quinta-feira, março 28, 2024

• Susana Abrantes

Âmbito do Projeto

Objetivos gerais

Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa

• Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa
  • Valorizar a realização de atividades intelectuais, artísticas e motoras que envolvam esforço, persistência, iniciativa e criatividade

Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns

• Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de actuação, de convivência e de trabalho em vários contextos
  • Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros

In “Currículo Nacional do Ensino Básico”, Competências Essenciais, Ministério da Educação – Departamento da Educação Básica

“Contribuir para a realização pessoal e comunitária dos indivíduos, não só pela formação para o sistema de ocupações socialmente úteis, mas ainda pela prática e aprendizagem da utilização criativa dos tempos livres”; In “Princípios Organizadores” da Lei de Bases do Sistema Educativo – Lei n.º 46/86 de 14 de Outubro, artigo 3º, tendo em conta este ano escolar específico, as diretrizes da OMS e DGS.

Objetivos específicos

• Adquirir um conhecimento geral dos vários instrumentos tradicionais madeirenses, suas possibilidades e limitações a nível técnico e expressivo;
  • Desenvolver técnicas de execução melódica e harmónica;
  • Conhecer e desenvolver a postura correta do executante;
  • Desenvolver a musicalidade e o controlo técnico-artístico, através do estudo e da apresentação individual e em grupo de diferentes interpretações;
  • Tocar individualmente e coletivamente, os diferentes tipos de instrumentos tradicionais, utilizando técnicas e práticas musicais adequadas e contextualizadas;
  • Adquirir o gosto pela prática de conjunto, incluindo as atuações públicas;
  • Enriquecer o sentido estético e favorecer o desenvolvimento artístico.

Atividades da Modalidade Artística de Cordofones - 6 de maio de 2016

No passado dia 28 de abril, a Modalidade Artística de Cordofones foi convidada pela Casa da Cultura de Santa Cruz, para uma apresentação aquando da Exposição do Feiticeiro da Calheta: "A Casa da Cultura de Santa Cruz promoveu hoje, diversos momentos de divulgação da obra do poeta popular João Gomes de Sousa (Feiticeiro da Calheta) com os alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. A exposição sobre a primeira festa da vindima - 1938 e o Feiticeiro da Calheta está patente neste espaço cultural."

Atividades da modalidade artística dos cordofones - 20 de junho de 2011

No dia 9 de Junho, os professores das Modalidades Artísticas Dança e Cordofones, Flautas de Bisel, Grupo Instrumental, alguns alunos do 7.º e  8.º ano (opção de Música) e alunos do 10.º ano do curso de Animação Social e Cultural, deslocaram-se ao Estúdio de gravação do GCEA (Gabinete Coordenador de Educação Artística), para gravar o fundo musical do tema: "O Comenius na nossa escola". Ficam algumas imagens dos ensaios e da gravação.

Atividades da modalidade artística dos cordofones - 20 de junho de 2011

Mais algumas fotos de alguns eventos, nomeadamente Espírito Santo, actividade integrada na REM Regionalização do Currículo de Educação Musical, celebrada na escola com a turma do 7.º A
E ainda.... a animação musical na Semana da Prevenção da Toxicodependência - Não às drogas.

Atividades da modalidade artística dos cordofones - 20 de junho de 2011

No dia 25 de maio, a modalidade artística dos cordofones e alguns alunos do 7.ºA que estão neste momento a frequentar as aulas de música, foram ao Museu Casa da electricidade visitar uma exposição a cargo da Associação Xarabanda, intitulada: 5 Olhares sobre o Património Madeirense.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia