A preparação para os testes passa por três fases:
- Antes dos testes de avaliação;
- Durante os testes de avaliação;
- Após os testes de avaliação.
1.ª Fase - Antes dos testes de avaliação
É importante prepares os testes com antecedência, seguem-se algumas dicas:
- Ver quantos dias/semanas faltam para o teste e qual a matéria que vai sair;
- Fazer um calendário de estudo, distribuindo a matéria pelos dias, não esquecendo de deixar um ou dois dias destinados a um revisão global;
- No dia anterior ao teste é destinado a uma revisão global, através da leitura dos sublinhados, esquemas e resumos feitos nas sessões de estudo anteriores, não esquecendo uma autoavaliação das aprendizagens feitas, por exemplo elaborando perguntas que poderão aparecer no teste e tentando dar-lhes resposta.
Há alunos que aproveitam os mais pequeninos intervalos para fazer uma última revisão, no próprio dia do teste. Precisam de compreender que isso só faz aumentar a ansiedade e diminuir as suas capacidades de resposta ao teste.
Sugerem-se algumas técnicas de revisões da matéria:
- A leitura dos sublinhados, esquemas e resumos feitos anteriormente;
- A elaboração de questões sobre a matéria, pararelamente ao estudo, às quais deverás responder no fim; será uma forma de autoavaliar a tua aprendizagem e de verificar os pontos ainda a necessitar de mais estudo;
- A anotação das dúvidas e o recurso aos materiais escolares, a familiares, a amigos ou ao professor, para as resolver.
2.ª Fase - Durante os testes de avaliação
Durante o teste deves conduzir o teu pensamento num sentido positivo de crescimento de autoconfiança, pensando em aspetos tais como:
- Fiz uma boa preparação para o teste;
- Fiz uma autoavaliação cuidada dos conhecimentos que adquiri;
- Tirei as minhas dúvidas e consegui resolver exercícios com essas matérias.
Indicações para o dia do teste:
- Chegar a horas ao teste. Não te esqueças de levar todo o material necessário;
- Presta muita atenção a todas as indicações que o professor der. Elas podem ajudar-te a orientar as tuas respostas. Se tiveres alguma dúvida, pede esclarecimentos ao professor;
- Antes de começares a responder, lê atentamente todo o teste. Assim podes controlar melhor o teu tempo. Se te surgirem dúvidas esclarece-as junto do professor;
- Começa pelas perguntas mais fáceis, sempre pensando que estudaste e és capaz. Não te esqueças de escrever com letra legível;
- Faz um pequeno esquema da resposta, para ela ser mais organizada. Concentra-te no que é essencial. Não “inventes”;
- Vai controlando o tempo ao longo do teste, mas sem estares sempre aflito com o relógio;
- Quando terminares lê o teste com atenção. Se for preciso, faz as correções necessárias. Tem cuidado com a ortografia também;
- Entrega o teste ao professor e, se estudaste, espera pelo resultado com confiança. Afinal, és capaz.
3.ª Fase - Após os testes de avaliação
Depois de realizares o teste é importante compreenderes as razões que te levaram ao insucesso, de modo a encontrares caminhos alternativos.
Nota:
- Apresentamos, de seguida, uma grelha que te permite efetuar a marcação dos testes. Preenche a Ficha: Marcação dos testes de avaliação;
- Na ficha Estratégias para a realização de testes de avaliação, poderás encontrar de forma sistematizada as palavras mais frequentemente utilizadas nos testes e que causam problemas de descodificação por parte dos alunos. Com base nesta ficha poderás compreender o que se pretende em cada questão;
- Antes de iniciares o estudo, deverás fazer um plano de estudo que te permite preparar para o teste de avaliação em questão. (Ficha: Plano de revisões para o teste de avaliação). Apresentamos também um exemplar preenchido, para que possa te servir de exemplo (Ficha: Plano de Revisões para o teste de Inglês);
- Por fim, através da ficha Autoavaliação da realização do teste, poderás compreender as razões do insucesso. Deverás preenchê-la no sentido de transformar os fracassos em oportunidades de aprendizagem e, desta forma, analisar o tipo de erros que cometeste na realização do teste e encontrar uma estratégia de resolução.