BANNER final.jpg
28 de abril de 2024 História Entrar
 História Minimizar

Breve Resenha Histórica da Escola

Monsenhor Manuel Joaquim de Paiva foi um fiel auxiliador da Irmã Wilson.  Este fundou junto à Capela de S. João, em 1892, a escola para crianças pobres, dirigida pelas Irmãs Diocesanas. Monsenhor Paiva mandou proceder a grandes reparações na mesma Capela e respectivo adro. Auxiliou quanto pôde a Irmã Wilson e a todas as Irmãs no sentido de amarem verdadeiramente as crianças, transmitindo-lhes a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a vivência da confissão e comunhão frequentes. Dizia: “Todo o bem da Ilha da Madeira, depende das crianças”.

A abertura desta escola deu-se a 4 de Abril de 1927. Iniciou-se assim um Externato misto muito frequentado devido à falta de escolas na época.

Como se fazia sentir a exiguidade de espaço para as aulas, uma grande benfeitora, Senhora D. Augusta Pestana, custeou a ampliação de salas de aula bem como toda a aquisição de material didáctico.

Em 1935, sob a direcção do Rev. Padre João Evangelista Lopes, Digno Coadjutor da Freguesia realizaram-se grandes melhoramentos nesta escola.

Em 1936, começou a funcionar um pequeno Internato Feminino.

Em 1941, a Inspecção-geral do Ensino Particular impôs a escolha de um dos sexos e as Irmãs optaram pelo sexo masculino, em regime externo. Esta opção surgiu a partir da observação que as Irmãs faziam do comportamento dos rapazes da zona, que ocupavam o seu tempo pelas ruas frequentando tabernas e outros lugares menos dignos e impróprios para a sua idade.

Sentindo-se a necessidade da coeducação, em 1982 a escola voltou a ser mista, alargando-se a actividade educativa à Pré-Primária em 1989 e à ocupação de tempos livres (ATL).