quinta-feira, abril 25, 2024

Text/HTML

A psicóloga estará presente no gabinete, situado no 2.º piso ao lado da reprografia dos professores, todos os dias à exceção de 5.ª feira.

Organização do local de estudo

A organização do espaço de estudo é fundamental e deve ser feita por ti, de modo a saberes como e onde encontrar todo o material necessário para o teu estudo.

O local de estudo deve:

• Ser iluminado;
  • Ser bem arrumado e organizado (brinquedos ou outros objetos podem distrair);
  • Ser bem ventilado (a ventilação do ar evita o cansaço e dores de cabeça);
  • Ter uma temperatura agradável para permitir uma melhor concentração.

Acerca do local de estudo, não te esqueças de:

• Criar um local de estudo sem distrações;
  • Evitar que a música, a televisão e/ou o computador te distraiam;
  • Tentar arranjar uma mesa espaçosa e uma cadeira confortável;
  • Colocar, na tua mesa de trabalho, todo o material de que necessitas, antes de começares a estudar;
  • Colocar os livros nas prateleiras;
  • Deitar os papéis de que não necessitas no cesto do lixo;
  • Arrumar a pasta para o dia seguinte;
  • Deixar tudo em condições para remoçares a trabalhar no dia seguinte.

Muitos alunos estudam e escrevem deitados em sofás ou na cama, em posturas que não favorecem a concentração, como também trazem prejuízos para a saúde e para a qualidade da caligrafia e da apresentação dos trabalhos escritos. Decide qual o local de estudo que mais condições reune para um estudo de qualidade.

Nota:

• Antes de iniciares o teu estudo, identifica os objetos que te distraem  e evita-os, tais como o computador e televisão ligada, músicas agitadas (músicas com letra facilmente te fazem distrair), telemóvel, entre outros;
  • Seguidamente, identifica quais os materiais que necessitas para cada disciplina e antes de iniciares o teu estudo organiza esse material na tua secretária - Preenche a ficha "Material necessário para cada disciplina";
  • Por fim, faz a avaliação do teu local de estudo e verifica se o espaço escolhido por ti é o mais adequado - Preenche a ficha "Avaliação do local de estudo".

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia