Escola Básica e Secundária do Porto Moniz
19 de novembro de 2017 ..:: |   A escola » Historial  ::.. Entrar

Historial Minimizar

Este estabelecimento de ensino foi implementado no ano lectivo 1991/92, como anexo da Escola Básica e Secundária Dª Lucinda Andrade, com as suas instalações no edifício pertencente à Escola de 1º Ciclo da Vila do Porto Moniz. Nesta primeira fase, o objectivo da sua criação era o de colmatar a ausência da leccionação do todo o currículo do ensino básico no concelho, pelo que eram leccionados todos os níveis de ensino até ao nono ano de escolaridade.

No ano lectivo seguinte, 1992/93 deixou de ser anexo da Escola Básica e Secundária Dª Lucinda Andrade, passando a ter a designação de Escola Básica do Porto Moniz.

Com a edificação das actuais instalações, inauguradas a 26 de Setembro de 1999, este estabelecimento de ensino passou a ter condições para responder a novos desafios, pelo que deixou de ter na sua oferta educativa a pré-escolar e o 1º Ciclo, oferecendo os restantes anos do ensino básico e deu-se início à leccionação do ensino secundário, com a abertura do 10º ano de escolaridade, passando a designar-se Escola Básica e Secundária do Porto Moniz.

Apesar da constante evolução que tem conhecido, a Escola Básica e Secundária do Porto Moniz, constitui um pequeno estabelecimento de ensino que serve cerca de trezentos alunos, localizado num concelho bastante afectado por fenómenos decorrentes da periodicidade, não apenas em termos geográficos, mas também do ponto de vista económico, social e cultural. Assim, a construção e a implementação de um projecto educativo, numa escola com estas especificidades, acarreta responsabilidades acrescidas, na medida em que constitui uma das instituições de quem se espera o desempenho de um papel primordial no desenvolvimento concelhio.

De acordo com o exposto, o projecto educativo deverá procurar, por um lado, definir a postura da escola no meio em que se insere, não apenas no sentido de dotar os alunos com a formação que lhes permita superar os desafios que se lhe esperam, enquanto activos, como também, procurando constituir-se como um dos motores de inovação do concelho do Porto Moniz.

Evidentemente que a escola para poder estar à altura dos desafios que o meio lhe coloca terá, ela própria, de superar as suas condicionantes internas, enquanto instituição de educação.

Escola_Antiga.jpg

Escola antiga (actual Escola Básica do Primeiro Ciclo do P. Moniz)

Escola_Nova.jpg

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz