Carnaval Escola Bartolomeu
Minimizar

 Regional de Goallball Escolar
Minimizar

No passado dia 18 de janeiro, quarta-feira, realizou-se na escola Bartolomeu Perestrelo uma atividade para o apuramento Regional de Goallball Escolar, dinamizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar.

A nossa escola participou com uma equipa formada por 7 alunos da turma 7.º4 e os professores Cristina Pereira e Jorge Silva, do núcleo das Atividades Motoras Adaptadas, prestaram todo o apoio necessário. A nossa escola participou em quatro jogos e obteve quatro vitórias. Excelente prestação. 

 

 

 FELIZ NATAL!
Minimizar

 Corta-Mato Escolar 2022
Minimizar

Irá realizar-se amanhã, dia 15 de dezembro, entre as 8h30 e as 12h30, o Corta-Mato Escolar Bartolomeu Perestrelo.

 Festa de Natal - 2022
Minimizar

 Alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo no Programa Erasmus + em Cagliari, Itália
Minimizar

Entre os dias 6 e 13 de novembro, duas professoras e cinco alunos da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, participaram na terceira mobilidade do projeto R.E.A.D.Y. (Read, Enjoy and Develop Yourself), que se realizou em Cagliari, capital da ilha de Sardenha (Itália).

O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã IPSS Sandro Pertini (Istituto Professionale per i Servizi Socio Sanitari “Sandro Pertini”, foi sobretudo debater o cyberbullying e explorar os seus efeitos no cérebro humano, procurando melhorar o comportamento.

No primeiro dia, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas e dar a conhecer os países donde eram provenientes, nomeadamente Turquia, Noruega, Letónia e Hungria. Os alunos italianos fizeram uma apresentação sobre a sua ilha e sobre a sua escola, facultando uma calorosa receção.

De seguida, todos os intervenientes no projeto tiveram a possibilidade de conhecer Il Castello, um dos quatro bairros históricos da cidade, localizado numa colina, a qual oferece uma vista magnífica ao longo do percurso entre muralhas.

No segundo dia, todos os alunos provenientes dos países parceiros rumaram a Su Nuraxi, em Buramini, o qual constitui um complexo arqueológico classificado como Património Mundial da UNESCO. Com a colaboração de um guia, todos ficaram a conhecer o Nuraghe (torre fortaleza que data da Idade do Bronze e da civilização Nuráguica), sendo permitido visitar o seu interior e explorar as salas que o compunham.

No dia nove de novembro, foram criadas equipas, constituídas pelos alunos de diferentes nacionalidades, que se dirigiram a diferentes locais da cidade, sendo que os seus guias foram alunos e professores italianos. Durante a tarde, decorreu um workshop intitulado: “Improving health behavour by exploring its effects on human brain through reading and discovering how Cyberbullying works and affects our brain”, dinamizado pela professora Francesca Cadeddu. Este workshop culminou com a realização de trabalhos de grupo e a apresentação dos mesmos.

No dia dez, todos rumaram à Costa Inglesiente. A estrada costeira permite desfrutar de uma vista magnífica do mar Mediterâneo e das montanhas. Esta viagem culmina com a vista deslumbrante da pedra Pan di Zucchero, que recebeu este nome por se assemelhar ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Neste penhasco, encontra-se uma mina histórica: Porto Flavia, a qual foi visitada com a colaboração de um guia.

Após esta aventura, seguiu-se a visita ao Museu Arqueológico Ferruccio Barreca, em Sant` Antioco, o qual se divide em catorze secções.

No último dia, os alunos puderam descontrair e conviver na praia de Poetto. Após o contacto com o Mar Mediterrâneo, todos os elementos das diferentes comitivas dirigiram-se à escola, onde decorreu a cerimónia de encerramento. Esta incluiu a entrega dos certificados de participação na mobilidade e um jantar com as comidas típicas de Sardenha.

Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.

 

 

 Observação do céu noturno
Minimizar

O Grupo de Físico-Química da Escola Bartolomeu Perestrelo, está a organizar na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, pelas 20h30min, uma atividade no Observatório de Astronomia do Pico do Areeiro!

A realização da atividade depende das condições meteorológicas (na manhã do dia 4, confirmaremos nas salas das turmas de 7º ano!).

 

Nota: Devido às más condições atmosféricas no Pico do Areeiro, foi cancelada a atividade.

 Alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo no Programa Erasmus + na Alemanha
Minimizar

Entre os dias 22 e 28 de outubro, dois professores e quatro alunos da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, participaram na terceira mobilidade do projeto STORM, (Smart Teens One Ready Mission), que se realizou em Eggenfelden – Baviera, Alemanha.

O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã Escola Karl-von-Closen-Gymnasium, foi sobretudo analisar os efeitos das alterações climáticas.

No primeiro dia, durante a estadia na Alemanha, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas assim como os trabalhos relativos aos efeitos das alterações climáticas nos países de origem. Na parte da tarde, foi possível fazer uma visita à cidade anfitriã e conhecer os seus monumentos históricos.

No segundo dia foram criadas equipas de trabalho, constituídas por alunos de diferentes nacionalidades, que tinham a tarefa de fazer propostas na área da reciclagem, reutilização e redução.

Enquanto esta atividade decorria, os professores participaram num workshop na área do projeto Eco-escolas e do projeto K.I.D.Z 21 dinamizado pelo professor Matthias Rockl. A parte da tarde, ficou marcada por uma visita à floresta de Burgenwald.

No terceiro dia da mobilidade, realizaram uma visita à cidade de Burghausen, cidade esta que faz fronteira com a Áustria e que tem como um dos polos de atração o castelo com 1051m de comprimento.

No último dia da mobilidade foi marcado por uma visita à cidade de Passau, também conhecida com a "Cidade dos Três Rios", porque é nesta cidade que se cruzam o rio Danúbio o rio Inn (do sul) e Ilz (do norte, vindo da Floresta Bávara).

Neste dia, decorreu ainda a cerimónia de entrega dos certificados de participação.

Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, nomeadamente a Alemanha, Turquia, Roménia, Islândia   e Suécia, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.

 

 Projeto Erasmus + SCORE leva “Bartolomeu Perestrelo” a Espanha (Tenerife)
Minimizar

     

Entre os dias 15 e 22 de Outubro deste ano letivo, um grupo de 3 alunos e 2 professores da EB com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, no âmbito do Projeto Erasmus + SCORE (Six Colours of the Rainbow in Europe), mobilizaram-se para a Espanha, mais concretamente para Tenerife (Guia de Isora), nas Ilhas Canárias. Fomos recebidos pelos colegas anfitriões espanhóis e a nós juntaram-se os grupos da Turquia, Roménia e Itália. Nesta mobilidade, foi-nos dada, também, a oportunidade de conhecer Tenerife, na sua grandiosidade histórica, mas foi em Guia de Isora, localizada no sul de Tenerife que foram apresentados os trabalhos realizados pelos colegas dos outros países sob o tema: o meio ambiente e alterações climáticas. 

No primeiro dia de trabalho, as escolas participantes do projeto realizaram uma apresentação, em forma de vídeo, com o slogan sobre o tema do projeto e decoraram guarda-chuvas, que ficaram expostos na escola anfitriã.

O grupo teve oportunidade de conhecer a estação meteorológica da cidade, onde observou como se analisam os elementos climáticos, tendo também conhecido o impacto das alterações climáticas na região a nível da temperatura e precipitação.

Consideramos que os Projetos Erasmus tornam possível para nós, que neles nos envolvemos, o que nos parece impossível: conhecer sítios e pessoas de diversas culturas, dando-nos a capacidade de fazermos novos contactos, surgindo novas amizades que se prolongam no tempo.

 Projeto Erasmus + LUNNI leva “Bartolomeu Perestrelo” a Itália
Minimizar

         Entre os dias 1 e 7 de Outubro deste ano letivo, um grupo de 4 alunas e 2 professoras da EB com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, no âmbito do Projeto Erasmus + LUNNI (Nature-National Identity-International Heritage), mobilizaram-se para a Itália, mais concretamente para S. Nicandro Garganico. Fomos recebidos pelos colegas anfitriões italianos e a nós juntaram-se os grupos da Turquia, Eslovénia e Alemanha. Nesta mobilidade, foi-nos dada, também, a oportunidade de conhecer Roma, na sua grandiosidade histórica e arquitetónico, mas foi em S. Nicandro Garganico, localizada no sudeste de Itália que foram apresentados os trabalhos realizados pelos colegas dos outros países sob o tema: We destroy Sociery if, we destroy Nature. Consideramos que os Projetos Erasmus tornam possível para nós, que neles nos envolvemos, o que nos parece impossível: conhecer sítios e pessoas de diversas culturas, dando-nos a capacidade de fazermos novos contactos, surgindo novas amizades que se prolongam no tempo.

      

 

 

 Dia Mundial da Alimentação
Minimizar

Entre os dias 10 e 21 de outubro, a Escola Bartolomeu Perestrelo celebra o Dia Mundial da Alimentação.

 O Dia Europeu das Línguas na Bartolomeu
Minimizar

O dia 26 de setembro é um dia especial para comemorar, para aprender línguas novas, descobrir novas culturas e fazer amigos. E, hoje, até tivemos a oportunidade de ir até à Sala dos Professores da nossa Escola.

Foi com grande responsabilidade e acanhamento que nos dirigimos para a Sala dos Professores para lermos e falarmos em várias línguas. Foi uma experiência diferente, estávamos ansiosos, curiosos, mas foi muito agradável e positivo. Todos tivemos a oportunidade de participar. Gostámos de ouvir os vários colegas a lerem na sua língua e toda a gente esteve muito bem.

Também sabemos que este dia é assinalado nas redes sociais, nas escolas, nas instituições, nos telejornais de vários países e para nós foi muito importante captarmos o nosso momento único com fotos e dois vídeos.

Queremos agradecer aos professores que estiveram connosco e um obrigado muito particular à Presidente do Conselho Executivo que teve a amabilidade de nos ouvir.

 

Descobrimos, aprendemos e partilhámos e foi muito bom.

 

Texto coletivo dos alunos de PLNM

 

Vídeo - O Dia Europeu das Línguas na Bartolomeu

 ABERTURA DO ANO LETIVO 2022/2023
Minimizar

Receção_Novos Alunos  

 

Receção aos novos alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo, dando-lhes as boas-vindas, não esquecendo que "Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas./ É também aprender a ser livres sem ideias tolas./ Ler um livro é importante, às vezes, urgente./ Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente./ É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar..." 🍀
Ary dos Santos
 

MUITO OBRIGADO a estes meninos de ouro que passaram pela Bartolomeu!❤
 

Vídeo1_Receção Alunos 5º ano

Vídeo2_Receção Alunos 5º Ano

 

  CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

 

PRÉ-ESCOLAR e 1.º CICLO

Data

Hora

Atividade

 

05/09/2022

2.ª Feira

10:00

Reunião de docentes de Pré escolar e 1º ciclo.

17:00

Reunião com os Encarregados de Educação do Pré-escolar.

 

06/09/2022

3.ª Feira

 

Início das atividades letivas para todos os alunos do Pré-escolar.

 

 

DATA

VISITA À ESCOLA

1.º CICLO

2.º CICLO

 

 

 

 

 

 

09/09/2022

6.ª Feira

 

Sessão de Boas vindas aos alunos e Encarregados de Educação do 1º Ano, no Auditório.

Apresentação do novo Conselho Executivo e Professores Titulares de Turma, seguida de visita à escola, para os alunos e Encarregados de Educação do 1.º ano, de acordo com o seguinte horário:

 

Hora

Turmas

14:30

1.º 1

1.º 2

2.º 1

2.º 2

 

 

15:30

3.º 1

3.º 2

4.º 1

4.º 2

 

Sessão de Boas vindas aos alunos e Encarregados de Educação do 5.º Ano no Auditório.

Apresentação do novo Conselho Executivo e Professores Diretores de Turma, seguida de visita à escola, de acordo com o seguinte horário:

 

 

Hora

Turmas

9:30

às 10:30

5.º 1*

5.º 2*

11:00

às 12:00

5.º 3*

5.º 4*

 

* Inclui apresentação do Projeto Manuais Digitais pela Coordenadora do Projeto na escola.

 

 

2.º E 3.º CICLO

Data

Hora

Atividade

 

 

07/09/2022

4.ª Feira

09h30

Reunião do Conselho Pedagógico.

11:30

Reunião de Coordenação dos DT- 2.º e 3º ciclo

 

15:00

Reunião geral de professores/Receção de Boas Vindas: Lanche-convívio

 

08/09/2022

5.ª Feira

 

Reuniões dos Conselhos de Turma do 5.º e do 7.º ano para a caraterização das turmas, na presença dos docentes do Ensino Especial e Professores coadjuvantes.

 

09/09/2022

6.ª Feira

 

Continuação das reuniões dos Conselhos de Turma do 7.º ano para a caraterização das turmas, na presença dos docentes do Ensino Especial e Professores coadjuvantes.

 

12/09/2022

2.ª Feira

Início das atividades letivas do 2.º e 3.º ciclos.

 

 

 

 

Funchal, 24 de agosto de 2022

 

O Conselho Executivo

 Tomada de posse do Orgão de Gestão para o Quadriénio 2022/2026

O atual Conselho Executivo, constituído por:

Presidente – Ana Paula Viveiros Cardoso

Vice-presidente – Ana Freire

Vice- Presidente- Dina Nóia

Pretende ser uma equipa motivada, coesa com capacidade de comunicação que pretende apostar num diálogo permanente com todos os elementos que constituem a nossa Comunidade Educativa. O nosso propósito é manter um ambiente escolar pautado pelo respeito, pela cordialidade, pela entreajuda, pelo trabalho colaborativo, para que os seus membros se sintam valorizados no esforço e no trabalho que desenvolvem diariamente. Faremos das relações humanas o elemento aglutinador da nossa prática no dia a dia, pois acreditamos numa escola onde todos possam sentir-se felizes. Consideramos que as relações humanas são o elemento aglutinador e empreendedor dos grandes desafios que a Escola nos apresenta. Pretende-se que Alunos, Pessoal Docente e Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade Educativa estejam sempre na linha da frente, fomentando e preconizando laços afetivos, na procura incessante do sucesso educativo e na realização pessoal dos nossos alunos.

A Presidente do Conselho Executivo

Ana Paula Viveiros Cardoso

 

 

 Provas de Equivalência à Frequência

Provas de equivalência à frequência do 3.º Ciclo - 1.ª Fase:

Prova

Data/Hora

24 - TIC

24-06-2022 às 09h30m

31 - Educação Tecnológica

24-06-2022 às 14h30m

11 - Físico-química

27-06-2022 às 09h30m (escrita) e 10h30m (prática)

21 - Inglês

28-06-2022 às 09h30m (escrita) e 11h30m (oral)

18 - Geografia

29-06-2022 às 09h30m

10 - Ciências Naturais

30-06-2022 às 09h30m (teórica) e 10h30m (prática)

19 - História

04-07-2022 às 09h30m

16 - Francês

05-07-2022 às 09h30m (escrita) e 11h30m (oral)

14 - Educação Visual

06-07-2022 às 09h30m 

96 - Cidadania e Desenvolvimento

07-07-2022 às 09h30m

26 - Educação Física

08-07-2022 às 09h30m

 Provas Finais 2022

9.º ANO

A conceção das provas de avaliação externa para o ano letivo 2021/2022 é da responsabilidade do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE), de acordo com a legislação em vigor.

Despacho Normativo n.º 7-A/2022 determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico para o ano letivo de 2021-2022.

Decreto-Lei n.º 27-B/2022, de 23 de março, estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico.

 Prova

1.ª Fase

PLNM (93) (94)

Componente de produção e interação orais

17 de junho às 9h30

17 de junho a 6 de julho

Matemática (92)

   21 de junho às 9h30

Português (91)

23 de junho às 9h30

     

 Afixação das pautas:

  •  1.ª fase 11 de julho

 

 Provas de Aferição 2022

 

Provas de Aferição:

Ano

Prova

Turma

Calendarização

2.º ano

Educação Artística - Música, Teatro e Dança (27)

2.º1

11 de maio às 09h00

2.º2

11 de maio às 14h00

Educação Artística – Artes Visuais (27)

2.º1

11 de maio às 11h00

2.º2

11 de maio às 16h00

Educação Física (28)

2.º1

04 de maio às 09h00

2.º2

04 de maio às 11h00

Português e Estudo do Meio (25)

2.º1 e 2.º2

15 de junho às 10h00

Matemática e Estudo do Meio (26)

2.º1 e 2.º2

20 de junho às 10h00

5.º ano

Educação Visual e Educação Tecnológica (53)

5.º1

19 de maio às 09h45

5.º2

23 de maio às 09h45

5.º3

20 de maio às 09h45

5.º4

18 de maio às 09h45

5.º5

17 de maio às 09h45

Matemática e Ciências Naturais (58)

Todas

3 de junho às 11h30

8.º ano

Educação Física (84)

 

8.º1

25 de maio às 09h00

26 de maio às 13h30

8.º2

25 de maio às 12h00

26 de maio às 15h00

8.º3

24 de maio às 09h00

26 de maio às 10h30

8.º4

25 de maio às 10h30

26 de maio às 16h30

8.º5

24 de maio às 10h30

26 de maio às 12h00

8.º6

24 de maio às 12h00

 

26 de maio às 09h00

Português (85)

Todas

3 de junho às 9h30

História e Geografia (87)

Todas

8 de junho às 9h30

 Páscoa 2022

 Testagem COVID-19

31/01/2022

No seguimento das deliberações tomadas em reunião extraordinária do Conselho do Governo Regional da RAM, do dia 31 de janeiro, para as novas regras no combate à pandemia, a nossa escola não irá continuar a realizar a testagem semanal à COVID-19 do seu pessoal docente e não docente bem como de todos os seus alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade.

Deste modo, a testagem agendada para o dia de amanhã (terça feira, 1 de fevereiro) não se irá realizar.

 

07/01/2022

 No seguimento da prática regular de testagem, a nossa escola irá continuar a realizar a testagem semanal ao pessoal docente e não docente bem como de todos os seus alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade (que tenham a anuência dos respetivos encarregados de educação). A testagem COVID-19, com teste TRAg, será realizada no piso 0 (próximo das mesas de ténis de mesa) à terça-feira.

As crianças do pré-escolar (a partir dos 5 anos) e os alunos do 1.º Ciclo serão testados no próximo dia 13 de Janeiro, através de teste RT PCR SARS-COV-2 a partir da recolha de amostra de saliva.

02/01/2022

Na sequência das resoluções do Conselho do Governo da RAM, de 29 de dezembro, vimos por este meio informar que:

- No âmbito da contenção e controle da pandemia causada pela doença COVID-19 e face à necessidade de garantir a maior segurança, e no seguimento da prática regular de testagem, a nossa escola irá continuar a realizar a testagem semanal do seu pessoal docente e não docente bem como de todos os seus alunos com idade igual ou superior a 12 anos (que tenham a anuência dos respetivos encarregados de educação).

- A testagem COVID-19, com teste TRAg, será realizada todas as terças-feiras entre as 9h00 e as 13h00.

- Relembramos que cada cidadão apenas tem direito a realizar gratuitamente um teste rápido a cada sete dias.

- Apelamos a toda a comunidade escolar para a importância da vacinação e testagem como medidas de promoção e salvaguarda da saúde pública da população na contenção da pandemia.

NOTA:

Todo o pessoal docente, não docente e alunos deverá fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão.

O Conselho Executivo

 Bom Natal

Desejamos a toda a Comunidade Educativa da nossa escola um Feliz Natal!

 Evento - Circo de Natal 2021

16/12/2021 (atualização)

É com muito gosto que Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa Escola informa que se mantém a sessão do Circo Mundial no dia 17 pelas 15h e que, para quem for mais oportuno, poderá frequentar a sessão do dia 18 pelas 18h ao invés da do dia 17.

Para todos os que compraram bilhetes, e nenhum dos dias é favorável, poderá participar em qualquer outra sessão aberta ao público em geral. Informamos ainda que a venda de bilhetes estará disponível até dia 17 às 14h no PBX da Escola Bartolomeu Perestrelo, a um custo unitário de 5 euros.

A APEBP deseja, a todas as pessoas que compraram bilhetes, uma sessão de circo bem animada e prazerosa. A todos no geral desejamos um Santo e Feliz Natal. 

 

 

15/12/2021 

Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa Escola informa, dado o baixo número de vendas de bilhetes para a sessão de circo do dia 17 às 15h, que surgiu a oportunidade de venda de bilhetes para sábado, dia 18, pelas 18h.

Assim sendo, pedimos a todas as pessoas que compraram os bilhetes para a sexta feira que aguardem por novas informações até sexta feira de manhã, pois caso a venda não atinja o número mínimo para abrir a sessão, a mesma ficará sem efeito, sendo que, nesse caso, todas essas pessoas poderão frequentar a sessão de sábado, ou de outro dia que seja oportuno.

Relembramos que o valor de cada bilhete é 5 euros, sendo que as crianças menores de 4 anos não pagam. E que os bilhetes encontram-se à venda no PBX da Escola Bartolomeu Perestrelo até sexta feira pelas 14h.

 

Qualquer dúvida poderão enviar email diretamente para a APEBP: geral.apebp@gmail.com

 

05/12/2021

Numa iniciativa da