Hoje em dia, a escola é um dos contextos em que convive um número elevado de crianças e jovens, o que torna difícil a tarefa dos educadores de monitorizarem todos os comportamentos e atitudes de um modo eficaz. Provenientes de meios socioeconómicos e culturais distintos, os alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz carregam realidades distintas que podem ser motivo para o aparecimento de situações de carater disruptivo que traduzem dificuldades de relacionamento podendo resultar ainda, em fenómenos de violência e de bullying. Esse facto está cada vez mais evidente no panorama atual do Concelho de Santa Cruz, já que muitas famílias estão afetadas por problemas económicos e sociais que serão possivelmente, as causas de algumas disfunções nas relações interpessoais e no bom ambiente escolar. Para além disto, a EBSS de Santa Cruz tem a exclusividade dos alunos do Lar da Paz que carecem de medidas especificas apesar de todas as condições físicas favoráveis apresentam um quadro emocional bastante frágil.
A complexidade dessa realidade tem interferências nocivas no processo de ensino aprendizagem logo, é fundamental uma profunda revisão da nossa atuação no espaço escolar. É nesse sentido que se coloca a necessidade de uma mudança de paradigma.
Caraterização de cada medida
As medidas que se seguem integram-se na comissão de promoção da disciplina, projeto já existente desde 2014-2015 que abarca também os seguintes eixos:
Mecanismos de deteção de comportamentos indevidos e medidas aplicadas:
- Entrega das participações
- Análise das participações
- Recolha e numeração das participações
- Interação com o DT
- Elaboração da decisão disciplinar (Direção Executivo, DT, Comissão, Jurista)
- Medidas disciplinares corretivas (deve ser comunicada aos pais sendo um aluno menor)
- Medidas disciplinares sancionatórias (Art.º28º)
Base de dados
- Recolha e tratamento de dados
- Análise da Estatística
- Estrutura da base dados para alojamento no site da escola
Gabinete de promoção da disciplina
- Operacionalização de algumas intervenções individualizadas com alunos com comportamentos indevidos no contexto de sala de aula
- Reuniões com Diretores de Turma, Encarregados de Educação e Conselho Executivo
Medida de dimensão pedagógica-relacional
Medida de acompanhamento individual dos casos mais graves de comportamentos indevidos com especial incidência no 3ºciclo
Medida de Intervenção, supervisão, valorização e dinamização de espaços
Espaços de participação e reflexão comunitária