O concurso ‘Grande Ideia’ é uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Diário de Notícias da Madeira e o Centro Comercial La Vie Funchal, no âmbito da publicação do suplemento mensal ‘Ponto e Vírgula’ (PV).
Regulamento
A 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura [CNL] realiza-se entre o dia 8 de outubro de 2021, data oficial de abertura, e o dia 4 de junho, dia da grande final.
A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura [CNL] realiza-se entre o dia 1 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 5 de junho, dia da grande final em Oeiras.
O Concurso Literário “Um Conto de Natal” insere-se no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar e pretende promover a escrita criativa e a criatividade e tem duas modalidades: texto original e desenho.
concursobananadamadeira
Gulbenkian.pt/quemecalouste/
http://representantedarepublica-madeira.pt/atualidade/concurso
Inscrição online
CRIAMAR
Com a finalidade de fomentar o gosto pela poesia, estimular a criatividade, valorizar a produção literária, fomentar hábitos de escrita e de leitura, premiar a produção de originais de poesia e prestar homenagem ao poeta João Gomes de Sousa, a Delegação Escolar da Calheta em parceria com o CEDECS e a Câmara Municipal da Calheta pretendem instituir o concurso de poesia “RImando com o Feiticeiro da Calheta”.
Anexo 1
Anexo 2
São objetivos do concurso Media@ção contribuir para fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, o uso crítico, responsável e criativo dos media, bem como o exercício da liberdade de expressão.
O concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação PT (FPT) e o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).
O Concurso desenvolve‐se no quadro dos objetivos gerais do CPC no domínio da prevenção da corrupção e das infrações conexas
O concurso destina-se a turmas ou grupos de alunos do 4º ano do 1º ciclo, dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que frequentam os estabelecimentos de ensino das redes pública ou privada.
A Editorial Caminho tem o prazer de recordar que está a decorrer o Concurso Uma Aventura… Literária 2017. Este ano, tal como nos anos anteriores, o concurso tem 5 modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História .
O Concurso Uma Aventura… Literária 2018 destina-se a crianças e jovens até aos 18 anos, desde o pré-escolar até ao secundário e o prazo de envio dos trabalhos termina a 16 de fevereiro 2018 (data dos CTT).
A participação tem-se revelado uma boa oportunidade para dar largas à imaginação e ao talento nas diferentes modalidades. Como o empenhamento e êxito dos alunos depende sempre do professor esperamos contar com a sua colaboração. Este ano, à semelhança do que se verificou nos últimos anos, os trabalhos podem ser enviados pelo correio ou através do site Uma Aventura http://uma-aventura.pt.
Se optar pelo envio através do site Uma Aventura a inscrição e envio dos trabalhos devem ser feitos em simultâneo. Para tal, basta dirigir-se ao nosso site fazer o registo e adicionar o/os trabalhos a concurso (ficheiros word .docx ou .doc ou imagem .png ou .jpg). A cada trabalho terá que corresponder um registo de inscrição. Os trabalhos podem ainda ser enviados através do correio (com as fichas de participação devidamente preenchidas), nos moldes habituais, para a seguinte morada:
Ficha Inscrição
O concurso #grandeideia é uma iniciativa promovida pelo Diário de Notícias em articulação com a Secretaria Regional de Educação, no âmbito da publicação do suplemento mensal Ponto e Vírgula.
Este concurso visa promover e incentivar o desenvolvimento das capacidades criadoras de jovens estudantes da Região Autónoma da Madeira.
Suplemento
“EU REPRESENTO A MINHA HISTÓRIA…” é o título do Concurso promovido pelo Projeto História da Madeira, tutelado pela Direção Regional de Educação, tendo como objetivo principal a promoção, valorização e o conhecimento da História e Cultura da Região.
É um concurso no âmbito das modalidades de música, dança, vídeo e teatro, direcionado a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira.
Este prémio visa motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas.
Concurso Lusófono da Trofa 2017
O concurso “Um conto que contas” é da responsabilidade de uma Comissão Organizadora em colaboração com a Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática, e com o apoio da Universidade de Évora, do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, da Associação de Matemática Interactiva e Lúdica - AMIL e da Delta Cafés.
Este concurso é aberto à participação de todos os jovens que frequentem escolas públicas e privadas, desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade, e escolas profissionais acreditadas em qualquer modalidade de função com equivalência legal a esses níveis de escolaridade, de todo o país (território nacional português).
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Funchal pretende envolver os Estabelecimentos do Ensino Secundário do Concelho do Funchal no Concurso Literário Infanto-Juvenil 2016. Neste sentido, convidamos todos os alunos dos estabelecimentos de ensino secundário a participar nesta iniciativa.
Este Concurso surge como corolário do trabalho desenvolvido no âmbito da promoção e proteção dos direitos e deveres das crianças e jovens. Para além disso, é sabido que os hábitos de leitura e escrita que se criam na infância não mais se perdem ao longo da vida, tornando-se um pilar fundamental do desenvolvimento intelectual, emocional e cultural.
O Prémio de Literatura procura, assim, constituir um contributo relevante para alcançar esses objetivos, nas crianças, nos jovens, nos pais, nos educadores e na sociedade em geral. Ao mesmo tempo, pretende estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura no Funchal.