sábado, abril 20, 2024

Matemática

Magia

Magia 8 - 2 de junho de 2014

O número do teu sapato e a tua idade!

Os teus sapatos dizem-te a tua idade!
Tenta os passos seguintes e confere.

1. Vê qual o número do teu sapato.
  2. Multiplica-o por 5.
  3. Adiciona 50.
  4. Multiplica por 20.
  5. Adiciona 1014.
  6. Subtraí a esse número o ano em que nasceste.

O primeiro dígito é o teu tamanho de sapato e os últimos dois dígitos a tua idade.

Observação: No passo 5, adicionamos 1014 porque estamos em 2014, 1015 se estivermos em 2015 e assim sucessivamente.

Magia 7 - 8 de maio de 2014

O número de telemóvel

A Matemática tem coisas que nem Arquimedes explicaria.

Aqui vai uma delas... Pega num lápis e numa folha de papel.

1. Escreve os 3 primeiros algarismos do teu número de telemóvel (não incluas o indicativo 91, 92, 93 e 96);
  2. Multiplica por 80.
  3. Soma 1.
  4. Multiplica por 250.
  5. Soma com os 4 últimos algarismos do mesmo número de telemóvel.
  6. Soma com os 4 últimos algarismos do mesmo número de telemóvel, novamente.
  7. Diminui 250.
  8. Divide por 2.

Reconheces o resultado???????

Curioso, não achas?

Magia 6 - 6 de março de 2014

Adivinhar um número no mostrador do relógio

Para executar estre truque necessitas de um relógio e um lápis.
Pede a um colega que pense num número qualquer do mostrador do relógio.
Entretanto, começa a bater com o lápis nos números do mostrador, aparentemente ao acaso.
Pede ao teu colega que vá contando em silêncio a partir do número que ele pensou (se escolheu o número 7, a contagem será 7, 8, 9,10,...), à medida que vais batendo com o lápis no relógio em cima de cada número.
Ao fim de vinte pancadas, o teu colega tem que dizer: «Pare».

Por estranho que pareça, ao dar esta ordem, o lápis encontra-se precisamente sobre o número que o teu colega pensou.
As primeiras oito batidas são feitas ao acaso. A nona é sobre o 12. A partir daqui, as batidas são feitas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, a partir de 12. Quando o teu colega manda parar, o lápis está sobre o número escolhido.

Magia 5 - 3 de fevereiro de 2014

Magia booleana

Escolha um número: 0 ou 1 .

Ao número que você escolheu, adicione qualquer número ímpar. Ao outro número, adicione qualquer número par. Multiplique esses dois resultados.

Se obteve um número ímpar, então escolheu o 0.

Se obteve um número par, então escolheu o 1.

Magia 4 - 6 de janeiro de 2014

Qual é a sua idade? (versão 2)

1.  Pense num número de 1 a 9 ;
  2. Multiplique esse número por 9;
  3. Calcule 10 vezes a sua idade;
  4. Do valor obtido em 3 subtraia o valor obtido em 2.
  5. O resultado é um número com 2 ou 3 algarismos. Se ele tiver 2 algarismos, some-os e obtém a sua idade. Se tiver 3 algarismos, some o primeiro número que tem 2  algarismos com o segundo que tem 1 algarismo e obterá também a sua idade!

Magia 3 - 1 de dezembro de 2013

1089

Escolha um número de três algarismos de forma a que o primeiro e o terceiro algarismos difiram duas ou mais unidades:

1. Escreva o número da direita para esquerda;
  2. Faça a subtração do maior número pelo menor;
  3. Escreva o número obtido em 2 da direita para a esquerda e adicione-o ao número obtido também em 2.

E o resultado é 1089 .

Exemplo: Considere o número 503 .
  1. 305
  2. 503 - 305 = 198
  3. 198 + 891 = 1089

Magia 2 - 1 de novembro de 2013

Par ou ímpar

Uma pessoa tem um número par de fichas numa mão e um número ímpar na outra. Pode adivinhar em que mão estão as fichas em número par procedendo da seguinte forma:

1.  Diga para a pessoa multiplicar o número da mão direita por um número par qualquer e o número da mão esquerda por um número ímpar qualquer;
  2.  Peça para a pessoa adicionar os dois números obtidos em 1 e para que ela lhe diga o algarismo das unidades;
  3. Se o número obtido em  2  for ímpar, o número par de fichas está na mão direita. Caso seja par, ele está na mão esquerda.

Magia 1 - 15 de outubro de 2013

Qual é a tua idade? (versão 1)

Pensa num número de 1 a 7.

Com a ajuda desse número secreto, vais fazer cinco operações. Vais obter algo de muito revelador sobre ti.

1.  Multiplica esse número por 2;
  2.  Adiciona 2;
  3. Multiplica o resultado por 50;
  4. Se a data do teu aniversário já passou este ano, soma 11 . Senão, soma 10;
  5. Subtrai o ano do teu nascimento (por exemplo, se nasceste em 1970, tens de subtrair 70);

O resultado é um número com três algarismos. O primeiro é o número que pensaste e os dois últimos são... a tua idade!

Nota: Esta magia é válida para o ano de 2011. Para 2012, tens de adicionar uma unidade nos números referidos no ponto 4 . Para 2013, duas unidades e assim sucessivamente.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia