sábado, dezembro 21, 2024

Trabalhos de alunos

Trabalhos elaborados pelos alunos do CEI e PCA no âmbito da disciplina de T.I.C. - 11 de outubro de 2016
Concurso promovido pela docente da disciplina de ACJI do CEF AAE T3 - 8 de março de 2013

Título

  • A importância da mãe no desenvolvimento infantil

Trabalho realizado por

  • Aluna Dina do CEF AAE TIPO 3 

Âmbito do trabalho

  • Este artigo é fruto de um concurso, instaurado na disciplina de ACJI, para escrever um artigo sobre o papel da mãe e o impacto que ela tem no desenvolvimento dos seus filhos.
 ler mais ...

Trabalho 9.ºD| 9.ºE - Projeto artístico de Instalação: Jardim dos Sentidos - 13 de junho de 2012

Jardim dos Sentidos Santa Cruz
um grande jardim de sentidos
Projeto artístico de Instalação
Alunos das turmas D e E do 9.º Ano, 2011/2012
Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

No âmbito das Artes Visuais, ao longo do ano letivo de 2011/2012, os alunos das turmas D e E do 9.º ano, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz (EBSSC), desenvolveram um percurso de aprendizagem que contemplou a sala de aula e o meio circundante exterior à escola através da observação, do registo e da experimentação de elementos do património local, cultural, natural e construído. Este percurso desenvolveu-se em quatro momentos: num primeiro momento, através da observação e experimentação de diferentes técnicas de registo, os alunos procederam ao desenho de plantas relacionadas com a cultura tradicional madeirense e com os quais se realizou uma exposição na cantina da escola, entre dezembro e janeiro. Em fevereiro a exposição saiu da escola e foi até ao refeitório do lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz. Em saídas de estudo fomos visitar vários jardins e conhecer a Igreja Matriz de Santa Cruz no seu contexto da edificação e seu valor artístico patrimonial, naquele que se pode considerar o segundo momento deste percurso: conhecer o património construído, edificado e natural. Com a disponibilidade da Câmara Municipal de Santa Cruz na ajuda do transporte, as turmas puderam conhecer o “elegante” jardim do aeroporto, como caracterizou o Dr. Raimundo Quintal a área sobrevivente da antiga Quinta da Boa Viagem, criada pelo Dr. Nuno Porto nos anos trinta do século XX. Ainda fora do contexto da sala de aula fomos também conhecer o Jardim Municipal. Nestes jardins foram realizadas atividades de registo escrito e gráfico desenvolvidas em torno da percepção espacial do meio através dos sentidos. Terminámos com o estudo e desenho de observação direta de ruas na zona urbana de Santa Cruz. Durante os meses de abril, maio e junho, os alunos projetaram e realizaram um projeto artístico na disciplina de Educação Visual, este projeto assumiu um de caráter de intervenção urbana através de uma Instalação, quer para o espaço da EBSSC como para quatro espaços exteriores , a saber: o jardim de plantas aromáticas da Escola EB1/PE de Santa Cruz, dia 12 de Junho; o jardim da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, dia 11 de Junho; o jardim Municipal, dia 15 de Junho; o Jardim do Tribunal, dia 19 de Junho e, finalmente o jardim da Casa da Cultura de Santa Cruz - Quinta do Revoredo, no dia 22 de Junho. O último momento do percurso de aprendizagem desenvolvido consistiu numa “Maratona Fotográfica pelo património de Santa Cruz”. Os alunos organizaram-se em grupos de 3/4 elementos e fotografaram a cidade a partir de diferentes categorias temáticas: património construído – jardins e arquitetura; património natural – árvores e flor. A seleção das fotografias a concurso vai dar lugar a uma Exposição de Fotografia na Casa da Cultura - Quinta do Revoredo, no dia 22 de Junho de 2012, pelas 18:30. Em forma de agradecimento à “Imagem Foto” pela cedência das fotografias do fotógrafo José de Sousa Monteiro ( 1931- 2001) será feita uma homenagem ao trabalho deste fotógrafo com a apresentação de uma pequena seleção de fotografias sobre o desenvolvimento urbano da cidade de Santa Cruz nos anos cinquenta do século XX.

A Professora Lucilina Freitas

 

 

 

Trabalhos dos alunos do 11.ºA|11.ºB|11.ºD Português - 12 de junho de 2012

Estes trabalhos foram realizados para avaliação da leitura recreativa dos alunos de 11.º anos turmas A, B, D, na disciplina de Português, no 3.º período, de 2012.
Foi solicitado aos alunos que procurassem um objeto onde pudessem recriar o poema e interpretá-lo. Estas fotografias são um pequeno exemplo dos trabalhos apresentados.
A professora de Português,
Cecília Luísa S. G. Andrade
 

 
 

Educação Tecnológica 1.º Semestre - 15 de fevereiro de 2012

Cabides e placares em madeira (MDF)

O produto final (cabides e placares) seguem todo um processo tecnológico, que vai desde o esboço à concretização material, constituindo uma função prática.
Estes trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica de carácter semestral e tem como principais objetivos:
  • Exprimir o pensamento e as propostas técnicas através de um esboço;
  • Conhecer as características que devem reunir os materiais para a construção de um objeto;
  • Reconhecer as regras de sinalização de segurança no local de trabalho.
 

 

Candeeiros em Polipropileno

A execução destes candeeiros seguiram todo um processo tecnológico, que vai desde o esboço à concretização material, constituindo uma função prática.

Realizados no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica de carácter semestral, tem como principais objetivos:

  • Conhecer as características que devem reunir os materiais para a construção de um objeto;
  • Reconhecer os materiais básicos, segundo tipologia, classificação e formas comerciais;
  • Conhecer os principais operadores elétricos e a sua aplicação prática.
 

Actividade do Curso Tecnológico de Acção Social - 12.ºC - 27 de maio de 2011

Animação de Rua – Dia Mundial da Criança

Este site foi realizado pela turma C do 12.º ano do Curso Tecnológico de Acção Social. O objectivo deste trabalho, tendo em conta o programa curricular da disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação, é o de divulgar um evento de animação de rua através da utilização das novas tecnologias.

Esta Animação de Rua, intitulada Cidade a Brincar IV, decorrerá no dia 1 de Junho de 2011, em que se celebra “O Dia Mundial da Criança”, no Parque de Santa Catarina (Funchal), das 14h às 17h. 

Contará com diversas actividades relacionadas com esta efeméride, entre as quais: mimos, palhaços, caça ao tesouro e jogos acompanhados de muita música e diversão.
 

 ler mais ...

Trabalhos Área de Projecto 2010/2011 - 9 de maio de 2011

Os trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área Projecto, orientados pela docente Luísa Senra e elaborados pelos alunos do 12.ºB, podem ser visualizados abaixo.

Apresentação do Projecto "Madeiraforus"

Nós somos um grupo de Área de Projecto da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz - Madeira, frequentamos a turma B do 12.º Ano do curso cientifico-humanístico de Línguas e Humanidades.
Este website, realizado no âmbito de Área de Projecto, visa promover a Pérola do Atlântico, que, recheada de lendas e histórias emocionantes, cativa os mais variados turistas dos quatro cantos do mundo. Contudo, a Madeira ainda tem muito por desvendar, e vocês têm muito que descobrir. Neste trabalho iremos apresentar-vos algumas das curiosidades que esta ilha esconde. Todas as "páginas" que irão visualizar no endereço abaixo, foram elaboradas pelas seguintes alunas:

  • Daniela Nóbrega
  • Fabiana Teixeira
  • Jani Freitas
  • Sara Alves
  • Tatiana Pereira


Endereço URL: http://madeiraforus.weebly.com/projecto.html

 

Apresentação do Projecto "Mexa-se"

Mexa-se! Sim, não fique aí parado! Porquê deixar-se ficar sentado a ver a vida passar, quando há tanto que se pode fazer?

Ficar sentado a ver a vida passar só traz desvantagens:

  • Fica stressado;
  • Os seus músculos atrofiam;
  • Caso coma normalmente, não gasta as calorias que ingere logo, engorda;
  • Caso coma pouco, e por estar parado fica sem músculos e sem gordura, ou seja, torna-se num esqueleto esbanjado no sofá a ver TV;
  • Isola-se da sociedade e por isso, torna-se solitário;
  • Os seus ricos neurónios atrofiam;
  • A sua aparência torna-se menos atraente, pois por estar em casa não precisar arranjar-se.
Há tanto que pode fazer para sentir-se vivo(a)! Para acordar todas as manhãs e em vez de pensar: “Epá não posso! Que tortura. Mais um dia de trabalho!” pensar: “Yahoo, hoje vou trabalhar, dar um abraço enorme à minha mãe, comprar aquelas calças que me ficam tão bem, cozinhar aquele prato que tanto adoro, jogar ténis etc etc” :D
E nós, alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, da Madeira, do 12º ano, turma B, temos as melhores dicas para transformar a sua vida triste numa vida feliz e saudável.
Este projecto surgiu no âmbito da disciplina da Área de Projecto e tem como docente Luísa Senra.
Iremos dar dicas de beleza, alimentação, exercício físico, entre outros.
 
Acompanhe-nos, tenha uma vida feliz e MEXA-SE!
 
 

 

Apresentação do Projecto "Sobrenatural"


Este ano escolhemos como tema do nosso trabalho: O Sobrenatural. O nosso blogue reúne informações muito úteis para todos os amantes do mundo sobrenatural, nomeadamente, do mundo místico dos vampiros e dos lobisomens. Esclareceremos tudo acerca deste universo.

Membros do Grupo:

  • Andreia Ferro
  • Carolina Olim
  • Diogo Brazão
  • Dolores Silva
  • Paulo César Vieira

Hiperligação para o blog: http://sobrenatural12b.blogspot.com/





 

 

Blog para a Disciplina de Práticas de Acção Social - 1 de dezembro de 2009

Práticas de Acção Social

O objectivo da criação de um blogue pela turma do 12ºB do Curso Tecnológico de Acção Social, na disciplina de Práticas de Apoio Social, consiste em:

  • Apresentar e publicar os traballhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito da disciplina em questão;
  • Divulgar a pesquisa documental, feita pelos alunos;
  • Permite ao professor, orientar trabalhos de casa, a partir de informação publicada no blogue, nomeadamente, através de reportagens, vídeos, artigos de jornais, etc.
  • Oferecer informação relacionada com o Curso Tecnológico de Acção Social, como por exemplo, Regulamento de Estágio, Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica, assim como, aceder a informação institucional; Calendarizar actividades realizadas pela disciplina, e publicar os respectivos relatórios;

O blogue da turma é igualmente um instrumento utilizado de forma lúdico – pedagógico, na medida em que os alunos também podem divulgar músicas do seu interesse, publicar fotos da turma, e por fim, dar a conhecer a outros visitantes e à comunidade educativa em geral, a importância do seu curso, e um exemplo do trabalho que pode ser desenvolvido na área em questão.

Hiperligação para o blog: Práticas de Acção Social

 


 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia