L.U.N.N.I.

Let's Unite! Nature - National Identity - International Heritage

Germany, Delitzsch  Italy, San Nicandro Garganico  Turkey, Izmir  Slovenia, Črnomelj  Portugal, Funchal

A sociedade atual está mudando rapidamente e estamos criando uma estrutura em que as pessoas devem se mudar com mais frequência de seu local de nascimento para diferentes locais. Para ter sucesso nesta nova situação, é importante saber como se comunicar num contexto multicultural, com diferentes línguas, religiões, origens culturais e socioeconômicas. E o primeiro passo nesse sentido é saber o que define a identidade das pessoas, a nível individual e comunitário; o que define nossa própria identidade. Especialmente nos seus próprios países, eles estarão familiarizados com os assentamentos e culturas do patrimônio natural nesses ambientes naturais. Precisamos agir e estar cientes da importância da Natureza e do Patrimônio Cultural. Neste projeto pretendemos valorizar todos aqueles recursos naturais e culturais, materiais e imateriais a nível local que, não sendo marcos da civilização, também nos ajudam a explicar quem somos, a nossa história e a nossa idiossincrasia.

Docentes responsáveis pelo projecto na escola:

• Ana Freire
  • Cecília Nunes
  • Celina Sliva
  • Dina Nóia
  • Lina Melim

1.ª Mobilidade - Turquia

Entre os dias 7 e 14 de Maio, as docentes Cecília Nunes e Dina Nóia e os alunos Ana Sofia Afonso e Luís Guilherme Gomes da turma 9.º2, Igor Quintal da turma 9.º3 e Stela Dias da turma 9.º4 participaram na primeira mobilidade do projeto, que se realizou na Turquia, na cidade de Izmir.

Este projeto europeu visa promover a identidade natural e cultural de cada um dos países envolvidos no projeto. Os participantes visitaram a escola anfitriã "Halit Ozpirinc Anadolu Lisesie" - Izmir, onde puderam assistir a apresentações sobre o património cultural e material da Turquia, nomeadamente sobre as iguarias tradicionais anatólias-turcas, música e artes visuais (Tapetes Milas - Contas de mau-olha - Marbling art - Karagoz&Hacivat - Arte de azulejos - Baglama - Escrita/comer - Pergaminho - Lokma - Baklava - Keshk - Ravioli - Baby sherbet).

Cada escola envolvida neste projeto, teve também a oportunidade de fazer apresentações sobre o património cultural de cada região que representavam.

Elaboraram também, em conjunto, um vídeo sobre os lugares de cada país que constam na lista do "Património Mundial da UNESCO" e que são de extraordinário valor universal.

Durante a estadia na Turquia, tiveram a possibilidade de fazer uma visita a Kemeralti, local onde se situa o mercado histórico (Bazar) de Izmir. Visitaram também a cidade Éfeso, cidade milenar considerada a "joia turca" que abriga nos seus arredores, a casa onde viveu a Virgem Maria, mãe de Jesus.

Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,
9054-520 Imaculado Coração de Maria