa na vida democrática dos cidadãos europeus.

Na edição 2022/2023, o concurso lança o desafio para a realização de um vídeo publicitário de 1 a 2 minutos subordinado ao tema "Madeira: Preparados para 2030".

As equipas participantes podem ter até 8 alunos e 2 professores coordenadores. Ao nível da participação, cada escola tem um limite de 3 projetos

As inscrições decorrem até ao dia 09 de dezembro de 2022, através de formulário disponibilizado online em: https://forms.office.com/r/JiLZ2pwshF

Após a inscrição, as equipas têm até 17 de março de 2023 para enviarem os seus trabalhos.Este concurso tem como prémio uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, para os 10 elementos (alunos e professores coordenadores) das duas equipas que obtiverem maior pontuação.

Enviamos em anexo o Regulamento, a Ficha de Identificação e os Critérios de Avaliação para vossa consulta.

 

 

Divulgação de concurso - 21 de outubro de 2022

12.ª edição do concurso Geração €uro – inscrições até 30 de novembro

O Banco de Portugal convida as escolas portuguesas a participarem na 12.ª edição do concurso Geração €uro.
O concurso dirige-se aos alunos do Ensino Secundário, dos 15 aos 19 anos, independentemente da área de estudos que frequentem, e pretende sensibilizar a geração de europeus que cresceu com a moeda única para a importância da política monetária.
O concurso Geração €uro é promovido pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais nacionais do Eurosistema e decorre entre outubro de 2022 e maio de 2023.

 Fases do concurso

 Na primeira fase do concurso, que decorre até 30 de novembro de 2022, os alunos respondem a um questionário online sobre a política monetária do euro. O questionário está disponível no site do concurso e integra 30 perguntas com três níveis de dificuldade.

  • 1.º lugar – Cheques-presente no valor de 350€ para cada aluno e Professor + Troféu para a escola
  • 2.º lugar – Cheques-presente no valor de 250€ para cada aluno e Professor + Troféu para a escola
  • 3.º lugar – Cheques-presente no valor de 150€ para cada aluno e Professor + Troféu para a escola

Ligações úteis

Para mais informações, consulte o site do concurso Geração €uro e siga o Instagram do Banco de Portugal.

Contactos

Se tiver dúvidas ou sugestões, pode enviar um e-mail para geracaoeuro@bportugal.pt.

 

 

1.ªMobilidade-Roménia: Dia4 - 14 de outubro de 2022

  #4.°Dia de atividades: 14-10-2022-"Projeto Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings-IDEAS"

 Aproxima-se o fim da nossa aventura por Bucareste...
Mas antes, durante a manhã de hoje, todos os alunos envolvidos nesta mobilidade, tiveram oportunidade de mostrar os trabalhos realizados no Google Sites sobre a temática do projeto. No geral, passaram a mensagem de que a reciclagem não é moda, mas sim um acto de consciência! Se não mudarmos as nossas atitudes, as gerações futuras vão pagar pelos nossos erros, e já não nos sobra muito tempo.
Após um breve intervalo, seguimos as atividades com uma cerimónia de encerramento, em que diversos alunos mostraram as suas valências artísticas através de demonstrações de violino, piano, guitarra e canto.
Posteriormente, foram entregues os certificados de participação aos alunos e professores, bem como, a todos os alunos romenos envolvidos durante diversas semanas na preparação desta mobilidade. Foram incansáveis, ao longo deste processo e conseguiram ser os melhores "hosts", e ajudaram a criar boas memórias nos nossos alunos.
La revedere Romania! 
 

1.ª Mobilidade-Roménia: Dia3 - 13 de outubro de 2022

 #3.°Dia de atividades: 13-10-2022-"Projeto Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings-IDEAS"

 Hoje madrugamos, pois aguardava-nos uma longa viagem até a Transilvânia. Durante o percurso que durou aproximadamente quatro horas até o nosso destino final, o Bran Castle, famoso castelo do Conde Drácula, ficamos deslumbrados pelas magníficas cores outonais do Parque Natural de Bucegi, onde todos os alunos parceiros plantaram uma árvore. Enquanto realizavam essa tarefa, o Presidente da Câmara dessa  municipalidade, desafiou-os a regressar ao local dentro de 100 anos, para verem a evolução dos seus legados. 
Ao longe avistamos o tão afamado Castelo, do príncipe Vlad, conhecido como "O Empalador", um temido governante da altura que aplicava castigos aos seus súbditos quando estes furtavam bens e materiais e que serviu de inspiração a Abraham "Bram" Stoker que foi um romancista, poeta e contista irlandês, mundialmente conhecido pelo seu romance gótico Drácula. No regresso para Bucareste, a certeza de um dia repleto de novas experiências e descobertas, bem como, alguns "sustos".
 

1.ª Mobilidade-Roménia: Dia2 - 12 de outubro de 2022

 #2.°Dia de atividades: 12-10-2022-"Projeto Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings-IDEAS"

 O programa previsto para a manhã, incluiu várias atividades diversificadas. Enquanto os nossos alunos elaboraram um web site cujo tema incidiu novamente sobre a temática do projeto, os professores assistiram a três momentos de aula. Numa aula de Romeno, todos os presentes foram contemplados com uma atuação de dança/canto tradicional romena, e ainda aprendereram algumas palavras tais como: elev=aluno; carte=livro; la revedere= adeus; multumesc=obrigada. 
Assistiram também a uma aula de matemática, e no fim da mesma, tiveram oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos com a ferramenta Kahoot. Posto isto, exercitaram-se, por momentos, na aula de educação física. 
Após o almoço na cantina da escola, o grupo seguiu para o Museu Nacional Catroceni, um palácio com uma edificação imponente no centro de Bucareste, que foi residência de reis, presidentes e ainda asilo de crianças durante o período comunista. Atualmente é o local de trabalho do Presidente da República da Roménia. 
 

1.ªMobilidade-Roménia: Dia1 - 11 de outubro de 2022

 #1.º Dia de atividades: 11-10-2022-"Projeto Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings-IDEAS"

 Depois de uma segunda-feira  preenchida com uma longa viagem desde a Madeira até Bucareste, a terça-feira começou bem cedo, com um programa de atividades que se iniciaram pelas 9 horas da manhã. 
Enquanto os professores participavam numa reunião de trabalho para discutir detalhes relacionados com o Projeto, os alunos estiveram envolvidos numa atividade que os consciencializou para os problemas ambientais do nosso quotidiano e onde tiveram oportunidades de debater ideais e mostrar o que cada uma das escolas parceiras está a desenvolver nesse âmbito. 
Os nossos alunos tiveram uma excelente prestação e foram muito elogiados pelos representantes das escolas parceiras. Posto isto, todo o grupo teve oportunidade de visitar o Museu de História Natural de Bucareste, onde puderam testemunhar a importância da preservação de todas as espécies, o que vai ao encontro do tema principal do projeto. Após esta visita,  as tecnologias digitais foram aplicadas durante a atividade a descoberta da cidade de Bucareste. 
As emoções continuam ao rubro e estamos expectantes pelo próximo dia. 
 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 10 de outubro de 2022

 

 A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e o Projeto Erasmus+

A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz tem a decorrer um projeto Erasmus+, iniciado este ano letivo e com a duração de dois anos. O mesmo intitula-se "Improving Digital Education to Apprise of the Surroundings - IDEAS", coordenado pela Áustria e com a parceria de escolas da Roménia, Turquia, Itália e França. Esta parceria visa incutir nos alunos/professores a aquisição de competências em 6 áreas: animação, edição de vídeo, web design, edição de fotografia, narrativa digital e gráficos. Os professores envolvidos neste projeto serão preparados com habilidades digitais para melhor orientar os alunos nas campanhas ecológicas organizadas durante o projeto e também para criar aulas mais atraentes com a ajuda de meios eletrónicos, modernos e programas digitais.
 
Na semana de 10 a 15 de outubro de 2022, três alunos e duas professoras da nossa escola irão visitar a cidade de Bucareste na Roménia, e estarão envolvidos em várias atividades que visam desenvolver as habilidades digitais dos alunos e dos professores das escolas parceiras. Através desta parceria, prevê-se habilitar todos os participantes com diversas ferramentas digitais de modo a implementar campanhas ecológicas organizadas durante o projeto e que serão apresentadas à comunidade escolar durante a vigência do mesmo.
 

Atividade do Clube Europeu |Erasmus+ - 19 de setembro de 2022

O Clube Europeu é coordenado pelas professoras Ana Isabel Rodrigues e Cidália Moreira e conta com a colaboração das professoras Lina Pestana, Teresa Spínola e Élia Freitas numa articulação com o Projeto Erasmus+.

O Clube funcionará às 4.ª feiras entre as 11:40 e as 12:25.

Inscreve-te através do seguinte link: https://forms.gle/omsNAPxMDHrXHaWg8

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 9 de maio de 2022

Concurso ⭐"GINCANA NA EUROPA"⭐

No dia 9 de maio o Clube Europeu | Projeto Erasmus+, assinalou o Dia da Europa e, para comemorar esta efeméride, foi realizada a atividade “Gincana da Europa”, que decorreu, às 10 horas no Polidesportivo da escola. Esta atividade cumpriu os objetivos delineados, que passavam por consciencializar os alunos para a importância deste dia histórico, em termos cívicos e democráticos, e ainda, dar a conhecer aspetos da cultura, história e geografia dos países que integram a União Europeia.

Participaram nesta atividade 8 equipas, nomeadamente, 1 equipa do 12.ºE, 3 equipas do 12.º E e 1 equipa do 8.ºA.

Foram momentos pautados pela boa disposição e que permitiram pôr à prova, não só os conhecimentos sobre a Europa como também a destreza física dos participantes!

Em relação aos resultados, a equipa vencedora foi a equipa do 12.ºE composta pela Daniela, Diogo, Nuno e Tiago com 51 pontos, em 2.º lugar com 42 pontos a equipa do 11.ºE, composta por Gonçalo, Joshua, Liliana e Paula, em 3.º lugar a equipa do 11.º D, arrecadou 37 pontos, composta pelo Duarte, João e Miguel, em 4.º lugar a euipa do 8.ºA, composta por Alírio, Nascimento, Tiago e Viveiros que arrecadaram 33 pontos, em 5.º lugar do 11.ºD, composta pelo Chaparro, Liliana e Perez com 29 pontos, em 6.º lugar, a equipa do 11.ºE composta pela Adriana, Érica, Joana e Sara, com 25 pontos, em 7.º lugar, a equipa do 11.º E, composta por Amie, Afonso, Diogo, Mariana com 24 pontos, e finalmente, em 8.º lugar, a equipa do 11.ºD, composta pelo Afonso, Paulo, Rodrigo e Teles com 20 pontos.

