sexta-feira, março 29, 2024

 

Horário de atendimento

Minimizar

A psicóloga estará presente no gabinete, situado no 2.º piso ao lado da reprografia dos professores, todos os dias à exceção de 5.ª feira.

Competências do SPO

Minimizar
O Serviço de Psicologia e Orientação desenvolve a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, da orientação escolar e profissional e do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar. (Competências definidas pelo Decreto-Lei 190/91 de 17 de Maio, que cria os Serviços de Psicologia e Orientação).
 
 
A nível do apoio psicopedagógico compete-lhe, designadamente:
 
  • Colaborar com os educadores e professores, prestando apoio psicopedagógico às atividades educativas;
  • Identificar e analisar as causas de insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação;
  • Proceder à avaliação global de situações relacionadas com problemas de desenvolvimento, com dificuldades de aprendizagem, com competências e potencialidades específicas e prestar o apoio psicopedagógico mais adequado;
  • Elaborar os relatórios técnico-pedagógicos previstos na lei e referentes a alunos com dificuldades de aprendizagem;
  • Articular modalidades de complemento pedagógico, de compensação educativa especial, tendo em vista, tanto a individualização do ensino e a organização de grupos de alunos como a adequação de currículos e de programas;
  • Propor, em colaboração com os serviços competentes e ouvidos os pais e encarregados de educação, o encaminhamento de alunos com necessidades educativas para escolas de referência adequadas à especificidade dos alunos.

 

A nível da orientação escolar e profissional compete-lhe, designadamente:
 
  • Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida;
  • Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional, nomeadamente através de programas a desenvolver com grupos de alunos ao longo do ano letivo, e de apoio individual ao seu processo de escolha;
  • Realizar ações de informação escolar e profissional sob modalidades diversas, garantindo a participação ativa dos alunos na exploração das técnicas e materiais utilizados;
  • Colaborar na planificação e acompanhamento de visitas de estudo, experiências de trabalho, estágios e outras formas de contacto dos alunos com o meio e o mundo das atividades profissionais;
  • Colaborar com outros serviços, designadamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, na organização de programas de informação e orientação profissional;
  • Desenvolver ações de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.

 

 A nível do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa compete-lhes, designadamente:

  • Colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de direção, administração e gestão da escola em que se inserem;
  • Colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo sistemático;
  • Articular a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas da saúde e da Segurança Social, de modo a contribuir para o correcto diagnóstico e avaliação sócio-médico-educativa de crianças e jovens com necessidades especiais e planear as medidas de intervenção mais adequadas;
  • Estabelecer articulações com outros serviços de apoio socioeducativo necessários ao desenvolvimento de planos educativos individuais;
  • Colaborar em ações de formação e participar na realização de experiências pedagógicas;
  • Colaborar, na sua área de especialidade, com professores, pais ou encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspectiva do seu aconselhamento psicossocial;
  • Propor a celebração de protocolos com diferentes serviços, empresas e outros agentes comunitários a nível local.

 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia