A Biblioteca Escolar é essencial para a ampliação e aprofundamento do conhecimento e na promoção social e interpessoal dos alunos. Esta deve ser um espaço agradável, atrativo, de modo a poder cativar os alunos para o mesmo e, simultâneamente, através de formas diversificadas de aprendizagem, desenvolver o gosto pela leitura e criar uma maior afinidade entre os livros e os alunos.

Na Biblioteca pode-se estudar, ler, ver/ouvir histórias, reescrevê-las, criar novas histórias, ou seja, este espaço tem como ponto de partida o livro, que deve ser visto como um amigo, uma fonte de saber e também de prazer.

É através da utilização dos livros, e de todo o trabalho que pode ser feito à sua volta, que se pode promover a interdisciplinariedade de saberes e competências da comunidade escolar, aumentar a capacidade de expressão através da leitura e praticar a leitura como um meio de desenvolver a compreensão na escrita.

Uma vez que os livros e as histórias não devem ser elementos estanques, também na Biblioteca são trabalhadas as dramatizações das mesmas, dando, assim, uma visão mais lúdica da escrita e contribuem para desenvolver as capacidades vocais e corporais das crianças.

Na Biblioteca deve-se valorizar todo o empenho demonstrado pelos alunos, relativamente ao livro e à sua utilização, através da divulgação em exposições temáticas, de trabalhos realizados a partir das leituras efetuadas.

Baú de Leitura

A Biblioteca é também um polo de ligação com outras instituições, nomeadamente com outras escolas, com as quais são feitos intercâmbios, trocadas experiências e vivências, e com outros projetos, como é o caso do "Baú de Leitura", que permite a rotação mensal de livros e materiais didáticos entre escolas, bem como o desenvolvimento de trabalhos conjuntos, como é o caso da "História a várias mãos", que foi criada na EB1/PE da Fonte da Rocha e transformada em poema na nossa escola.

Clique AQUI para visualizar o poema.

Ilha Mágica dos Livros: Visite-nos!

Site biblioteca marinheira

SmoothGallery is not installed on this website, you need to install it manually.

Visit this page to for download link and installation instructions.