Canal de Denúncias
Minimizar

canal denuncias

 Revista Bartolomeu
Minimizar
Edição N.º 31 Fevereiro 2024
 Novo Site da Escola
Minimizar

Informamos que já se encontra disponível o novo site da escola. 

Disponibilizamos abaixo o link para o site:

https://ebbp.pt/

 

 Programa XV Semana da Saúde
Minimizar

 

 Orçamento Participativo da CMF
Minimizar
"A escola Bartolomeu Perestrelo recebeu, hoje, 19 de janeiro, o 2ºlugar na categoria Educação,   no Orçamento Participativo da CMF.
 O Projeto Passos para a Igualdade, consiste na instalação de pisos tácteis para melhorar a acessibilidade dos alunos cegos e de baixa visão que frequentam este estabelecimento de ensino. A escola agradece a todos aqueles que contribuíram com o seu voto para esta causa."
 
 
 Nota de Falecimento
Minimizar
Nota de falecimento

É com profundo pesar que informamos o falecimento, durante a madrugada de ontem, da professora deste estabelecimento de ensino, Teresa Catarina Jesus Cassiano.
A Escola Bartolomeu Perestrelo congratula-se por ter sempre podido contar, durante longo tempo, com o seu empenho e dedicação profissional, junto dos seus alunos e colegas. 
Aos seus familiares e amigos apresentamos as nossas sentidas condolências.

O funeral será realizado amanhã, dia 23 de dezembro,  pelas 10 horas, no cemitério de São Martinho, com missa de "corpo presente", seguido de cremação. 

Descanse em Paz, Teresa!
 Trabalhos efetuados nas aulas de matemática
Minimizar

Trabalhos efetuados nas aulas de matemática com as turmas 1, 2 e 5 do 6.º ano, utilizando o scratch:

 

 Ação de Sensibilização sobre o Autismo
Minimizar

Estimada Comunidade Escolar

O grupo da Educação Especial da EB/PE Bartolomeu Perestrelo, ao longo mês de dezembro, irá promover um conjunto de ações de sensibilização sobre a deficiência.  

Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar como público especial nesta importante ação de sensibilização sobre o Autismo, que será realizada no dia 5 de dezembro, às 18h30, no auditório da Escola. 

Esta iniciativa visa promover a compreensão e aceitação do Autismo, fornecendo informações valiosas sobre este espectro. 

Agradecemos a presença, 

Saudações 

 Ucrânia com amor
Minimizar

 Dia Mundial da Alimentação
Minimizar

 

 Informações - Início do Ano Letivo 2023/24
Minimizar

 ABERTURA DO ANO LETIVO 2023/2024_CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Minimizar

 

 Turmas do 2.° ciclo terão aulas no turno da manhã
Minimizar

Informamos a Comunidade Escolar que, no próximo ano letivo, todas as turmas do 2.° ciclo terão aulas no turno da manhã, havendo um dia em turno contrário para complemento das atividades letivas. 

As atividades extra-curriculares serão também em turno contrário, no sentido de os alunos se poderem inscrever na atividade pretendida.

O 3.° ciclo funcionará como funcionou durante este ano letivo:  com dois turnos.

 

Aproveitamos para desejar a todos umas excelentes férias!

 

 Horário dos apoios para 2ªfase das provas finais
Minimizar

 

 Manuais Escolares - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos - 2023-2024
Minimizar
A Escola continuará a integrar o projeto dos Manuais Digitais da RAM para todas as turmas do 5.º ao 9.º Ano (todos os manuais serão facultados gratuitamente em formato digital, num tablet, no início do ano letivo).
 
 
 
 Matrículas dos alunos do 1.º e do 5.º ano - 2023/2024
Minimizar

 

 Matrículas 1º Ano - 2023/2024
Minimizar

 

 Matrículas 5º Ano - 2023/2024
Minimizar

 

 Festa de encerramento ano letivo 2022/23
Minimizar

 

 Cartaz da Festa de Final de Ano Letivo
Minimizar

 Festa do Desporto Escolar 2022/23
Minimizar

 

 II Encontro de Escolas Arthemis+ Madeira
Minimizar
"No dia 2 de junho, a turma do 7.º 8 participou no II Encontro de Escolas Arthemis+ Madeira, realizado na Escola Horácio Bento de Gouveia. Apresentaram os trabalhos sobre Violência no Namoro e Racismo e Xenofobia, elaborados nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
Agradecimento à técnica da UMAR, Carina Jasmins pelo trabalho realizado com a turma e ao professor Sérgio Amaral que a acompanhou."
 
 
 Comunicado - Condições Climatéricas
Minimizar

As escolas da ilha da Madeira vão estar encerradas no dia de amanhã (06/06/2023), acabou de anunciar Jorge Carvalho.

O secretário regional de Educação justificou a decisão com o facto de estar previso um "período crítico" entre as 6 e as 9 horas da manhã, período em que muitos encarregados de educação estão a caminho das escolas para deixar os seus filhos.

O encerramento aplica-se a todas as escolas da ilha da Madeira e a todos os níveis de ensino. A tutela não se responsabiliza por justificações para os pais que não tenham com quem deixar as crianças, apontando que "todos nós temos situações imponderáveis" que impedem qualquer pessoa de se apresentar no trabalho.

Em causa estão cerca de 40 mil alunos que vão ficar em casa no dia de amanhã, voltando tudo à normalidade na próxima quarta-feira. "A segurança desta massa humana", que inclui também 6 mil professores e outros 4 mil funcionários foi o que mais pesou na decisão de encerramento, apontou Jorge Carvalho.

Para amanhã estava marcada a prova de aferição de História e Geografia, para os alunos do 5º ano, que não será realizada.

 

 Condições Climatéricas
Minimizar

Boa noite,

Amanhã as escolas abrem e funcionarão normalmente (as medidas que se justificarem serão adotadas ao longo do dia e face à avaliação da situação que forem feitas).

Apenas foram canceladas, as atividades de enriquecimento do currículo: (Escolartes, desporto escolar e afins).

 

 "Recital Festa da Poesia" - Clube da Poesia - Ler com Amor 23.05.2023
Minimizar

 

 Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito 2021-22
Minimizar

Cerimónia de entrega de Prémios de Mérito

          A entrega dos prémios de mérito aos alunos que se destacaram no ano letivo transato, pela excelência do trabalho desenvolvido, decorreu no dia 17 de maio, na nossa escola. Estiveram presentes os encarregados de educação dos alunos homenageados, numa cerimónia que contou com a participação do Secretário Regional de Educação, Dr. Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes e do Presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Dr. Pedro Araújo e dos elementos do orgão de gestão da nossa Escola.

Segundo a Presidente do Conselho Executivo, “este é o momento de reconhecer e homenagear o esforço e as conquistas destes estudantes que se destacaram no ano letivo 2021-22. O prémio de mérito escolar é uma oportunidade para valorizar a dedicação, o talento e o compromisso dos alunos quer no estudo, assim como no seu desenvolvimento pessoal. E é muito gratificante ver que este trabalho só faz sentido quando resulta de um esforço conjunto: alunos, professores e encarregados de Educação. Acreditamos que os alunos hoje premiados, representam um exemplo inspirador para todos os demais estudantes.”

Parabéns aos alunos e aos seus encarregados de educação pelo sucesso alcançado!

 

 Desporto Escolar - Econáutica
Minimizar

 

 Núcleo das Atividades Motoras Adaptadas da Escola Bartolomeu Perestrelo
Minimizar

O núcleo das Atividades Motoras Adaptadas da escola Bartolomeu Perestrelo, iniciou o primeiro dia de aulas do terceiro período, participando numa atividade de golfe, no turno da manhã, no Santo da Serra, dinamizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar. Participaram nesta atividade 5 alunos deste núcleo que se fizeram acompanhar pelos professores Cristina Pereira e Jorge Silva.

 

 PROVAS DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2022/23
Minimizar

 

 "Campanha Eu Sou"!
Minimizar

 "O grupo da Educação Especial, da Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, lançou a Campanha Eu sou! Esta campanha tem como desiderato o combate contra a discriminação de pessoas com necessidades especiais. 

  Deu-se rosto a um conjunto de figuras públicas e menos públicas, que além das suas necessidades específicas, possuem um conjunto de qualidades que devem ser elevadas. 

  Esta campanha acrescenta mais um ponto final na discriminação e na estigmatização, das nossas crianças e alunos."

 

 XIV Semana da Saúde
Minimizar

 

 



 Torneio Basquetebol na Cidade
Minimizar

A Escola Básica com Pré Escolar Bartolomeu Perestrelo participou no Torneio Basquetebol na Cidade, nos dias 8 e 9 de março, que se realizou na Praça do Povo, Cais 8, Heliporto e Centro do Funchal.

A participação neste torneio começou na quarta-feira, com um grupo de 24 alunos da Pré, do 1.º e 2.º anos acompanhados pelo professor Francisco Figueiredo.

Já na quinta-feira participaram no Torneio Escolar 3x3, 54 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, dos quais 17 alunos realizaram funções de arbitragem. Estes alunos foram acompanhados pelos professores Pedro Granja, Paula Fagundes, Sofia Ferreira e Francisco Luís.

Ao longo destes dias, os alunos  participaram em jogos de Basquetebol, na variante 3x3, em skills de Basquetebol, na magia do primeiro cesto, nos insufláveis e numa prova de Orientação pelas ruas da cidade do Funchal. 

Os nossos alunos vivenciaram grandes momentos lúdicos e de competição saudável, tendo conseguido em dois escalões chegar ao pódio. Duas equipas da nossa escola ficaram em segundo lugar, sendo uma a de Infantis femininos e outra a de Iniciados masculinos. Todos os nossos árbitros foram premiados com uma medalha, como forma de agradecimento e participação responsável, nesta atividade.

 

 

 

 

 

 

 Circuito Gímnico - Complexo Desportivo do Nacional
Minimizar

No passado dia 15 de fevereiro, um grupo de alunos das turmas de 4.º ano, da escola Bartolomeu Perestrelo participou no Circuito Gímnico, que decorreu no complexo desportivo do Nacional. Esta atividade foi dinamizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar e contou com a participação de 16 alunos que foram acompanhados pelo professor Francisco Figueiredo.

 Desporto Escolar - Núcleo das Atividades Motoras Adaptadas
Minimizar

No dia 8 de fevereiro, o Núcleo das Atividades Motoras Adaptadas da Escola Bartolomeu Perestrelo participou com um grupo de 10 alunos, dos vários ciclos de ensino, nas Multiatividades Desportivas, no Parque Desportivo de Água de Pena. Estas atividades foram promovidas pela Direção de Serviços do Desporto Escolar e os alunos foram acompanhados pelo professores Cristina Pereira e Jorge Silva.


 Desporto Escolar - 1º Ciclo
Minimizar

Um grupo de 15 alunos do 1º ciclo, da Escola Bartolomeu Perestrelo, acompanhados pelo professor Jorge Silva, participou no passado dia 7 de fevereiro, numa atividade organizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar. Esta atividade incluiu modalidades tais como o Futebol, Ténis e Xadrez e realizou-se no estádio de Câmara de Lobos.

 

 Carnaval Escola Bartolomeu
Minimizar

 Regional de Goallball Escolar
Minimizar

No passado dia 18 de janeiro, quarta-feira, realizou-se na escola Bartolomeu Perestrelo uma atividade para o apuramento Regional de Goallball Escolar, dinamizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar.

A nossa escola participou com uma equipa formada por 7 alunos da turma 7.º4 e os professores Cristina Pereira e Jorge Silva, do núcleo das Atividades Motoras Adaptadas, prestaram todo o apoio necessário. A nossa escola participou em quatro jogos e obteve quatro vitórias. Excelente prestação. 

 

 

 FELIZ NATAL!
Minimizar

 Corta-Mato Escolar 2022
Minimizar

Irá realizar-se amanhã, dia 15 de dezembro, entre as 8h30 e as 12h30, o Corta-Mato Escolar Bartolomeu Perestrelo.

 Festa de Natal - 2022
Minimizar

 Alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo no Programa Erasmus + em Cagliari, Itália
Minimizar

Entre os dias 6 e 13 de novembro, duas professoras e cinco alunos da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, participaram na terceira mobilidade do projeto R.E.A.D.Y. (Read, Enjoy and Develop Yourself), que se realizou em Cagliari, capital da ilha de Sardenha (Itália).

O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã IPSS Sandro Pertini (Istituto Professionale per i Servizi Socio Sanitari “Sandro Pertini”, foi sobretudo debater o cyberbullying e explorar os seus efeitos no cérebro humano, procurando melhorar o comportamento.

No primeiro dia, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas e dar a conhecer os países donde eram provenientes, nomeadamente Turquia, Noruega, Letónia e Hungria. Os alunos italianos fizeram uma apresentação sobre a sua ilha e sobre a sua escola, facultando uma calorosa receção.

De seguida, todos os intervenientes no projeto tiveram a possibilidade de conhecer Il Castello, um dos quatro bairros históricos da cidade, localizado numa colina, a qual oferece uma vista magnífica ao longo do percurso entre muralhas.

No segundo dia, todos os alunos provenientes dos países parceiros rumaram a Su Nuraxi, em Buramini, o qual constitui um complexo arqueológico classificado como Património Mundial da UNESCO. Com a colaboração de um guia, todos ficaram a conhecer o Nuraghe (torre fortaleza que data da Idade do Bronze e da civilização Nuráguica), sendo permitido visitar o seu interior e explorar as salas que o compunham.

No dia nove de novembro, foram criadas equipas, constituídas pelos alunos de diferentes nacionalidades, que se dirigiram a diferentes locais da cidade, sendo que os seus guias foram alunos e professores italianos. Durante a tarde, decorreu um workshop intitulado: “Improving health behavour by exploring its effects on human brain through reading and discovering how Cyberbullying works and affects our brain”, dinamizado pela professora Francesca Cadeddu. Este workshop culminou com a realização de trabalhos de grupo e a apresentação dos mesmos.

No dia dez, todos rumaram à Costa Inglesiente. A estrada costeira permite desfrutar de uma vista magnífica do mar Mediterâneo e das montanhas. Esta viagem culmina com a vista deslumbrante da pedra Pan di Zucchero, que recebeu este nome por se assemelhar ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Neste penhasco, encontra-se uma mina histórica: Porto Flavia, a qual foi visitada com a colaboração de um guia.

Após esta aventura, seguiu-se a visita ao Museu Arqueológico Ferruccio Barreca, em Sant` Antioco, o qual se divide em catorze secções.

No último dia, os alunos puderam descontrair e conviver na praia de Poetto. Após o contacto com o Mar Mediterrâneo, todos os elementos das diferentes comitivas dirigiram-se à escola, onde decorreu a cerimónia de encerramento. Esta incluiu a entrega dos certificados de participação na mobilidade e um jantar com as comidas típicas de Sardenha.

Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.

 

 

 Observação do céu noturno
Minimizar

O Grupo de Físico-Química da Escola Bartolomeu Perestrelo, está a organizar na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, pelas 20h30min, uma atividade no Observatório de Astronomia do Pico do Areeiro!

A realização da atividade depende das condições meteorológicas (na manhã do dia 4, confirmaremos nas salas das turmas de 7º ano!).

 

Nota: Devido às más condições atmosféricas no Pico do Areeiro, foi cancelada a atividade.

 Alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo no Programa Erasmus + na Alemanha
Minimizar

Entre os dias 22 e 28 de outubro, dois professores e quatro alunos da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, participaram na terceira mobilidade do projeto STORM, (Smart Teens One Ready Mission), que se realizou em Eggenfelden – Baviera, Alemanha.

O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã Escola Karl-von-Closen-Gymnasium, foi sobretudo analisar os efeitos das alterações climáticas.

No primeiro dia, durante a estadia na Alemanha, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas assim como os trabalhos relativos aos efeitos das alterações climáticas nos países de origem. Na parte da tarde, foi possível fazer uma visita à cidade anfitriã e conhecer os seus monumentos históricos.

No segundo dia foram criadas equipas de trabalho, constituídas por alunos de diferentes nacionalidades, que tinham a tarefa de fazer propostas na área da reciclagem, reutilização e redução.

Enquanto esta atividade decorria, os professores participaram num workshop na área do projeto Eco-escolas e do projeto K.I.D.Z 21 dinamizado pelo professor Matthias Rockl. A parte da tarde, ficou marcada por uma visita à floresta de Burgenwald.

No terceiro dia da mobilidade, realizaram uma visita à cidade de Burghausen, cidade esta que faz fronteira com a Áustria e que tem como um dos polos de atração o castelo com 1051m de comprimento.

No último dia da mobilidade foi marcado por uma visita à cidade de Passau, também conhecida com a "Cidade dos Três Rios", porque é nesta cidade que se cruzam o rio Danúbio o rio Inn (do sul) e Ilz (do norte, vindo da Floresta Bávara).

Neste dia, decorreu ainda a cerimónia de entrega dos certificados de participação.

Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, nomeadamente a Alemanha, Turquia, Roménia, Islândia   e Suécia, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.

 

 Projeto Erasmus + SCORE leva “Bartolomeu Perestrelo” a Espanha (Tenerife)
Minimizar

     

Entre os dias 15 e 22 de Outubro deste ano letivo, um grupo de 3 alunos e 2 professores da EB com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, no âmbito do Projeto Erasmus + SCORE (Six Colours of the Rainbow in Europe), mobilizaram-se para a Espanha, mais concretamente para Tenerife (Guia de Isora), nas Ilhas Canárias. Fomos recebidos pelos colegas anfitriões espanhóis e a nós juntaram-se os grupos da Turquia, Roménia e Itália. Nesta mobilidade, foi-nos dada, também, a oportunidade de conhecer Tenerife, na sua grandiosidade histórica, mas foi em Guia de Isora, localizada no sul de Tenerife que foram apresentados os trabalhos realizados pelos colegas dos outros países sob o tema: o meio ambiente e alterações climáticas. 

No primeiro dia de trabalho, as escolas participantes do projeto realizaram uma apresentação, em forma de vídeo, com o slogan sobre o tema do projeto e decoraram guarda-chuvas, que ficaram expostos na escola anfitriã.

O grupo teve oportunidade de conhecer a estação meteorológica da cidade, onde observou como se analisam os elementos climáticos, tendo também conhecido o impacto das alterações climáticas na região a nível da temperatura e precipitação.

Consideramos que os Projetos Erasmus tornam possível para nós, que neles nos envolvemos, o que nos parece impossível: conhecer sítios e pessoas de diversas culturas, dando-nos a capacidade de fazermos novos contactos, surgindo novas amizades que se prolongam no tempo.

 Projeto Erasmus + LUNNI leva “Bartolomeu Perestrelo” a Itália
Minimizar

         Entre os dias 1 e 7 de Outubro deste ano letivo, um grupo de 4 alunas e 2 professoras da EB com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, no âmbito do Projeto Erasmus + LUNNI (Nature-National Identity-International Heritage), mobilizaram-se para a Itália, mais concretamente para S. Nicandro Garganico. Fomos recebidos pelos colegas anfitriões italianos e a nós juntaram-se os grupos da Turquia, Eslovénia e Alemanha. Nesta mobilidade, foi-nos dada, também, a oportunidade de conhecer Roma, na sua grandiosidade histórica e arquitetónico, mas foi em S. Nicandro Garganico, localizada no sudeste de Itália que foram apresentados os trabalhos realizados pelos colegas dos outros países sob o tema: We destroy Sociery if, we destroy Nature. Consideramos que os Projetos Erasmus tornam possível para nós, que neles nos envolvemos, o que nos parece impossível: conhecer sítios e pessoas de diversas culturas, dando-nos a capacidade de fazermos novos contactos, surgindo novas amizades que se prolongam no tempo.

      

 

 

 Dia Mundial da Alimentação
Minimizar

Entre os dias 10 e 21 de outubro, a Escola Bartolomeu Perestrelo celebra o Dia Mundial da Alimentação.

 O Dia Europeu das Línguas na Bartolomeu
Minimizar

O dia 26 de setembro é um dia especial para comemorar, para aprender línguas novas, descobrir novas culturas e fazer amigos. E, hoje, até tivemos a oportunidade de ir até à Sala dos Professores da nossa Escola.

Foi com grande responsabilidade e acanhamento que nos dirigimos para a Sala dos Professores para lermos e falarmos em várias línguas. Foi uma experiência diferente, estávamos ansiosos, curiosos, mas foi muito agradável e positivo. Todos tivemos a oportunidade de participar. Gostámos de ouvir os vários colegas a lerem na sua língua e toda a gente esteve muito bem.

Também sabemos que este dia é assinalado nas redes sociais, nas escolas, nas instituições, nos telejornais de vários países e para nós foi muito importante captarmos o nosso momento único com fotos e dois vídeos.

Queremos agradecer aos professores que estiveram connosco e um obrigado muito particular à Presidente do Conselho Executivo que teve a amabilidade de nos ouvir.

 

Descobrimos, aprendemos e partilhámos e foi muito bom.

 

Texto coletivo dos alunos de PLNM

 

Vídeo - O Dia Europeu das Línguas na Bartolomeu

 ABERTURA DO ANO LETIVO 2022/2023
Minimizar

Receção_Novos Alunos  

 

Receção aos novos alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo, dando-lhes as boas-vindas, não esquecendo que "Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas./ É também aprender a ser livres sem ideias tolas./ Ler um livro é importante, às vezes, urgente./ Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente./ É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar..." 🍀
Ary dos Santos
 

MUITO OBRIGADO a estes meninos de ouro que passaram pela Bartolomeu!❤
 

Vídeo1_Receção Alunos 5º ano

Vídeo2_Receção Alunos 5º Ano

 

  CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

 

PRÉ-ESCOLAR e 1.º CICLO

Data

Hora

Atividade

 

05/09/2022

2.ª Feira

10:00

Reunião de docentes de Pré escolar e 1º ciclo.

17:00

Reunião com os Encarregados de Educação do Pré-escolar.

 

06/09/2022

3.ª Feira

 

Início das atividades letivas para todos os alunos do Pré-escolar.

 

 

DATA

VISITA À ESCOLA

1.º CICLO