A biblioteca encontra-se aberta todos os dias úteis no seguinte horário:
Selecione no menu Categorias, por ano letivo, para conhecer as várias edições do Jornal Escolar “Virtualmente”.
Maio 2014
A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade educativa um excelente ano letivo.
Bom trabalho e os maiores
sucessos!
Autor do Mês-Sophia de Mello Breyner Andressen
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passou a infância. Entre 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Em 1944 sai, em edição de autor, o seu primeiro livro de poemas, Poesia, título inaugural de uma obra incontornável que a torna uma das maiores vozes da poesia do século xx. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e foi muitas vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objectos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. Foi uma escritora de referência na literatura portuguesa.
-O Segredo do Rio -Miguel Sousa Tavares
-Os da Minha Rua-Ondjaki
-A Vida Mágica da Sementinha-Alves Redol
-Mar-me-Quer-Mia Couto
-O Diário Secreto de Adrian Mole-Sue Toensend
-O Rapaz do Pijama às Riscas-John Boyne
-Os Livros que Devoraram o meu Pai-Afonso Cruz
-A Rapariga que Roubava Livros-Markus Zusak
-Os Anos -Annie Ernaux
-Se Isto é um Homem-Primo Levi
A equipa da biblioteca deseja a todos boas leituras e boas férias!
Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.
Boas leituras!
Annie Ernaux
Prémio Nobel da Literatura em 2022 Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel da Literatura.