O Clube da Matemática é um espaço aberto aos alunos que gostam de enfrentar desafios. As atividades dinamizadas, neste clube, tem uma vertente lúdica que visam promover o estudo, o trabalho e o gosto pela Matemática.

Como indica o Currículo Nacional, o aluno deve ter diversos tipos de experiências matemáticas, nomeadamente resolvendo problemas, realizando atividades de investigação, desenvolvendo projetos, participando em jogos e ainda resolvendo exercícios que proporcionem uma prática compreensiva de procedimentos.

         O jogo matemático é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma  forma lúdica muito rica.
         Os jogos de equipa podem ainda favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social. Há jogos em todas as culturas e a matemática desenvolveu muito conhecimento a partir deles.
         Neste clube, os alunos preparam-se para participar no  Campeonato  Regional  de  Jogos  Matemáticos, que pretende promover o desenvolvimento de competências matemáticas nomeadamente ao nível da concentração na  dinâmica  de  um  jogo  de  tabuleiro;  na visualização de  sequências  de  jogadas  (previsão  de  uma sequência de  ações); na ponderação e  na avaliação de  alternativas baseadas em processos de  decisão (“pensar primeiro, agir depois”).

         "O jogo é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica."

Participa!!!

Escola Sagrada Família - Externato