R.E.A.D.Y.

READ ,ENJOY and DEVELOP YOURSELF”

Norway, Stavanger Italy, Cagliari Turkey, Antalya Latvia, Ventspils Portugal, Funchal Hungary, Békéscsaba

Após análise dos resultados do PISA, as escolas parceiras realizaram um levantamento junto aos seus alunos, denominado PIS (Personal Identification Survey), com o objetivo de observar quais eram as suas tendências, hábitos e satisfações escolares. De acordo com isso, vimos que havia uma inclinação para o uso da Internet, falta de socialização e falta de vontade para o hábito de leitura. 38% deles disseram que nunca leram livros e 52% deles leem um livro por ano. Apoiando o resultado de nossa pesquisa, os dados do PISA 2015 mostraram que os jovens abraçaram totalmente a Internet como uma ferramenta de socialização e muitos acham que é um ótimo recurso para pesquisar informações mais atualizadas. A falta de hábito de leitura é um problema educacional que vem aumentando a cada ano e se disseminando pelo mundo. Não apenas nossos alunos, mas também os pais estão tão ocupados com a Internet que encontram pouco ou nenhum tempo para ler.

Docentes responsáveis pelo projeto na escola:

• Ana Cristina Silva
  • Florinda Gomes
  • Paula Ramos
  • Sílvia Silva

1.ª Mobilidade - Turquia

Entre os dias 25 e 30 de outubro 2021, as docentes Ana Cristina Silva, Paula Ramos e Sílvia Silva participaram na primeira mobilidade do projeto R.E.A.D.Y., que se realizou na Turquia, na cidade de Manavgat.

Os participantes visitaram a escola anfitriã Manavgat Anadolu Imam-Hatip Lisesi e, posteriormente, foram recebidos pelo Diretor da Educação Nacional. Durante a estada na Turquia, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas e ainda dar a conhecer os países e as cidades donde eram provenientes. Os professores assistiram a palestras sobre as diferentes técnicas de leitura, as quais deverão ser aplicadas nas suas aulas, de modo a possibilitar a plena compreensão e interpretação dos textos pelos alunos.

Finalmente, os parceiros agendaram a próxima mobilidade que se realizará no país coordenador do projeto, nomeadamente a Noruega, na cidade de Stavanger, durante o mês de maio do próximo ano.

2.ª Mobilidade - Noruega

Entre os dias 16 e 20 de maio, as professoras Paula Ramos e Sílvia Silva e os alunos Alexandre Fernandes, Cláudia Welsh, Érica Rodrigues, João Pedro de Sousa e Liane França, participaram na segunda mobilidade do projeto, que se realizou na Noruega, na cidade de Stavanger.

O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã SOTS (Stavanger Offshore Technical School), foi sobretudo melhorar a competência da leitura dos alunos.

No primeiro dia, durante a estada na Noruega, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas e dar a conhecer os países e as cidades donde eram provenientes. De seguida, foram criadas equipas, constituídas por alunos de diferentes nacionalidades, que tinham a tarefa de cumprir um roteiro com o objetivo de explorarem a cidade de Stavanger. Enquanto esta atividade decorria, os professores participaram num workshop intitulado: Literary Games – a pragmatic approach for international teachers, dinamizado pelo professor da Universidade de Stavanger Allan C. Jones.

No dia dezassete de maio, Dia Nacional da Noruega, todos os participantes integraram a parada pela cidade de Stavanger, ostentando a bandeira de Portugal e os típicos chapéus de vilão da ilha da Madeira.

No dia dezoito, os alunos foram desafiados a fazer uma caminhada até Pulpit Rock. Esta falésia encontra-se a 604 metros de altitude do Fiorde de Lyse e o trajeto dura aproximadamente quatro horas.

Nos dias dezoito e dezanove, os alunos pernoitaram em Vaulali, tendo sido privilegiado o contacto com a Natureza e a realização de atividades ao ar livre. Durante a estada em Vaulali, os alunos participaram ativamente num Workshop sobre Tipos de Leitura, no qual realizaram trabalhos de grupo.

No dia vinte, todos os participantes voltaram à cidade de Stavanger, atravessando o túnel subaquático Ryfast, o qual é o maior do mundo com 14,4 km de comprimento. Neste dia, decorreu ainda a cerimónia de entrega dos certificados de participação.

Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, nomeadamente a Noruega, Letónia, Itália, Hungria e Turquia, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.

Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,
9054-520 Imaculado Coração de Maria