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 9 de maio de 2022

Sabias que... mês de maio

O início de um novo mês, representa outra rubrica "Sabias que...". 

Desta feita, as questões são relacionadas com os países de Malta | Países Baixos | Polónia, membros da União Europeia. Testa os teus conhecimentos e habilita-te no final de cada semestre a um sorteio de um prémio para o vencedor.

Obs: Esta iniciativa está aberta a toda a Comunidade Educativa.

 

(Clique na imagem para aceder ao questionário)

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 28 de março de 2022

GINCANA DA EUROPA

Inscrições

9 de maio de 2022

👉No dia 9 de maio celebramos o Dia da Europa e, para comemorar esta efeméride, gostaríamos de vos propor a atividade “Gincana da Europa”, que ocorrerá neste dia, às 10 horas no Polidesportivo da escola.

👨‍👨‍👧‍👧Se és aluno do 3.º Ciclo/Secundário forma uma equipa de 4 elementos, dá um nome à tua equipa e inscreve-te na receção com a D. Paula Lima, até ao dia 29 de abril.

🧠Põe os teus conhecimentos sobre a Europa e as tuas capacidades físicas à prova!

💪Participa e diverte-te!

 

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 17 de março de 2022
💶"20 anos do Euro"💶
⏳No âmbito das comemorações dos “20 anos do Euro”, o 𝓒𝓵𝓾𝓫𝓮 𝓔𝓾𝓻𝓸𝓹𝓮𝓾/𝓟𝓻𝓸𝓳𝓮𝓽𝓸 𝓔𝓻𝓪𝓼𝓶𝓾𝓼+ da nossa escola assinalou hoje esta data, com a realização de uma sessão de informação que teve como oradora a Dra. Patrícia Serrão, representante da 𝓔𝓾𝓻𝓸𝓹𝓮
𝓓𝓲𝓻𝓮𝓬𝓽 𝓜𝓪𝓭𝓮𝓲𝓻𝓪.
Os alunos tiveram oportunidade de ficar a conhecer diversos aspetos relativos à génese da implementação do euro, que constitui um importante símbolo de integração europeia. De realçar que esta é a moeda oficial de dezanove dos vinte e sete Estados-membros da União Europeia e que, atualmente, cerca de 341 milhões de pessoas usam-na todos os dias, o que a torna a segunda moeda mais utilizada, sendo
somente ultrapassada pelo dólar, em todo o mundo.
Durante esta esclarecedora sessão foram, ainda, abordadas diversas temáticas, entre as quais a rede 𝓔𝓾𝓻𝓸𝓹𝓮 𝓓𝓲𝓻𝓮𝓬𝓽, o Mercado Único, os benefícios do Euro (ex. viagens, compras online, etc.) o Mercado Único Digital, os elementos que compõem as 𝓷𝓸𝓽𝓪𝓼 e
as 𝓶𝓸𝓮𝓭𝓪𝓼 𝓭𝓮 𝓮𝓾𝓻𝓸, os 𝓮𝓵𝓮𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸𝓼 𝓭𝓮 𝓼𝓮𝓰𝓾𝓻𝓪𝓷ç𝓪 das notas de euro, o Ano Europeu da Juventude e respetivo site, o Portal Europeu da Juventude e a iniciativa #DiscoverEU.
Esta ação contou com a participação dos alunos das turmas 10.ºD, 10.º E e 11.º E.
 

 

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 15 de março de 2022

"20 anos do Euro"

Passados 20 anos desde que o euro começou a circular fisicamente em 12 Estados-membros da União Europeia, o Clube Europeu/Projeto Erasmus+ em parceria com a Europe Direct decidiu assinalar esta data com a realização de uma palestrano próximo dia 17 de março, pelas 10:00 horas na Sala de Sessões da nossa escola, direcionada aos alunos do secundário.
    

 

 

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 14 de março de 2022

No âmbito do Clube Europeu e do Projeto Erasmus +, realizou-se no passado dia oito de março, uma visita de estudo à Assembleia Legislativa na Madeira, visita esta guiada pela Dra. Maria do Carmo, responsável pelo Centro de Documentação da Assembleia Legislativa.

Os alunos da turma do décimo D, do Curso Profissional de Técnico de Turismo e os alunos da turma do décimo primeiro B, do Curso de Línguas e Humanidades acompanhados pelas docentes Teresa SpínolaÉlia FreitasSílvia Vieira Cidália Moreira, tiveram oportunidade de assistir ao plenário e, ainda, de visitar as instalações deste belo edifício Manuelino, construído no século XVI para ser alfândega.
Ao longo da visita, os alunos ficaram a conhecer um pouco da história deste espaço, que foi alvo de várias obras de adaptação e remodelação, bem como obras e peças de mobiliário que remontam aos séculos XVII e XVIII e, ainda, diversas salas de interesse histórico e arquitetónico, nomeadamente o Salão Nobre, a Sala do Plenário, a Sala Rosa e a belíssima Biblioteca.
 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 6 de março de 2022

No próximo dia 8 de março, vinte alunos da nossa escola, acompanhados de duas docentes, terão oportunidade de realizar uma visita de estudo à Assembleia Legislativa na Madeira. A visita guiada permitirá conhecer não só as instalações do edifício, mas também o seu hemiciclo. Esta atividade insere-se no plano de atividades do Clube Europeu/Projeto Erasmus+, sendo também um tema transversal ao projeto de Cidadania e Desenvolvimento.

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 18 de fevereiro de 2022

 No âmbito do ℂ𝕝𝕦𝕓𝕖 𝔼𝕦𝕣𝕠𝕡𝕖𝕦/ℙ𝕣𝕠𝕛𝕖𝕥𝕠 𝔼𝕣𝕒𝕤𝕞𝕦𝕤+ teve lugar, no dia 𝟭𝟳 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼, às 𝟭𝟬 𝗵𝗼𝗿𝗮𝘀, na sala de sessões da nossa escola, uma palestra intitulada “𝗦𝗲𝗿 𝗘𝗰𝗼-𝗖𝗼𝗺𝗽𝗮𝘁í𝘃𝗲𝗹” direcionada aos alunos do secundário. Entre outras temáticas, foi abordada a 𝗿𝗶𝗾𝘂𝗲𝘇𝗮 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗽𝗮𝘁𝗿𝗶𝗺ó𝗻𝗶𝗼, nomeadamente no que respeita à 𝗯𝗶𝗼𝗱𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗶𝗹𝗵𝗮, assim como efetuada uma 𝘀𝗲𝗻𝘀𝗶𝗯𝗶𝗹𝗶𝘇𝗮çã𝗼 para as 𝙗𝙤𝙖𝙨 𝙥𝙧á𝙩𝙞𝙘𝙖𝙨, 𝙖𝙢𝙞𝙜𝙖𝙨 𝙙𝙤 𝙖𝙢𝙗𝙞𝙚𝙣𝙩𝙚..

Esta palestra teve como orador o Dr. Nélio Jardim, representante do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.
 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 15 de fevereiro de 2022

No âmbito do Clube Europeu/Projeto Erasmus+ será realizada uma palestra sobre “Ser Eco Compatível” no próximo dia 17 de fevereiro de 2022 às 10:00 horas direcionada aos alunos do secundário. Esta palestra terá como orador um representante do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.     

 

 

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 1 de fevereiro de 2022

➡️Visita o placard do Clube Europeu/Erasmus+ e fica a conhecer um pouco da história da União Europeia.

➡️Aproveita e descobre a criação da União Europeia e o seu desenvolvimento ao longo das décadas.

 

 

 

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 1 de fevereiro de 2022

Sabias que... 

Mês de fevereiro

Será que conheces algo sobre a Finlândia, a França e a Grécia? Para este mês de fevereiro, o Clube Europeu da EBSSC propõe as seguintes questões na rubrica mensal "Sabias que..."
 
Põe à prova os teus conhecimentos através do seguinte questionário.

Participa!👇
 
 
 
 
 
 
 
 

(Clique na imagem para aceder ao formulário)
 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 31 de janeiro de 2022

O Clube Europeu já apurou o vencedor da rubrica mensal "Sabias que..."? A vencedora foi a nossa aluna Sara Silva do 12.ºE.

Parabéns à vencedora! Continuem a participar!

 

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro de 2022

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 janeiro.

Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazista, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

Neste dia, decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário Geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas.

Um sobrevivente do Holocausto mostra o número tatuado no seu braço, antes da Cerimónia Memorial do Holocausto das Nações Unidas em 2020. UN Photo/ Manuel Elias

 

A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética. Atualmente, o local é aberto à visitação.

Em Portugal, como em vários países do mundo, governos, escolas e associações judaicas realizam palestras e exposições com o objetivo de fazer com que o horror nazista não caia no esquecimento e não se repita.

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 1 de janeiro de 2022

Sabias que... 

Mês de janeiro

E que tal começar este novo ano 2022, respondendo à rubrica mensal "Sabias que..."? Aceita a sugestão do Clube Europeu da EBSSC e desafia-te!
 
O que conheces sobre a Eslovénia, a Espanha ou a Estónia? Põe à prova os teus conhecimentos através do seguinte questionário.

Participa!👇

(Clique na imagem para aceder ao formulário)

 

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro de 2021

 Dia Internacional dos Direitos Humanos

Apesar de sua importância para a proteção dos cidadãos, esses direitos ainda são desrespeitados em diversas situações e regiões.

 

DIREITOS HUMANOS: Um conjunto mínimo de direitos necessários para assegurar a todos os seres humanos uma vida baseada na liberdade, na igualdade e na dignidade. Têm como marco a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, como um referencial ético para pautar a comunidade internacional após os horrores da II Guerra Mundial.   Pixabay/Lucas Silva/Guia do Estudante/Reprodução 


No dia 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos no Palais de Chaillot, em Paris, França. Hoje, nesta data, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Considerado o documento mais traduzido da história moderna, a Declaração foi criada para servir como uma base para os direitos humanos em todo o mundo, como “o ideal comum a ser atingido por todos os os povos e todas as nações”.

A partir dela foram estabelecidos os direitos que qualquer pessoa poderia esperar e exigir simplesmente por ser humano.  

 

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 1 de dezembro de 2021

Sabias que... 

Mês de dezembro

O 𝗖𝗹𝘂𝗯𝗲 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝘂 𝗱𝗮 𝗘𝗕𝗦𝗦𝗖, volta a publlicar a rubrica mensal "Sabias que..." referente a este mês de dezembro.
 
O que conheces sobre a 𝓒𝓻𝓸á𝓬𝓲𝓪, a 𝓓𝓲𝓷𝓪𝓶𝓪𝓻𝓬𝓪 e a 𝓔𝓼𝓵𝓸𝓿á𝓺𝓾𝓲𝓪? Põe à prova os teus conhecimentos através do seguinte questionário.

Participa!👇
 
(Clique na imagem para responder ao questionário)
 

Dia Internacional dos Direitos das Crianças 🧑‍🤝‍🧑 - 20 de novembro de 2021

 :✧ 🧑‍🤝‍🧑 𝒟𝒾𝒶 𝐼𝓃𝓉𝑒𝓇𝓃𝒶𝒸𝒾🍩𝓃𝒶𝓁 𝒹🌺𝓈 𝒟𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉♡𝓈 𝒹𝒶𝓈 𝒞𝓇𝒾𝒶𝓃ç𝒶𝓈 🧑‍🤝‍🧑 ✧:

O 𝗗𝗶𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼𝘀 𝗗𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝗖𝗿𝗶𝗮𝗻ç𝗮𝘀 é comemorado todos os anos a 20 𝙙𝙚 𝙣𝙤𝙫𝙚𝙢𝙗𝙧𝙤.
Para que o dia 20 de novembro seja um dia divertido, a UNICEF apela ao desenvolvimento de iniciativas que deem voz às crianças, em que estas reflitam sobre os seus direitos e expressem o seu apoio aos milhões de crianças que estão fora da escola, desprotegidas e desenraizadas.

Em Portugal realizam-se atividades solidárias como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, onde as crianças vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade.

 

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis - 8 de novembro de 2021

O 𝘿𝙞𝙖 𝙀𝙪𝙧𝙤𝙥𝙚𝙪 𝙙𝙖 𝘼𝙡𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙖çã𝙤 𝙚 𝙙𝙖 𝘾𝙤𝙯𝙞𝙣𝙝𝙖 𝙎𝙖𝙪𝙙á𝙫𝙚𝙞𝙨 celebra-se anualmente a 8 𝙙𝙚 𝙣𝙤𝙫𝙚𝙢𝙗𝙧𝙤 nos estados membros da União Europeia.

Esta data pretende encorajar uma 𝙖𝙡𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙖çã𝙤 𝙨𝙖𝙪𝙙á𝙫𝙚𝙡 nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa. O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida. Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar tem excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na idade adulta e têm mais probabilidades de tornarem-se obesos.

Para manter hábitos saudáveis na alimentação recomenda-se:

🍳 tomar o pequeno-almoço todos os dias;

🍞comer de 3 em 3 horas;

🍏comer 5 peças de fruta/legumes por dia;

🥃 beber uma boa quantidade diária de água;

🧂 usar menos sal e açúcar nas refeições.

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 1 de novembro de 2021

 Sabias que... 

Mês de novembro

Novo mês, nova rubrica mensal "Sabias que...", desta vez sobre os países da Bulgária, da Chéquia e do Chipre.
Testa os teus conhecimentos sobre estes países da União Europeia e habilita-te no final de cada semestre a um sorteio de um prémio para o vencedor.

O vencedor de cada mês será divulgado online e no placard do Clube Europeu/Erasmus+.

Obs: Esta iniciativa está aberta a toda a Comunidade Educativa.

(Clique na imagem para aceder ao formulário)

 

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 11 de outubro de 2021

Para comemorar o Dia Europeu das Línguas, a 26 de setembro, o Centro Europeu para as Línguas Vivas (ECML), do Conselho da Europa criou o concurso T-Shirt EDL

Objetivo

Todos os anos, o desenho / imagem / gráfico vencedor do concurso será impresso na camisola oficial EDL.

Destinatários

A iniciativa é aberta a todos os cidadãos / desenhadores / gráficos que queiram concorrer.

Como participar

A inscrição é feita através do formulário em linha. Prazo de candidatura até 31 de dezembro de 2021.

Prémio

O desenho vencedor será impresso na camisola EDL 2022; o vencedor também recebe até 10 camisolas para distribuir aos colegas!

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 11 de outubro de 2021

 Sabias que... 

Mês de outubro

Participa na nossa rubrica mensal "Sabias que...".

Testa os teus conhecimentos sobre os 27 países da União Europeia e habilita-te no final de cada semestre a um sorteio de um prémio para o vencedor.

Obs: Esta iniciativa está aberta a toda a Comunidade Educativa.

(Clique na imagem para aceder ao formulário)

 

 

Atividade do Clube Europeu|Erasmus+ - 6 de outubro de 2021

Convidamos todos os alunos da nossa escola a participar no Concurso "Cria o logótipo para o Clube Europeu". 

Entrega das propostas até o dia 12 de novembro de 2021 através do email: santacruzerasmus@gmail.com.

Consulta o regulamento do concurso e concorre.

Sê criativo! Há um prémio à vossa espera...

 

 

 

Clube Europeu

O reconhecimento da importância da troca de experiências, a diversidade linguística e o respeito pela diversidade cultural, levou o Clube Europeu da nossa escola a "abraçar" dois projetos Erasmus +, nomeadamente: 

  • “United for European Employment”, parceria com a França, Irlanda, Itália e Espanha.
    • Projeto que tem como objetivo obter competências necessárias para trabalhar em qualquer país da Europa;

 

  • Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage", parceria com a Eslovénia e Polónia.
    • Projeto que incide sobre o Património Cultural entre os parceiros envolvidos; 

Refira-se que estes projetos tem uma duração prevista entre os meses de setembro de 2018 e agosto de 2020 e destinam-se a alunos entre os 14 e os 18 anos de idade.

Se estás interessado em participar num projeto de intercâmbio de ideias e queres conhecer a Europa, junta-te a nós e preenche o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/aGYj38KAGMX2Pn6U2

Notícias Erasmus+ 2018-2021

Minimizar
Atividade do projeto Erasmus+: Let me be your guide - a walk-through of my cultural heritage - 11 de outubro de 2021

 

A nossa escola participou num projeto Erasmus+, intitulado, "Let me be your guide  - a walk-through of my cultural heritage". O objetivo passou por sensibilizar os alunos para a importância do seu património cultural local e nacional e de os capacitar a preservar costumes e tradições, transmiti-los aos nossos jovens, recolher mais conhecimentos sobre o património tangível, agir como guias turísticos para visitantes estrangeiros e nacionais que vêm à escola e como mentores para alunos mais jovens durante os dias de atividades e aulas regulares.

Um dos países parceiros, a Polónia, desenvolveu este site onde estão patentes todas as atividades, inclusive as mobilidades decorridas entre os anos letivos 2018 e 2021.

 

 

 

 

Atividade do Clube Europeu - 14 de junho de 2021

No dia 14 de junho deu-se por finalizada a terceira sessão de atividades de e-mobilidade que envolveu a participação de 25 alunos das turmas do 9.ºB; 10.ºA; 10.ºB e 11.ºB.
Tratou-se de uma mobilidade virtual repleta de atividades dinâmicas e interativas com muitos momentos de aprendizagem e de boa disposição partilhados com os nossos parceiros eslovenos e polacos.
Deu-se assim como encerrado as atividades no âmbito do projeto Erasmus+: "Let me be your guide - A walk through of my cultural heritage", certamente uma experiência inesquecível a repetir!

Agradecemos à Direção Executiva da nossa escola por todo o apoio prestado durante a realização destas sessões de atividades, ao apoio técnico prestado pela Ivone e pela Lígia Rodrigues.
Um agradecimento que estendemos a todos os professores, alunos e encarregados de educação, que permitiram a realização destas atividades.

A todos o nosso reconhecimento,

Equipa do Clube Europeu

LTT4 ACTIVITIES_Day3 by Élia Freitas

 

 

Atividade do Clube Europeu - 8 de junho de 2021

Neste segundo dia de atividades no âmbito do Projeto Erasmus+ "Let me be your guide - A walk through of my cultural heritage", os alunos do projeto assistiram e participaram em mais uma manhã de atividades que decorreram entre as 08h30 e as 12h30 na Sala de Sessões da nossa escola.

Entre as atividades destacam-se a criação de um vídeo com a versão dos nossos alunos a interpretar uma tradicional música eslovena "Moja mama kuha kafe"; (traduziram a letra original para o português) e de um glossário de frutas com imagens, traduções e pronúncias. A sessão terminou com uma atividade avaliativa. 

LTT4 ACTIVITIES_Day2svideo by Élia Freitas

 

Atividade do Clube Europeu - 7 de junho de 2021

Na manhã do dia 7 de junho deu-se início à 1.ª sessão de atividades em formato virtual do projeto Erasmus+ "Let me be your guide - A walk through of my cultural heritage", contando com a presença dos alunos do projeto e também dos alunos das turmas do 10.ºB e 11.ºB. Durante a sessão que decorreu entre as 08h30 e as 12h30 na Sala de Sessões da nossa escola foram realizadas diversas atividades, entre as quais uma cerimónia de boas-vindas, exercícios de ice breaking, questionário sobre "O que conheces sobre a Eslovénia", Zoom bingo + pequeno questionário sobre a Eslovénia com base na visualização de uns vídeos; comparação das diferenças/semelhanças entre os países parceiros e, no final, uma atividade avaliativa.

Amanhã, prosseguimos para a 2.ª sessão de atividades!

 

 

LTT4 ACTIVITIES by Élia Freitas

 

Atividade do Clube Europeu - 13 de maio de 2021

 Resultados do jogo "Gira pela Europa"

Para assinalar o Dia da Europa, os elementos do Clube Europeu organizaram o jogo "Gira pela Europa", cujo objetivo foi testar os conhecimentos dos participantes. 

Após a seleção dos alunos que cumpriram com os requisitos e responderam acertadamente às questões, eis que o vencedor foi...
 
 
 
Parabéns ao vencedor!  Agradecemos a todos os participantes!
 
Nota importante: Alertarmos para que, no preenchimento de futuros questionários, coloquem todos os dados de identificação corretos (nome completo, turma...), sob-pena de exclusão do concurso.
 

 

 

Atividade do Clube Europeu - 7 de maio de 2021

EU Flag | Alfa srlDia da EuropaEU Flag | Alfa srl

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Participar no Dia da Europa

Para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias abrem as portas ao público em maio, em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. As representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Desde o início da crise da COVID-19, a UE convida os cidadãos europeus e de todo o mundo a descobrir a Europa de forma segura e sobretudo virtual, com eventos e visitas presenciais ou híbridos caso as condições sanitárias o permitam.

 

Dia da Europa na EBSSC

Na nossa escola a data não passará despercebida. Para assinalar esta data, os elementos do Clube Europeu organizaram o jogo "Gira pela Europa", cujo objetivo é testar os conhecimentos dos participantes. Este jogo destina-se a toda a comunidade escolar e assenta nas seguintes regras:

Regulamento

 

  1. Toda a Comunidade Escolar pode participar.
  2. Tem uma única tentativa, à exceção se sair a bandeira da União Europeia que poderá rodar as vezes necessárias até sair uma bandeira.
  3. Atendendo à situação pandémica, solicitamos a desinfeção das mãos antes de rodar no "Gira pela Europa".
  4. Poderá participar até o dia 12 de maio de 2021.
  5. Os três vencedores serão anunciados no dia 13 de maio e receberão uma lembrança.

 

[Clique na imagem para participar depois de rodar]

 

 

Atividade do Clube Europeu - 29 de abril de 2021

 Inscrições abertas para o Concurso “Dia da Europa 2021”

No âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa e como forma de celebrar o Dia da Europa 9 de maio, o Europe Direct Madeira convida-o a participar no concurso “Dia da Europa 2021”, aberto a TODOS os cidadãos.

Como participar (em 3 etapas)?

1 – Basta completar a frase “Para o Futuro quero uma Europa…”. Deverá utilizar uma resposta curta, original e da sua autoria. Deverá fazê-lo através do formulário disponível em https://forms.gle/gGneq4YWdtFHGXbBA, até dia 7 de maio.

2 – No dia 8, serão publicadas as frases num álbum fotográfico na nossa página de Facebook em: https://www.facebook.com/EuropeDirectMadeira.  A votação decorrerá nos dias 8 e 9 (48 horas).

3- As três frases com maior número de gostos/reações serão anunciadas no dia 10 e receberão um prémio Kit Europa, composto por materiais oficiais da Comissão Europeia e Europe Direct Madeira: saco, pen-drive, tapete para rato, bloco de notas, porta-cartões, esferográfica, porta máscara, máscara e um conjunto de publicações sobre a União Europeia.

Faça-se ouvir! A sua voz e a sua opinião contam!

 

Atividade do Clube Europeu - 25 de janeiro de 2021

Conhece a profissão Bomboteiro? Pois é, a profissão Bomboteiro consistia naqueles homens, que a bordo de uma embarcação (na Baía do Funchal), se dedicavam à venda de produtos da Ilha da Madeira (vimes, bordados).  

Quem se lembra do som inconfundível a anunciar a chegada do amolador? Já agora o amolador é, ou melhor, era um comerciante ambulante que faziam os serviços de afiar facas, tesouras e outros instrumentos de corte.

Vamos então conhecer outras profissões do passado que praticamente já não existem. Preparem-se para as curiosidades e surpresas!

Esta apresentação inclui-se no âmbito das atividades do Projeto Erasmus +: “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage”.

 

 

 

Atividade do Clube Europeu - 16 de outubro de 2020

Hoje, 16 de outubro, é o segundo de três dias em que se assinalam os #ErasmusDays, celebrando o programa Erasmus+. No ano passado, na terceira edição, aconteceram mais de 3995 eventos em 53 países — este ano o objectivo é superar esse número. Em nome da cidadania, da mobilidade e da cooperação entre países! É com muito orgulho que a EBSSC também faz parte desta família👨‍👩‍👧‍👦, a Família Erasmus+.

 

Atividade do Clube Europeu - 15 de outubro de 2020

Para celebrar 🎉os #erasmusdays2020 a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz irá promover o evento "Erasmus day - Moments t🖤 remember" veja o evento aqui ➡️ https://www.erasmusdays.eu/.../erasmus-day-moments-to.../

Tem um evento registe-o e, www.erasmusdays.eu
 

Atividade do Clube Europeu - 18 de julho de 2020

No âmbito do Projeto Erasmus+, oito alunos e duas professoras da nossa escola, concorreram à 1.ª edição do Concurso Europe Calling, cuja temática incidiu sobre o “Uso de Plástico e Proteção Ambiental”. Nesta senda, as equipas concorrentes das escolas secundárias da RAM foram desafiadas a produzir vídeos, com a duração máxima de dois minutos, capazes de sensibilizar a população para o uso excessivo do plástico e a urgente necessidade da sua redução. Apesar da nossa escola não ter sido vencedora, aproveitamos para enaltecer a qualidade do trabalho apresentado pelos nossos alunos, a qual pautou pela motivação, empenho e criatividade dos docentes e alunos participantes, bem como, a relevante mensagem de sensibilização relativamente a esta questão ambiental, que a todos nós diz respeito. 

Bem-hajam!
Este é o vídeo produzido pelos nossos alunos para concorrer a esta 1.ª edição.
 

 

Atividade do Clube Europeu - 6 de março de 2020

A Catânia é uma cidade italiana e é a segunda maior cidade da Sicília após a capital de Palermo. É uma das cidades dos países parceiros do projeto Erasmus + “United for European Employment”. Fica a conhecer o Top 10 da Catânia e aproveita para testar os teus conhecimentos sobre esta magnífica cidade, através do seguinte QR Code, ou em https://forms.gle/s3SozhBJvaLcX7sU8

 

 

Atividade do Clube Europeu - 17 de janeiro de 2020

 

 Inscrição no Clube Europeu - Erasmus+

Tens curiosidade em conhecer novas culturas? Então junta-te a nós!!

Atenção aos requisitos necessários:

  • Ter entre 14 e 18 anos;
  • Frequentar a nossa escola durante os anos letivos 2020-2022;
  • Falar a língua inglesa;
  • Ter disponibilidade em acolher na sua casa um aluno parceiro.

Preenche aqui o formulário.

Atenção: A seleção dos alunos será de acordo com os requisitos exigidos pelo projeto, conforme divulgado online e no placard "Erasmus+".

 

Atividade do Clube Europeu - 18 de dezembro de 2019

 O 🎄espírito natalício🎄também chegou ao Clube Europeu! 

O Natal estimula nas pessoas o sentimento de pazsolidariedade boa vontade, por isso, a nossa equipa foi brindada com uma pequena surpresa vinda da Eslovénia. Tratou-se de alguns postais feitos manualmente por alunos eslovenos contendo mensagens natalícias. Os postais muito originais encontram-se afixados no "cantinho" do Erasmus+, junto ao hall de entrada e merecem uma breve leitura.

Wish you all a happy Christmas!👪🎁

 

 

Atividade do Clube Europeu - 16 de dezembro de 2019

 

No passado dia 16 de dezembro decorreu nos intervalos das 09h40 e das 11h30 um flash mob no pátio da nossa escola. Esta iniciativa, inserida no âmbito do Projeto Erasmus +: Let me be your guide - A walk-through of my cultural heritage, que, desta forma, assinalou o Dia da Polónia com o objetivo de dar a conhecer os passos de uma dança polaca e promover assim a diversidade cultural.

 

 

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Espanha - 18 de outubro de 2019

 #Dia5:18-10-2019

Este último dia da mobilidade foi dominado por um misto de emoções, entre a ânsia do regresso a casa e a vontade de prolongar a estadia na casa dos que tão bem os acolheram. Apesar do frio que se fazia sentir de madrugada, aquando a espera pelo autocarro na estação de Ferrol, era visível o calor das conversas e as trocas de experiências e de descobertas em terras Galegas.
A promessa de mais uma aventura estava a cinco horas de distância, e a chegada à cidade do Porto fez as delícias de todos. Após o almoço num restaurante típico local, houve oportunidade de explorar as ruelas e visitar alguns dos sítios e monumentos mais emblemáticos da invicta.
E assim se vivenciou mais uma mobilidade, plena de aprendizagens, partilha e amizade além fronteiras!

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Espanha - 17 de outubro de 2019

 

#Dia4: 17-10-2019
O último dia da mobilidade teve como ponto de encontro a biblioteca onde os alunos realizaram a atividade "Speed Job Dating", que consiste em conhecer os candidatos a uma proposta de emprego através de entrevistas rápidas (máximo de 4 minutos por pessoa) num ambiente descontraído e diferente dos métodos tradicionais.
Seguiu-se a avaliação final do projeto e, após um coffee break, com algumas especialidades típicas de cada país (bolo e broas de mel da Madeira, Paste di mardorla e dolci Di Sicília da Itália, Irish Shortbread, Chocolate Chip shortbread and Oatmeal Biscuits and some Irish Caramels da Irlanda, Polvores de Estepa da Espanha, entre outros aperitivos). Após a degustação, todo o grupo de alunos e professores seguiram até ao Museu de História Natural, gerido pela Sociedade Galega de Historia Natural, que conta com uma rica exposição sobre a vida marinha, fauna e flora locais.
Após o almoço, seguiu-se uma caminhada a pé por Pontedeume, uma encantadora localidade que mereceu uma visita guiada. Foi possível conhecer a ponte de pedra sobre o rio Eume, la Plaza del Conde, Torreon de Andrade, Iglesia de Santiago de Pontedeume culminando com uma foto de grupo na Playa das Cabanas. Este dia de despedidas e emoções fortes acabou na perfeição!
Hasta la vista!

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Espanha - 16 de outubro de 2019

 

 #Dia3:16-10-2019
Este terceiro dia de atividades teve início com uma palestra cuja abordagem central foi o empreendedorismo. O seu preletor, Francisco Casal, diretor executivo da empresa & COINBOUND cativou a atenção dos alunos ao partilhar a sua experiência na implementação de uma empresa no ano de 2007, em plena crise económica europeia. Reforçou a importância de se manter atualizado nas áreas de direito e de economia, disciplinas transversais a qualquer setor de atividade e, sobretudo, ter espírito de resiliência e sacrifício.
Após uma pausa para lanche, os alunos realizaram a atividade de grupo 'Elevator Pitch 1', uma oportunidade para praticar atos de fala em situação de entrevista. Posteriormente à preparação dos diálogos para a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de efetuar a respetiva gravação numa situação real no elevador.
De seguida, os alunos regressaram à biblioteca onde visualizaram e puderam comentar a sua prestação e a dos outros grupos.
Para finalizar as atividades da parte da manhã, seguiu-se um tour pela cidade de Ferrol, culminando com um almoço na cantina da Universidade.
A parte da tarde foi preenchida com uma visita à Exponav, um museu de construção naval que explica como se construíam os barcos, bem como, todo o processo de evolução da indústria Naval ao longo dos tempos. Uma agradável surpresa.
Amanhã, espera-nos o último dia de atividades.
Buenas noches

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Espanha - 15 de outubro de 2019

 

#Dia2: 15-10-2019
A excitação pela manhã previa uma experiência marcante com a visita ao grupo Inditex, situada na cidade de Corunha. Um grupo de 20 alunos e 2 professoras tiveram, assim, uma oportunidade de conhecer este espaço e de ficar a perceber a logística que envolve o processo de design, marketing e fabrico das peças de roupa desta branding.
Após esta visita, que teve a duração de cerca de 2 horas, que melhor forma de continuar a nossa jornada do que fazer uma pausa para o almoço e repor energias para visitar o Marineda Shopping, o terceiro maior da Europa.
Aproveitou-se a passagem pela magnífica cidade de Corunha para conhecer a torre de Hércules, através de uma visita guiada. Esta visita culminou com uma subida à torre que a todos deleitou com uma paisagem de sonho e por estarmos, simultaneamente cientes de que este lugar mágico representa o único farol romano do mundo ainda em funcionamento. De destacar o belo parque que circunda o edifício, com um trilho à beira mar, com belas esculturas de figuras que representam as origens lendárias da torre e da cidade.
Depois deste dia recheado de aprendizagem
e de descoberta, há que voltar para Ferrol, para junto das suas famílias.
Buenas noches e Hasta manãna

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Espanha - 14 de outubro de 2019

 

  #Dia1: 14-10-2019 -"Projeto United for European Employment"

Depois de um domingo preenchido com uma longa viagem desde o Porto até à estação de Ferrol, a segunda-feira começou bem cedo com uma cerimónia de boas-vindas pelo Presidente da escola I. E. S. de Fene, bem como, pelo Presidente da Câmara desta localidade, que enalteceu um projeto desta natureza, e o seu contributo para a globalização e permuta de aprendizagens entre os países envolvidos.
De seguida, decorreram atividades de apresentação, que incluíram construções de origami, construções de cúpulas com peças de madeira, atividades estas, que visam contribuir para o treino da motricidade, raciocínio lógico, concentração e descoberta de novas aptidões.
Posteriormente, os alunos realizaram uma atividade diretamente relacionada com a temática do trabalho, nomeadamente "SWOT Matrix" , que consistiu em analisar os pontos fortes/fracos, oportunidades/ameaças de uma profissão escolhida pelo grupo de trabalho. Há que enaltecer os nossos alunos pela excelente participação como porta-vozes na apresentação dos trabalhos finais pela qual foram aplaudidos.
Para finalizar a sessão de atividades, realizou-se um tour pelos dois edifícios da escola, um dos quais dedicado ao ensino regular e o outro ao ensino profissional, cujas oficinas (mecânica, metalúrgica, eletricidade e de madeiras) foi possível visitar.
Durante a parte da tarde, os nossos alunos tiveram a oportunidade de visitar Ferrol, na companhia das respetivas famílias de acolhimento.

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Polónia - 13 de outubro de 2019

 

#Dia 5 - Good-bye Poland!

Depois de uma quinta-feira muito emotiva, a sexta-feira pautou-se pela avaliação do projeto com a entrega dos certificados de participação pelo "Headmaster" da escola na presença de toda a comunidade escolar. Os alunos também aprenderam a fazer uma grinaldas com flores de papel, muito típicas na Polónia. Depois do almoço, visitaram uma antiga mina de carvão "Sztolnis Krolowa Luiza", construída durante 64 anos (1799 a 1863) tornando-se o mais longo edifício hidrotécnico subterrâneo relacionado com a mineração de carvão ainda em funcionamento.
O dia terminou com um lanche convívio bem como momentos agradáveis que incluíram algumas danças tradicionais.
Esta mobilidade à Polónia foi muito produtiva e educativa, tendo sido uma primeira experiência para os nossos alunos e professoras. Momentos inesquecíveis que ficarão para sempre na nossa memória.
Do Widzenia!

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Espanha - 13 de outubro de 2019


#Dia1:13-10-2019

Projeto Erasmus+ “United for European Employment”

Entre os dias 13 e 18 de outubro, três professoras e cinco alunos do Clube Europeu da nossa escola irão participar na quinta mobilidade de intercâmbio Erasmus+, cuja escola anfitriã será o Instituto de Educación Secundaria De Fene, na Corunha, através do projeto “United for European Employment". Esta parceria, que envolve a França, Espanha, Irlanda e Itália, tem como principal objetivo consciencializar e orientar os alunos para o mundo do trabalho e a procura de emprego na União Europeia.

Durante este período, serão realizadas um conjunto de atividades previamente planeadas e diversificadas, concernentes à temática acima referenciada, além de um intercâmbio cultural e vivencial entre os países parceiros.

Os nossos alunos serão “acolhidos” na casa dos pais dos alunos espanhóis o que permitirá uma salutar permuta de vivências das tradições e cultura locais.

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Polónia - 10 de outubro de 2019

 #Dia 4: Auschwitz-Birkenau

"Those who do not remember the past are condemned to repeat it."

"Quem não se lembra do passado está condenado a repeti-lo."

George Santayana

 

 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Polónia - 9 de outubro de 2019

#Dia3: 09-10-2019

Para não fugir à rotina, o dia começou cedo e com algum frio à mistura. O programa de hoje levou-nos por uma viagem a Nikiszowiec, uma antiga mina no distrito de Katowice. Uma propriedade que remonta ao início do século XX e que se iniciou com uma nova exploração de carvão. Com o crescimento da extração do minério, logo mais funcionários, houve a necessidade de construir mais acomodações para os albergar acabando por se criar uma mini cidade. Atualmente esta é um local turístico de quase passagem obrigatória, utilizado como cenário para a realização de filmes e séries. Hoje, aquando da nossa visita, estavam a filmar cenas de um novo filme, pois os edifícios lembram os bairros típicos londrinos do tempo da evolução Industrial, daí serem o local perfeito para representar a época.

Uma visita pela Wilson Shaft Gallery, fez-nos percorrer um pouco pelo mundo dos artistas plásticos polacos.
Mais ricos culturalmente, mas com o estômago vazio, o almoço tornou-se num workshop de culinária "Como fazer Dumplings" (uma espécie de rissol). Ainda durante o mesmo, o nosso aluno Tiago Fernandes foi entrevistado pela televisão de Katowice e em inglês agradeceu a todos a oportunidade de reencontrar o seu amigo polaco.
Após o almoço, conhecer Zabrze através de um jogo "Scavenger Hunt".
 
Dobranoc! ("Boa noite" em Polaco)
 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Polónia - 8 de outubro de 2019

#Dia2: 08-10-2019 

O dia iniciou-se bem cedo com uma ida à cidade de Cracóvia para visitar as Minas de Sal de Wieliczka que faz parte do património mundial da UNESCO e uma visita cultural pela praça principal da zona velha dessa linda cidade com traços medievais.
A mina foi, anteriormente, visitada por figuras culturais proeminentes tais como Nicolau Copérnico, Goethe, João Paulo II entre tantas personalidades sendo que a edificação da Catedral de Sal, a maior igreja subterrânea do mundo, constitui uma das razões para fazer parte da UNESCO.

Ao final do dia e já de regresso a Zabrze tivemos a excelente notícia da chegada do nosso aluno Tiago Fernandes e da Professora Lina Pestana que após não tendo embarcado com o restante grupo no domingo, juntaram-se a nós graças à incrível onda de solidariedade de toda a comunidade da "Nasza Szkola" para os trazer de volta.

Do zobraczenia jutro! (Até amanhã)
 
Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Polónia
 

Atividade do Clube Europeu - Mobilidade à Polónia - 7 de outubro de 2019

 #Dia 1: 07-10-2019 

É certo que estava sol mas os termómetros mostravam dois graus negativos em Zabrze.  Algo ao qual não estamos habituados na nossa ilha mas, apesar de tão baixa temperatura, grande era a nossa expetativa em conhecer a escola dos nossos parceiros Polacos. Uma escola pequena, porém, muito acolhedora e com muito para oferecer. A primeira coisa da qual nos apercebemos quando lá chegámos foi da faixa etária dos alunos (dos 4 aos 14 anos,) e a disponibilidade demonstrada em ajudar nas várias tarefas da escola. Todos estavam implicados! Até os mais pequenos ajudaram na preparação das atividades e não se inibiram de falar connosco em Inglês para saber de onde provínhamos.

Logo pela manhã, assistimos à cerimónia de boas-vindas com a presença do Presidente da comunidade de Zabrze, Jana Pawlucha que fez um discurso motivador, salientando que o futuro é das crianças e da importância dos professores no caminho para a aprendizagem: "Kids are born with wings but teachers help them to spread their wings and learn". A Diretora Asha Slowińska agradeceu a nossa hospitalidade aquando da sua visita à Madeira, em maio, e reafirmou a importância do nosso projeto para a partilha de experiências entre países com vivências distintas.

Posto isto, os nossos alunos, bem como os seus colegas eslovenos e polacos, estiveram envolvidos em diferentes atividades, tais como dança, culinária, canto, expressão plástica e aprendizagem de algumas palavras em Polaco. Foi um dia pleno de novas e enriquecedoras experiências e de grande camaradagem, acima de tudo!

Pelas 16h regressaram com suas famílias.

Do widzenia! (“Adeus” em Polaco)

                                                           

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Polónia

 

Atividade do Clube Europeu - 6 de outubro de 2019

 

“Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage”

A aventura do Clube Europeu continua na escola Básica e Secundária de Santa Cruz! Foi no dia 6 de outubro que sete alunos e três professoras partiram em direção a Zabrze, para participar num conjunto de atividades previamente planeadas e diversificadas, permitindo assim,  conhecer o Modus vivendi polaco. Esta deslocação insere-se no âmbito do Erasmus+, através do projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage", uma parceria que envolve a Eslovénia e a Polónia e pretende consciencializar os alunos para a diversidade cultural, ensinando-os a tolerar e valorizar essa mesma diversidade através de experiências e atividades que visam conhecer o património histórico, cultural e ambiental dos países parceiros.

 

Atividade do Clube Europeu - 14 de maio de 2019

 Questionário sobre o Dia da Europa

No âmbito do Dia da Europa, o Clube Europeu da nossa escola promoveu um atividade "Questionário sobre o Dia da Europa" junto de alguns alunos do 3.º ciclo. Com esta atividade pretendeu-se aferir em que medida os alunos estão informados ou possuem um nível de
conhecimento atualizado relativamente às questões europeias.
A vencedora deste concurso foi a aluna Érica Caires do 8.ºC. Agradecemos desde já, a participação de todos os inquiridos e parabéns à aluna vencedora.

 

Atividade do Clube Europeu - 8 de maio de 2019

 

As eleições europeias relançam o debate sobre a importância da União Europeia na vida dos cidadãos. O que pensam os jovens, os consultores e os empresários sobre o papel das políticas comunitárias são o mote para três debates.

Este primeiro episódio, contou com a participação de alguns professores e alunos da EBSSC.

Aceda ao programa Madeira na Europa - Episódio 1, do dia 07 de maio, na RTP Madeira.

