domingo, abril 28, 2024

Como Começou?

O Papel da Escola nas sociedades modernas do séc. XXI vai muito para além da simples transmissão de conhecimentos teórico-práticos e assume, cada vez mais, um papel mais abrangente e complementar de outros processos de transmissão de valores e conhecimentos.

É um facto constatado de que a obesidade é a epidemia deste século, e a Escola poderá e deverá assumir um papel dinamizador de acções oriundas de outros sectores, nomeadamente a saúde, que sensibilizem a comunidade escolar e não só, para os perigos inerentes a esta e a outras situações.

É neste contexto, e consciente do papel pró-activo que a escola deve assumir na sociedade em que vivemos, que foi criada no ano Lectivo 2001/2002, a Rede de Bufetes Escolares Saudáveis, com a participação de seis escolas, inclusive a nossa. No corrente Ano Lectivo, juntam-se a estas escolas mais sete.

Esta rede tem como principal objectivo, entre outros, promover pela comunidade escolar o consumo de alimentos ditos saudáveis.
È a partir do Projecto Rei, que a escola criou o Clube Ervas & Cª, tendo como mote PROMOVER MAIOR AUTONOMIA NA ESCOLHA DE UM MODO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL.

Quem somos?

O Clube Clube Ervas & Cª, está inserido num projecto desenvolvido pela DRE- Rede de Bufetes Escolares Saudáveis. Pretende desta forma chamar a atenção de toda a comunidade escolar, principalmente os alunos, para melhores hábitos alimentares.

Se para alguns comer é um prazer, será remédio para outros e uma questão de sobrevivência para os mais desfavorecidos. Os alimentos acompanham-nos inevitavelmente durante toda a nossa existência; além de nos acompanhar integram-se em nós mesmos até chegarem a fazerparte do nosso corpo, o qual acaba por ser constituído quimicamente pelos alimentos que ingerimos e pelo oxigénio que respiramos.

Através de algumas actividades, nomeadamente, campanhas promocionais, semanas temáticas e quem sabe alguns jogos, ajudar os alunos a entenderem que saber comer é saber viver…

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia