Tertúlia: “Uma questão de saúde”
Porque a Escola é também envolver pais/ encarregados de Educação e comunidade, a Eb1/ PE do Rochão convidou o Dr. Marco Freitas, médico ortopedista , a dinamizar uma Tertúlia cujo o tema foi "Uma questão de saúde" . A apresentação foi hoje durante a tarde e o balanço final foi de partilha de informação e troca de saberes.
Agradecemos a sua valiosa prestação na atividade desenvolvida na nossa escola!

A nossa escola

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Rochão situa-se no Sítio do Rochão, freguesia da Camacha, Município de Santa Cruz.

A zona, na qual este estabelecimento de ensino está inserido, é essencialmente agrícola, predominando grande número de árvores de fruto.

Pela sua elevada altitude e relativo afastamento do mar, possui um dos climas mais agrestes das zonas povoadas da Ilha, com invernos muito frios, longos e húmidos, sendo os verões curtos e quentes.

Num passado recente, a atividade económica predominante na vila era a manufatura dos vimes. Atualmente as pessoas empregam-se em trabalhos domésticos, na construção civil, na agricultura, no pequeno comércio (cafés e lojas) e praticam ainda a emigração sazonal.

A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Rochão foi inaugurada no dia 2 de Outubro de 2002, a qual comporta a fusão do núcleo escolar do Ribeiro Serrão.

A escola está equipada com um elevador operacional, uma sala do Pré-Escolar, uma sala de vídeo de apoio ao pré-escolar, duas salas para a componente curricular (turnos da manhã e tarde), duas salas para a realização de atividades relacionadas com as Atividades de Enriquecimento Curricular lecionadas neste mesmo estabelecimento de ensino – Informática, Inglês, Expressão e Educação Musical e Expressão e Educação Plástica e Biblioteca, uma sala para Apoio, uma sala polivalente de música e pequeno ginásio, uma sala de reuniões e um gabinete de direção. As salas têm uma boa iluminação natural. A escola possui ainda uma cozinha devidamente equipada, bem como um amplo refeitório. Também possui  uma casa de banho para o pré-escolar, uma para o pessoal docente e outra com balneário para o pessoal não docente e duas casas de banho para  o 1º ciclo (feminino e masculino).

O espaço exterior, totalmente vedado, é amplo e em boas condições. Deste fazem parte um espaço coberto e um polidesportivo com balneários, onde os alunos podem brincar e ter as suas aulas de Educação Físico-Motora, entre outras atividades promovidas pela escola, tais como o Futsal, o Andebol, Voleibol e o Esgrima.

Sendo uma escola construída de raiz recentemente, está em boas condições encontrando-se todo o material em bom estado.

Direção da escola

Almoço

(12h15 - 12h45h)

Almoço