Missão, Visão e Valores

Minimizar
 

 

 

MISSÃO

Acolher, proteger e promover o desenvolvimento integrado das crianças e jovens em perigo.

VISÃO

Tornar Crianças e Jovens em perigo em Crianças e Jovens felizes e equilibradas.

VALORES

 RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as instituições decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Responsabilidade social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos para com a sociedade em geral.

A responsabilidade social no Vila Mar emerge da própria natureza desta instituição, quer ao nível da salvaguarda e do garante do respeito pelo superior interesse da criança/jovem, enquanto dever imperativo de uma sociedade evoluída; quer ao nível da valorização da responsabilidade individual e social de cada indivíduo no seu próprio processo de desenvolvimento pessoal e social.

COOPERAÇÃO

Cooperação é o acto de colaborar para a realização de um projecto comum, de unir esforços para a resolução de um assunto ou problema, facilitando o acesso aos meios práticos para o conseguir.

No Vila Mar, estabelecer relações de inter-ajuda e de partilha de experiências e conhecimentos, constituí-se na essência de todo o sistema de relações internas e externas da instituição. È num contexto de cooperação, quer ao nível interno, nos compromissos e nas relações de troca que se estabelecem, quer ao nível externo, na efectivação de parcerias, que se cumpre a missão de Proteger e Educar as  crianças e jovens aí acolhidas.

 INOVAÇÃO

Inovação significa mudança, renovação. Esta palavra deriva do termo latino innovatio, referindo-se a uma ideia, método ou objecto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

No contexto do Vila Mar, a inovação associa-se a necessidade de recriar intervenções, de reajustar procedimentos e de reinventar histórias de vida, num ambiente de grande complexidade e idiossincrasia, em que se inscrevem as relações humanas.

TOLERÂNCIA

Tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adoptados pelo grupo de pertença original.

No Vila Mar, o valor da tolerância organiza-se na dimensão do respeito pelo outro, na aceitação das competências e capacidades de cada um, individualmente, e no seu todo, enquanto grupo social e familiar. Assim como, na aceitação das fragilidades de todos.

É no valor da tolerância e do respeito pela condição humana, que se sustentam as relações promotoras do equilíbrio bio-psico-social do indivíduo na sociedade. No Vila Mar, é nesta premissa que se conjugam a gestão de pessoas e de bens na ambição de nos constituirmos num Lar securizante, reparador e terapêutico para todas as crianças e jovens, cujas condições de vida aí os colocaram.

 

Estabelecimento Vila Mar - 2014