Objetivos Principais

O BANCO DE AFETOS nasceu em 2016 resultante da parceria de dois Projetos Escolares existentes na Escola ESFF, o LIS (Laboratório de Investigação Social) e o GPS (Gerar Percursos de Sucesso), que criaram uma rede de angariação de voluntários na ESFF para intervir localmente em instituições credíveis, sediadas na RAM.

O Banco apresentava duas esferas de atuação, uma interna, com voluntários na estrutura física do Banco de Afetos a prestar informações sobre as missões e os propósitos do Banco de Afetos e outra externa à escola, enviando voluntários para as instituições com quem o Banco de Afetos estabeleceu parceria: Centro da Mãe, Delegação da Cruz Vermelha da Madeira, Projeto “Quem se importa”, Associação Patinhas Felizes, Canil Vasco Gil e Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (Banco de Sangue), Sanas, Cáritas, Banco Alimentar Contra a Fome, Patronato S. Filipe, SPAD, Presença Feminina, ASSP e AFARAM.

O Banco de Afetos foi criado para dar sentido, vida e utilidade aos jovens que se preocupam com os outros, e com todas as problemáticas sociais que os rodeiam. Foi criado, pois acreditamos que é com afeto, ação e reação que ajudamos a promover o bem comum.

Na sua atuação interna promove momentos de formação em Personal Planning, Autoconhecimento, Coaching e Motivação intrínseca. As experiências concretas de voluntariado são ensaios reais, são aulas práticas de gratuitidade. Quem faz Voluntariado procura ser útil, mas sabemos através do BANCO DE AFETOS que quem faz Voluntariado acaba por receber muito mais do que aquilo que dá.

Equipa Coordenadora
  • Profª Cristina Pestana
  • Profª Sandra Freitas
  • terça-feira 13h30 - 15h00