Grande Ideia

O concurso ‘Grande Ideia’ é uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Diário de Notícias da Madeira e o Centro Comercial La Vie Funchal, no âmbito da publicação do suplemento mensal ‘Ponto e Vírgula’ (PV).

Regulamento

 

XII Concurso Literário “UM CONTO DE NATAL” 2020

O Concurso Literário “Um Conto de Natal” insere-se no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar e pretende promover a escrita criativa e a criatividade e tem duas modalidades: texto original e desenho.

Regulamento


Anteriores

 

Concurso Banana da Madeira

BANANA DA MADEIRA

O concurso BANANA DA MADEIRA é uma iniciativa promovida pela Escola Secundária de Francisco Franco, no âmbito do curso profissional de Multimédia. Este concurso visa promover e incentivar o desenvolvimento das capacidades criativas de todos os participantes. Assumidamente inspirado no concurso da Sardinha de Lisboa, este consiste em recriar de forma original a tão conhecida silhueta da Banana da Madeira de forma, tema e técnica livre. Tão simples quanto isso! Poderão participar com três criações diferentes.

Regulamento

concursobananadamadeira

 

EnsaioFilosófico ESFF

Ensaio Filosófico

O Concurso de Ensaio Filosófico da Escola Secundária de Francisco Franco tem como finalidade promover o espírito crítico e reflexivo dos alunos sobre questões filosóficas contemporâneas, destinando-se a todos os alunos que frequentam a Escola Secundária Francisco Franco.

Regulamento

1.º Prémio Ensaio Filosófico ESFF

 

Gulbenkian

Quem é Calouste?

Na comemoração dos 150 anos do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação Calouste Gulbenkian lança o concurso “Quem é Calouste?” com o objetivo de dar a conhecer junto dos jovens a figura do seu Fundador. Para o efeito, os jovens de todo o país entre os 15 e os 25 anos de idade são convidados a apresentar, através de manifestações artísticas, as suas interpretações das diferentes fases da vida de Calouste Sarkis Gulbenkian.

Gulbenkian.pt/quemecalouste/

Regulamento

 

Dia de Portugal

Concurso: "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas"

O concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” tem por objetivo associar os alunos do 9º ano de escolaridade e do ensino secundário, dos cursos gerais ou profissionalizantes, às comemorações do dia 10 de junho e destina‑se a premiar os melhores textos individuais, relativos às temáticas evocadas nesta efeméride, escritos por alunos que frequentem qualquer estabelecimento de ensino básico, secundário ou profissional, da rede pública e privada, da Região Autónoma da Madeira.

http://representantedarepublica-madeira.pt/atualidade/concurso

 

CriaPOESIA - Encontro Juvenil do Atlântico

A CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens é uma proposta de intervenção de cariz humanista, abrangendo um universo de centenas de crianças e jovens da Região Autónoma da Madeira, com idades entre os 6 e os 18 anos, desde 2007. No presente ano letivo, promove a 5.ª edição do CriaPOESIA - Encontro Juvenil do Atlântico, nas categorias de Poesia e de Poesia Visual, aberta à participação de jovens que frequentem o 3.º ciclo ou o ensino secundário nos arquipélagos da Madeira, dos Açores, de Cabo Verde ou das Canárias.

 

Inscrição online

Regulamento

CRIAMAR

 


RImando com o Feiticeiro da Calheta

Com a finalidade de fomentar o gosto pela poesia, estimular a criatividade, valorizar a produção literária, fomentar hábitos de escrita e de leitura, premiar a produção de originais de poesia e prestar homenagem ao poeta João Gomes de Sousa, a Delegação Escolar da Calheta em parceria com o CEDECS e a Câmara Municipal da Calheta pretendem instituir o concurso de poesia “RImando com o Feiticeiro da Calheta”.

Regulamento

Anexo 1

Anexo 2

Media@ção

São objetivos do concurso Media@ção contribuir para fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, o uso crítico, responsável e criativo dos media, bem como o exercício da liberdade de expressão.

O concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação PT (FPT) e o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).

Regulamento

 

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2017/2018

A 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura [CNL] vai cumprir-se entre o dia 20 de Novembro de 2017, data oficial de abertura, e o dia 10 de Junho, data de celebração da língua portuguesa.

Regulamento

Imagens Contra a Corrupção

O Concurso desenvolve‐se no quadro dos objetivos gerais do CPC no domínio da prevenção da corrupção e das infrações conexas

O concurso destina-se a turmas ou grupos de alunos do 4º ano do 1º ciclo, dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que frequentam os estabelecimentos de ensino das redes pública ou privada.

Regulamento

Concurso Uma Aventura… Literária 2018

A Editorial Caminho tem o prazer de recordar que está a decorrer o Concurso Uma Aventura… Literária 2017. Este ano, tal como nos anos anteriores, o concurso tem 5 modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História .

O Concurso Uma Aventura… Literária 2018 destina-se a crianças e jovens até aos 18 anos, desde o pré-escolar até ao secundário e o prazo de envio dos trabalhos termina a 16 de fevereiro 2018 (data dos CTT).

A participação tem-se revelado uma boa oportunidade para dar largas à imaginação e ao talento nas diferentes modalidades. Como o empenhamento e êxito dos alunos depende sempre do professor esperamos contar com a sua colaboração. Este ano, à semelhança do que se verificou nos últimos anos, os trabalhos podem ser enviados pelo correio ou através do site Uma Aventura http://uma-aventura.pt.

Se optar pelo envio através do site Uma Aventura a inscrição e envio dos trabalhos devem ser feitos em simultâneo. Para tal, basta dirigir-se ao nosso site fazer o registo e adicionar o/os trabalhos a concurso (ficheiros word .docx ou .doc ou imagem .png ou .jpg). A cada trabalho terá que corresponder um registo de inscrição. Os trabalhos podem ainda ser enviados através do correio (com as fichas de participação devidamente preenchidas), nos moldes habituais, para a seguinte morada:

Concurso Uma Aventura… Literária 2018
Editorial Caminho
Rua Cidade de Córdova n.º 2
2610 - 038 Alfragide

Ficha Inscrição

#grandeideia

O concurso #grandeideia é uma iniciativa promovida pelo Diário de Notícias em articulação com a Secretaria Regional de Educação, no âmbito da publicação do suplemento mensal Ponto e Vírgula.

Este concurso visa promover e incentivar o desenvolvimento das capacidades criadoras de jovens estudantes da Região Autónoma da Madeira.

Regulamento

Suplemento

 

EU REPRESENTO A MINHA HISTÓRIA…

“EU REPRESENTO A MINHA HISTÓRIA…” é o título do Concurso promovido pelo Projeto História da Madeira, tutelado pela Direção Regional de Educação, tendo como objetivo principal a promoção, valorização e o conhecimento da História e Cultura da Região.

É um concurso no âmbito das modalidades de música, dança, vídeo e teatro, direcionado a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira.

Regulamento

 

Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”

Este prémio visa motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas.

Regulamento

 

CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA 2017

O principal objetivo deste Concurso organizado pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., é defender e consolidar a língua portuguesa como expressão universal da nossa cultura e motivar a produção literária.

Concurso Lusófono da Trofa 2017

 TitleModified DateSize
Regulamento07-03-2017480,75 KB
 TitleModified DateSize
Regulamento05-11-20161,09 MB

 

Um conto que contas

O concurso “Um conto que contas” é da responsabilidade de uma Comissão Organizadora em colaboração com a Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática, e com o apoio da Universidade de Évora, do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, da Associação de Matemática Interactiva e Lúdica - AMIL e da Delta Cafés.

Este concurso é aberto à participação de todos os jovens que frequentem escolas públicas e privadas, desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade, e escolas profissionais acreditadas em qualquer modalidade de função com equivalência legal a esses níveis de escolaridade, de todo o país (território nacional português).

 TitleModified DateSize
Regulamento15-10-2016153,21 KB

 

PRÉMIO LITERÁRIO INFANTO-JUVENIL 2016

COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DO FUNCHAL

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Funchal pretende envolver os Estabelecimentos do Ensino Secundário do Concelho do Funchal no Concurso Literário Infanto-Juvenil 2016. Neste sentido, convidamos todos os alunos dos estabelecimentos de ensino secundário a participar nesta iniciativa.

Este Concurso surge como corolário do trabalho desenvolvido no âmbito da promoção e proteção dos direitos e deveres das crianças e jovens. Para além disso, é sabido que os hábitos de leitura e escrita que se criam na infância não mais se perdem ao longo da vida, tornando-se um pilar fundamental do desenvolvimento intelectual, emocional e cultural.

O Prémio de Literatura procura, assim, constituir um contributo relevante para alcançar esses objetivos, nas crianças, nos jovens, nos pais, nos educadores e na sociedade em geral. Ao mesmo tempo, pretende estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura no Funchal.

 TitleModified DateSize
Regulamento11-10-2016335,70 KB

Rua João de Deus, n.º 9
    9054-527 Funchal, Madeira
+351 291 202820
+351 291 230342
geral@esffranco.edu.pt
Secretaria Regional de Educação