Calendário/Horários Minimizar

                                                                                     Plano Ensino à Distância

Calendário Escolar       Horário Pré          Horário 1.º Ano         Horário 2.º Ano     Horário 3.º Ano      Horário 4.º Ano      Plano Ensino à Distância

                 


   Minimizar
- Resumo das medidas para combater a Pandemia (Novembro 2020). - 2 de novembro de 2020

- No seguimento das medidas que têm sido implementadas recentemente, pode aqui encontrar um resumo das medidas para combater a pandemia nos concelhos considerados de Risco elevado e nos demais concelhos com medidas de âmbito nacional. Lembre-se, seja um “Agente de Saúde Pública” e promova boas práticas como higiene das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social!

 ler mais ...

- Atualização Plano de Contingência - 4 de setembro de 2020

 - Tendo em conta o regresso das atividades presenciais dos alunos do pré-escolar, foi atualizado o Plano de Contingência da escola.

 ler mais ...

- Estudar em tempo de Pandemia - Guia. - 19 de abril de 2020

- O isolamento não é estar de férias, mas também não é estar na escola. Implica a adopção de estratégias de adaptação a uma nova realidade, que inclui a participação em aulas, fichas de actividades e trabalhos e projectos à distância.

 ler mais ...

- Plano de ensino à distância. - 18 de abril de 2020

 - Consulte aqui o plano que orienta o ensino à distância neste 3º período.

 ler mais ...

- Viver a Pandemia sem exageros - 26 de março de 2020

- Estratégias que nos permitem regular a ansiedade e combater o medo exagerado do coronavírus.

 ler mais ...

- Recomendações a ter com as Crianças. - 16 de março de 2020

 - Neste período tão difícil, veja aqui algumas recomendações a adotar com as crianças.

 ler mais ...


#Ferramentas  #Ferramentas Minimizar

 


     

         Escola Sagrada Família - Externato

                            Morada: Rua da Igreja n.º 2

                                     9230-100 Santana

                        Telefone: (+351) 291 572 034

                        e-mail: extsfamilia@gmail.com

 Saúde e Atividades Diárias Minimizar

   

   
   Com o início do ano letivo e dadas as características de todo o meio escolar, nomeadamente o agrupamento de pessoas e as características das crianças pequenas, que têm naturalmente maior dificuldade em adotar as medidas de distanciamento e higiene, deverão ser adotadas medidas preventivas por toda a comunidade escolar, afim de evitar a propagação da COVID 19.

  Para o ajudar a entender todas as medidas tomadas no âmbito do combate à pandemia, aqui pode encontrar o Manual das Medidas de Prevenção e Controlo da COVID 19 em Estabelecimentos de Ensino elaborado pela Direção-Geral de Saúde.

   Esta nova realidade coloca nos novos desafios, para os quais estamos todos convocados, porque TODOS SOMOS AGENTES DE SAÚDE PÚBLICA.

 

 

 


 Plano de Contigência: COVID-19 Minimizar

   

    A Escola Sagrada Família - Externato, seguindo as indicações da Direção Geral de Saúde, Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, elaborou um PLANO DE CONTINGÊNCIA onde está descrito todas as medidas a serem tomadas, de forma a habilitar o pessoal docente e não docente, para que estes possam identificar precocemente casos suspeitos de COVID-19 e controlar a transmissão potencial da infeção a outros elementos da nossa comunidade escolar. 

   Com o regresso ao regime presencial por parte dos alunos do pré-escolar, em junho, foi atualizado o Plano de Contingência da escola, para melhor se adequar ao contexto atual e tendo em conta a situação que a Região apresenta, face ao controlo, prevenção e deteção de uma possível infeção na comunidade escolar. E com o início deste ano letivo uma nova atualização foi realizada para melhor prevenir e adequar caso surja um caso suspeito em meio escolar ou em cadeia de transmissão.

 


 #EstudoEmCasa (1ºCiclo) Minimizar

Podes acompanhar o #EstudoEmCasa, nos seguintes canais:             

- TDT –posição 7
- MEO–posição 100
- NOS–posição 18

- https://www.rtp.pt/estudoemcasa 
- App #EstudoEmCasa


 #FicoEmCasa (Pré-Escolar) Minimizar

A RTP 2, transmite os conteúdos direcionados para as crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).

- TDT –posição 2
- MEO–posição 2
- NOS–posição 17
https://media.rtp.pt/zigzag/programas

 


 #FicoEmCasa: Horário Minimizar


 #EstudoEmCasa: Horário Minimizar


 #EstudoEmCasa: Cuidados a ter Minimizar


A Boa Mãe  A Boa Mãe Minimizar

    Mary Jane Wilson nasceu em Hurryhur, Mysore - Índia, a 3 de Outubro de 1840. Seus pais, ingleses, educaram-na na religião anglicana que fervorosamente praticavam. Orfã na infância foi entregue aos cuidados de uma tia, na Inglaterra, que lhe proporcionou esmerada educação.

