S.C.O.R.E.

“Six colors of the rainbow in Europe - S.C.O.R.E.”

Turkey, Nevşehir Italy, Massafra Spain, Guia de Isora Romania, Faget Turkey, Emirdag Portugal, Funchal

Os efeitos das alterações climáticas estão a ser sentidos em todos os continentes do mundo e prevê-se que se tornem mais frequentes e intensos nas próximas décadas. O objetivo principal do projeto é aumentar a consciência dos alunos, professores e da comunidade local sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável e estimular a atividade física. Através de uma abordagem interdisciplinar, os objetivos do projeto são:

• aumentar o interesse de alunos, professores e comunidade local em ciências (climatologia, meteorologia, biologia, geografia) e obter sinergia entre diferentes campos da educação;
  • aumentar a motivação de aprendizagem entre os alunos, desenvolvendo os seus interesses e habilidades;
  • desenvolver a consciência dos alunos sobre os seus próprios interesses e habilidades;
  • desenvolver competências digitais utilizando tecnologias de informação e comunicação: criação de um site, e-groups, utilização do Etwinning, edição de vídeos;
  • estimular os alunos a apresentar  as suas ideias de forma livre, articulada e substancial, o que os ajudará a desenvolver a criatividade e o pensamento crítico;
  • aumentar a consciência ecológica do cidadão por meio de ensinamentos públicos e oficinas;
  • fortalecer o senso de responsabilidade pelas mudanças climáticas entre todos os participantes do projeto, mas também por pertencer à comunidade local, nacional e europeia.

Docentes responsáveis pelo projeto na escola:

• Álvaro Palricas;
  • Alexandre Vieira;
  • César Gonçalves;
  • Luísa Coelho;
  • Marco Cardoso.

1.ª Mobilidade - Turquia

A primeira mobilidade com alunos, no âmbito do programa ERASMUS+, projeto S.C.O.R.E (Six Colors of Rainbow in Europe) foi à Turquia.

Entre os dias 22 e 27 de novembro, os docentes Marco Cardoso e Alexandre Vieira e os alunos Ana Ribeiro, Bruna Pereira e Daniel Correia, deslocaram-se à cidade de Nevsehir, Capadócia, para desenvolverem conhecimentos na área da meteorologia, agentes erosivos e alterações climáticas.

2.ª Mobilidade - Roménia

A segunda mobilidade com alunos do projeto S.C.O.R.E. foi à Roménia.

Entre os dias 4 e 12 de Março, os docentes César Gonçalves e Álvaro Palricas e os alunos Luís Rodrigo, Pedro Silva e Rodrigo Freitas, deslocaram-se à cidade de Făget, para desenvolverem atividades e aprendizagens na área da meteorologia e alterações climáticas.

3.ª Mobilidade - Itália

A terceira mobilidade, no âmbito do projeto S.C.O.R.E., decorreu entre os dias 24 de abril e 01 de maio à Itália. Nesta mobilidade participaram dois docentes e quatro alunos, que se deslocaram à cidade de Massafra, no sul de Itália, para desenvolver conhecimentos na área da meteorologia e alterações climáticas.

No primeiro dia de trabalho, alunos e professores deslocaram-se à escola Instituto Comprensivo Pascoli/CTP, onde realizaram uma apresentação sobre os produtos típicos de cada região. Na área da meteorologia os grupo deslocou-se ao Planetário de Bari Sky Skan, que é a maior estrutura do sul da Itália e a segunda maior do país. A grande cúpula, com 15 metros de diâmetro e com a capacidade para 150 pessoas, está localizada dentro da Fiera del Levante Bari. O Planetário de Bari possui uma das tecnologias mais sofisticadas da Europa, sendo utilizado para estudos e pesquisas por instituições internacionais.

Os participantes tiveram também a possibilidade de fazer uma visita ao centro histórico de Bari, denominado de Bari Vecchia.

Seguiu-se uma visita à cidade Arbelobello, que pertence à região de Puglia, no Sul de Itália e é caracterizada pelos “trulli”, casas com telhados cônicos com pontas brancas, e que foram eleitas Património Mundial da UNESCO.

Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,
9054-520 Imaculado Coração de Maria