 

 

 

 

 

 

 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 2 de maio de 2019

#Dia5: Mobilidade à Irlanda

Para finalizar a agenda das atividades previstas nesta mobilidade, aguardou-nos um tour "Dia Cultural". A parte da manhã foi preenchida no Museu of Country Life, Co Mayo, através do qual tivemos um contacto com a realidade de outros tempos. 
Na parte da tarde a visita recaiu sobre a vila de Cong, famosa pelo castelo de Ashford, com uma incrível arquitetura medieval, atualmente transformado em hotel de luxo. Este castelo é um dos lugares mais incríveis da Irlanda e apresenta um cenário digno de filme! Não admira que esta vila tenha sido escolhida pelo realizador John Ford, para a rodagem do filme The Quiet Man. Seguiu-se uma caminhada pela pitoresca vila, pois não tarda temos a viagem de regresso até Mountbellew. 
Amanhã de madrugada, há que fazer a viagem de regresso até à Madeira. Esperemos que esta experiência ajude os nossos alunos a ganhar mais abertura para o mundo e os tenha incentivado a interagirem com os outros fora da zona de conforto. Uma coisa é certa, saem mais bem preparados para os dias de hoje. 
 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 1 de maio de 2019

 #Dia4: Mobilidade à Irlanda

Hoje apresentamo-nos na escola para mais uma sessão de atividades. Desta vez fomos até a Medtronic, em Galway, empresa responsável pela montagem de ventiladores. A nossa "guia portuguesa" Sandy Sousa Trata-se de uma imigrante que falou do seu caso pessoal, dos motivos que a fizeram emigrar e das condições que a Irlanda oferece em termos de trabalho. Frisou ainda a importância do conhecer/falar o inglês e das possibilidades em termos de propostas de trabalho que daí advém.  Mostrou-nos ainda as instalações da empresa e como estão organizados os diversos setores. 
Seguiu-se uma visita guiada até o Museu da cidade de Galway, passando pelo "Spanish Arches", a imponente "Cathedral of Our Lady Assumed into Heaven & St Nicholas", com caraterísticas católico-romano, percorrendo as coloridas e movimentadas ruas da cidade e visitando o comércio local. 
Após um almoço na cidade, os alunos regressaram até Mountbellew para juntos das famílias. 
Amanhã será o nosso último dia de atividades neste intercâmbio. 
 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 30 de abril de 2019

 #Dia3: Mobilidade à Irlanda

Iniciamos mais um dia de atividades em Holy Rosary College, com destaque especial pela nossa cultura. Criamos uma apresentação cultural "Sell your country": Vende o teu país, com o intuito de apresentar as razões que levariam uma empresa internacional a se estabelecer na ilha da Madeira. 
Prosseguimos para uma sessão de esclarecimento com a Milliner Susie Mahony, uma empresária irlandesa, famosa designer de chapéus, que falou sobre o seu projeto de vida. A estilista passou a mensagem aos nossos alunos que devemos e podemos começar um negócio a partir de casa e no seu caso pessoal, ela trata de tudo, desde o design, à elaboração das caixas para o envio das peças, as encomendas, a contabilidade, a promoção e a divulgação da sua marca. Ainda houve oportunidade de cada aluno, através de um workshop, criar o seu próprio chapéu. Escusado será dizer que produziram uns modelos fantásticos, que até impressionaram a própria estilista.
Após um merecido almoço, segue-se outro momento cultural, desta vez, fomos presenteados com várias atuações musicais, instrumentais e de dança. Os irlandeses, são exímios na dança e a música é algo que os acompanha de tenra idade e que herdam das gerações anteriores. Todos tiveram oportunidade de experimentar a dança irlandesa. Foi uma experiência espetacular.
O dia acaba da melhor forma... Todos para a cozinha. Vamos preparar scones. Cada aluno na sua bancada de cozinha teve a oportunidade de acompanhar a explicação da professora, juntar os ingredientes, e meter mãos na massa. Enquanto esperam entre 10 a 20 minutos, tempo necessário para a cozedura dos scones, há que lavar a loiça e limpar a bancada. O cheiro já invade o espaço e abre o apetite para provar os deliciosos scones, barrados com manteiga, creme de queijo, doce ou com a combinação destes. Estavam mesmo muito bons. O entusiasmo vai continuar pois o dia de amanhã promete novas experiências. 
 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 29 de abril de 2019

 #Dia 2: Mobilidade à Irlanda

 
O despertar num sítio diferente não passou despercebido. O chilrear de vários pássaros contrastam com o coaxar das rãs e o grasnar de diferentes aves numa sinfonia desorganizada mas que anunciam a chegada de mais um dia. Está na hora de acordar. Adivinha-se um dia recheado de atividades. Após o pequeno almoço segue-se a visita ao Hole Rosary College. Os alunos e os professores tiveram oportunidade de conhecer os vários espaços da escola. Já no pavilhão da escola os alunos experimentaram diversas atividades desportivas, no sentido de se conhecerem melhor. Aguardava-nos uma sessão de esclarecimento pela EU Life Project, acerca das "Carrownagappul Bog", que recai sobre uma indústria de energia sustentável, cujo objetivo é o de restaurar o habitat da muitos insectos, pássaros, animais e plantas ameaçadas e em vias se extinção.
Após o almoço preparado pelas respectivas famílias, os alunos fizeram uma apresentação pessoal aos colegas dos restantes países e, de seguida, participaram num workshop relacionado com as profissões que usam línguas estrangeiras como ferramenta de trabalho.
Depois de um pequena pausa para o lanche, seguiu-se a prática do desporto nacional "Hurling". Foi sem dúvida uma experiência nova que cativou alunos e professores. Pelas 17 horas os alunos regressaram às suas familias de acolhimento.
 

Diário de Bordo da 4.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 28 de abril de 2019

 #Dia1:Mobilidade à Irlanda

No âmbito do projeto Erasmus+: United for European Employement, decorre entre os dias 28 de abril a 3 de maio, uma mobilidade num dos países parceiros deste projeto, nomeadamente, a Irlanda.
Assim, para um grupo de 5 alunos e 2 professoras,o dia de hoje comecou cedíssimo com destino a Mountbellew, Galway na Irlanda.
Ao longo de duas horas de autocarro, desde Dublin, fomos presenteados com pastos verdejantes, pontualmente uma e outra casa típica irlandesas e muita, muita paisagem salpicada com algum gado a apascentar, até à chegada desta pequena localidade onde fomos recebidos pelo Holy Rosary College, com uma apoteótica e efusiva receÇão das alunas e que contou ainda, coma a presença do Diretor da escola e respetivo corpo docente, os professores dos países parceiros, alunos e encarregados de educação.
Seguiu-se um pequeno lanche com aperitivos típicos desta localidade. Os nossos alunos seguiram para a casa das famílias acolhedoras e nós professoras, fomos encaminhadas para um B&B, uma acomodação com características peculiares de estilo irlandês.
Amanhã espera-nos um outro dia repleto de atividades e novas experiências.

 

 

Agradecimento da equipa Erasmus+ EBSSC - 2 de abril de 2019

Durante a semana de 24 a 29 de março, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz foi palco de um conjunto de atividades que envolveram vinte alunos e nove professores do projeto Erasmus+ United for European Employment (parceiros da Irlanda, França, Itália e Espanha) e do qual participaram vinte alunos da nossa escola.
Tratou-se de um conjunto de experiências e vivências inesquecíveis e que se deveram, essencialmente, a um grupo de pessoas e de instituições sem as quais estas não teriam sido possíveis.
Um agradecimento à Presidência da Região Autónoma da Madeira, à Secretaria do Turismo, ao Instituto de Emprego (pela sua calorosa receção na pessoa da Dr.ª Inês Mendonça), à ACIN, (à Drª. Lara Gonçalves que foi maravilhosa), à Câmara Municipal de Santa Cruz, pela cerimónia de receção e, principalmente, por nos ter facultado transporte durante esta semana (um obrigado ao Sr. Teixeira, o nosso motorista de serviço) e à ANA Aeroportos da Madeira.
Um especial agradecimento à Direção Executiva da nossa escola, que nos facultou as instalações necessárias e por todos os recursos humanos envolvidos (com destaque para o Sr. André, por nos ter proporcionado dois dias de refeições fantásticas).
Por fim, não poderiam faltar algumas palavras de grande apreço aos nossos meninos, que foram maravilhosos com os seus correspondentes e exímios em termos comportamentais, bem como aos pais, por terem aberto as portas das suas casas e pela forma calorosa e hospitaleira, tipicamente madeirense, como acolheram mais “um filho” durante esta semana. Todo este sucesso não teria sido possível sem o contributo e dinâmica das famílias e alunos envolvidos.

Um bem-haja a todos por esta experiência inesquecível!

A Equipa do Projeto Erasmus+

 

Diário de Bordo da receção projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 28 de março de 2019

#Dia5: Atividade Erasmus +

A excitação pela manhã no rosto dos parceiros demonstrava o interesse pelo programa previsto para este dia. A aventura pela descoberta iniciou-se no segundo pico mais alto, Pico do Areeiro, seguido de um percurso pedonal pela Natureza onde o grupo teve oportunidade de visitar o Posto Aquícola do Ribeiro Frio, com os seus viveiros de trutas. Após estas novas experiências, os nossos parceiros fizeram a caminhada até aos Balcões, onde puderam usufruir da fantástica vista sobre o Faial, das plantas endémicas e da companhia saltitante do tentilhão
De seguida, rumaram a Santana, onde após a típica visita às casinhas de colmo, alunos e professores vivenciaram mais uma aventura no Parque Temático de Santana.

Foram meses de preparação, uma semana intensa de trabalho, mas muito recompensador, pois possibilitamos experiências excecionais e inesquecíveis para todos os alunos e professores, quer os visitantes quer os nossos, bem como para a comunidade educativa e as famílias anfitriãs da nossa escola.
Muito obrigada a todos! Foram fantásticos!

Aguarda-nos a quarta mobilidade que acontecerá na Irlanda! 

 

 

Diário de Bordo da receção projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 27 de março de 2019

 #Dia4: Atividade Erasmus +

Um passeio pela pitoresca cidade do Funchal, deliciou os nossos parceiros que deambulando pela baixa observaram e usufruíram da beleza da cidade. Houve oportunidade de visitar o Museu Cristiano Ronaldo, sempre com a máquina fotográfica em punho para registar cada momento.
Após um almoço descontraído, seguimos viagem para a Ribeira Brava, mais concretamente à empresa ACIN (empresa presente no mercado há quase 20 anos, iniciou a sua atividade em 1999, como centro de formação na área da informática). Um pequeno passeio por este concelho, e uma visita até ao vertiginoso miradouro do Cabo Girão finaliza mais um dia proveitoso.
Aguardamos ansiosos pelo dia de amanhã!
 