Na juventude foi assaltada por dúvidas relativas à sua religião que a aproximaram da Igreja Católica. a dificuldade mais resistente, que se referia à presença real de Cristo na Eucaristia, foi vencida graças a uma intervenção particular de Nossa Senhora das Vitórias a 30 de Abril de 1873. A 11 de Maio seguinte recebeu sob condição o Baptismo católico, em Boulongne-Sur-Mer, França.

    A 26 de Maio de 1881 chegou à Ilha da Madeira como enfermeira de uma doente inglesa. Fixando-se no Funchal, dedicou-se à catequese das crianças, aos doentes e à educação da juventude, tendo instituído diversas obras a favor dos pobres: Orfanato, Dispensário, Farmácia e Colégio de S. Jorge.

   A 15 de Janeiro de 1884, com a primeira colaboradora, Amélia Amaro de Sá, fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, tomando o nome de Irmã Maria de S. Francisco. Florescendo esta Congregação no Hospital da Vila de Santa Cruz, por ela restaurado e assistido, dali se expandiu por diversos pontos da Ilha onde abriu escolas promoveu a alfabetização e a cultura, evangelizou e socorreu os pobres.

   Em 1907 a sua caridade foi heroicamente testemunhada quando uma forte epidemia de varíola assolou a região sul da Madeira. Correndo todos os perigos a Irmã Wilson e suas Irmãs socorreram de tal modo os doentes que mereceram na pessoa da Fundadora, a condecoração "Torre e Espada" que lhe foi atribuída pelo rei D. Carlos.

   Em Outubro de 1910, com a revolução republicana, a Congregação foi extinta e a Fundadora, depois de presa, foi expulsa para a Inglaterra. Após um ano de exílio conseguiu regressar e no escondimento reuniu e deu nova vida à Congregação que fundara.

    Em 8 de Maio de 1916 recebeu a aprovação diocesana dos estatutos e a 18 de Outubro do mesmo ano, quando, a pedido do Bispo, lançava as bases de um pré-seminário, faleceu piedosamente no Senhor, aos 76 anos de idade.

   A caridade com que a todos servia e que lhe mereceu, vindo dos pobres, o apelido de "Boa Mãe", era o reflexo da fé profunda com que se abandonava em Deus e da esperança inabalável com que se entregava às suas iniciativas de promoção humana.

   Iluminada pelo seu exemplo, a Congregação por ela fundada conta hoje com a ação das suas Irmãs, não só na Ilha da Madeira, mas também em Portugal Continental e Açores, Moçambique, Inglaterra, Itália, Alemanha, Brasil, África do Sul, Filipinas, Angola, Índia, R. D. do Congo, Timor e Tanzânia.



 Amigos Irmã Wilson Minimizar

"Façamos todo o Bem possível"

     A Associação AIW, pretende intensificar a sua ação social junto dos mais desfavorecidos de bens materiais, culturais e espirituais. Desenvolvendo para tal uma missão social visível e aglutinadora, capaz de envolver todos os intervenientes na promoção dos ideais humano-cristãos.

 


 Província do Coração de Maria Minimizar

"A minha Alma está mergulhada num oceano de paz"   

 

    Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias. Congregação fundada por Mary Jane Wilson, na Ilha da Madeira e em 26 de outubro de 1985 foi criada uma Província ereta canonicamente em Delegacia. A ilha da Madeira e Porto Santo - diocese do Funchal, passa a ser “Província do Coração de Maria”.


 Projeto Social Minimizar

     Desde 11 de Janeiro de 2013 que estamos a realizar recolhas de bens alimentares e a proceder à sua distribuição pelas famílias carenciadas da Região Autónoma da Madeira. Envolva-se e participe neste projeto social, contamos com a sua ajuda e o seu empenho para que juntos possamos ajudar quem mais precisa.

    Contactos:

    Tel: 965063358 / 966258491
    e-mail: aiw@live.com.pt

 


 Origem Minimizar

    Em síntese, a histórica da Província do Coração de Maria, tem a finalidade de dar a conhecer o esforço espiritual e humano das Irmãs, Amigos da Irmã Wilson e de muitos colaboradores, no anúncio do Evangelho aos pobres, pela Palavra e ação caritativa, como outrora fizeram a Irmã Wilson e as primeiras Irmãs em prol da humanidade.

 


 Facebook Escola Sagrada Família - Externato Minimizar


Escola Sagrada Família - Externato