Diariamente precisas de planificar o teu estudo, nos períodos previstos no horário. As sessões de estudo podem ter objetivos de estudo, conforme sejam:
- Mais curtas (nos dias muito sobrecarregados com aulas) – deves limitar-te a fazer as revisões da matéria dada no dia e os trabalhos de casa;
- Mais longas (nos dias com poucas aulas ou aos fins de semana) – deves para além destas tarefas fazer revisões mais aprofundadas e preparação de testes.
Para teres mais facilidade em planificar as sessões de estudo, apresentamos algumas dicas que podem ser usadas diariamente e um exemplar preenchido para te servir de orientação.
- Período inicial - 5 minutos para preparação do material necessário;
- Duração de cada período de estudo - Entre 20 a 40 minutos de estudo;
- Intervalos entre os períodos de estudo - Os intervalos para descanso não devem ter uma duração superior a 10 minutos, nem devem ser dedicados a atividades demasiado motivadoras (ex: computador ou tv), que podem fazer perder a motivação para regressar ao estudo.
Organização das disciplinas:
- Início – uma disciplina de dificuldade média, para ajudar a “aquecer o motor”; disciplinas de maior dificuldade, se a motivação para o estudo for muito elevada;
- Em seguida – disciplinas de maior dificuldade, para aproveitar o período de maior rendimento;
- Por fim – disciplinas mais fáceis, quando já se está mais cansado e o rendimento é menor.
Nota:
- Para teres mais facilidade em iniciar a planificação das sessões de estudo, apresentamos a ficha: "Como planificar e organizar a minha sessão de estudo";
- "Apresentamos, de seguida, a ficha "A minha sessão de estudo", para que possas planificar, diáriamente, a tua sessão de estudo.
- Sempre que terminas uma sessão de estudo, é preciso fazer uma autoavaliação do trabalho realizado (Preenche a ficha: Avaliação da sessão de estudo). Assim, ajuda-te a tomar consciência do que falhou no estudo e das estratégias que deves adotar para obteres melhores resultados.