Diário de Bordo da receção projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 26 de março de 2019

 #Dia3: Atividade Erasmus+

Hoje o programa de atividades, iniciou-se pela nossa "porta de entrada", o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo. Foi possível fazer uma visita guiada pelos diversos serviços aeroportuários, nomeadamente, os bombeiros profissionais do aeroporto, a zona de check-in, a sala VIP e o Museu Hangar Memory. No fundo, conheceram as instalações, assim como o seu funcionamento e tiveram oportunidade de visitar áreas restritas do aeroporto. De regresso à escola, era visível a satisfação de todos os alunos e professores, com a certeza de que foi uma manhã proveitosa. Após o almoço, prosseguiram as atividades na Sala de Sessões, acerca das formalidades de embarque. Para finalizar este dia de atividades, aguardava-nos uma pequena receção na Câmara Municipal pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, que aproveitou a ocasião, para pedir aos presentes para aproveitar ao máximo a oportunidade de participar num intercâmbio desta natureza. Terminamos com uma pequena visita à Casa da Cultura de Santa Cruz - Quinta do Revoredo, espaço existente em Santa Cruz que apresenta diversas salas para exposições, atelier de artes plásticas, laboratório de fotografia, biblioteca, e um belo anfiteatro ao ar livre. A Quinta, orientada para o oceano, é também circundada por prazenteiros jardins.
Os alunos parceiros, seguem agora para as suas famílias de acolhimento. Amanhã espera-nos mais um dia de novas aventuras!

 

 

Diário de Bordo da receção projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 25 de março de 2019

 

#Dia 2: Atividade Erasmus+

Hoje o dia começou bem cedo, pois esperava-nos uma ida ao Funchal, nomeadamente até ao Instituto de Emprego da Madeira (IEM) para assistir a uma conferência.
Ainda antes da receção na Quinta Vigia, pelo Sr. Presidente da Região Autónoma da Madeira, houve oportunidade de ter um "cheirinho" da Madeira e perder-se pelos espaços e disfrutar de uma diversidade de cheiros cores devido às imensas frutas flores, existentes no Mercado dos Lavradores. A passagem pela Zona Velha do Funchal, também foi um ponto obrigatório, para que todos pudessem disfrutar deste verdadeiro museu de arte a céu aberto. Após o almoço na nossa escola, a parte da tarde foi preenchida com algumas atividades relacionadas com os objetivos do projeto.

Foi, sem dúvida, um dia bem preenchido!

 

 

Receção aos parceiros Erasmus+ “United for European Employment” - 24 de março de 2019

 

#Dia 1: Receção aos parceiros

Hoje, dia 24 de Março realizou-se na cantina da nossa escola, pelas 19 horas, uma receçãodestinada aos alunos e professores parceiros/alunos e pais hóspedes no âmbito do projeto Erasmus + “United for European Employment”. Para além das professoras responsáveis pelo projeto, alguns elementos do Conselho Executivo marcaram a sua presença, sendo que, o Presidente do Conselho Executivo proferiu algumas palavras, enaltecendo a dimensão de um projeto desta natureza e a sua importância para a dinâmica da escola. Reforçou agradeceu ainda, todo o envolvimento dos encarregados de educação. É de louvar, de facto este projeto oferece aos alunos e pais a experiência de acolher uma pessoa de outro país dando a conhecer a sua cultura e integrá-lo no seu dia -a dia. 

Durante esta receção, seguiu-se uma breve apresentação dos nossos alunos e dos seus amigos ao público presente.
Amanhã, segue-se outro dia de atividades.
 

Atividade do Clube Europeu - 17 de janeiro de 2019

 Inscrição no Clube Europeu - Erasmus+

Tens curiosidade em conhecer novas culturas? Então junta-te a nós!!

Atenção aos requisitos necessários:

  • Ter entre 14 e 18 anos;
  • Frequentar a nossa escola durante os anos letivos 2020-2022;
  • Falar a língua inglesa;
  • Ter disponibilidade em acolher na sua casa um aluno parceiro.

Preenche aqui o formulário.

Atenção: A seleção dos alunos será de acordo com os requisitos exigidos pelo projeto, conforme divulgado online e no placard "Erasmus+".

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 29 de novembro de 2018

#Dia 5, quinta feira 29 de novembro

“Uma calanque é um acidente geográfico encontrado no Mar Mediterrâneo, que se apresenta sob a forma de uma angra, enseada ou baía com lados escarpados, composta por estratos de calcário, dolomita ou outros minerais carbonatos. É um vale escarpado formado em zonas cársticas devido a erosão fluvial ou ao colapso do teto de uma caverna, que subsequentemente foi parcialmente submergido pela subida do nível do mar. As calanques mais famosas localizam-se na costa sudeste do arrondissement de Marselha”, in wikipédia, 29-11-2018

Hoje o dia começou bem cedo com a preparação das mochilas para a atividade “Visita à Calanque de Cassis”. Muito entusiasmados, o grupo mal podia esperar por vislumbrar as famosas paisagens características do sul da França. Aproveitaram para almoçar junto à Calanque, conviver e disfrutar o último dia de atividades. OHHHH !!!! Amanhã regressamos ao aconchego do nosso lar.

 

 
 

Atividade do Clube Europeu - 29 de novembro de 2018

Vídeo de apresentação do Lycée Saint Eloi, situado em Aix-en-Provence. Esta é a escola coordenadora do projeto Erasmus+ "United for European Employment", que entre os dias 25 e 30 de novembro permitiu aos nossos cinco alunos e duas professoras participar num conjunto de atividades.
Vale a pena conhecer, no mínimo é divertido🥳🤪!

Clique aqui para visualizar

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 28 de novembro de 2018

 #Dia 4, quarta 28 de novembro

 

 

A manhã iniciou-se com uma explanação teórica de como proceder durante uma entrevista de trabalho. Os alunos aprenderam que existem regras de conduta e de atuação perante uma situação de candidatura de emprego. 

À tarde, após um almoço na cantina do Lycée, tiveram a oportunidade de simular diversas situações de entrevista onde puderam interagir com os colegas. Como as representações foram filmadas, houve oportunidade de visionarem o seu desempenho.
Ao fim do dia regressaram às suas “casas” francesas.

 

 

 

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 27 de novembro de 2018

#Dia3, terça 27 de novembro 

Hoje começámos com um croissant estaladiço no palato. Caminhámos até à escola, para  algumas sessões de “warm-up”, de modo a criarmos um ambiente de partilha e convivência entre os alunos. Apresentações feitas, todos os alunos foram distribuídos em dois grupos de modo a explorarem possíveis cenários e linguagem utilizada em entrevistas de trabalho. De seguida, foram para a sala de sessões da escola e no palco simularam uma entrevista onde puseram em prática todo o conhecimento adquirido.  
Almoçámos na escola e por volta das 14h30 tivemos a oportunidade de conhecer o sistema educacional francês e de igualmente apresentar o nosso sistema educacional aos países parceiros. Prosseguindo a atividade, ficámos a conhecer o dia-a-dia de um empresário de uma multinacional com 65 mil funcionários.
No final do dia aproveitámos o bom tempo para conhecer um pouco da cidade de Aix-en-Provence, visitando o mercado das flores.
Mais ricos de saber e de coração cheio, despedimo-nos para um fim de tarde no seio familiar de quem nos acolheu. 
Já ambientados às famílias, os nossos alunos criaram afinidades e amizades com os pais e irmãos dos colegas de projeto e não se coibiram de partilhar e confecionar algumas receitas típicas da nossa ilha.
Amanhã voltamos a começar bem cedinho!
 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 26 de novembro de 2018

#Dia2, segunda 26 de novembro

Cinco alunos do 10.º e 11.º ano da nossa escola deslocaram-se a Aix-en-Provence, França acompanhados das docentes Lina Pestana e Lucrécia Araújo para participar na primeira mobilidade do projeto Erasmus+ “United for European Employment”. Um projeto que tem por principal objetivo munir os alunos participantes de ferramentas essenciais para encontrar emprego num país europeu. 
Durante cinco dias, vinte alunos dos cinco países parceiros (França, Portugal, Itália, Espanha e Irlanda) reúnem-se no Lycée Saint-Éloi, um estabelecimento de ensino profissional privado, para participar em workshops e atividades que abordam a temática comum do projeto. 
No primeiro dia, todas as escolas apresentaram o seu país, cidade e estabelecimentos de Ensino perante uma plateia de professores e alunos interessados e participativos. Os nossos alunos falaram sobre a nossa ilha e escola recorrendo a uma apresentação multimédia e foram muito aplaudidos. Um sucesso!
À tarde, o grupo visitou a encantadora cidade de Aix-en-Provence e descobriram as histórias por detrás da construção de alguns monumentos e fontanários que a embelezam. 
Posto isto, regressaram à escola onde aguardaram pelas famílias de acolhimento que os vieram buscar.
 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "United for European Employment" - 25 de novembro de 2018

#Dia1, domingo 25 de novembro

Mal tocou o despertar para esta nova aventura estava um grupo de alunos e duas professoras de mochila às costas para uma viagem para fora da nossa terrinha. Inserido no projeto Erasmus + rumo a Aix-en-Provence em Marselha, faz uma pausa em Lisboa e aumenta-se a curiosidade e expectativas em relação à descoberta desta terra. Chegamos e somos recebidos por docentes e alunos que nos levam a conhecer o Lycée des Matiers em Saint Eloi.  Nem a chuva demoveu vontades e espírito de descoberta das famosas ruelas da cidade. Por fim, na escola, realizou-se um convívio  e cada aluno partiu com a família hospedeira para o tão merecido descanso.

 

 

Atividade do Clube Europeu - 20 de novembro de 2018

 

 “United for European Employment”

O Clube Europeu da nossa escola irá participar no intercâmbio Erasmus+, através do projeto “United for European Employment", uma parceria que envolve a França, Espanha, Irlanda e Itália, cujo objetivo é consciencializar e orientar os alunos para o mundo do trabalho e a procura de emprego na União Europeia.
Este projeto tem uma duração de dois anos letivos (2018-2020) e destina-se sobretudo a alunos entre os 15 e os 18 anos de idade.
A escola coordenadora Lycée Saint Eloi, situada em Aix-en-Provence será a escola anfitriã entre os dias 25 e 30 de novembro. Durante este período, cinco alunos e duas professoras da nossa escola irão participar num conjunto de atividades previamente planeadas e diversificadas, permitindo um intercâmbio de ideias e vivências entre os países parceiros. Os nossos alunos serão “acolhidos” na casa dos pais dos alunos franceses e em março de 2019 irão receber os amigos em suas casas. 

 

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 20 de outubro de 2018

 #Dia7, Sexta 19 de outubro

 

Os nossos alunos estiveram muito ocupados. Logo pela manhã, visitaram uma adega privada. Posto isto, estiveram envolvidos, de novo, num Workshop e ficaram a entender o processo de elaboração do azeite. De seguida, puseram mãos à obra para construir “The travelling suitecase”, uma mala onde será colocado um objeto caraterístico esloveno que será transportado até a Madeira, o local da próxima mobilidade, que realizar-se-á em maio de 2019.
E para entenderem a gastronomia local um grupo de senhoras da associação de Brda “Briske Zene” ajudaram na confeção de um piquenique oferecido às famílias que acolheram os nossos alunos.
O último dia na Eslovénia foi muito emotivo. Alunos, docentes e famílias reuniram-se para a despedida. De coração cheio, guardarão na memória, momentos de cumplicidade, amizade e interculturalidade lá vividas. Uma experiência inesquecível!

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 19 de outubro de 2018

  #Dia6, Quinta 18 de outubro

 

 O dia começou bem cedo em Dobrovo. O autocarro levou alunos e professores a uma viagem até as caves Skocjan, património mundial da Unesco. Todos ficaram impressionados com a beleza imponente da paisagem. Após uma caminhada no meio da natureza, eis que surgem as grutas. No interior, não é permitido tirar fotografias ou filmar, mas os alunos registaram o momento com algumas fotos do exterior.
Após visitar as grutas, o grupo rumou a Ljubljana, capital da Eslovénia. Os alunos eslovenos foram os guias por um dia, mostrando aos nossos alunos as belezas patrimoniais do seu país. Foram muitos os sítios emblemáticos que visitaram: a catedral, as praças e os canais. A Eslovénia é sem dúvida um país digno de visitar.

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

 

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 18 de outubro de 2018

#Dia5, Quarta 17 de outubro

O dia começou de manhã cedo. Todos os alunos envolvidos votaram através de uma aplicação interativa e com recurso a tablets para eleger o logotipo que irá representar o projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage” durante os próximos anos letivos. Ganhou a Polónia!
A nossa escola selecionou cinco logos dos muitos que foram apresentados no Concurso do Clube Europeu e que estão todos expostos no Erasmus Corner. Propostas criativas e originais que vieram enriquecer o nosso cantinho!
O dia foi preenchido com várias atividades e workshops: participaram num trabalho de projeto para criar as letras do ERASMUS+, numa sessão de fotografia e visitaram uma casa típica na aldeia de Frlansce. Pelo meio, houve uma paragem para um lanche.
Depois de conhecer a casa típica, o grupo regressou à escola para um novo workshop. Com muita paciência, energia e dedicação, uma docente (com a linda idade de 91 anos) ensinou-lhes a técnica de fazer “coils”, um objeto que servia para facilitar o transporte de fruta na cabeça das senhoras de outrora. O transporte da fruta de Brda até o mercado de Trieste era realizada a pé e com cestas. Os alunos concretizaram todas os passos dessa atividade com muito empenho, um orgulho!
Após o almoço na cantina rumaram a para visitar a cidade da “rota de fruta”, Trieste. Agora em Itália, visitaram vários locais dessa emblemática cidade.
De regresso a Dobrovo, os pais foram buscá-los, de novo, para um merecido descanso pois amanhã, o dia será longo e produtivo: vão visitar as caves Skocjan, património mundial da Unesco e a cidade de Ljubljana

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

  
   
   

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 17 de outubro de 2018

#Dia4,Terça 16 de outubro

 

 

Os alunos pernoitaram nas casas das famílias. De manhã, dirigiram-se à escola para conhecer os restantes colegas e participar nas atividades agendadas: uma caça ao tesouro em Smartno e um Workshop com o Clube de Arte da Escola “Dablo”.

Tiveram ainda a oportunidade de conhecer o lado esloveno e italiano de Brda e de visitar a Vila Vipolze. Às 18.00 os pais eslovenos foram busca-los para o tão merecido jantar.

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

  

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 16 de outubro de 2018

#Dia3, Segunda 16 de outubro

Após um pequeno almoço reforçado para recuperar as energias, o avião por fim rumou em direção a Barcelona! Na Eslovénia, os alunos e professores estavam igualmente a acompanhar a situação enquanto desenvolviam a primeira atividade da semana. Felizes, aplaudiram, quando a professora Teresa Spínola os informou da tão esperada partida dos nossos meninos da ilha da Madeira.
Em Portugal e na Eslovénia, pais, professores e alunos recorreram ao site Flightradar, para acompanhar o percurso do avião e souberam pelo Whatsapp da sua aterragem na cidade de Gaudí. Uma verdadeira odisseia, diziam eles, satisfeitos e orgulhosos dos seus meninos.
Após uma hora e meia de viagem até Veneza tomaram o autocarro da Escola OSNOVNA ŠOLA ALOJZA GRADNIKA DOBROVO rumo ao destino final, Dobrovo! As famílias e o Diretor da Escola estavam à espera do grupo e foi uma emoção conhecê-los. A família Erasmus+ estava agora complet

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

   

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 15 de outubro de 2018

#Dia2, domingo 15 de outubro

 

Às 18h45, no aeroporto de novo, prontos para embarcar no Airbus que os ia levar até Barcelona. fizeram o Check-in e tiraram as fotos da praxe. Entraram todos felizes e ávidos de começar a aventura eslovena, contudo nada havia de prever que o furacão Leslie estava agora localizado em Barcelona. A chuva intensa, relâmpagos e trovoada que lá se faziam sentir, impediram que o nosso grupo saísse da ilha rumo à península ibérica. Instalados no avião foram informados de mais uma condição climatérica adversa, agora na Espanha. Permaneceram sensivelmente duas horas dentro do aparelho e lá pela meia-noite souberam que o voo estava cancelado. Nada desanimados, já que a segurança é o que mais importa, alunos e professoras continuavam a dar o feedback necessário aos pais e às colegas de equipa através do Whatsapp.
Para o projeto Erasmus + todos tiveram de descarregar a aplicação, pais, alunos e professoras do projeto (de Portugal, Eslovénia e Polónia). E graças a essa tecnologia, todos são parte integrante da aventura, registando e documentando todas as informações. Alguns dos registos fotográficos que documentam este texto foram da autoria dos pais.
Depois de sair do avião e recolher a bagagem, foram para o hotel “Vila Galé” em Santa Cruz para uma merecida noite de descanso.

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

 

 

Diário de Bordo da 1.ª Mobilidade projeto Erasmus+ "Let me be your guide" - 14 de outubro de 2018

 #Dia1 - Sábado 13 de outubro 

A hora da partida para a primeira mobilidade do projeto finalmente chegou, mas perante a ameaça do furacão Leslie e as notícias do encerramento do aeroporto internacional da Madeira por causa do mau tempo, o início da aventura antecipava alguns contratempos. No aeroporto ainda que no painel nada indicava que o voo seria cancelado, os oito alunos e três professoras da nossa escola dirigiram-se ao balcão da Vueling para proceder ao check-in. Após algumas horas de espera foram informados que o avião não saíra de Barcelona e que o voo estava afinal cancelado. Desolados, mas sobretudo aliviados (já que viajar com furacões não estava no programa das atividades elaborado pelas coordenadoras eslovenas, Tamara e Tanja) regressaram às sua casas.

Diário de uma aventura dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pela Eslovénia

 

 

 

 

Atividade do Clube Europeu - 6 de outubro de 2018

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na França no programa Erasmus+

A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz através do Clube Europeu fez-se representar pelas professoras Teresa Spínola e Isabel Rodrigues em Aix-en-Provence, na França, na primeira reunião preparatória no âmbito do projeto Erasmus + “United for European Employment”. Este projeto tem como objetivo principal ajudar os jovens a adquirir as competências necessárias para poder trabalhar em qualquer país da Europa. Os nossos alunos, professores e famílias serão protagonistas e parceiros de escolas da França, Espanha, Itália e Irlanda, participando em intercâmbios e atividades enriquecedoras que serão devidamente documentados e partilhados entre todos os intervenientes.

 

Atividade do Clube Europeu - 1 de outubro de 2018

 “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage”

O Clube Europeu da nossa escola estreia-se no intercâmbio Erasmus+, através do projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage", uma parceria que envolve a Eslovénia e a Polónia e pretende consciencializar os alunos para a diversidade cultural, ensinando-os a tolerar e valorizar essa mesma diversidade.

Este projeto tem uma duração de dois anos letivos (2018-2020)  destina-se sobretudo a alunos entre os 14 e os 18 anos de idade. 
Os alunos envolvidos no projeto serão sensibilizados sobre a importância do turismo através de experiências e atividades que os envolverão em várias atividades que visam conhecer o património histórico, cultural e ambiental dos países parceiros. Ao obter uma melhor compreensão do tópico, tornar-se-ão promotores da nossa cultura numa língua estrangeira, assumindo o papel de guias turísticos aquando da visita dos alunos eslovenos e polacos à Escola Básica de Santa Cruz em maio de 2019.
Neste contexto, o projeto “Let me be your Guide - A walk through of my cultural heritage" terá a sua primeira mobilidade entre os dias 13 a 19 de outubro a Dobrovo, um município da Eslovénia. Oito alunos e três professoras da nossa escola irão participar num conjunto de atividades previamente planeadas e diversificadas, permitindo conhecer o Modus vivendi esloveno. Os nossos alunos serão “acolhidos” na casa dos pais dos alunos eslovenos e em abril de 2019 serão os anfitriões da segunda mobilidade do projeto, recebendo os jovens eslovenos e polacos em suas casas. 
 
 

Escola ‘Secundária’ viu aprovados dois Projetos Erasmus+ - 28 de setembro de 2018

 

Foi com grande animação que a comunidade escolar recebeu a notícia da aprovação de dois projectos para participação no programa Erasmus +, cujas parcerias permitirão que, durante os próximos dois anos lectivos (de 2018 a 2020), a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz tenha participação naquilo que será um complemento aos objectivos gerais do projecto educativo do referido estabelecimento de ensino.

De acordo com os docentes coordenadores, os projectos a serem desenvolvidos são muito variados e actuais, quer em termos de objectivos assim como no que respeita aos parceiros que os integram, designadamente: ‘Integration of United for European Employment’ (Aquisição de competências necessárias para trabalhar em qualquer país da Europa) e parceria com a França, Irlanda, Itália e Espanha; e ‘Let me be your Guide – A walk through of my cultural heritage’ (Divulgação do Património Cultural dos países envolvidos), parceria com a Eslovénia e Polónia.

O objectivo é procurar envolver o maior número de alunos santa-cruzenses nestes projecto, de forma a proporcionar-lhes uma panóplia de actividades de enriquecimento do currículo no domínio da dimensão europeia da educação, diversidade linguística e cultural, visando especialmente a utilização criativa e formativa dos tempos livres e orientados e a troca de experiências, contribuindo desta forma para a formação integral e para a realização pessoal dos discentes.

A coordenação destes projectos ficará a cargos dos docentes, Ana Isabel Rodrigues, Élia Freitas, Lina Pestana, Lucrécia Araújo, Teresa Spínola e Cidália Moreira.

Em suma, e citando Jean-Claude Juncker “Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Os desafios da Europa não podem esperar”, reforçam as seis professoras coordenadoras destes dois projectos Erasmus+.

In Diário das Freguesias 

 


 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia